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4x4 para o fim do mundo - Melhor compromisso de confiabilidade e robustez?

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  • 15/02/2021, 13:34
    eduardowoj
    Citação:

    Postado originalmente por ALVARO ANGELO Ver Post
    Não sei realmente seus planos.
    Mas provavelmente você precisará de transportar moirões para consertar cercas.
    Sacos de cimento para obras.
    Caixas dagua
    Debulhador de milho
    Picadora, e etc
    Você terá que pensar com cuidado o que pretende fazer.

    Alvaro Angelo

    Tem razão. Apesar de eu pretender dar uso "rural" para o veículo, ou seja, para carregar material de vez em quando, não havia considerado o quão incômodo isso seria dentro da um veiculo fechado. Acho que o caminho realmente vai ser caçar uma Band CD.
  • 08/04/2021, 11:01
    Baruk
    eduardowoj,

    Estou acompanhando seu tópico, assim que tiver atualizações vai postando.

    Tenho o mesmo pensamento que você. Já percebi que o mundo como conhecemos, não deve durar mais muito tempo.

    Abraço.
  • 08/04/2021, 13:45
    Walter da Camper
    Outra coisa importante para um sobrevivencialista se preocupar é com o estoque de combustível.
    O óleo diesel atual tem um vida útil muito curta a partir de uns 4 meses já estará com sua qualidade comprometida.
    A solução é comprar diesel marítimo ou, pelo menos, adicionar algum bactericida para diesel no tambor onde ele estiver estocado.
  • 24/12/2021, 16:19
    CAPT GOTTLIEB
    6 Anexo(s)
    Tenho uma Hilux CD 2.8 diesel 4x4, 4x2, reduzida, DLX (1998). Motor 3L, sem eletrônica, porém fracote. Melhorou demais com a instalação de turbina Garrett T2 .48.35. É razoavelmente confortável, encara bem estradas de terra, barro e até trilhas leves. No asfalto é perfeita e fiz inúmeras viagens longas com sucesso (2.000 Km ou mais). É um veículo que vai muito bem tanto numa área rural quanto urbana. Das caminhonetes existentes é a melhor. Consegue trabalhar num sítio ou fazenda, mas não recomendo para serviços pesados, pois não tem robustez nem força para tal. Consegue puxar uma carreta com 1.000 Kg de carga, mas reclama. Manutenção relativamente simples, mas na oficina é preciso ter cuidado. Embora a mecânica seja relativamente simples o mecânico precisa ter conhecimento sobre a marca Toyota. As peças são caras e é necessário fazer uma pesquisa de mercado tanto local como na internet. Muitas peças do mercado paralelo podem ser usadas, desde que não sejam vitais (peças internas do motor, transmissão, por exemplo). Evitar concessionárias, pois a mão de obra pode deixar muito a desejar e as peças têm custos astronômicos. A minha está com 260.000 Km originais e sou o segundo dono. Eu a comprei com apenas 5.000 Km de um fazendeiro da minha região que se decepcionou muito com o motor diesel fracote e a falta de robustez para serviço pesado. Até agora só precisei trocar terminais de direção, um pivô, amortecedores e duas vezes a embreagem (coloquei LUK). Tem AC e é ótima para viajar. Vai a 100-120 Km/h numa boa, mas chega a 150 Km/h, o que considero desnecessário e perigoso.

    Tenho um Jipão Bandeirante 1983, motor OM314 com turbo .42.48. Conforto tende a zero. Econômico (diesel). Motor Mercedes-Benz OM314 turbo é extremamente forte. O meu tem câmbio de 4 marchas, 4x2, 4x4 e reduzida. Tem uma força descomunal. Tirei uma S10 de um barranco sem precisar sequer usar reduzida. Puxa uma carreta carregada com 1.000 Kg sem reclamar nada. É a versão civil de um pequeno caminhão militar. Um bom piloto de off-road tem condições de vencer com ele terrenos bastante difíceis, trilhas pesadas, etc. Para viagens longas é um tanto cansativo, pois não tem conforto. A velocidade cruzeiro é de 80 Km/h, mas consegue ir até 120 Km/h, o que eu considero uma loucura, pois a estabilidade não é seu forte. É o (bom) exemplo da brutalidade mecânica.

    A montadora diz que a Hilux veio para substituir o Bandeirante! Faz-me rir!!!! Hilux é para asfalto, terra, barro moderado, trilhas leves e serviços leves e médios (carga ou tração). Bandeirante é para uso local, regional, asfalto, terra, barro, atoleiros, trilhas bravas e serviços pesados - veículo bruto, sem conforto.

    Carros usados e idosos, mesmo em bom estado de conservação podem nos dar pequenos aborrecimentos com certa frequência. É raro quebrar um câmbio, diferencial, etc. Mas não é raro apresentar algum defeito na parte elétrica (motor de arranque, alternador, etc.), carroceria, suspensão. Nada grave, porém perturbativo. Veja muito bem quais são as suas necessidades e escolha o veículo que possa se adequar melhor. Boa sorte!

    Anexo 577945 Hilux 2.8 tracionando o VW-BAJA (800 Kg) até a Serra da Canastra (450 Km). Foi bem, mas nas subidas "reclamava"

    Anexo 577946 Meu primeiro Jipão Band rebocando o VW-BAJA (800 Kg) para Serra da Canastra. Foi muito bem e mesmo nas subidas mais fortes nem se incomodou com o Fuskinha.

    Anexo 577947 Um Jipão valente, bruto e até divertido às vezes. Conforto quase nenhum. Veículo 4x4 diesel é de bom alvitre ter: 1- direção hidráulica. 2- servo-freio. 3- Freios da disco na dianteira. 4- motor turbo.

    Anexo 577948 Motor Mercedes-Benz OM314 com turbina .42.48. Manutenção deste motor Mercedes é relativamente fácil e encontra-se peças por todo Brasil. A turbina conferiu a este motor mais aceleração (rapidez), mas a velocidade final não se alterou. Este motor é o mesmo do caminhão Mercedinho 608D.

    Anexo 577950 Confortável, prática, mas sem a robustez e força do Jipão Bandeirante.

    Anexo 577952 Este motor Toyota diesel 2.8 (3L) é um tanto fraco para este tipo de veículo. A turbina fez um diferença muito significativa.
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