
Postado originalmente por
fassis
Porque você diz que a SW4 não se sai tão bem no off road quanto a picape hilux?
Pergunto porque minha opinião é exatamente o contrário quando comparamos uma picape e seu equivalente fechado, como no caso da hilux picape X hilux SW4, veja:
- Picape tem entre-eixos maior e traseira relativamente leve. Isso facilita a traseira destracionar
- SW4 tem mais peso na traseira, o que ajuda muito a tração
- O ângulo de saída da SW4 é maior do que o da picape, pois a picape tem mais carroceria atrás dos pneus traseiros, o que reduz seu ângulo de saída
- A SW4 tem tração integral permanente com diferencial central, além da opção de 4x4 HI com diferencial central bloqueado e 4x4 reduzida com diferencial central bloqueado. No lugar da tração integral permanente da SW4, a picape tem a opção de 4x2 (nas outras duas opções elas se equivalem). Pois bem, o 4x4 permanente da SW4 com diferencial central atuando permite que ela aproveite o 4x4 em pisos de alta aderência (asfalto), mas também é útil em situações off road (exemplo estrada de cascalho, onde a tração nas 4 com diferencial central funcionando, manteria as 4 rodas tracionando aumentando estabilidade em curvas - nessa mesma situação a picape tenderia a sair de traseira se estiver em 4x2 e, se a picape usar o 4x4, já que não tem diferencial central, nas curvas o eixo dianteiro gira mais que o traseiro, nessa situação um dos dois vai arrastar, porque não tem diferencial central. O traseiro vai arrastar porque é mais leve que o dianteiro, fazendo com que a picape saia de traseira, mesmo em 4x4)
- Pelo fato da SW4 ser mais curta que a picape hilux, fica muito mais fácil fazer manobras em espaços apertados no off road
- Pelo fato da SW4 ter entre-eixos mais curto que a picape hilux, fica mais difícil ela ficar agarrada em lombadas/barrancos/etc
- A suspensão traseira da picape hilux usa feixe de molas e é projetada para carregar uma tonelada, enquanto a hilux SW4 tem suspensão traseira com molas espirais. Como a picape é projetada para maior carga, a suspensão tem que ser mais dura e, consequentemente, trabalha menos, aumentando o risco de fazer o "X" e uma das rodas ficar no ar
Mesmo sabendo que o uso off road não é prioridade dos donos de hilux nem de SW4, não há a menor dúvida de que a hilux SW4 se sairá melhor no off road do que a hilux picape. Ao menos é a minha opinião.