x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 9 de 9
  • #1
    Usuário
    Entrada
    15/06/2019
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    38
    Posts
    15
    Agradecimentos: 0

    4WD subiria onde uma Doblo Cargo subiu de ré?




    Pessoal, mais uma vez volto ao forum pedindo ajuda.

    Comprei uma terrinha no interior e lá tem um morro que minha Doblo Cargo 2007, 1.8 não subiu de frente, somente de ré. TALVEZ se os pneus tivessem bons ela teria subido, mas é TALVEZ.

    Daí tava na dúvida em GrandVitara, TR4 e Tracker. Acabei escolhendo a Tracker. Porém meu orçamento tá me impedindo de achar a Tracker que quero. Daí surgiu a opção de uma EcoSport 4WD.

    Não vou fazer trilha, não preciso de um jeep, só preciso chegar e sair de casa. Seja no seco ou na chuva, um EcoSport 4WD subiria onde uma Doblo Cargo subiu de ré?
    Outra coisa, se for um barro leve, dá pra não ficar atolado?

    Algum preconceito contra 4WD? Dá muita diferença pruma tração 4x4 normal?

    Obrigado.

  • #2
    Usuário
    Entrada
    14/09/2012
    Local
    taguatinga/DF
    Posts
    364
    Agradecimentos: 13
    O 4WD vai te atender tranquilamente, ele atua sob demanda. Acredito que alguns recursos existentes no 4X4 não irão fazer falta para o seu tipo de uso. Tração reduzida e bloqueio do diferencial são interessantes mas são usados somente em situações extremas.

  • #3
    Usuário
    Entrada
    14/05/2019
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Posts
    31
    Agradecimentos: 2
    BrPino, pergunta difícil... não pelo conteúdo, mas pela extensão que requer na resposta.

    Simplificando ao máximo, o que chamamos de "Four Wheel Drive" ou "All Wheel Drive" é diferente do que chamamos de "4x4" (um técnico ou mesmo os mais experientes deste Fórum certamente teriam maior precisão com os termos...).

    Vou exemplificar usando as "categorias" que o mercado toma como usuais: os Crossover, os SUVs e as Pickups. Mas tenha sempre em mente que o que conta é o conjunto formado por tração, pneus, cambio, suspensão, altura, etc.

    Crossover - possuem tração 4WD ou AWD, as quatro rodas tracionam, mas o "controle" é eletrônico, sem bloqueio ou reduzida. São veículos para a cidade e eventuais incursões em estradas de barro, onde conforto, consumo e desempenho são fundamentais.

    SUVs "raiz" - a tração é 4x4, com 3 diferenciais (central, dianteiro e traseiro), contando com bloqueio e reduzida. São veículos mais robustos, com boa altura, suspensão mais forte e pneus de uso misto. A capacidade off-road é contemplada, ainda que restrita, em detrimento de consumo, desempenho e, pela suspensão mais dura, do conforto.

    Pickups - a tração é 4x4, com 3 diferenciais, bloqueio dos diferenciais (não só o central, como é comum em SUVs), boa altura, suspensão reforçada e resistência à torção da carroceria. Desempenho off-road é privilegiado na maioria, com uso de muita potência em motores diesel, tecnologia de ponta e recursos sofisticados.

    O EcoSport 4WD é um crossover, sua tração 4x4 é controlada eletronicamente. Mas se você compara seus recursos "off road" com os de um Suzuki S-Cross 4Style ou com um Mitsubish Outlander, por exemplo, perceberá que a vocação do Ford é mais o asfalto. E isso não é defeito do carro, trata-se de sua proposta, do público que ele pretende atingir.

    Não posso dizer o que é melhor para você, mas posso te passar meu exemplo: tenho sítio com uma longa estrada de terra para acesso, e gosto de explorar novos caminhos. O EcoSport nunca esteve nos meus planos, mesmo o 4WD. Preciso e faço uso de (i)tração 4x4, (ii)boa altura do solo e (iii)suspensão mais resistente. Pago o preço tendo um maior consumo, perda de desempenho (pelo peso) na cidade/estrada e um maior cuidado nas curvas.

    Ousando opinar quanto ao seu dilema, entre o Ford, uma proposta declaradamente urbana, e uma Tracker, que é um SUV "raiz", ficaria com esta. No entanto, me parece claro que um 4WD/AWD como o EcoSport se sairá melhor que um 4x2 de tração dianteira como o Doblô.

    Quanto a "atolar", o termo, para mim, refere-se ao carro preso na lama/barro/areia, sem possibilidade de se mover. Na subida que você descreve, o comum será a perda de tração de uma ou mais rodas (4x2, 4x4 ou 4WD/AWD) e, para escapar, bastaria voltar de ré. O mais comum no barro, sobretudo no molhado, é a perda de tração (a roda vai "patinar").

