x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 8 de 8
  • #1
    Usuário
    Entrada
    25/07/2018
    Local
    Brasília/DF
    Posts
    2
    Agradecimentos: 0

    Ajuda para escolher um modelo - não conheço nada de 4X4 e tenho pouca grana




    Prezados,

    Quero comprar um 4X4, mas não conheço nada desse tipo de carro. Até hoje, tenho concentrado meu interesse em automóveis de passeio, o mundo 4X4 é total novidade pra mim. Só conheço carro baixo (hatch, sedã, perua), andei muito pouco de SUV (Duster) e viajei algumas vezes numa Ranger diesel antiga.

    Tenho meu carro para o dia a dia. O 4X4 que quero comprar será para viagens - curtas, médias e longas - com a familia e toda a tralha das crianças. Não tenho intenção de fazer trilha, mas vou pegar muita estrada de terra.

    Inicialmente, meus principais critérios são, não necessariamente nessa ordem:
    - facilidade de manutenção
    - espaço interno
    - preço de compra até R$35.000
    - conforto para viagens longas

    Facilidade de manutenção: não se trata de optar por um modelo que não quebre, claro. O que quero evitar é um modelo que dá trabalho para manter, que me exija pesquisar peças na internet, que eu tenha que rezar para encontrar um mecânico que saiba consertar. Afinal, com R$35.000, comprarei um 4X4 com mais de 10 anos que certamente demandarão muita atenção na manutenção.

    Espaço interno: com dois filhos bebês, quero espaço no banco traseiro para as duas cadeirinhas e ainda precisa sobrar um espaço digno para um adulto entre elas. E um porta-malas grande resolverá muitos problemas!

    Conforto para viagens longas: bom ar condicionado, bom isolamento acústico para ouvir música, bancos confortáveis, especialmente a posição das pernas, o comprimento do assento, a inclinação do encosto.

    Não estou preocupado com um desempenho maravilhoso. certo que quero evitar desempenho de hatch 1.0, o importante é conseguir uma velocidade de cruzeiro de 120 Km/h, com carro cheio, sem dificuldades.

    Comecei pensando numa Blazer. Depois dei uma olhada em anúncios de Pajero. Dando uma olhada aqui no site, li boas recomendações para as SW4. lembrei da CR-V. Seria a Rav4 uma opção?

    Tenho medo de que Subarus, Suzukis, Nissans, Ford Explorer e outros sejam muito enjoados para manter.

    Nem sei se devo comprar diesel ou gasolina...

    Toda ajuda é bem-vinda! Não conheço nada desses modelos. Agradeço quem puder compartilhar experiências e sugestões.
    4X4 Brasil

  • #2
    Usuário
    Entrada
    23/11/2010
    Local
    Taubaté/SP
    Idade
    37
    Posts
    78
    Agradecimentos: 5
    Estive numa dúvida parecida.

    Teu objetivo com 4x4 é trilha ou viagens?

    Se for viagens, nas minhas pesquisas cheguei nas Ranger CD XLT 4x4, Diesel de preferência pela facilidade de manutenção dos motores que ainda não são eletrônicos.

    Pra carros mais novos, se isso for fator limitante, olhei l200 (muito dificil achar uma boa, comum achar carros abaixo da tabela prontos para dar B.O.) 2008 +- e as Pajero Sport (Diesel não recomendam por dar problema de aquecimento, v6 consumo inviável pra mim.

    Um bom meio termo, em idade, espaço, economia e peças é o Grand Vitara, nesse valor se procurar acha um bom 2009+-.

    Acabei pegando uma TR4, que é pequena horrores, mas é 2010 pega seguro e uso no dia a dia, tem peça fácil.

    Mas pra segundo carro a emoção prevalece e minha vontade era uma Ranger 99-00 Diesel CD XLT que é linda demais.
    Mit L200 Triton HPE Aut 2008
    facebook.com/rodasebotas
    rodasebotas.blogspot.com.br

  • #3
    Usuário Avatar de vkbrv
    Entrada
    03/04/2017
    Local
    rio de janeiro/RJ
    Posts
    180
    Agradecimentos: 8
    Cara, também passei por esse processo. Bem parecido. Nada de trilha, só estradas ruins, enlameadas e íngremes. Estamos comprando uma terrinha no mato... Só que é meu único carro e meus filhos já estão grandes.

