Pessoal,

Olá!

Acompanho o forum desde minha primeira 4x4. Neste momento, preciso de opiniões e pontos de vistas diferentes. Agradeço qualquer colocação.
+
Meu perfil: vivo e trabalho em Porto Alegre. Uso o carro no dia a dia. Meu uso off road é em estradas de pedra, cascalho de baixa e média dificuldade. Gosto de trekking, cachoeiras e mato, e uso o carro para chegar o mais próximo do destino, ou seja, não faço uso "lameiro".

Meu histórico 4x4 com esse perfil: tive uma TR4 2010, alguns anos atrás. Fiz lift 2", coloquei chapa de proteção e pneus ATR. Amava o carro mas por motivos financeiros tive que me desfazer, e depois de algum tempo, consegui comprar um novo 4x4. Dessa vez uma Tracker 2008, na época com 70 mil km e sem nada mais específico para off-road. Setagem de fábrica e meus HT.

Estou com esse carro até hoje, agora já com 180k (nesse meio tempo troquei radiador, embreagem, bandejas e pivos + oleos e filtros). Fiz minhas trilhas e, tirando essas manutenções nada a reclamar.

Acho que está na hora de eu me preparar para tomar uma decisão importante:

a) seguir com a Tracker como único carro, investir em amortecedores, lift, pneus e tê-la como único carro mas com maior potencial off-road. Nesse caso, os ofensores são: receio quanto a vida do motor antes de retificar/visual antigo interno e externo/depreciação em eventual venda, perdendo valor mesmo com acessórios.

b) trocar a Tracker por um carro off-road um pouco mais urbano, como uma Asx 4wd, mas modelo 2010, 2011 no máximo. Ofensores são maior limitação em trilhas. Investimento de uns 40k em cima da Tracker para um carro já com 7-8 anos. Positivo é minha experiência anterior com Mitsubishi.

c) Seguir com a tracker como carro off road pelo resto da vida, investir em lift, pneus e etc, e comprar um carro popular estilo Kwid para cidade. Nesse caso, a premissa é realmente ter a Tracker por muitos mais anos, e o receio é: ela sustenta essa durabilidade toda?

d) Vender a tracker e comprar uma defender 90 [sonho de consumo] 2001 e ir reformando, investindo nela. Ofensores são que não tenho muita experiência com mecânica e sei que é um carro pra quem gosta de mecânico. Porém, incrível como não desvaloriza.

Enfim, gostaria de opiniões sob a ótica custo benefício, também quem sabe novas alternativas ou sugestões.

Obrigado e abraços a todos!