Boa noite,
Sou novo no forum, e assim como todos tenho diversas duvidas sobre meu primeiro veiculo 4x4.


Estou pesquisando sobre veiculos 4x4 desde o começo do ano de 2020, gostaria de preparar um veiculo para expedições e viagens longas (atualmente chamdas de Overland por muitos). Tenho vontade de, no futuro, fazer viagens até a Patagonia e Atacama.
Preciso de um veiculo que acomode 3 pessoas (2 adultos e 1 Crianças) com conforto e com bastante espaço (devido as viagens longas,e ainda com 1 criança, acredito que teremos que levar bastante bagagem, não pretendo fazer trilhas pesadas mas gostaria de um veiculo capaz de transpor a maioria dos obstaculos, até mesmo travessias de rios caso seja necessario.


Acho que a primeira duvida que aparece para quem quer entrar nesse meio é "Qual carro comprar?" e comigo tambem não é diferente, mas tenho feito pesquisas e tenho uma lista das opções que me agradam, e que se encaixam no meu orçamento em torno de R$30k (se for um pouco mais ou um pouco menos posso pensar), vou lista-los primeiro para facilitar a conversa:



  • Jeep Grand Cherokee ZJ (1998)
  • Jeep Grand Cherokee WJ (2000)
  • Mitsubishi Pajero Sport (tanto modelo 2001 quanto modelo 2004)
  • Mitsubishi Pajero Full (entre 2001 e 2006)
  • Land Rover Discovery 2 (2004)
  • Nissan Xtrail (2006/2007)



Entre as Jeeps tenho duvida quanto a facilidade para achar peças e o custo de manutenção no Brasil, mas nessa lista são as que mais me atraem. A Land Rover acredito que tenha um custo maior ainda tanto para peças quanto para manutenção, até mesmo por não terem vindo tantas unidades para o Brasil.
Então imagino que as melhores opções seriam as Mitsubishis, que são mais comuns no nosso pais. Mas tambem encontrei diversas informações positivas sobre a Nissan Xtrail, o que só me trouxe mais duvidas.


Me desculpem se ja existem algum post no forum sobre esse veiculo, alias qualquer link que ajude sobre esses carros seria de grande ajuda.


Outra duvida que gostaria de tirar nesse primeiro momento é:
-Como pretendo fazer viagens longas,quero colocar um rack de teto para aumentar a capacidade de carga do veiculo e, no futuro, tenho a intenção de colocar uma barraca de teto. Alguns desses carros teriam opções com teto solar, esse tipo de teto atrapalharia para a instalação de alguns desses equipamentos? Algo que me preocupa é se por ter o teto solar a estrutura do teto do carro seria mais fraca dificultando a instalação.


Outro carro que achei bem interessante seria o Subaru Forester, mas esse não adicionei a lista por ser um carro menor e acredito que não seja tão confortavel para viagens longas com 3 pessoas.


Qualquer ajuda é bem vinda
Obrigado!