Imoller, bom dia,
É a conclusão que eu cheguei: Diesel compensa pra quem vai rodar muito, ou pra quando o uso requer que seja a díesel (autonomia maior ou atravessar rios/alagamentos...). Compensa também pra quem só quer curtir uma temporada e depois vender sem grandes dificuldades. Do mais, a gasolina tem a vantagem de se investir menos na aquisição, manutenção, embora mais frequente, é mais fácil que diesel, menos barulho e vibração e bem menos visada de roubo.
Quanto ao uso do GNV é que ele não se dá bem com cambio automático, porque o GNV alterar a curva de torque do motor, comprometendo a transmissão. Pra quem tem carro com cambio manual e não sente falta de espaço, o GNV alem de economizar ainda tem a vantagem de não ser possível adulterar.
Das viaturas mencionadas, reduzi para Explorer 4.0 e Cherokee Sport 4.0. A Hilux só se for 3.0, mas é improvável por causa do preço. Descartei de vez a Mitsuba.
Só discordo com você no valor da Explorer, que tenho constatado que é meio igual ao da Cherokee, sendo até mais provável pagar ligeiramente menos numa Explorer do que numa Cherokee. Ou seja, entre essas duas, o valor não é fator de desempate.
Por outro lado, penso na hipótese de juntar uns $35K e comprar algo mais novo, daí eu incluo na lista o Grand Vitara 2008-2010 e o Subaru Forester 2.5 Turbo 2007-2009.
Eu sei, Forester é muito mais uma perua do que um SUV, mas eu li o forum dela aqui no 4x4 e fiquei bem impressionado. É um ótimo carro na cidade e na estrada, tem um sistema incrível de tração 4x4 e consegue fazer trilhas leves e talvez até média. Ou seja, a princípio, atende bem a minha necessidade. Procura uns vídeos de Forester offroad e verá que se trata de um lobo na pele de cordeiro. Só não consegui uma informação sobre o Forester: qual profundidade de água ele consegue atravessar....
Mas quanto a $$$, fiz uma viagem salgada no começo do ano e ainda tô pagando o preço dela... rsrsrsrsrs... e como essa crise atingiu minha esposa a renda familiar deu uma despencada. Vai demorar bastante pra comprar a jabiraca porque também tenho mudado de planos: ter um carro a mais significa uma despesa a mais, o que atrapalha os planos que tenho feito para as futuras viagens. É provável então que eu primeiro faça essas viagens e só depois eu compre a viatura para fazer as viagens mais curtas (tipo 2000km).
É isso aí...