Boa tarde galera!

Estou muito afim de pegar um carro maior para carregar as malas\tralhas, mais confortavel para os passageiros e para mim, mais potente que o meu anterior e etc.
Como surfo, uso apenas para viagens nos finais de semana. Não utilizo o carro para trabalhar.

Tinha um humilde Corsa hatch 1.0 desde 2011, (Foi meu primeiro carro). E vendi o mesmo para pegar o tão sonhado SUV/crossover usado. Meu orçamento permite até 50mil reais.
Faço apenas trilhas leves, onde até meu corsa passava. Apesar de as vezes eu ficar com * na mão de algumas lamas, rs! Mas passava!

Pesquisei bastante sobre os seguintes carros aqui no 4x4brasil:
1° Mitsubishi Outlander 2.4
2° Subaru Forester 2.0
3° Toyota Rav4 2.4
4° Suzuki Grand Vitara g3 2.0

Gostei muito do Outlander por ter 6 marchas, motor potente, muitos acessórios, gosto do design mesmo sendo antigo acho muito moderno, apesar de ser 2.4 achei otimos relatos de consumo. Enfim é o meu preferido.
Massss, cotei os seguros de todos os modelos e o resultado foi o seguinte:
(Todos a Porto ficou mais em "conta")
Outlander - 4.650
Forester - 4.450
Grand Vitara g3 - R$3.100
Toyota Rav4 - R$3.500

Outlander e Forester cortados da lista .
Apesar de eu ter bonus 5, o seguro saiu muito caro para o meu perfil mesmo cotando em corretoras diferentes e varias seguradoras, pode ser pelo meu CEP ser extremo ZL de SP. E também por eu ter 26 anos. (Não possuo sinistros).

Sendo assim, sobraram as opções Grand Vitara G3 2011 4x4 ou 4x2 (Gostaria mesmo é de cambio AT) e Toyota Rav4 2.4 4x4 2010 AT.

Vitara
Pelo que eu li da GVitara, a mesma é pesada e possui o motor um pouco fraco, deixando-a lenta, o cambio de 4 marchas reduz nas subidas para manter a mesma velocidade ou mantém na mesma marcha deixando o carro mais lento para subir, o que me desanimou um pouco.. Outra coisa é a questão do consumo, parece que ela faz 6km/l na cidade e 8km/l na estrada sendo AT (Pelo que vi tanto faz pro consumo 4x4 ou 4x2, então iria de 4x4).
A Vitara é mais barata que a RAV4, então poderia pegar uma 1 ano mais nova.

RAV4
Sobre a Rav4, li que a suspensão da mesma quando cai em buracos faz barulho seco, parece ser normal do carro.(?)
Também já li relatos de que as pastilhas gastam de 10 a 15mil km... E custam caro, em torno de 1500 reais!
O consumo dela parece ser melhor do que o do GV3, fazendo em torno de 7km/l na cidade e 9 a 10km/l na estrada.
O seguro sai mais caro para a RAV4.

Ambas são japonesas, ambas possuem apenas 4 marchas AT, a Toyota parece ter um atendimento melhor que a Suzuki.

Gostaria da ajuda de vocês para saber qual seria a melhor escolha, qual teria a manutenção mais barata caso precise fazer algo que não sejam as revisões preventivas...
Lembrando que pegarei o carro com uns 5 anos de uso já. Qual seria mais confiável, qual vocês acham que acharia mais conservado, qual seria melhor para o meu perfil...
Qual seria o melhor custo beneficio para vocês?

E se poderiam confirmar se a RAV4 2.4 consome menos que a GV3 mesmo?

Bom, muito obrigado desde já, e peço desculpas caso tenha dito alguma besteira, pois ainda sou piloto de primeira viagem nesse segmento.

Vinicius Löw