Olá pessoal!

Primeiramente, parabéns por este fórum! Nos últimos dias recorri bastante a ele! Mas ainda estou com uma dúvida e decidi criar o próprio post para pedir essa ajuda específica de vocês.

Sempre gostei muito de 4x4 e agora estou em vias de ter o meu primeiro. Que cabem no meu orçamento achei os seguintes:

Kia Sportage MRDI 1999/2000, 4x4, 2.0, 16v, gasolina, câmbio manual, com 180.000 km
Suzuki Grand Vitara 2000, 4x4, 2.0, 16v, gasolina, câmbio manual, com 325.000 km

O carro será pro meu dia a dia, então precisa ser prático e econômico. Todo dia pego 2km de estrada de chão, que muitas vezes tá bem esburacada, e curto dar umas voltas por trilhas em finais de semana. E de meses em meses pego uma estrada.

Por ora li mais sobre o Sportage, porque a oportunidade do Grand Vitara apareceu recentemente. Mas deu pra sacar que quem tem curte bastante ambos os carros...

Minhas principais dúvidas são:
- Qual carro é mais resistente e dá menos problemas?
- Qual carro é mais econômico no consumo de gasosa?
- Para qual deles a mecânica é mais barata em caso de problemas?

Por último, gostaria de saber se vocês conhecem alguma seguradora que cobre carro como esses fabricados em 2000?

Desde já agradeço muitíssimo e ficarei atento às respostas, já que estou precisando fazer logo a compra.

PS2: Dentre as opções que vi por aqui, achei também uma Pajero TR4 ano 2004, automática, e uma Ecosport 2005. Pelo que vi, a primeira é muito beberrona (6 a 7 por litro, no máximo) e a outra, além de não ser 4x4, quebra fácil e tem a mesma estrutura do Ford Ka. Então já estou descartando essas duas outras opções. Faço bem?

Desde já, agradeço muito a quem puder colaborar!