    Muita pesquisa depois, sou um tanto obsessivo, comprei um duster 4x4 2013. Dei sorte e achei um com 15000 km de verdade por 40k.

    Minha escolha foi mais racional. O 4x4 de "pobre" (entre muitas aspas. claro).

    Os Suzuki são os que fiquei mais em dúvida, o Vitara ou Grand Vitara ou ainda o tracker (que é um Suzuki da Chevrolet) são tentadores também. Mas achei que iriam me dar mais dor de cabeça na manutenção.

    Land, nem pensar, caro. Manutenção, seguro, pneus... E são uns fords de luxo, e não gosto de ford.

    TR4 é mínimo. Pajero gigante, e peças da Mit são caríssimas. Tudo bem que os carros são bons e não dão muito defeito, mas como estava, assim como vc, comprando um carro usado mais velho, com certeza teria que fazer coisas. Desgate normais. $$$

    Pelo que pesquisei o Rav4 era uma boa opção, mas parei no preço das pecas tb e menor capacidade off road. O que na verdade hj acho que não seria um problema, pois como disse não é pra trilha, mas na hora da pesquisa fiquei enfeitiçado buscando um carro muito valente. E também pelo que li, não é muito potente, exceto, se não me engano, algumas versões mais caras. Também tem seguro mais caro.

    O Forester é um sonho, mas de novo. Peças caras e, pior, difíceis de achar, as vezes tem q encomendar de fora... passei (lembrando carro "velho")

    Não tava interessado em picapes.

    Tem os KIA, também interessantes, mas o fator CAOA e peças e tal me afastaram.

    Bom enfim, comprei o duster.

    Estou completamente satisfeito. Bastante espaço. Motor ótimo, forte e torcudinho , câmbio manual (prefiro) excelente, com a 1ª super curta, sobe qq parada. Sistema de tração muito bom, fácil de usar e com modo automático que pode ser usado o tempo todo. O carro é alto e a suspensão muito boa, independente multi-link na traseira. Já testei bastante :P e o carro É muito valente, encara qq parada fora de trilhas, e parece q não faz feio nelas também, pelo q se vê no youtube.

    A manutenção é tranquilíssima, pois o motor já é velho conhecido de todos, e as peças originais e/ou paralelas são triviais de achar e acessíveis. Moleza.

    É tipo um carro de passeio com "super poder" kkkkk. Na hora agá, Clark Kent tira os óculos e sai voando. he he. Não, sério vai bem na cidade, na estrada e na terra, fácil.

    E mesmo assim, apesar de ser isso, ninguém lembra dele quando fazem essa recorrente pergunta. Provavelmente porque é um carro de menor "status" e tem um acabamento interno mais caidinho... Coisas para as quais eu não ligo muito. Mas é uma ótima opção para este perfil q vc descreveu, pode acreditar.

    Se quiser saber mais, dá uma olhada no tópico do duster aqui no fórum. Quem tem é só elogios.

    Boa sorte.

    abs

    v.

  • #4
    Usuário
    Entrada
    23/11/2010
    Local
    Taubaté/SP
    Idade
    37
    Posts
    78
    Agradecimentos: 5
    A Duster estava no meu radar também. o fator que me limitou quanto a ela foi que eu queria/necessitava de um veículo com reduzida.

    De resto me atenderia muito bem e com mais espaço que a TR4.

    Só a manutenção cara da TR4 que é mito. Muito tranquila as peças são pouco mais caras que as do meu palio 1.6 16v... deve ser na mesma faixa da duster.

    O grupo da Duster também é visível que o carro aguenta tranco e é muito bem usado em viagens e aventuras.

    Mas como segundo carro a emoção ajuda a decidir, e uma duster nunca é uma escolha emocional kkk
    Mit L200 Triton HPE Aut 2008
    facebook.com/rodasebotas
    rodasebotas.blogspot.com.br

  • #5
    Usuário
    Entrada
    25/07/2018
    Local
    Brasília/DF
    Posts
    2
    Agradecimentos: 0
    Foi exatamente a Duster 4x4 que eu tive a chance de guiar uma vez. Ano passado um amigo resolveu comemorar o aniversário em Cavalcante (GO) e eu não coloco meu carro de passeio na terra, então contei com a ajuda de outro amigo, então proprietário de uma Duster 4x4: trocamos de carro durante o fds. Uma viagem de 600 Km ida e volta, com um trecho de terra que era até curto, mas com uma travessia de rio (que a Hilux diesel 1999 atravessou, mas era muito fundo para a Duster).

    A viagem foi muito boa e fiquei com ótima impressão sobre a Duster. Concordo com muitos aspectos da tua avaliação:
    - Bastante espaço
    - Motor ótimo, forte e torcudinho
    -
    câmbio manual excelente
    - Sistema de tração muito bom, fácil de usar
    - suspensão muito boa
    - tem um acabamento interno mais caidinho -
    mas para a minha necessidade, está ótimo!

    Tens toda razão, a Duster deve ser considerada com atenção, é um sério candidato. Acabo de ver uns anúncios aqui de modelos 2012/13 na casa de R$36.000.
    Valeu demais!!!
    4X4 Brasil

  • #6
    Usuário Avatar de vkbrv
    Entrada
    03/04/2017
    Local
    rio de janeiro/RJ
    Posts
    180
    Agradecimentos: 8
    Citação Postado originalmente por RAlves Ver Post
    A Duster estava no meu radar também. o fator que me limitou quanto a ela foi que eu queria/necessitava de um veículo com reduzida.

    De resto me atenderia muito bem e com mais espaço que a TR4.

    Só a manutenção cara da TR4 que é mito. Muito tranquila as peças são pouco mais caras que as do meu palio 1.6 16v... deve ser na mesma faixa da duster.

    O grupo da Duster também é visível que o carro aguenta tranco e é muito bem usado em viagens e aventuras.

    Mas como segundo carro a emoção ajuda a decidir, e uma duster nunca é uma escolha emocional kkk
    Foi mal por difundir o mito da manutenção cara. Realmente só repeti, burramente, o que li por aí. O TR4 saiu logo da minha lista pelo pouco espaço nos bancos traseiros e no porta malas.

    Quanto a reduzida, é verdade que o Duster não tem, mas a redução da primeira do Duster é marginalmente maior do que a do TR4 com reduzida segundo esta tabela postada aqui (Renault Duster 4X4).

    Duster 21,627
    TR4 21,435


    Nesta outra tabela (Renault Duster 4X4), dá pra ver que mesmo as outras marchas reduzidas comparadas com as normais do duster se equivalem, ou quase...



    E vou dizer... Nunca tive um carro com reduzida, mas se considerar a pseudo-reduzida do Duster, deu pra aprender como é muuuuito importante uma (ou mais) marchas de força em situações mais extremas. É um sossego


    Pra não ficar só elogios... O que me irrita no Duster:

    - Gosta de uma gasosa... E tem o tanque meio pequeno.

    - Grilos na cabine... aaaaaarghh. kkkkk

    - Péssima iluminação no banco traseiro.

    - Não tem intermitente no limpador traseiro.

    Na parte mecânica, pensei aqui e não achei muito nada.

    O F4R (motor do duster) tem uma tendência a oscilar um pouco em marcha lenta, especialmente com o ar ligado. Mas é uma bobagem. Já li que é um "feature" do F4R. Meu Scenic tinha o mesmo motor (claro uma versão mais antiga). Vendi com 110k km girando bonito. Outra coisa, o ar condicionado no verão carioca as vezes precisa usar com ventilação no 3 ou no 4 pra dar conta, o que é barulhento. Mas o verão carioca é uma parada barra pesadíssima de calor he he.

    Abraços.
    4X4 Brasil

  • #7
    Usuário Avatar de Douglas Lenz
    Entrada
    10/12/2015
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    49
    Posts
    24
    Agradecimentos: 3
    Igor

    Sou suspeito e não tenho como ser imparcial em te dar uma dica de compra...

    Tenho uma Grand Vitara 2002 Gold Edition. Em 3 anos que tenho ela, só tenho elogios, forte, valente, resistente, absurdamente confortável no asfalto, etc... etc.. ah, e é 4x4 de verdade nasceu 4x4 e só teve versões 4x4 (neste modelo). E tem reduzida.

    Dentro das condições e valor que colocaste para a compra de um 4x4, eu iria de Tracker 2008/2009 e guarda a grana que sobrar para alguma manutenção que venha a aparecer.

    Dentro das tuas necessidades a Tracker antiga atende quase todas;

    Manutenção - Nunca tive problemas e toda a manutenção que fiz consegui soluções alternativas muito mais em conta.
    Espaço interno - É muito bom e confortável, atenderá tuas necessidades. Reconheço que talvez ache o pora malas um pouco pequeno, (mas nada é perfeito)
    Valor - Menos de 35mil
    Conforto em viagens longas - Pegunta a opinião de quem tem. É muito confortável no asfalto.
    Abração do meu tamanho!

    Douglas Lenz

  • #8
    Usuário
    Entrada
    23/11/2010
    Local
    Taubaté/SP
    Idade
    37
    Posts
    78
    Agradecimentos: 5
    Citação Postado originalmente por vkbrv Ver Post
    Foi mal por difundir o mito da manutenção cara. Realmente só repeti, burramente, o que li por aí. O TR4 saiu logo da minha lista pelo pouco espaço nos bancos traseiros e no porta malas.

    Quanto a reduzida, é verdade que o Duster não tem, mas a redução da primeira do Duster é marginalmente maior do que a do TR4 com reduzida segundo esta tabela postada aqui (Renault Duster 4X4).

    Duster 21,627
    TR4 21,435


    Nesta outra tabela (Renault Duster 4X4), dá pra ver que mesmo as outras marchas reduzidas comparadas com as normais do duster se equivalem, ou quase...



    E vou dizer... Nunca tive um carro com reduzida, mas se considerar a pseudo-reduzida do Duster, deu pra aprender como é muuuuito importante uma (ou mais) marchas de força em situações mais extremas. É um sossego


    Pra não ficar só elogios... O que me irrita no Duster:

    - Gosta de uma gasosa... E tem o tanque meio pequeno.

    - Grilos na cabine... aaaaaarghh. kkkkk

    - Péssima iluminação no banco traseiro.

    - Não tem intermitente no limpador traseiro.

    Na parte mecânica, pensei aqui e não achei muito nada.

    O F4R (motor do duster) tem uma tendência a oscilar um pouco em marcha lenta, especialmente com o ar ligado. Mas é uma bobagem. Já li que é um "feature" do F4R. Meu Scenic tinha o mesmo motor (claro uma versão mais antiga). Vendi com 110k km girando bonito. Outra coisa, o ar condicionado no verão carioca as vezes precisa usar com ventilação no 3 ou no 4 pra dar conta, o que é barulhento. Mas o verão carioca é uma parada barra pesadíssima de calor he he.

    Abraços.

    Sem querer atrapalhar o tópico do amigo, mas já atrapalhando,

    Cara que cabuloso esse câmbio da duster! Não é querendo ser chato a primeira até entendo, diz que o renegade tem o mesmo princípio, mas nas outras marchas se a Reduzida da TR4 fosse como o câmbio da Duster a duster não passaria dos 110km/h.

    A minha é manual, pelo menos no manual, reduzida em 5° ela chega a 115 e corta o giro. Queria andar numa Duster 4x4 pra ver se, na prática, realmente é assim.

    Já desci cada pirambeira que só a primeira reduzida deu freio motor pra não passar reto em morro enlameado kkkk

    Quanto ao resto acho que são carros bem parecidos: TR4 bebe bem (comigo, entre 6 e 8km/l de alcool dependendo do pé e das condições, mas o tanque tem 72l), Grilos tem de monte (passei o fim de semana colando feltro e espuma por dentro das portas e painel), luz do banco traseiro na verdade fica no porta malas kkkk e sinceramente a ultima nunca me liguei.

    Antes de pegar a TR4 pesquisei e andei na duster mas 1.6 4x2... fechei na tr4 pq foi um bom negócio, mas ainda penso numa às vezes pelo porta malas maior.

    Experimenta arrumar cola de contato e feltro e espuma fina pra forrar por dentro das portas que o carro muda completamente.




    Tracker pesquisei, mas achei difícil o acesso a peças. A manutenção é mais difícil e mais cara que a TR4.
    Mit L200 Triton HPE Aut 2008
    facebook.com/rodasebotas
    rodasebotas.blogspot.com.br

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 84
      Última resposta: 23/06/2017, 11:37
    2. Ajuda com o modelo de buggy que devo escolher
      Por DuarteFerreira12 no fórum Gaiola, Baja e Buggy
      Respostas: 0
      Última resposta: 05/02/2014, 22:46
    3. Respostas: 21
      Última resposta: 05/12/2006, 18:24
    4. Não tenho grana pra terminar quero vender
      Por alexfmoura no fórum Vendem-se Veículos
      Respostas: 4
      Última resposta: 28/02/2006, 18:10
    5. Respostas: 5
      Última resposta: 04/02/2004, 15:27

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade