x
Convex Datacenter
Página 1 de 7 1234567 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 81
  • #1

    CJ-5 x Bandeirante x Wrangler




    Pessoal, me desculpem a ignorância, mas apesar de louco para ter um jeep, pouco sei sobre eles... Desde os 18 ou 19 anos, tenho o sonho de comprar um Jeep, mas, por um motivo ou outro, nunca consegui realizar esse sonho. Decidi que, agora, está na hora.

    Já li tudo o que está disponível no fórum, conheço os Jeep de muitas pessoas por aqui (Kriptonita, Hulk, Devasso, etc), já sei que há experts sobre muitos assuntos e sob vários pontos de vista (Sandro Tanuri, Leopoldo, etc), mas, confesso que, depois de ler tudo, ainda não consegui entender um monte de coisas. Não sei que viatura comprar. Por isso, peço a ajuda de vocês.

    Primeiro, vou tentar imaginar que tipo de uso darei para o carro. Quero sair com os filhos e a mulher num fim-de-semana, com a capota aberta, pegar uma estrada de terra ou uma trilha leve ou média para uma cachoeira ou lagoa (tem muitas perto de Brasília). Em algum fim-de-semana, certamente irei acompanhar os mais animados, sozinho, para uma trilha mais pesada, com muita lama e pedras, etc. Certas coisas mais radicais, acho que nunca farei, até por falta de coragem.

    Então, a viatura tem que ser boa de trilha, não muito ruim de asfalto e bonita (gosto das coisas bem arrumadinhas, com pequenos caprichos e boa aparência,que nem o Tornado).

    Tenho namorado um monte de Jeeps por aqui há um ano. Quase fiquei louco quando vi o X-Viper e o Kriptonita à venda... mas, mais uma vez, não soube avaliar se essas viaturas, maravilhosas na minha humilde concepção, são adequadas para mim.

    A dúvida principal e mais básica é que tipo de viatura comprar: CJ-5, Bandeirante ou Wrangler? Sei que são viaturas completamente distintas e os preços também o são, mas vou enumerar os motivos das minhas dúvidas para que os bondosos possam me dar uma luz.

    Pelo que entendi, os CJ-5 são os mais comuns. Foram produzidos por muito tempo no Brasil e não é difícil encontrá-los por um bom preço. No entanto, seu projeto muito antigo cobra a conta depois. Para que a viatura fique minimamente funcional, seria preciso substituir a suspensão, ou, pelo menos, fazer alguns aprimoramentos importantes, substituir o motor (muito fraco o original), que leva à substituição do câmbiro e da T-case. Com isso, os eixos não agüentam o novo torque e precisam, também, ser substituídos. Acaba não ficando barato, apesar de, na minha opinião, ser o mais bonito dos Jeeps.

    Li que muitos CJ-5 adotam peças da Bandeirantes, que, segundo dizem, são peças robustas e confiáveis, do motor aos eixos, passando pelo câmbio e T-case. Seria uma boa viatura para comprar, sem a necessidade de muitos aprimoramentos, pois, segundo entendi, já viria aprimorada de fábrica. Infelizmente, são viaturas caras e, além disso, desculpem os "Toyoteiros" não são tão bonitas quanto dos Jeeps.

    Finalmente, temos os Wrangler. Pelo que entendi, essas viaturas estão um passo além das demais. Projeto moderno, peças de alta qualidade, motor potente, câmbio e T-case que agüentam o tranco, etc. Além disso, são muito bonitos e muitíssimo mais confortáveis que os outros dois que estamos discutindo. Curiosamente, não são mais caros do que os Toyota, não entendi o porquê. Seria a primeira opção de qualquer um, não fosse por um detalhe: poucos foram importados, então, além do alto preço das peças importadas, ainda são difíceis de encontrar e as peças, mais difíceis ainda.

    Por outro lado, se o objetivo é comprar uma viatura que pode ser aprimorada, que pode ter seu motor e câmbio substituídos, etc, isso também poderia ser feito num Wrangler, não? Quero dizer, se o motor fundir, não se pode colocar um 4.3 V6 da Blazer, que certamente seria muito mais barata? Ou não seria possível adaptar o câmbio. Se é para fazer isso num CJ-5 ou, principalmente, num Bandeirantes, cujo preço é até superior ao do Wrangler, então, por que não fazer num Wrangler? Não entendi nadinha de nada...

    Enfim, gente, como é que se escolhe um entre os três carros citados? Estou doidinho para comprar um (ainda não tenho a grana, só a vontade), pensando, inclusive em vender meu carro do dia-a-dia para ficar só com um Jeep por um tempo, mas não consigo dar o primeiro passo.

    Agradeço a ajuda de todos e peço desculpas pelo livro que acabei de escrever. E olha que eu resumi muito minhas dúvidas...

  • #2
    Usuário Avatar de Sergio Rocha
    Entrada
    26/01/2004
    Local
    Niteroi/RJ
    Idade
    74
    Posts
    6,330
    Agradecimentos: 2
    pelo que vc falou vá de Wrangler.

    []'
    Os cães ladram e a caravana passa.--Ibrahin Sued

  • #3
    Cara, pelo que tu escreveu que quer conforto, um certo grau de luxo, acabamento, passear com família, curtir sem preocupações...... esqueça o CJ.... é um carro muito antigo sem conforto e acabamento nenhum, para deixá-lo encima pouco coisa se aproveita e não é sempre que as adaptações ficam boas. Também não gosto muito da bandeirante, acho cara, com acabamento ruim e barulhenta.

    Eu acho que pra você, que pensa até em trocar o carro por um jipe, a melhor opção é o Troller, se tiver mais grana compre um Wrangler que é O JEEP.

    Também mais barato que isso tem os suzukis, viataras e samurais...

  • #4

    Pois é, mas, por que, exatamente?!

    Obrigado pelas dicas, pessoal. Mas, tendo em vista que eu já me aprofundei no assunto bastante, já gastei meses filosofando, etc, daria para você tentarem explicar melhor? As ponderações que fiz, têm lógica? O Wrangler, além de mais confortável, é, realmente O Jeep? Por que? O que ele tem de melhor nas trilhas do que os outros? Terei problemas demais para encontrar peças? E, se tiver problemas (principalmente daqui a alguns anos), seria razoável pensar em fazer com um Wrangler o que hoje se faz com um CJ?

    Essa minha impressão de que o Bandeirantes é caro demais procede ou é infundado (pelo que vi, um Band 90 tem o mesmo preço que um Wrangler 98)... O Band é mesmo um bom Jeep no que diz respeito a mecânica? Dá para transformar um Band em uma "fera" off-road?

    Ih... mais um livro. Paro por aqui.

    Muitíssimo obrigado pelas informações que vierem!

  • #5
    Cara, pelo que tu escreveu que quer conforto, um certo grau de luxo, acabamento, passear com família
    Na verdade, não estou exigindo muito luxo para passear com a família, mas que iria, com certeza, tratar de deixar o CJ ou o Band o mais ajeitadinho possível, isso eu iria! Mas, nada de carpete ou teto rígido, ar-condicionado ou coisas assim. Simplesmente, pintura sempre retocada, lataria em boas condições, bancos limpos, etc... Mesmo assim, você continua convicto de que o Wrangler seria a melhor opção para mim? Na verdade, eu estava mesmo pensando num Wrangler e já tenho procurado bastante um que já tenha, pelo menos, um pneu maior e a suspensão levantada, mas é difícil...

  • #6
    Usuário Avatar de Sandro Tannuri
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    52
    Posts
    3,917
    Agradecimentos: 0
    Fabio,

    A sua analise esta perfeita, se todo mundo lesse o forum como voce fez antes de gastar dinheiro em porcaria e depois ficar chorando aqui que a Band e desconfortavel, o CV é tosco e o Wrangler é caro de manter esse forum seria muito melhor.

    Vou tentar resumir:

    Se voce quer gastar pouco, gosta de fazer mecânica voce mesmo e não se incomoda de andar num veiculo com 30 anos de uso então compre um CJ.

    Se voce quer um veiculo economico, duravel, bom para expedições, com peças e mecanicos em cada esquina porem caro e desconfortavel para o preço que cobram então compre uma Band.

    Se voce quer conforto no asfalto e na trilha, desempenho no asfalto e na trilha e não se incomoda em gastar mais na manutenção alem de esperar por peças quando quebrar algo mais incomum então va de Wrangler.

    Espero ter ajudado.

    Abraços,
    Sandro Tannuri - Rio de Janeiro-RJ
    Wrangler "ligeiramente" modificado para as trilhas
    Toyota SW4 original por enquanto para viagens e passeios.

  • #7
    Espero ter ajudado.
    Está ajudando.... e muito!! Então, já vi que vou voltar à idéia original, que era comprar um Wrangler.

    Fiz uns cálculos por alto do quanto se gasta para deixar um CJ bom e vi que dá para passar do preço de um Wrangler sem muita dificuldade... Além disso, para piorar, parece que os jeeps não ficam tão bons quanto os Wrangler por um motivo ou outro que eu ainda não consigo entender por ser leigo no assunto 4x4.

    Os Bands, por sua vez, são caríssimos, beirando o ridículo.

    Então, você acha que eu poderia comprar um Wrangler e, se o negócio de peças começar a ficar difícil demais, adaptar algo nele? Ou qualquer coisa que eu consiga encontrar no mercado nacional vai ser pior do que as peças originais? Se for isso, então, a viatura é boa demais!!

    Obrigado!!

  • #8
    Se voce quer conforto no asfalto e na trilha, desempenho no asfalto e na trilha e não se incomoda em gastar mais na manutenção alem de esperar por peças quando quebrar algo mais incomum então va de Wrangler
    Última dúvida: se o Wrangler é melhor no asfalto e na trilha, tanto em conforto quanto em desempenho e, ainda por cima, custa menos do que um Band e, considerando os aprimoramentos necessários para que possam ser comparáveis, menos do que um CJ, então, por que todo mundo que queira ter um jeep mais agressivo não compra logo um Wrangler?????

  • #9
    Citação Postado originalmente por FábioGondim

    Última dúvida: se o Wrangler é melhor no asfalto e na trilha, tanto em conforto quanto em desempenho e, ainda por cima, custa menos do que um Band e, considerando os aprimoramentos necessários para que possam ser comparáveis, menos do que um CJ, então, por que todo mundo que queira ter um jeep mais agressivo não compra logo um Wrangler?????
    Pô cara, num espalha isso senão eles valorizam, e eu ainda não comprei o meu!

    Falando sério, pelo que vc escreveu, vá de Wrangler e seja feliz.

    Emendando o que o Sandro já falou, se existe um projeto que conseguiu aliar desempenho muito satisfatório no asfalto e na trilha, é o Wrangler.
    O único fato que talvez o desabonaria no que vc deseja (passear com a Família) é a ausência de porta-malas. Mas para isso também existem soluções razoáveis, como os racks/boxes da Thule, iguais àqueles que vêm nos "Doblò Adventure Estrada Real".

    Desempenho perfeito para as piores trilhas não existe "de fábrica". Sempre vai precisar de um "up-grade" no jipe, ou um "down-grade" no ímpeto.

    As "adaptações" que vc questiona, claro que são possíveis de se fazer, mas não creio que para um Wrangler isso seria o ideal. Se o medo é falta de peças, lembre-se que ele é (e ainda será) muito vendido nos EUA, então mercado de reposição não será problema por um longo tempo, e importação dos EUA tb não é a coisa mais difícil do mundo. Eu, no máximo, trocaria eixos por nacionais, como os D44 do troller por exemplo.

    Ajudei ou atrapalhei? hehehe

    Sds,

  • #10
    Moderador Avatar de Ronaldo B.
    Entrada
    26/09/2004
    Local
    São Paulo/
    Posts
    10,277
    Agradecimentos: 0
    Fábio,

    A explicação do Sandro diz tudo, mas acho que prá você que está comprando o primeiro 4x4, o ideal é mesmo o CJ e te explico porque.

    1. Na faixa de R$ 15.000,00 você já encontra CJ´s em bom estado e quase prontos para o que você quer.
    2- O investimento inicial é mais baixo que em uma Band ou num Wrangler, se você não gostar ou desisitir, não perde muito na hora da vender o jeep.
    3- A manutenção do CJ e o custo das peças é bem mais barata que de um Wrangler, além da facilidade de encontrar algum mecânico que mexa em CJ se comparado a um Wrangler.

    Eu não optaria em ficar com o CJ como único carro, nesse caso o Wrangler leva vantagem, mas tem que avaliar bem o custo benefício para depois não se arrepender, dá para fazer adaptações no Wrangler, o problema é só o custo e achar quem faça bem feito, tá certo que dificilmente ele quebra, mas quando quebra aí é que o bicho pega.

    Resumindo, vai de CJ, compra um que esteja em bom estado, leva um mecânico que entenda de 4x4 prá verificar a viatura antes da compra, leia muito, mantenha outro carro para o dia a dia nem que seja um Uno Mille e seja feliz, mas não esqueça de considerar outras opções como Samurai, Vitara, JPX, Engesa, etc.. só depende de quanto você quer gastar na compra e depois na manutenção, lembrando que não existe 4x4 econômico e que esse tipo de brinquedo, ao contrário do que alguns falam, é caro sim.

    []´s

  • #11
    Usuário Avatar de Marcelo
    Entrada
    06/05/2003
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    46
    Posts
    1,696
    Agradecimentos: 3
    Fábio,

    Só uma resalva sobre o que você comentou lá em cima, o Ronaldo falou mas não se aprofundou:

    Um CJ para atender os objetivos que você mencinou não é necessária toda essa avalanche de modificações que você citou (motor, câmbio, eixos etc). Se o motor original estiver bom (seja 4 ou 6 cilindros) dá conta do recado fácil. E isso vale o mesmo para o câmbio, reduzida, eixos etc.

    A grande maioria das adaptações que o pessoal faz é para deixar ele mais preparado para trilha, exclusivamente, e não são trilhas leves nem passeios, mas sim das médias para cima.
    No demais, o que você precisa fazer num CJ, que esteja original, ficar do jeito que você deseja é trocar a caixa de direção (colocando uma hidráulica se quiser mais conforto), colocar freio a disco na dianteira, pedaleira suspensa com hidrovácuo e por ultimo, porém não menos importante, pneus (mas isso você terá que fazer com qualquer veículo 4x4). No demais, se o CJ estiver em ordem, não precisa mexer em mais nada de grandes mudanças.

    Leve em consideração também os Samurais/Vitaras. São uma boa pedida para o uso que você pretende, e ainda tem a versão conversível (acho que é a soft-top ).

    [s] ajudados,
    _____________________________
    Marcelo Guereta - Hefestos - 0|||||0
    CJ5: Vortec V6 4.3 + 4L60E + Macrotorque + Full Lock + 37" + Bead-lock + Ekron

  • #12
    O único fato que talvez o desabonaria no que vc deseja (passear com a Família) é a ausência de porta-malas. Mas para isso também existem soluções razoáveis, como os racks/boxes da Thule, iguais àqueles que vêm nos "Doblò Adventure Estrada Real".
    Na verdade, os passeios que eu imagino seriam aqueles em que você vai e volta no mesmo dia, então, porta-malas não seriam problema. No máximo umas mochilas no chão do carro... Eu moro num local de Brasília que, saindo de casa, já há trilhas com cachoeiras. Um monte de gente vem para cá fazer trilhas de jeep e bicicleta. Eu nunca fui, mas dizem que é ótimo... e perto de mim! Rack eu vou instalar, com certeza, pois sou windsurfista e minha pranchinha vai ser levada em algum passeio desses.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade