Boa noite a todos!
Este é meu primeiro post e estou na dúvida entre quais destes adquirir!
Meu avô tem um Jeep Willys e uma Rural, ambos 4x4, contudo ambos estão parados a muito tempo e, apesar disto, ambos até que estão com a lataria decente, tendo que mexer só em alguns paralamas do jeep (tem um pequeno trincado) e muito pouco ferrugem e na rural tendo que mexer na tampa traseira, bastante enferrujada e dar um banho de tinta em ambas. Interior está ruim, mas isso é só um mero detalhe e, a mecânica do jeep está relativamente boa, enquanto que a da rural, tem uns vazamentos de óleo aleatórios, carburador estragado e cilindro mestre do freio estragado... Não manjo muito de mecânica, eu só tenho o espírito de "faça você mesmo".
Meu objetivo para com um desses três carros seria fazer viagens com amigos para o interior, trilhas leves e medianas (podendo viajar com chuva sem medo de parar no meio da estrada por ter lama), não querendo mexer muito no carro (até porquê sou estudante

Qual vocês recomendam com essas especificações? Espaço é interessante, mas, segurança é mais. Por ser carros com mais de 40 anos, a rural e o jeep me dariam essa segurança (de poder viajar sem dar nenhum problema no meio do caminho (como alguma peça quebrada ou instabilidade)... claro... mantendo as devidas manutenções preventivas) ou seria necessário fazer alguma adaptação? Ou o ideal seria pegar um Lada Niva por ser mais recente e “mais tecnológico”?
Não tenho intenção de chegar rápido no meu destino, o objetivo é curtir toda a viagem, conforto não é algo que eu vou priorizar, no máximo uma direção hidráulica e talvez bancos mais confortáveis, mas, isso mais pra frente, afinal, sou estudante!
Detalhe: Eu quero gastar até 15mil que é minha economia, sendo assim, a rural e o jeep eu conseguiria negociar com meu avô pra me deixar gastar mais na reforma básica e uma possível adaptação, enquanto que o Niva eu teria que comprar sem nada pra mexer! Ou o ideal é juntar mais?
Obrigado pela atenção de todos e inté!