x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 21
  • #1

    S10 com 235/85 R16?




    Gostaria de agradecer a todos, neste meu primeiro acesso, pelas boas idéias e dicas neste forum. Fico especialmente feliz com todos que contribuiram sobre o tema de suspensão e pneus para a S10, que realmente é o ponto fraco da caminhonete.

    Nos próximos dias vou experimentar a idéia do Bianor (o "batente ativo" - http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=3029). Me parece interessante.

    Àqueles interessados em molas de borracha, vale a pena dar uma olhada no site http://www.timbren.com/ Alguém já experimentou? Cada par custa US$150. Por enquanto, tento os batentes da pickup Corsa, que custaram R$13 cada...

    Ah, e agora para a eterna questão de pneus:

    Como muitos no forum, gostaria de colocar os pneus de 31 polegadas da BFGoodrich, mas alguns já indicaram que ele é bastante problemático. Gostaria de saber se as 2 polegadas ganhas com um body lift ou kit de suspensão resolve?

    Pessoalmente, prefiro um pneu mais alto, mas não necessariamente mais largo. Por isso, pergunto se alguém já experimentou com o tamanho 235/85 R16? Ou seria o 30x9.5/15 o maior pneu que definitivamente não é problemático na S10?




    Aqui seguem algumas relações de diâmetro e largura que calculei usando os sites: http://www.car-videos.com/info/tirespecs.asp e http://www.bfgoodrichtires.com/asset...rain_ta_kd.pdf

    tudo em polegadas (sorry):

    ---- pneu --- diâmetro ---largura
    225/75/15 --- 28.3"
    235/75/15 --- 28.9" --- 9.1"
    265/70/15 --- 29.6"
    30x9.5/15 --- 29.5" --- 9.5"
    31x10.5/15 --- 30.7" --- 10.5"

    235/85/16 --- 31.7" --- 9.3"

    Agradeço antecipadamente as opiniões.
    Daniel

  • #2
    Caro Danon,

    O maior problema na S10 não é o diâmetro dos pneus, mas sim a largura. Os pneus 31x10,50 cabem sem maiores modificaçoes, já usei na minha sem body lift.

    Atualmente estou rodando com 33x12,50 na traseira e 31x10,50 na dianteira, com o Body Lift de 3''. O problema é que não existem rodas com off set apropriado para instalar pneus grandes e largos na S10........

    Eu acho que esse pneu 235/85 R16 caberá sem problemas na S10 sem a necessidade de body lift, só apertando as barras de torção e colocando jumelos maiores na traseira deve resolver. Mas sempre lembrando que apertar as barras de torção para ganhar altura na dianteria tem algumas desvantagens......... tem que pensar pra ver o que compensa.

  • #3
    Claudio, a princípio, pensei como você: a largura de 10.5" do 31 é o fator que causa problemas na S10. Me lembrava que há muitos anos a BFG fabricava um 31x9.5, o que talvez seria ideal, mas este não existe mais. Hoje, só vejo um 33x9.5R15. No passado, já tive um Jeep com os BFG 33x12.5 R15, mas para mim as desvantagens (consumo, drag, inércia, custo de modificações, problemas imprevisíveis das modificações) contrapesam negativamente para um veículo de uso diário.

    Se fosse possível sem modificar a S10 com um body lift ou kit de suspensão, estava considerando o uso de rodas de 16".

    As desvantagem é que há menos escolha de pneus em rodas 16, sem dúvida.

    A vantagem é que o 235/85 R16 (que é um pneu de 31" diâmetro e 9.5" de largura) efetivamente levantaria a altura da diferencial pelo menos 2" comparado com um 235/75 R15...talvez sem raspar no chassis.

    Daniel

  • #4
    Daniel,

    Dá pra colocar os pneus 31x10,50 sem muitas modificações sim, eu já usei na minha e vejo várias S10 rodando com 31 aqui em porto alegre.

    Te aconselho a procurar um jogo de pneus 31 com meia vida, pra não gastar muito, e instala na S10 pra ver como fica. Aí então tu faz as modificações necessárias para não raspar.

    Na traseira é uma barbada, serviço de 30 min em um moleiro ou então substitui os jumelos por outros maiores, tb é barato.

    Na frente tu aperta as barras de torção, faz cambagem e alinhamento e aí vê como fica......Se a suspensão ficar muito dura e sem curso dá pra inverter a posição dos pivôs superiores que ganha uns cm de altura.


    E uma pergunta: Tu mencionou um pneu na medida 33x9,5 R15 !!!???

    Isso existe mesmo??? Eu nunca vi..... Se existir quero um jogo para a minha S10..... Era a medida que eu precisava...

    Abraços.

  • #5
    DanOnTuba, Legal o site da Timbren o batente da pick-up Corsa é bem mais em conta mas estes parecem mais eficientes. Por aqui onde voce acha os Timbren por aqui?

  • #6
    Claudio, Obrigado pelas dicas. Já "maximizei" a suspensão dianteira na barra de torção, mas ainda vou investigar a sua dica dos pivôs. Sim, pelo menos nos EUA existe o BF Goodrich na medida 33x9.5 R15. (veja link acima) Tenho lido que há demanda por este pneu, alguns argumentam que seu desempenho é até melhor na lama e na neve do que o 33x12.5...

    Bionor, as "molas de borracha" timbren usadas para auxiliar a suspensão original parecem boas. A companhia desenvolve a tecnologia há 30 anos. Estou curioso também. Não creio que há revendedor no Brasil, assim teriamos que comprar diretamente. Teria mais comentários sobre o seu batente? Está funcionando bem? Teria algum efeito negativo para relatar?
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos S10 com 235/85 R16?-tj2000front_1__127.jpg  

  • #7
    OK o batente funciona bem até hoje, apenas dou um giro de vez em quando para evitar desgaste desigual na extremidade de contato pois a do batente é plana e a do braço da suspensão e curvo. Mas posso afirmar que funciona muito bem.
    A proposito do que voce me mostrou estou interessado em investigar se eu colocar um batente de um material mais duro no que vai acontecer.
    Lembrando que a ideia do batente me ocorreu depois de olhar a "novidade da Ranger 2005 que tem um igualzinho.
    Sds

  • #8
    talvez seria mais útil colocá-los em outro tópico, mas em anexo segue o manual da timbren. a "mola" dianteira do kit é de 2.75" (note o adaptador) e a treseira é de 3.75". Mas eles fabricam centenas de medidas maiores.
    S10 com 235/85 R16? Arquivos Anexos

  • #9
    Usuário
    Entrada
    02/03/2004
    Local
    Brasília/DF
    Posts
    2,622
    Agradecimentos: 0
    Eu tive uma S10 que coloquei os 265 75 R15... ficaram bem legais... só com isso aumentou muito o centro de gravidade e ela perdia muita estabilidade em curvas...

  • #10
    Prezado lembrei que eu fui no salão do automóvel e vi uma Blazer blindada, como é muito pesada a solução dos caras foi adaptar um Air Bag, mola a ar, na suspensão dianteira, segue as fotos para voce ver como ter dinheiro sobrando facilita as coisas.
    Sds
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos S10 com 235/85 R16?-air_bag_frente_159.jpg   S10 com 235/85 R16?-airbag_trazeira_980.jpg   S10 com 235/85 R16?-air_bag_cima_596.jpg   S10 com 235/85 R16?-air_bag_detalhe_637.jpg  

  • #11
    Belas fotos, obrigado. Eu acharia uma opção legal, se não fosse o preço.

    Liguei para o pessoal da maxijet aqui em SP http://www.maxijet.com.br/ e um par de bolsas está saindo por 1800 dinheiros locais (este é o preço do esquema mais básico sem compressor e mangueiras, etc) - não inclui a instalação.

    A vantagem principal do sistema é poder regular a pressão e compensar por uma carga maior. A desvantagem é a possibilidade de uma ruptura.

    Pessoalmente, acho que o cálculo de custo/benefício favorece as molas de borracha timbren, saindo por 375 reais o par (ou no "batente ativo Bianor")

  • #12
    Citação Postado originalmente por DanOnTuba
    Liguei para o pessoal da maxijet aqui em SP http://www.maxijet.com.br/ e um par de bolsas está saindo por 1800 dinheiros locais
    Tem certeza? Nos compramos dessas bolsas na Maxijet por R$80,00 a pouco mais de um ano atrás... A mais cara custava R$180,00.
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade