x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 12 de 12
  • #1
    Usuário
    Entrada
    13/09/2015
    Local
    Recife/PE
    Posts
    6
    Agradecimentos: 0

    Buggy X Quadriciclo




    Olá pessoal!

    Sou novato por aqui, mas faz um bom tempo que acompanho como leitor alguns debates interessantíssimos(até mesmo acalorados) sobre o mundo dos "fora de estrada", onde cada lado defende sua opinião com unhas e dentes . No entanto, tenho algumas dúvidas e gostaria de opiniões dos membros mais experientes sobre os prós e os contras de cada um destes veículos, até porque eu não encontrei nada sobre o tema.
    O verão tá chegando e sobrou umas latinhas extras, e tenho interesse em adquirir um dos dois brinquedos, buggy ou quadriciclo.

    Baseado nesse fato pergunto: Qual a melhor opção dos dois ???

    Gostaria, se não for pedir muito, que fossem considerados os quesitos: diversão, manutenção, funcionalidade, custo benefício e mais algum outro que mereça ser analisado.


    Grato !

  • #2
    Usuário Avatar de Punch
    Entrada
    30/07/2008
    Local
    Joinville/SC
    Idade
    41
    Posts
    247
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por EasChakal Ver Post
    Qual a melhor opção dos dois ???
    Não tenho nenhum do dois e pouco posso opinar. Mas a reflexão que deixo é: melhor pra que? Você não diz qual é o uso que vai dar e o que espera do veículo, fica muito difícil responder.

    Vai usar no off road? Ou só passeios? Sozinho ou acompanhado? Quanto tem pra investir? O que é diversão pra você? Passear numa estradinha de terra ou atolar na lama até os dentes?
    Grand Vitara 2.0 16v Mecânico

  • #3
    Usuário
    Entrada
    13/09/2015
    Local
    Recife/PE
    Posts
    6
    Agradecimentos: 0
    Eu acho que a pergunta não é "melhor pra que ?" e sim "melhor como ?" tendo em vista você se referir a como será o uso. Mas, deixe-me ser mais pontual para facilitar.

    1- O uso será esporádico(fins de semana ou feriados prolongados)
    2- Uso em praias e trilhas leves, que não deixa de ser off road, mas sem muita lama ou dificuldade, ou seja, nada muito radical.
    3- Estarei com minha esposa(copiloto) em alguns percursos, porém nada muito longo ou cansativo.
    4- Diversão pra mim, dentre outros, é sair da rotina fazendo alguma atividade prazerosa, como passear com um destes veículos por lugares naturais por exemplo.
    5- Disponho já de de aproximadamente 15pilas livres, valor que tanto dá pra um quadriciclo seminovo com dá pra um buggy bem arrumadinho como já vi alguns aqui na minha cidade.

    Espero que essas informações ajudem !
    Obrig.

  • #4
    Moderador Avatar de du
    Entrada
    05/03/2003
    Local
    Ribeirão Preto/SP
    Idade
    56
    Posts
    1,120
    Agradecimentos: 0
    EasChakal,

    Não conheço Recife, mas já tive oportunidade de brincar bastante de Buggy em Cabo Frio, uns 30 anos atrás.

    Meu palpite é que o Buggy é mais indicado. Permite explorar praias mais distantes, escutar um sonzinho enquanto está no sol. Não precisa de esforço para carregar o guarda sol e o isopor de "Coca Cola". E o passageiro ( esposa ) sofre menos. A não ser que compre 2 quadriciclos. Andar na garupa é sem graça, e se a esposa desaprovar, o brinquedo vai acabar ficando na garagem.

    Quanto a manutenção, sem sombra de dúvidas o Buggy é mais barato e fácil, única coisa mais cara são os pneus traseiros Duny Buggy ( será que ainda existe esta marca ? )

    Quadriciclo existe opção 4x4, mesmo esquema de Jeep, andar mais devagar, mas quase sobe parede, e existem os 4x2, mesmo esquema de Gaiola, carre pra caramba, salta, empina, mas não topa muita lama. Sem contar que andar rápido pode ser mais dolorido !!!! Lembrando que Quadriciclo não tem documento, não dá para usar na cidade.

