x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 21
  • #1
    Usuário
    Entrada
    23/09/2011
    Local
    teresina/PI
    Idade
    33
    Posts
    43
    Agradecimentos: 0

    4x4 da s10 maxion




    Olá galera do fórum,

    Já tem um pempo que eu postei um tópico, pra esclarecer minhas duvidas sobre um problema no 4x4 da minha s10, só que alguns imprevistos ocorreram e eu não pude ajeitar, só que há 3 dias mandei ajeitar umas peças da suspenção (braço pitman, terminais de direção, etc) por causa de uma folga, e aproveitei que a picape estava encima de um macaco, com os peneus sem contato com o solo e fiz um pequeno teste, acionei a 4x4 naquele botão seletor, que fica no painel, engatei a primeira e desci do carro para conferir. Pelo que eu pude ver, o problema nao aparenta ser caixa de transferencia, pois tanto o cardâ trazeiro quanto o dianteiro, estavam em movimento, assim como as rodas trazeiras, mas as rodas dianteiras estavam paradas, livres. Já me disseram que pode ser a RL que nao está engatando, mas não sei nem o que é RL. Também quando solto a embreagem com a 4x4 ligada ela faz um estalo, parecido com o estalo de quem tem o pé pesado, só que bem mais forte e mais alto, parece uma batida de duas barras de ferro. Se alguem souber o que é isso por favor me diga.

    Eduardo Coutinho.

  • #2
    o cardã gira ??? se gira e as rodas naum pode conferir se tein ponta de eixo nela !! aki na minha cidade medianeira PR q naum tein off-road naum ha lugar q se use um 4x4 o povo vem e manda tira as pontas de eixo ou o cardã !! mas confere ae !! sei la !! eu nunca tirei de nenhuma pick-up mas ja peguei ranger na oficina sem cardã !! faze oq !! o povo fala q tirão as pontas de eixo tmb !! pra deixa mais leva pra andar mais !! mas nun intendo mto de 4x4 da s-10 !!
    Ford F-1000 1992 D-229 3.9 !!
    Ford F-1000 1994 Td-229 3.9! Na subida, paciência. Na descida .. Da licença !!
    Omega CD 2005 3.6 272 Cv

  • #3
    Usuário
    Entrada
    23/09/2011
    Local
    teresina/PI
    Idade
    33
    Posts
    43
    Agradecimentos: 0
    ponta de eixo!?? vo levar uma facada de uns r$800,00, mas ja é uma possibilidade. será que n é alguma coisa entre o cardâ dianteiro e o diferencial? pq o cardâ gira de boa, mas os peneus nao

  • #4
    se o cardã gira. pinhão gira. se o pinhao gira tein q haver lubrificação e para isso precisa da caixa de satelite pois se naum os rolamentos do pinhao fundem !! por falta de oleo . esperiementa abrir a tampa !! do dif amanha !! domingão !! de manha cerviginha chave biela 10 e boa só guarda o oleo !!
    Ford F-1000 1992 D-229 3.9 !!
    Ford F-1000 1994 Td-229 3.9! Na subida, paciência. Na descida .. Da licença !!
    Omega CD 2005 3.6 272 Cv

  • #5
    Usuário Avatar de Carlos A. C. Azevedo
    Entrada
    27/02/2009
    Local
    Ananindeua/PA
    Posts
    2,684
    Agradecimentos: 2
    Eduardo, pode ser a RL não, são elas, é o unico mecanismo que faz a ligação do diferencial pras rodas, só resta saber se na tua S10 ai é automatica, creio que sim, ou manual, com o cubo das rodas da frente gigante, ai qualquer coisa, é só tu comprar um par de RL manual e nunca mais terá problema de engate, claro, sempre que precisar tem descer do carro antes e engatar em cada roda, mas isso é coisa de costume..
    Ex - L200 Sport HPE 2005

  • #6
    Usuário Avatar de Daniel.Shimomoto
    Entrada
    30/01/2009
    Local
    Garça/SP
    Idade
    45
    Posts
    1,660
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por eduardocoutinho Ver Post
    Olá galera do fórum,

    (...) acionei a 4x4 naquele botão seletor, que fica no painel, engatei a primeira e desci do carro para conferir. (...) tanto o cardâ trazeiro quanto o dianteiro, estavam em movimento, assim como as rodas trazeiras, mas as rodas dianteiras estavam paradas, livres. (...)

    Eduardo Coutinho.
    99,9% de certeza que são as rodas livre que foram para o espaço. Aliás corrigindo...A (singular) roda livre. A S10 só tem uma.

    Verifica. Se o cardã dianteiro gira fazendo força, levando movimento de verdade para o diferencial (e não apenas o movimento inercial), o problema mora na roda livre.

    A roda livre, no caso da S-10 fica na semi-arvore mais longa e se não estou errado, pelo que li em algum lugar tem um cabo de aço que leva a um diafragam de vácuo. Muitos problemas são resolvidos arrumando "o vácuo" de acionamento da RL.

    Dê uma lida neste forum: s10 só traça empur. a valvula prox.do filtro de ar

    O estralo...bem esse dai é mais complicado Não arrisco dizer nada. Pode ser uma coisa de simples solução, pode ser outra mais complexa...

    Abs!!!
    Ford F-1000 XLT 4x4 1998/1998 - BF Goodrich A/T 31x10.5 e RL AVM - "Efão"
    VW Fusca 1983 - 1600 - "Galaxie 500"
    Ex. Ford Ranger XLT 3.0 - "Centenária"

  • #7
    Usuário Avatar de Daniel.Shimomoto
    Entrada
    30/01/2009
    Local
    Garça/SP
    Idade
    45
    Posts
    1,660
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Carlos A. C. Azevedo Ver Post
    Eduardo, pode ser a RL não, são elas, é o unico mecanismo que faz a ligação do diferencial pras rodas, só resta saber se na tua S10 ai é automatica, creio que sim, ou manual, com o cubo das rodas da frente gigante, ai qualquer coisa, é só tu comprar um par de RL manual e nunca mais terá problema de engate, claro, sempre que precisar tem descer do carro antes e engatar em cada roda, mas isso é coisa de costume..
    Carlos,

    Dê uma olhada aqui no fórum. Não existe RL manual para a S10 nem no catalogo da AVM porque a S10 só tem uma UNICA roda livre. É o sistema mais estupido possivel.

    Roda Livre já é um atraso de vida, um atavismo desnecessário com as modernas caixas de transferência de corrente atuais, uma UNICA roda livre que permite que todo o conjunto de satélites gire (considerando que uma semi arvore gira e a outra não), tudo para deixar a coroa, pinhão, cardã dianteiro e uma parte da CT paradas...convenhamos, a equipe que projetou isso deveria entregar os diplomas de volta para a faculdade de engenharia, tamanha a burrice da coisa.

    Abs!!!
    Ford F-1000 XLT 4x4 1998/1998 - BF Goodrich A/T 31x10.5 e RL AVM - "Efão"
    VW Fusca 1983 - 1600 - "Galaxie 500"
    Ex. Ford Ranger XLT 3.0 - "Centenária"

  • #8
    Usuário
    Entrada
    23/09/2011
    Local
    teresina/PI
    Idade
    33
    Posts
    43
    Agradecimentos: 0
    Francescolli, o óleo dos dois diferenciais, caixa de marcha e caixa de transferencia ja foram trocados, mas valeu a dica. Quanto à RL, é automatica, vou mandar meu mecanico verificar as mangueiras de vácuo que existem nesse motor, e testar a 4x4 novamente, se n funcionar, vou ter que verificar a RL em sí. Queria saber uma estimativa de preço de uma RL nova e se alguem conhece algum fornecedor de peças para o nordeste, queria agradecer também ao Carlos e ao Daniel, valeu galera.


    Eduardo Coutinho

  • #9
    Usuário
    Entrada
    23/09/2011
    Local
    teresina/PI
    Idade
    33
    Posts
    43
    Agradecimentos: 0
    Daniel, dei uma conferida no link do forum q vc postou, dica mt boa, mas como o cara fez pra "auxiliar a válvula proxima do filtro de ar" e assim acionar a tração?

    Ele cita assim: "ao acionar a tração da s10, ela movimenta o cardan,mas o diferencial dianteiro não gira (veiculo no elevador),auxiliando a valvula proxima do filtro de ar ela traça e reduz normalmente, e colocando4x2 ela volta ao normal mas 4x4 tem dá uma ajudinha.Será que o vacuo não é suficiente... alguem me tem alguma dica? desde já muito obrigado".

  • #10
    Usuário
    Entrada
    23/09/2011
    Local
    teresina/PI
    Idade
    33
    Posts
    43
    Agradecimentos: 0
    só pra exclarecer, minha s10 é 99, e de lá pra cá os mecanismos continuam os mesmos?

  • #11
    Usuário Avatar de Carlos A. C. Azevedo
    Entrada
    27/02/2009
    Local
    Ananindeua/PA
    Posts
    2,684
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Daniel.Shimomoto Ver Post
    Carlos,

    Dê uma olhada aqui no fórum. Não existe RL manual para a S10 nem no catalogo da AVM porque a S10 só tem uma UNICA roda livre. É o sistema mais estupido possivel.

    Roda Livre já é um atraso de vida, um atavismo desnecessário com as modernas caixas de transferência de corrente atuais, uma UNICA roda livre que permite que todo o conjunto de satélites gire (considerando que uma semi arvore gira e a outra não), tudo para deixar a coroa, pinhão, cardã dianteiro e uma parte da CT paradas...convenhamos, a equipe que projetou isso deveria entregar os diplomas de volta para a faculdade de engenharia, tamanha a burrice da coisa.

    Abs!!!
    HEHEHE foi mal Daniel, pensava que era como nos carrinhos comuns que dava pra colocar uma RL manual sem problemas.
    Sobre o que tu falou de deixar o sistema parado, não seria o caso pra não gerar tanto desgaste enquanto não tá usando ou eu não entendi?


    Eduardo, acho que ele nesse empurrão ai, tampava o furo que tinha na mangueira ou coisa assim. Antes de procurar a roda livre, leva pra trocar todas as mangueiras da RL, pode ser que alguma teja furada que nem o caso desse cara ai.
    Ex - L200 Sport HPE 2005

  • #12
    Usuário Avatar de Daniel.Shimomoto
    Entrada
    30/01/2009
    Local
    Garça/SP
    Idade
    45
    Posts
    1,660
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Carlos A. C. Azevedo Ver Post
    HEHEHE foi mal Daniel, pensava que era como nos carrinhos comuns que dava pra colocar uma RL manual sem problemas.
    Sobre o que tu falou de deixar o sistema parado, não seria o caso pra não gerar tanto desgaste enquanto não tá usando ou eu não entendi?


    Eduardo, acho que ele nesse empurrão ai, tampava o furo que tinha na mangueira ou coisa assim. Antes de procurar a roda livre, leva pra trocar todas as mangueiras da RL, pode ser que alguma teja furada que nem o caso desse cara ai.
    Carlos,

    Na verdade o principio da roda livre começou nos Jeeps pois a caixa de transferência era do tipo de engrenagens pesadissimas e os motores, fracos.

    Há o argumento de reduzir desgaste e consumo mas teoricamente o desgaste nao existe pois o sistema não faz força quando desligado e nas CT's modernas o consumo adicional é irrelevante (a Ranger com e sem roda livre não apresenta diferença de consumo de diesel.

    Dê uma olhada na diferença! A Dana 18 é do Jeep (a que tem engraenagens) e a outra, de corrente é a Borg Warner 1356 da F-1000

    Abs!!!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos 4x4 da s10 maxion-dana_18_underside_open.jpg   4x4 da s10 maxion-109_0952.jpg  
    Ford F-1000 XLT 4x4 1998/1998 - BF Goodrich A/T 31x10.5 e RL AVM - "Efão"
    VW Fusca 1983 - 1600 - "Galaxie 500"
    Ex. Ford Ranger XLT 3.0 - "Centenária"

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. maxion 2.5 x maxion 2.8
      Por everton boeira no fórum Ford
      Respostas: 14
      Última resposta: 23/02/2013, 09:30
    2. JPX 94 2.5 Maxion.
      Por Beto no fórum Vendem-se Veículos
      Respostas: 23
      Última resposta: 27/01/2011, 16:50
    3. Maxion ou Sprint?
      Por Vinícius P. no fórum Engesa, Camper e Marruá
      Respostas: 66
      Última resposta: 19/04/2009, 11:08
    4. maxion 2.5 ranger 98 4x4
      Por mderto no fórum Ford
      Respostas: 10
      Última resposta: 24/01/2007, 18:44
    5. MAXION
      Por MOCA no fórum Ford
      Respostas: 72
      Última resposta: 28/02/2006, 23:41

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade