Acabei de me cadastrar no 4x4Brasil (17fev2014) e ainda NÃO tenho um 4x4, mas tenciono comprar um.

Pra não dizer que sou completamente leigo no assunto, meu cunhado tem uma SW4 1999 e tenho lido sobre este mercado.

Venho pedir a opinião de quem já tem experiência no assunto.

Meu alvo é um carro de 7 lugares, 4x4 diesel, usado (pode ter alguns anos de uso ou até mais antigo em estado confiável).

Pelo que tenho lido a SW4 tem baixo custo de manutenção dentro da categoria, não costuma dar problema se as manutenções de rotina forem feitas e tem bom valor de revenda (menor depreciação da categoria).

Suponho que a Prado também seja "robusta" por ser Toyota e é mais "confortável" que a SW4. Meu receio é com relação ao custo de manutenção, não só o de rotina (pastilhas, filtros, etc) como também eventuais trocas de peças não previstas. Ainda tem o seguro. tem também a questão da revenda, pois é raro de eu ver uma Prado rodando por aí.

Parece (posso estar falando besteira) que 7 lugares na SW4 só as dos anos 1998-2000 e após 2008 (versão diesel). Já a Prado me parece que sempre tem 7 lugares.

Ainda pensei na Pajero mas pelo que pesquisei tem um custo de manutenção maior.

Grato por qualquer dica