    Espero ter ajudado.
    Suzuki Grand Vitara 13/13 2.0 Aut. 4x4


  • #4
    Usuário Avatar de jorgeffn
    Entrada
    23/06/2008
    Local
    Diamantina/MG
    Idade
    42
    Posts
    1,862
    Agradecimentos: 45
    Citação Postado originalmente por BrPino Ver Post
    Pessoal, mais uma vez volto ao forum pedindo ajuda.

    Comprei uma terrinha no interior e lá tem um morro que minha Doblo Cargo 2007, 1.8 não subiu de frente, somente de ré. TALVEZ se os pneus tivessem bons ela teria subido, mas é TALVEZ.

    Daí tava na dúvida em GrandVitara, TR4 e Tracker. Acabei escolhendo a Tracker. Porém meu orçamento tá me impedindo de achar a Tracker que quero. Daí surgiu a opção de uma EcoSport 4WD.

    Não vou fazer trilha, não preciso de um jeep, só preciso chegar e sair de casa. Seja no seco ou na chuva, um EcoSport 4WD subiria onde uma Doblo Cargo subiu de ré?
    Outra coisa, se for um barro leve, dá pra não ficar atolado?

    Algum preconceito contra 4WD? Dá muita diferença pruma tração 4x4 normal?

    Obrigado.
    Além da subida é muita terra que você anda até chegar??

    E você chegou a olhar os GV 2 portas?? Estão numa faixa de preço bom e são carros mais robustos que a EcoSport.... ela pode até dar conta do recado, mas não é um carro que aguenta tanta terra.

    abs!
    "Viajar! - mas de outras maneiras: transportar o sim desses horizontes!" J.G.R
    Triton Sport GLS Ex: Niva, Vitara(s), Pajero, Jimny, Troller, Triton GL

  • #5
    Desativado
    Entrada
    13/12/2007
    Idade
    71
    Posts
    6,146
    Agradecimentos: 93
    Na minha opinião eu não iria de EcoSport não. O EcoSport não passa de um Fiesta levantado, mesmo o 4x4. Muito fraco para a terra. A embreagem vai fritar legal. Vai dar muita manutenção e peças Ford são caras . Eu iria de Tracker a gasolina , que na verdade é um Grand Vitara geração II, sem dúvida alguma. Abs

  • #6
    Usuário
    Entrada
    15/06/2019
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    38
    Posts
    15
    Agradecimentos: 0
    Obrigado Thyago. Estava achando a Tracker, TR4 ou Grand Vitara muito carro para o que eu preciso. Na pior das hipóteses eu coloco uma corrente nos pneus....

    Hélio deu uma aula aí em cima. Obrigado. Eu pesquisei muito na internet. Não entendo muito de carro e não é muito minha praia, mas pra comprar, pesquisei bastante. Na subida que mencionei não tem barro, é cascalho bom e bem plano. O atolar seria a dúvida de passar ou não por uma poça de lama. Desculpa se fiz confusão. Dor de cabeça total é atolar com carro normal. rs

    Jorge. Não, a subida só é ingrime e de cascalho, não tem terra que possa gerar lama. GV 2 portas que olhei, mais caros que os 4 portas. Rs. Não adianta pegar carro barato e gastar a diferença arrumando, não pro meu orçamento. Como disse ali pro Thyago, não preciso de muita coisa, só um carro que aguente subir a rua da minha terrinha. Vi uma eco, levei no Léo, disse que tava nova. Devo fechar negócio hoje. As Trackers que olhei, ia apertar muito meu orçamento e fora a manutenção pós compra, sem falar que é muito carro pra mim. Enfim. Não estou 100% seguro da minha compra, mas só vou saber depois de testar o carro. A principio acredito que vai resolver de boa meu problema.
    Ahn, Léo show de bola. MUITO obrigado pela indicação. Foi peça fundamental pra dar segurança pra olhar carro, se não tinha caído em furada.

    Vovô. Obrigado. As vezes acho que estou no forúm errado. Rs. Pois imagino que vcs todos são trilheiros de voltar pra casa todo sujo de lama... o que é de longe meu objetivo.
    Agradeço muito as dicas, levo em consideração, mas devido a vários fatores, se tudo der certo hj vou acabar pegando uma EcoSport mesmo.

    Obrigado mesmo pessoal.
    Independente se der certo ou errado, já aprendi muito com vocês.
    Obrigado.

  • #7
    Usuário
    Entrada
    14/05/2019
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Posts
    31
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por BrPino Ver Post
    Obrigado Thyago. Estava achando a Tracker, TR4 ou Grand Vitara muito carro para o que eu preciso. Na pior das hipóteses eu coloco uma corrente nos pneus....

    Hélio deu uma aula aí em cima. Obrigado. Eu pesquisei muito na internet. Não entendo muito de carro e não é muito minha praia, mas pra comprar, pesquisei bastante. Na subida que mencionei não tem barro, é cascalho bom e bem plano. O atolar seria a dúvida de passar ou não por uma poça de lama. Desculpa se fiz confusão. Dor de cabeça total é atolar com carro normal. rs

    Jorge. Não, a subida só é ingrime e de cascalho, não tem terra que possa gerar lama. GV 2 portas que olhei, mais caros que os 4 portas. Rs. Não adianta pegar carro barato e gastar a diferença arrumando, não pro meu orçamento. Como disse ali pro Thyago, não preciso de muita coisa, só um carro que aguente subir a rua da minha terrinha. Vi uma eco, levei no Léo, disse que tava nova. Devo fechar negócio hoje. As Trackers que olhei, ia apertar muito meu orçamento e fora a manutenção pós compra, sem falar que é muito carro pra mim. Enfim. Não estou 100% seguro da minha compra, mas só vou saber depois de testar o carro. A principio acredito que vai resolver de boa meu problema.
    Ahn, Léo show de bola. MUITO obrigado pela indicação. Foi peça fundamental pra dar segurança pra olhar carro, se não tinha caído em furada.

    Vovô. Obrigado. As vezes acho que estou no forúm errado. Rs. Pois imagino que vcs todos são trilheiros de voltar pra casa todo sujo de lama... o que é de longe meu objetivo.
    Agradeço muito as dicas, levo em consideração, mas devido a vários fatores, se tudo der certo hj vou acabar pegando uma EcoSport mesmo.

    Obrigado mesmo pessoal.
    Independente se der certo ou errado, já aprendi muito com vocês.
    Obrigado.
    Caro amigo,

    Que bom que pude contribuir para que você tome uma decisão com tranquilidade. Quanto ao meu conhecimento, aprendi não faz muito tempo aqui no Fórum, quando comprei meu GV3, e nos grupos de suzukeiros. Se você deseja aprender mais sobre isso, está no lugar certo e cercado de gente muito boa!

    No que concerne às trilhas, nunca fiz, kkkkk. Pego estradinhas de barro e olhe lá! No grupo dos suzukeiros disseram uma vez que para fazer trilha é preciso desligar o "botão de pena" do carro e eu nem sei onde fica o meu, kkkk. Num futuro que, pelo orçamento de hoje, é bem distante, um Suzuki Jimny ou os vitarinhas anos 90 e 2000 seriam a opção e o Troller o sonho de consumo...

    (editei para registrar que um Lada Niva também está nos planos, quase 100% pelo lado nostálgico, pois foi o primeiro 'importado" que dirigi, isso em 1992).

    Um forte abraço!
    Suzuki Grand Vitara 13/13 2.0 Aut. 4x4


  • #8
    Usuário
    Entrada
    14/05/2019
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Posts
    31
    Agradecimentos: 2
    Mais uma coisa amigo BrPino, não se esqueça de nos contar como foi a experiência!

    Abraços!
    Suzuki Grand Vitara 13/13 2.0 Aut. 4x4


  • #9
    Usuário
    Entrada
    15/06/2019
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    38
    Posts
    15
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Helio Gr Ver Post
    Mais uma coisa amigo BrPino, não se esqueça de nos contar como foi a experiência!

    Abraços!
    Beleza Hélio!!!
    Agora vou fazer uns cursos, vou demorar uns 2 meses pra ir pra casa ainda.... mas depois posto meu feedback se subiu ou não subiu o tal morro.
    A princípio gostei muito do carro. Achei o motor 2.0 bem forte. Carro tá novinho, antigo dono cuidadoso, levei no mecânico antes de comprar, NADA pra arrumar.

    Abraços!

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. l 200 savana subiu temperatura
      Por alemao pcp no fórum Mitsubishi
      Respostas: 1
      Última resposta: 28/12/2014, 23:24
    2. Motor OM364 subiu a temperatura
      Por sebastiao colombi no fórum Toyota Bandeirante
      Respostas: 32
      Última resposta: 31/03/2014, 22:32
    3. Ponteiro da temperatura subiu e depois desceu
      Por pedrogsncombr no fórum Jeep Wrangler/Cherokee
      Respostas: 22
      Última resposta: 15/12/2011, 14:43
    4. Velocimetro do Sidekick subiu no telhado
      Por ericteles54 no fórum Suzuki
      Respostas: 6
      Última resposta: 21/06/2006, 21:29

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade