x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 20
  • #1
    Usuário
    Entrada
    09/09/2015
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    49
    Posts
    15
    Agradecimentos: 0

    Explorer x Cherokee x Pajeiro GLS-B x Pajero Sport anos 1997 a 2001




    Explorer x Cherokee x Pajeiro GLS-B x Pajero Sport anos 1997 a +- 2001


    Estudo comprar uma viatura com os seguintes pre-requisitos:
    - porta-malas grande
    - 4 portas
    - Cambio automático
    - 6 cilindros
    - Freios ABS nas 4 rodas
    - Desejável Airbag
    - Itens de conforto como Ar, Direção, Vidro Trava e banco de couro
    - Bom estado de conservação e, caso equipado, que tenha sido bem feito.
    - e com valor maximo de R$ 25.000


    Minha ideia é ter esse carro para viagens, principalmente as mais longas, e passar por estradas de terra em que carros de passeio não costumam passar - acho eu que isso é trilha leve no máximo média. Pode ser que com o passar do tempo eu me empolgue e comece a ingressar no mundo das trilhas mais pesadas...


    Depois de muito pesquisar, baseado no que eu assimilei (no que eu estiver errado, por favor me corrijam), as viaturas em vista são:


    - Cherokee Sport 4.0 Gasolina 1998
    Consumo: 5 com litro na cidade e 7 na estrada
    Pros: Gosto da aparencia, é monobloco e robusta, tem a melhor capacidade nas trilhas e tenho um amigo mecânico vê-oiteiro que manja muito de Cherokee
    Contra: é a que mais consome e tem o menor porta malas


    - Ford Explorer 4.0 Gasolina 1997
    Consumo: 6 cidade e 10 estrada
    Pros: O maior porta-malas de todos, confortável, mecanica robusta e mais econômica
    Contra: Acho a aparencia muito "Tiozão", não tem reduzida, dizem que a suspensão dianteira não é das melhores e parece que sofre um pouco na trilha


    - Hilux 3.0 ou 3.4 gasolina
    Consumo: 3.0 faz 7 cidade e 10 estrada - ouvi falar que a 3.4 faz 4 cidade e 7 estrada. Procede?
    Prós: Bom porta-malas e mecanica mais robusta de todas, tão robusta que é a única que suporta até relaxo do dono.
    Contras: Acho a aparencia a mais "Tiozão" de todas, é meio lerda e é a mais cara, sendo meio difícil aparecer uma dentro do valor pretendido


    - Mitsubishi GLS-B e Sport 3.0 e 3.5
    Consumo: de 6.5 a 7 na cidade e 9.5 a 10 na estrada, respectivamente à cilindrada. A 3.5 bebe pouca coisa a mais e anda bem mais. Procede?
    Prós: Bom porta-malas, aparencia legal nas 2, suspensão robusta e economica
    Contras: Li uma razoavel quantidade de queixa com o cambio automático (ferver óleo!?!?!) e o motor é o menos durável - no máximo 200.000 Km, mas é comum a retifica com menos de 150.000 km) e a 3.0 é meio lerda. Procede?


    Não quero colocar GNV e, e se eu comprar com GNV irei tirar quando vencer o bujão, e se me incomodar muito tiro antes... E como pretendo rodar uns 5.000Km por ano não acho que compensa investir mais para comprar um carro a Diesel, além de ser mais visada de roubo e, em função também da idade da viatura, não irei fazer seguro.


    Descartei Pathfinder porque vendeu pouco (dificil achar peças), anda pouco e consome igual à Cherokee (mas falam muito bem da robustes e do conforto dela).


    Quanto à manutenção, me parece que a Explorer e hilux terão o menor custo por Km. A Cherokee não é nehum absurdo para a categoria, me preocupando mais o motor e cambio das Mitsubishi.


    Este será o meu primeiro 4x4, primeiro cambio automatico, primeiro com motor 6 canecos, primeiro com motor com mais de 1,8 litros, enfim primeiro brinquedo de gente grande que eu terei.


    Baseado nisso tudo, o que é verdadeiro e o que é falso?


    - Alguem tem informações sobre o consumo dos modelos mencionados? E outras informações como aceleração e tamanho do porta-malas?


    - Quanto ao conforto, acho que todas são boas, ainda mais que estou acostumado com carro pé-de-boi... Alguem sabe me dizer se as viaturas são muito diferentes entre si?


    - E esse problema do motor e cambio das Mitsubishi, procede esses problemas ou é relaxo dos donos? Vi também muitos relatarem que, na prática, o consumo das mitsuba não é tudo isso que eu vi nas fichas técnicas, e que são semelhantes à Cherokee. Procede?


    - Qual é a capacidade offroad de cada modelo citado descalça e equipada?


    - Quais informações voces acham relevantes eu considerar?


    - E por fim, como viajarei somente com minha esposa pros fim-de-mundo do interior do Brasil, alguem conhece algum serviço de guincho, tipo um seguro ou um clube de guincho? Vai que a jabiraca quebra no caminho, como não farei seguro (ao menos nos moldes normais de um carro mais novo) tenho que ter um plano B.


    Obrigado a todos
    Danilo

  • #2
    Usuário Avatar de Múcio Luiz
    Entrada
    29/08/2013
    Local
    Campos do Jordão/SP
    Idade
    44
    Posts
    529
    Agradecimentos: 2
    Opa! quem disse que a Explorer não tem reduzida? A V6 tem sim e é muito forte! A V8 é que não tem. E se você quer p/ trilhas leves e médias ela aguenta o tranco. Para uma trilha pesada, qualquer uma delas precisa de modificações.

    A suspensão dianteira é um pouco frágil sim se você andar na terra o tempo todo. O que pega são as bieletas e as bandejas. Mas a Explorer tem o melhor custo-benefício de todas as suas opções e faz o mesmo que todas as outras fazem, com maior conforto. Das suas opções é a que tem melhor preço, a com maior chances de estar em bom estado (muita Explorer é carro de asfalto) e sua manutenção não é cara comparando-se à concorrência.

    O consumo de todas 6 cilindros se equivale: 5-6km/l na cidade, 8km/l na estrada (pesquise no fórum). A Explorer não é visada para roubo, compartilha a maioria das peças mecânicas com a Ranger 98-2011, é a mais confortável de todas (já andei em Cherokee, Pajero e SW4), a Explorer não tem bancos. tem poltronas, não cansa em viagens longas.

    O V6 4.0, se trocado o óleo e filtro corretamente, passa dos 400 mil km fácil. O porta-malas é enorme e ainda tem o rack no teto, muito útil. Quanto ao estilo, eu particularmente gosto, especialmente daqueles parachoques cromados, bem americano.

    Freia bem e o ABS faz toda a diferença. E tem airbag duplo.

    Tenho a minha há 2 anos e meio, já rodei 40 mil km na cidade, em rodovias e indo a sítios por estradas muito difíceis. Uso 4x4 e reduzida toda semana.

    []s!
    1997 FORD EXPLORER XLT 4WD ​manual

  • #3
    Usuário
    Entrada
    09/09/2015
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    49
    Posts
    15
    Agradecimentos: 0
    Eu encontrei muito comparativo de Explorer x Cherokee, cada um com sua preferencia. Baseado no que pesquisei, no quesito durabilidade, a Explorer tem durabilidade superior a quase todos, só tenho dúvidas sobre a SW4.
    O consumo da Explorer V6 é comum dizerem que faz quase 7 na cidade e quase 10 na estrada - Antigamente a gasolina tinha menos etanol, então rendia mais...
    E a Cherokee fazer 5 cidade e 7 estrada é o que consta nas fichas técnicas e se repete nos comentários dos proprietários.
    Já as Pajero no manual consta algo em torno dos 7 cidade e 10 estrada, mas na prática os donos dão números diversos (inclusive iguais da Cheroka), me deixando cada vez mais na dúvida.
    E do q li, as Pajero são mais pé-de-boi, mas venceram muitos rallys, portanto, deve ter suas virtudes, mas é recorrente as reclamações de motor e cambio pouco duráveis (acho que foram feitos para durar só um rally... rsrsrsrs...), mas será que isso não é relaxo dos donos???

  • #4
    Usuário
    Entrada
    09/09/2015
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    49
    Posts
    15
    Agradecimentos: 0
    Mucio, antes de mais nada, obrigado pelo seu comentário...

    Como dizem, todos bebem bem, então não adianta fazer a escolha somente sobre o consumo, mas o consumo é, para mim, um dos parametros que estou ponderando para fazer a minha escolha, mas é mais barato um beberrão de baixa manutenção do que um "econômico" que dá problema toda hora, ou que dá problemas caros pra arrumar. Agora se tiver um econômico de baixa manutenção, aí é o melhor dos mundos.

    E como um carro desses já vem com um par de alianças, tenho que escolher bem para não me arrepender.

    Mas só completando o raciocínio sobre o consumo, fazendo uma conta simples: se um carro faz, na estrada, 7 com litro e outro faz 9, com gasolina a 3,40, a cada 10.000Km temos:
    10.000 / 7 * 3,40 = 4.857,14
    10.000 / 9 * 3,40 = 3.777,77
    Uma economia de 1.079,37 que eu posso gastar a mais em manutenção preventiva ou em equipamentos pra viatura, sem pesar nada a mais no meu bolso em relação à opção mais beberrona...

  • #5
    Usuário Avatar de Múcio Luiz
    Entrada
    29/08/2013
    Local
    Campos do Jordão/SP
    Idade
    44
    Posts
    529
    Agradecimentos: 2
    Danilo, quanto ao consumo:

    Cherokee:
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/je...erokee-16.html (Consumo Cherokee)

    SW4:
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/to...asolina-2.html (motor Hilux SW4 V6 gasolina)

    Pajero
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/mi...-gasolina.html (Consumo da Pajero à Diesel e a Gasolina)

    Explorer
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/fo...orer-v6-2.html (Duvidas sobre Explorer v6)

    Percebe-se que todas elas se equivalem.

    Quando comprei a minha, fazia 4 na cidade e não passava de 7 na estrada. Troquei as velas pela NGK Iridium e cabos Bosch 8mm, filtro de ar e filtro de combustível novos (troco esses dois filtros a cada 15 mil km) e hoje ela faz 5,5km/l na cidade (Campos do Jordão é cheio de morro e eu e minha esposa temos o pé pesado ) e 8km/l na estrada. Na Carvalho Pinto a 110 km/h travado no piloto automático cheguei a fazer 9km/l.

    []s!
    1997 FORD EXPLORER XLT 4WD ​manual

  • #6
    Usuário Avatar de Múcio Luiz
    Entrada
    29/08/2013
    Local
    Campos do Jordão/SP
    Idade
    44
    Posts
    529
    Agradecimentos: 2
    Mais uma coisa: peça ao administrador mudar seu tópico de "Frota 4x4 Brasil" para "Comparações entre veículos".
    1997 FORD EXPLORER XLT 4WD ​manual

  • #7
    Usuário Avatar de Arildo MT
    Entrada
    02/10/2013
    Local
    interior/MT
    Posts
    1,698
    Agradecimentos: 30
    Citação Postado originalmente por Danilo_74 Ver Post
    Eu encontrei muito comparativo de Explorer x Cherokee, cada um com sua preferencia. Baseado no que pesquisei, no quesito durabilidade, a Explorer tem durabilidade superior a quase todos, só tenho dúvidas sobre a SW4.
    O consumo da Explorer V6 é comum dizerem que faz quase 7 na cidade e quase 10 na estrada - Antigamente a gasolina tinha menos etanol, então rendia mais...
    E a Cherokee fazer 5 cidade e 7 estrada é o que consta nas fichas técnicas e se repete nos comentários dos proprietários.
    Já as Pajero no manual consta algo em torno dos 7 cidade e 10 estrada, mas na prática os donos dão números diversos (inclusive iguais da Cheroka), me deixando cada vez mais na dúvida.
    E do q li, as Pajero são mais pé-de-boi, mas venceram muitos rallys, portanto, deve ter suas virtudes, mas é recorrente as reclamações de motor e cambio pouco duráveis (acho que foram feitos para durar só um rally... rsrsrsrs...), mas será que isso não é relaxo dos donos???

    Sem desmerecer nenhuma das opções, mas muitos carros participantes de rally não tem nada haver com as versões comercializadas para os clientes em geral (principalmente a MIT).
    ARILDO
    TRACKER 2008: excelente CUSTO X BENEFICIO (99% original, + 1'' e perfumaria)
    EX: UNO, SAVEIRO, GOL, FIORINO, BAND, KOMBI, L200, F75, CJ3, CJ5

  • #8
    Usuário
    Entrada
    09/09/2015
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    49
    Posts
    15
    Agradecimentos: 0
    Múcio, quanto ao consumo, tá ficando mais complicado... antes de criar este tópico, pesquisei bastante (o da Cherokee eu já tinha lido uns pedaços), e pesquisei também o depoimento de proprietários e ficha técnica em outros sites.

    De acordo com esses links:
    - a Explorer e SW4 bebem mais que eu pensava (ou já tinha lido) - o pessoal relata por aí que faz uns 6,5-7 na cidade e 9-10 na estrada;
    - a Cherokee tá consistente (e até mesmo um pouco mais otimista) do que eu vi por aí;
    - a briga mesmo é na Pajero, cada um diz um consumo diferente, existindo a possibilidade de ser o mais econômico de todos, mas pegar uma que esteja econômica tá me parecendo que é acertar na loteria, e tb me preocupa ser recorrente mencionarem q fazem retífica com uns 150.000Km

    Ou seja, essa estória de consumo vai ser um fator menos relevante na escolha, porque, no final das contas, só vou saber quanto faz com litro depois que eu já tiver comprado. Essa pesquisa é pra eu saber antecipadamente o que é possível fazer e aplicar as manutenções pra isso. E outra coisa, 2 Km a mais ou a menos com litro já é relevante, mas menos que isso de diferença se torna pouco pra eu me preocupar.

    O que voce falou das Explo ser mais conservadas é algo que eu já tinha lido por aí, carros usados com apelo/proposta mais jovem e esportivo costumam ser mais sambados. Daí acho que justifica o porque as Pajero tem relatos tão diversificados de consumo (cada viatura maltratada de algum modo).

    Por enquanto estou na fase de especulação, como não vou vender meu super poderoso Classic 1.0 2007 (isso, passarei a ter 2 carros) vai demorar um tempinho ainda pra eu poupar os $ 20-25k pra comprar meu brinquedo.

    Mas se eu fosse comprar hoje, compraria a mais barata que eu visse que estivesse em muito bom estado, tanto de aparencia quanto de avaliação por um mecânico (aquele meu amigo V8tero) que entende dessas jabiracas, mas estou com a impressão que acabará sendo uma Cheroka ou uma Explorer.

    Bom gente, continuem enriquecendo essa conversa q isso poderá me ajudar a escolher definitivamente, ou ao menos enxugar minha lista de opções, simplificando minha escolha.... Valeu!!!

  • #9
    Usuário
    Entrada
    09/09/2015
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    49
    Posts
    15
    Agradecimentos: 0
    Só completando, como você disse sobre consumo - "Percebe-se que todas elas se equivalem."

  • #10
    Usuário Avatar de Arildo MT
    Entrada
    02/10/2013
    Local
    interior/MT
    Posts
    1,698
    Agradecimentos: 30
    Votaria na sw4, porem com 25.000,00 não é facil encontrar uma bem cuidada, se não fizer falta 6 canecos, automatico e um porta malas enorme, optaria pela tracker, com dinheiro na mão aparecem algumas 10 anos mais nova (2007 a 2009) de 30.000 a 120.000 km, entre R$ 23.000,00 a 35.000,00, melhor custo x beneficio que já conheci, e se futuramente for encarar trilhas mais punks não é dificil tranformar em trator.
    ARILDO
    TRACKER 2008: excelente CUSTO X BENEFICIO (99% original, + 1'' e perfumaria)
    EX: UNO, SAVEIRO, GOL, FIORINO, BAND, KOMBI, L200, F75, CJ3, CJ5

  • #11
    Usuário
    Entrada
    09/09/2015
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    49
    Posts
    15
    Agradecimentos: 0
    Concordo com vc sobre o preço da SW4, por isso é bem provável que não será ela, mas mantenho na lista, vai que cai uma no colo, meu receio maior está sobre as Pajero - ao menos até que alguém me explique sobre essa estória de pouca durabilidade do motor e cambio...

    Já quanto aos outros pré-requisitos, abro mão do 6 canecos, desde que a economia seja significativa, mas automática é um luxo que quero ter e porta-malas grande é uma necessidade, pois haverá situações que vou carregar o mundo dentro dela, principalmente em viagens mais curtas (ir pra praia com a família toda, por exemplo).

    Se fosse exclusivamente só pra minha minha esposa e eu, com certeza iria pra uma viatura menor e mais nova e usaria no dia-a-dia. Tracker, Vitara, TR4, todos esses tem aos montes pra comprar e pelo pouco que vi, todos tem suas virtudes e seus defeitos, mas no final todos são equivalentes entre si.

    É isso aí...

  • #12
    Usuário
    Entrada
    11/08/2013
    Local
    Gravataí/RS
    Posts
    43
    Agradecimentos: 3
    Danilo 74, então, adquiriu sua viatura?? Ja se passaram 6 meses, fiquei curioso.

    Em tempo: gostei do seu comentário sobre custo benefício diesel X gasolina. Na maioria das vezes as pessoas esquecem que vao rodar pouco e investem em diesel, ok, mas é que sai muito caro para pouco uso, e a economia com o diesel VS gasolina não vai se pagar com pouco uso...

    Sobre as viaturas , sou suspeito em falar porque tenho uma Explorer, 94, mas vejo vantagem na Explorer e cherokee especificamente para sua necessidade descrita, porém, a escolha entre as duas vai envolver muito a questão de gosto/ praticidade.

    Cherokee: mecânica tão durável e robusta quanto a explorer, ideal para trilhas pesadas (se bem preparada) peca em conforto se comparado a Explorer. Necessário saber com antigo dono se era feito as trocas de atf do câmbio e demais revisões , para evitar dor de cabeças futuras. Nas versões Sport, existem com câmbio manual, muito raras mas tem. Facilidade de peças razoável.

    Explorer: camionete robusta, minimamente mais econômica que as cherokee, ótimo conforto, as V6 OHV passam fácil dos 400mil km, caso seja de seu agrado, existem bastante com câmbio manual, e com exceção das peças de funilaria , toda a mecânica é a mesma das Ranger de mesmo ano, exceto o eixo dianteiro das Explorer 4x4 até 94, que é twinbean. Há, li que não é de seu interesse, mas não se assuste com GNV na Explorer , o velho OHV 4.0 originario dos Ford da década de 70 nos EUA, tolera muito bem o combustível.

    Ambas camionetes são muito boas, tem manutenção mais cara se comparado a populares, e mais barato se comparado à Discovery, Pathfinder, e outros importados menos comuns aqui.

    Em especial na Explorer , é realmente mais comum achar ela mais inteira do que a Cherokee, e principalmente mais barata. Além de compartilhar a mecânica da ranger e ter fácil todas as peças.

    Espero ter contribuído.

    Abraço

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 23
      Última resposta: 28/05/2016, 12:59
    2. Cherokee Laredo/Sport 89 até 2001 x Pajero GLS-B
      Por RValle no fórum Comparações entre Veículos
      Respostas: 14
      Última resposta: 09/08/2015, 23:02
    3. Lanterna / Pisca Branco Dianteiro Cherokee Sport 1997 á 2001
      Por ESMJ no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 3
      Última resposta: 27/02/2012, 19:30
    4. Qual o peso da Cherokee Sport 1997/2001?
      Por Annibal no fórum Jeep Wrangler/Cherokee
      Respostas: 5
      Última resposta: 19/10/2010, 22:58
    5. Cherokee (blindada) 2001 X Pajero Sport 2004
      Por Sherzinger no fórum Comparações entre Veículos
      Respostas: 31
      Última resposta: 27/04/2009, 01:09

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade