Olá amigos, li a explanação do Sander sobre sua intenção de adqürir uma nova pik-up. Li também, para meu desgosto, a avalanche de críticas à S10. Não façam isto (rs) a nova até que está "boazinha" para sua idade. Eu, que procurei tanto, acabei comprando ela. Contudo, na época, às opções não eram lá essas coisas.
Havia a nova Nissam, mas a pobre da minha filha viu seus joelhos pararem nas orelhas tamanho era o aperto nos bancos de trás. Sem falar naquela ridícula alavanca de câmbio do outro lado do sol nascente. A L200 nova ainda não havia sido lançada e a Ranger também padecia da falta de espaço atrás. Quando a família viu a S10 (toda bonitinha, modelo Executive, 4x4, 2.8CD/TD, gamaram. Eu ainda fiquei desconfiado com a baixa altura e os "recados" que vários colegas me davam sobre a decantada fragilidade da suspensão. E, realmente, tive que voltar à concessionária logo depois de uma ida à Mauá/RJ (região serrana). A "bicha" rangia algo na frente quando se esterçava o volante. Após três concessionárias - todas me dizendo que era isso mesmo - consegui uma indicada por um amigo. (detalhe - a indicação veio de dentro da concessionária, porque às outras não indicavam suas prórprias oficinas).
Era um peça da suspenção dianteira que, segundo o técnico, havia vindo fora do "padrão". E reparem que minhas "trilhas" se assim posso chamar, pode-se fazer com carrinho de rolimãs.
Bem, o que eu gostaria de saber foi o que eu li a respeito de se melhorar a drigibilidade dela.
Um colega participante lembrou que é possível instalar amortecedores Bilsten. Onde posso achá-los? Preciso fazer alguma modificação?
Os penus originais acentuaram a baixa altura da pik-up em relação ao solo. Suas medidas são, 235/7/16. Com essas medidas ficam de fora bons pneus "meio termo" e com boa tração. Mas, com as medidas do conjunto reserva, 235/75/15 a coisa muda. então a pergunta> Posso trocar as rodas originais pelas medidas do conjunto reserva sem efeitos danosos à suspenção e perda relevante na eficiência dos freios?
Outro particpante também disse que instalou um diferencial autoblocante (ao que parece a S10 deixou de usar desde 1995). Então, é possível instá-lo? Compensa os custos? É muito caro? Aqui no Rio há boas oficinas para isto?
Grato a quem puder ajudar.