    Buggy vai bem na areia e asfalto, lama não dá certo. Na realidade para funcionar na lama precisa de pneu de cravo igual de Jeep, mas aí, afunda na areia, pneu de Areia aqueles grandões com frisos longitudinais não funcionam na lama. E que eu saiba Buggy só 4x2.

    Abraços Du.

  • #5
    Usuário
    Entrada
    15/09/2015
    Local
    Cerquilho/SP
    Posts
    17
    Agradecimentos: 0
    EasChakal

    Concordo com o Du, acredito Buggy ser a melhor opção para seu uso, embora não tenha muita experiência com este veículo. Faço trilhas de quadriciclo e vou passar minha opinião sobre o veículo.

    A manutenção não é cara, dependendo do modelo, e para usos "leves" não terá grandes problemas com troca de peças. Alguns modelos são bem resistentes e não quebram facilmente.

    Passeios a dois são possíveis, mas não são confortáveis. Levei minha namorada algumas vezes, mas nada muito longo. Existem quadriciclos para duas pessoas, porém o investimento será bem maior.

    Os modelos com grades frontais e traseiras, permitem levar bastante coisa. Porém precisará de cintas e cordas para prender os objetos e dependendo do que for levar, terá dificuldades. Possuo uma bolsa traseira e levo tudo o que preciso para uma trilha nela e ainda sobra espaço.Nunca levei um cooler, mas acredito ser um pouco trabalhoso e se for de Isopor talvez se parta durante o trajeto, uso uma bolsa térmica pequena apenas para agua e isotônicos.

    Agora se fora para trilha os modelos 4x4 estão prontos para a diversão e topam qualquer desafio. Continuo me surpreendendo com a força que possuem. Caso queira brincar em dunas ou velocidades maiores, existem modelos 4x2 que tornam o desafio mais divertido e desenvolvem velocidades maiores, mas os 4x4 dão conta sem problemas.


    Espero ter ajudado.

  • #6
    Usuário
    Entrada
    13/09/2015
    Local
    Recife/PE
    Posts
    6
    Agradecimentos: 0
    [QUOTE=du;2314740]EasChakal,


    Meu palpite é que o Buggy é mais indicado. Permite explorar praias mais distantes, escutar um sonzinho enquanto está no sol.
    Isso sem mencionar que pode por uma capota pra aliviar o solzão... Porque quando minha "copiloto" leva muito sol fica assim >> hehehe... Então, nada melhor que um sonzinho e uma sombrinha de capota... Ah...!!! E um isopor com bebida geladinha também, pra deixar o passeio tranquilo.

  • #7
    Usuário
    Entrada
    13/09/2015
    Local
    Recife/PE
    Posts
    6
    Agradecimentos: 0
    Pilon

    Após umas pesquisas por alguns tópicos do fórum e de ler a vossas considerações, entendi que o buggy só perde para o quadriciclo no quesito consumo de combustível e pelo fato de pagar impostos e tal, pois, é emplacado... o que é compensado pelo fato de não ficar restrito ao uso em praias ou locais não tão sujeitos à fiscalização (pelo menos de trânsito).

    Minha dúvida maior reside exatamente nesse ponto: Compensaria ter mais um automóvel em casa pagando todos os encargos a ele inerentes só para passeios esporádicos, considerando que já temos dois, ou um quadriciclo, para fazer passeios, em que a única preocupação praticamente será abastecer e as manutenções preventivas de tempos em tempos ?

    Dúvida cruel !

    Saudações!

  • #8
    Moderador Avatar de du
    Entrada
    05/03/2003
    Local
    Ribeirão Preto/SP
    Idade
    56
    Posts
    1,120
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por EasChakal Ver Post
    Pilon

    Após umas pesquisas por alguns tópicos do fórum e de ler a vossas considerações, entendi que o buggy só perde para o quadriciclo no quesito consumo de combustível e pelo fato de pagar impostos e tal, pois, é emplacado... o que é compensado pelo fato de não ficar restrito ao uso em praias ou locais não tão sujeitos à fiscalização (pelo menos de trânsito).

    Minha dúvida maior reside exatamente nesse ponto: Compensaria ter mais um automóvel em casa pagando todos os encargos a ele inerentes só para passeios esporádicos, considerando que já temos dois, ou um quadriciclo, para fazer passeios, em que a única preocupação praticamente será abastecer e as manutenções preventivas de tempos em tempos ?

    Dúvida cruel !

    Saudações!
    É o tipo de pergunta que você mesmo precisa responder. Afinal é o seu bolso que estará em jogo.

    De qualquer forma, na minha opinião, um segundo carro é sempre bom. Quando o outro está na revisão. Quando é mais barato comprar um peça pela Internet, ficando mais tempo se o carro. E por aí vai. E não deixa de ser diferente, um conversível é outra sensação de dirigir.

    Nunca reboquei com cambão, mas o Buggy é um Fusca encurtado, geralmente bem leve, em viagens longas pode até levá-lo rebocado em vez de ir pilotando.

    Por aí é até capaz de conseguir alugar por um final de semana para testar.

    Abraços Du.

  • #9
    Usuário
    Entrada
    20/01/2009
    Local
    Ribeirão Preto - SP/SP
    Idade
    41
    Posts
    1,982
    Agradecimentos: 7
    posso opinar?

    1- nunca andei num quadri, leve isso em consideração. Mas ha temps atras pesquisei, a manutencao deles é cara e constante (tem que trocar oleo de poucas horas de uso, sob quebra de garantia e outras coisas), tem oleo de td q eh jeito, filtro disso e daquilo, reaperto geral etc... Enfim, um BAITA brinquedão ! Mas que necessita de manutencao.

    Lembre-se que o quadri nao pode andar na cidade, nao pode viajar, só vc se diverte, etc. Mas isso vc ja obviamente ponderou.

    2- sobre buggys, esquece o que pessoal daqui fala ou faz, esse é um forum de 4x4, buggys aqui nao sao la muito aprofundados. Sugiro vc entrar no planetabuggy.com.br, lá sim a coisa é séria, inclusive com diversos usuários construtores de buggys e muita gente especializada e tarimbada.

    De antemão, digo que há todo tipo de buggy, desde as gaiolas que normalmente nao sao licensiadas e carros ultra modernos, com chassi tubular (muito melhor e mais resistentes que chassis de muitos carros por exemplo, chassi tubular se encontra em carros de competição!).

    Motor 1,6 a ar ainda é o que mais vai encontrar, mas nao se fabrica mais, por isso, hoje se encontra mutios 1.6 ou 1.8 de gol ou fox nos buggys.

    Em qualquer um desses motores vc vai ter altissimas doses de adrenalina. Mas aquele ditado que motor de fusca qqr mecanico arruma ficou no passado, infelizmente, muitos deles nunca sequer viu um fusca na oficina, mas normalmente qdo quebra, vc estara perto de mecanicas menores, mais simples e esses caras sao mestres em consertar fusca. Traduzindo: vc nao vai achar alguem que conserte um quadri no meio da trilha, mas pertinho dela vai encontrar qm conserta um buggy, do mesmo modo, que achar um mecanico de buggy na Av . Europa em SP vai ser dificil...

    Pneus dune buggy ficaram no passado. sao carissimos e dificies de achar. Em 99% dos casos vai achar um pneu de camionete e ele é ótimo para areia e para barro.

    O buggy é muito leve, entre eixos curtos, isso faz ele fazer milagres impensáveis tanto na areia como na terra e sua leveza nao o deixa afundar.

    Nao se preocupe por ser 4x2, primeiro pq vc consegue mudar pra 4x4 se realmente quiser, aqui no forum tem mutios assim, segundo pq pro buggy, raramente vai percisar de um 4x4, normalmente vc vai passar rindo onde dezenas de troller pesados e desengonçados ficaram atolados.

    Por fim, tenha calma com os grupos, quem é jipeiro nao curte andar com quadri, gaiola, buggy etc... O que é normal, sao coisas diferentes, barulhos, velocidades, tecnicas, adrenalinas etc....Os grupos dificilmente se conversam. Por isso, antes de sair gastando, veja quais sao suas turmas prediletas.

    De antemao te digo que a turma dos buggys sao muito mais sociáveis, nao tem essa de "meu pipi é maior que o teu" "eu gastei 15 mil num jogo de parafusos" entre outras babaquices. Simplesmente pq... nao adianta por tanto dinheiro num buggy hehehe ele vai te dar a mesma adrenalina custam 10 mil ou 100 mil, a diferenca sera muito pouca.

    Outra coisa, clubs de buggy sao normalmente pessoas muito apaixonadas pelos buggys (passam anos e decadas dentro da familia), isso os deixa mais zelosos e tb obviamente a idade deles é um pouco mais avançada (normalmente mas nao é uma regra), entao espere por exemplo muita ajuda humanitária, social, eventos semanais de reuniao, muita conversa etc. Nao que jipeiros ou quadrilheiros nao tem isso, tem sim! mas é um pouco diferente.

    Onde um passa o outro tb passa? nem sempre, as vezes o 4x4 nao vai passar onde o buggy passa, o inverso tb acontece. Alias acontece muito.

    Nao pense que tera mais ou menos adrenalina e diversao, na verdade a praticidade e diversidade que o buggy anda é enorme, vai depender do teu estilo. E quanto aos tiozões de buggy uma dica: cuidado com eles! ehhehe os caras sao tranquilos mas muitas vezes sao 10x mais radicais que jipeiro, simplesente pq o buggy é leve, é divertido, simples, assim o nível de medo deles é bem menor.

    qto a questao de impostos, qqr carro com 20 anos nao paga impsoto, com 15 mil vc vai achar esses carros...

    por fim, pesquise quais marcas sao mais admiradas em seu estado, ha uma grande maluquice sobre isso , em alguns estados algumas marcas nao valem absolutamente nada em outros vale ouro.

    procure pelos modelos novos, como os cearenses cauype (considero um dos melhores do pais!), o selvagem (tb muito muito top, talvez o mais deles, mas acho feio pacas), tem que buggy way e super buggy, mais urbanos e invocados.

    procure pelo Nil, proprietario da cauype, ele sempre tem buggys semi novos ou restaurados a venda, e o preco é muito bom.

    para se ter ideia, da pra comprar com ele um buggy perfeito, reformado, todo novo motor, suspensao etc, mandar vir de cegonha e ainda pagar amis barato que um buggy zuado no estado de sp...

    e para terminar: o dia q vc andar de buggy numa cidade, prepare para ser um imã de olhares! Todo mundo buzina, aponta, da tchauzinhos, muitos de carro importados te param perguntando se quer vender, é uma diversao completa! Qdo eu andava em buggy adorava. Sair num sabadao ou domingao de buggy é uma delicia!

  • #10
    Usuário
    Entrada
    13/09/2015
    Local
    Recife/PE
    Posts
    6
    Agradecimentos: 0
    Troller-a-vista

    Primeiramente obrigado por opinar, e pelas suas palavras, vejo que você é admirador dos buggys.

    Concordo com você em praticamente tudo que expôs, deixando-me com pouco a acrescentar, só discordei um pouco da recomendação contida no inicio de seu texto, quando se refere ao fórum.

    Eu acredito que o site 4x4brasil e seu fórum, apesar do nome levar "4x4", não se preocupa apenas com veículos com esse tipo de tração, e sim com veículos "fora de estrada" em geral, e creio que um dos motivos de ter esse nome, é devido ao fato de que quando se pensa em "fora de estrada" normalmente vem à mente um 4x4, por isso é literalmente o carro chefe dos assuntos do fórum, mas tem um espaço para as viaturas não traçadas também que eu sei.

    Mesmo diante dessa predominância dos 4x4, encontrei aqui no site bastante coisas relacionadas a passeios e trilhas com veículos 4x2 como buggys, gaiolas, quadriciclos e por ai vai...

    Mas... gostei muito da sua visão geral e da dica do site que você recomendou, e apesar do seu apelido ser Troller, você deve ter um buggy. hehehe...


    Valeu !!!

  • #11
    Usuário
    Entrada
    20/01/2009
    Local
    Ribeirão Preto - SP/SP
    Idade
    41
    Posts
    1,982
    Agradecimentos: 7
    eas: uso oficialmente o forum desde 2009, ja vi diversas fazes entrarem e sairem e de fato o mundo 4x2 é rejeitado por aqui, ja rolaram diversos topicos semelhantes ao seu, qdo aponto a solucao do buggy há tanta reclamacao que eu ja fui punido no passado por isso (sim, fizeram uma reclamacao formal e eu tomei um gancho).

    outro dia rolou um topico sobre o que o cara deveria fazer com o q tinha em maos, dei a ideia: para com td isso e parte para um buggy/gaiola .... expliquei racionalmente pq deveria fazer isso no caso dele... o topico rolou por sei la qtas paginas, e apenas uns 3 comentarios ridicularizando o meu foi falado sobre o assunto hehhehe

    normal, faz parte, 4x4 brasil, nao é 4x2brasil hehhehe.

    eu gosto muito de buggys sim, mas nao tenho um, tb nao tenho um troller (qdo fiz o nick estava fechando a compra de um, por isso o troller a vista , acabei nao comprando pq definitivamente nao entraria no resto dos outros 320 dias do ano na epoca pra mim).... Mas aqui o troller é chamado de Bugão. E de fato, se vc for pensar sem preconceitos é exatamente isso que ele era (os novos mudaram muito).

    Meus sogros tiveram 2 buggys, e sao loucos pra ter outro. Andei bastante no ultimo deles, tava o pó, um relaxo completo, mas era dar uma volta e mesmo detonado todo mundo queria dar uma volta, parava buzinava, os pais pediam pra levar os filhos pra dar uma volta, as mulheres acenam , dao tchauzinho, é uma diversão. ninguem fica enraivecido num buggy.

    Aqui em ribeirao tem alguns poucos, entre eles tem dois desses aqui:
    http://www.superbuggy.com.br/wp-cont...carroceria.jpg
    https://coisasparamacho.files.wordpr...4/06/bug12.jpg

    todo sabado e domingo o pessoal dos importados saem pra dar umas voltas e vao para uma avenida, as vezes param em frente a porsche pra papear.... ja vi esse buggy chamando mais atencoa q ferrari, maserati, jaguar ftype etc.... nego para pra ver os importados, baba 5 minutos e vai pro buggy conversar.

    Ha muita opcao de buggy, tem os streets (que sao mais baixinhos e invocados como o que citei acima), tem os de arrancada (poe no youtube ai que vc vai cair pra tras!), tem os off road (normalmente mais altos, pneus lameiros etc), tem os dune buggy (mais voltados para areia, sem modificacao, mas normalmente sao mais quadradinhos, muitas vezes com uma pimenta danada no motor pra curtir dunas etc).

    La fora entao tem opcao a dar com pau, tem uns muito lindos, tipo esses:
    http://www.beachbuggies.co.nz/gallery.html
    http://www.vwcult.com/articles/vw-bu...great-one.html (esse acho feio pacas mas...)


    enfim, é só achar o que mais te agrada e ir pesquisando.

    Veja nao estou diznedo que picape, jipe, quadri é inferior ou nao, que isso ou aquilo. Acho que todos sao legais, eu teria um de cada ou mais... Mas o buggy é um carro muito legal e muito mesmo e o brasileiro nao da valor pra ele.

  • #12
    Usuário
    Entrada
    25/09/2015
    Local
    SANTOS/SP
    Posts
    5
    Agradecimentos: 0
    Tenho um 4X4 e tenho um buggy. O buggy uso para dar uma volta pela cidade já que aqui (baixada santista) é proibido andar com ele na areia. Já o 4x4 proporciona um contato maior com a natureza e mais emoção. Estou pensando seriamente em levantar o Buggy, colocar pneus de lama e reforçar o cambio para fazer trilha, mesmo sendo 4X2 garante muita diversão.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Buggy v6
      Por MaiconCB no fórum Gaiola, Baja e Buggy
      Respostas: 5
      Última resposta: 12/10/2014, 22:41
    2. quadriciclo da buggy&cia 250cc X
      Por vinepassos no fórum Quadriciclos / ATVs
      Respostas: 0
      Última resposta: 25/06/2012, 16:13
    3. Buggy
      Por Henrique Hugendobller no fórum Gaiola, Baja e Buggy
      Respostas: 4
      Última resposta: 31/07/2011, 01:55
    4. Buggy pra trilha e street buggy
      Por Troller-a-vista no fórum Gaiola, Baja e Buggy
      Respostas: 12
      Última resposta: 29/03/2010, 23:43
    5. Buggy
      Por J3ferson no fórum Gaiola, Baja e Buggy
      Respostas: 11
      Última resposta: 02/03/2010, 18:46

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade