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  • #1

    Desativar 4x4 da S10




    Boa noite pessoal,eu sou novo por aq e gostaria q me ajudassem a solucionar um grande problema...eu possuo uma s10 cab. dupla turbodiesel 4x4 2002 e desde q adquiri essa pick-up o 4x4 nunca me deixou em paz,sempre deu problema,e como eu precisava dele sempre gastei uma nota preta p arrumá-la...mas como hoje eu n uso mais o 4x4 e o mesmo precisa de manutenção (precisa trocar o semi-eixo por causa de desgaste , a tulipa por desgaste e aquela peça de borracha do vácuo q fica embaixo do filtro de ar) e como sei isso vai me custar uma boa grana,eu queria desativar o 4x4...Alguem já fez isso ou sabe como eu possa fazer isso??? Eu n queria coisas tipo soldar ou cortar pq futuramente talvez precise do 4x4 e aí teria q ativá-lo novamente....e então pessoal,como eu faço p desativar o 4x4 sem precisar me preocupar com rolamentos,retentores,semi-eixo,tulipa???

    Fico no aguardo!!!

    Hugo

  • #2
    tenho uma s10 CD 4x4 ano 2000 e concordo que o sistema da muitos problemas, o daqui de casa rasgou o atuador de vácuo(peça de borracha abaixo do filtro de ar) e como de la pra ca nunca precisei o usar o 4x4, deixei assim mesmo.

    no seu caso, pelo que eu entendi, vc quer desativar todo o sistema para evitar o desgaste das peças certo? se for esse o caso, já adianto que o sistema da s10 possui roda livre automática a vácuo(bomba de vácuo ligado ao atuador de vácuo q dele sai um cabo de aço e vai até o diferencial dianteiro).

    o melhor na minha opniao é deixar como esta, caso alguma peça ja esteja com defeito, continue usando a s10 normalmente e no dia q vc precisar do sistema, leve a um mecanico e repare o defeito.

  • #3
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    Simples, troca a S-10 4x4 por uma 4x2 e ainda sobra troco!
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #4
    Citação Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    Simples, troca a S-10 4x4 por uma 4x2 e ainda sobra troco!
    X2... 4x4 pra quem não quer a "mardição será marígrina"
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #5
    Boa...até já pensei nisso,mas vai q depois eu resolva ir pescar lá p MT,daí vou ter q trocar p 4x4 denovo....e pensando bem o troco n é tanto assim...mas valeu a dica!!

  • #6
    Citação Postado originalmente por DiEgOsEiChIrLz Ver Post
    tenho uma s10 CD 4x4 ano 2000 e concordo que o sistema da muitos problemas, o daqui de casa rasgou o atuador de vácuo(peça de borracha abaixo do filtro de ar) e como de la pra ca nunca precisei o usar o 4x4, deixei assim mesmo.

    no seu caso, pelo que eu entendi, vc quer desativar todo o sistema para evitar o desgaste das peças certo? se for esse o caso, já adianto que o sistema da s10 possui roda livre automática a vácuo(bomba de vácuo ligado ao atuador de vácuo q dele sai um cabo de aço e vai até o diferencial dianteiro).

    o melhor na minha opniao é deixar como esta, caso alguma peça ja esteja com defeito, continue usando a s10 normalmente e no dia q vc precisar do sistema, leve a um mecanico e repare o defeito.
    Olá Diego,tudo bem??? Mas sabe qual é o problema,para eu continuar a usar do jeito q está ainda vou ter q trocar o semi-eixo,rolamento e retentor do semi-eixo e tb a tulipa q está com o frezado gasto,só aí acho q vai uns R$1400,00 sem contar mão de obra....é por isso q eu queria dar um jeito de isolar tudo.....

  • #7
    Usuário Avatar de Denilsom
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    4x4

    Colega eu tambem tenho uma s10 4x4 Não eliminava nunca o 4x4 se vc não tem nessecidade troca ela por uma 4x2 ainda sobra dinheiro agora ela 4x4 tem seu valor ja passei por situação em estrada de terra seca que se fosse 4x2 tava lá ate hoje, muita genta reclama so sistema da s10 é porque não sabe usar,é muito melindroso, aprendi com um mecanico amigo meu vc deve acionar ele pelo menos uma vez por mes, eu faço isso em plena reta com pista seca, pois tem reles eletrico que quando sem uso travam tem o vacuo que resseca a borracha.




    Citação Postado originalmente por lokoporv8 Ver Post
    Boa noite pessoal,eu sou novo por aq e gostaria q me ajudassem a solucionar um grande problema...eu possuo uma s10 cab. dupla turbodiesel 4x4 2002 e desde q adquiri essa pick-up o 4x4 nunca me deixou em paz,sempre deu problema,e como eu precisava dele sempre gastei uma nota preta p arrumá-la...mas como hoje eu n uso mais o 4x4 e o mesmo precisa de manutenção (precisa trocar o semi-eixo por causa de desgaste , a tulipa por desgaste e aquela peça de borracha do vácuo q fica embaixo do filtro de ar) e como sei isso vai me custar uma boa grana,eu queria desativar o 4x4...Alguem já fez isso ou sabe como eu possa fazer isso??? Eu n queria coisas tipo soldar ou cortar pq futuramente talvez precise do 4x4 e aí teria q ativá-lo novamente....e então pessoal,como eu faço p desativar o 4x4 sem precisar me preocupar com rolamentos,retentores,semi-eixo,tulipa???

    Fico no aguardo!!!

    Hugo
    Defender 110 96
    Rural 4x4 76 Maxion 2.5




  • #8

    Desativar tração 4x4, roda livre à vácuo.

    Citação Postado originalmente por lokoporv8 Ver Post
    Boa noite pessoal,eu sou novo por aq e gostaria q me ajudassem a solucionar um grande problema...eu possuo uma s10 cab. dupla turbodiesel 4x4 2002 e desde q adquiri essa pick-up o 4x4 nunca me deixou em paz,sempre deu problema,e como eu precisava dele sempre gastei uma nota preta p arrumá-la...mas como hoje eu n uso mais o 4x4 e o mesmo precisa de manutenção (precisa trocar o semi-eixo por causa de desgaste , a tulipa por desgaste e aquela peça de borracha do vácuo q fica embaixo do filtro de ar) e como sei isso vai me custar uma boa grana,eu queria desativar o 4x4...Alguem já fez isso ou sabe como eu possa fazer isso??? Eu n queria coisas tipo soldar ou cortar pq futuramente talvez precise do 4x4 e aí teria q ativá-lo novamente....e então pessoal,como eu faço p desativar o 4x4 sem precisar me preocupar com rolamentos,retentores,semi-eixo,tulipa???

    Fico no aguardo!!!

    Hugo
    Olá Hugo.

    É só remover o cardan dianteiro e o módulo 4WD(caixa preta, atrás do rádio lado esquerdo nas Ranger, o da direita é do GEM). O sistema a vácuo pode ficar como está.

    Anthon
    4X4 Brasil Razão: Aprender e ensinar.

  • #9
    Citação Postado originalmente por Denilsom Ver Post
    Colega eu tambem tenho uma s10 4x4 Não eliminava nunca o 4x4 se vc não tem nessecidade troca ela por uma 4x2 ainda sobra dinheiro agora ela 4x4 tem seu valor ja passei por situação em estrada de terra seca que se fosse 4x2 tava lá ate hoje, muita genta reclama so sistema da s10 é porque não sabe usar,é muito melindroso, aprendi com um mecanico amigo meu vc deve acionar ele pelo menos uma vez por mes, eu faço isso em plena reta com pista seca, pois tem reles eletrico que quando sem uso travam tem o vacuo que resseca a borracha.
    X2! isso vale pra Ranger também. Aqui em BH tem várias ruas que com chuva nenhuma picape 4x2 sobe. Alias, um dessas ruas fica ao lado da minha casa.
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #10
    Pois é Denilson,pensando vc tem mesmo razão,eu tava aqui lembrando de tanto sufoco q o 4x4 ja me tirou,aq tem muita areia fofa e no verão a poeira vira lama...mas como mudei de ramo de trabalho agora quase n frequentos mais estradas de chão,trocar de carro fica fora de cogitação pq gosto muito desse carro,pra dizer a verdade é o carro q mais tempo ficou na minha mão....Essa de acionar o 4x4 de vez em qd eu já sabia e sempre fiz isso mais q uma vez por mês,mas agora q o sistema da s10 é problemático isso é verdade!!! O jeito e botar a mão no bolso e consertar tudo mais uma vez....Valeu a opinião!!!

    Citação Postado originalmente por Denilsom Ver Post
    Colega eu tambem tenho uma s10 4x4 Não eliminava nunca o 4x4 se vc não tem nessecidade troca ela por uma 4x2 ainda sobra dinheiro agora ela 4x4 tem seu valor ja passei por situação em estrada de terra seca que se fosse 4x2 tava lá ate hoje, muita genta reclama so sistema da s10 é porque não sabe usar,é muito melindroso, aprendi com um mecanico amigo meu vc deve acionar ele pelo menos uma vez por mes, eu faço isso em plena reta com pista seca, pois tem reles eletrico que quando sem uso travam tem o vacuo que resseca a borracha.

  • #11
    Valeu a ajuda Anthon...mas acho vou consertar mesmo,é o jeito...




    Citação Postado originalmente por Anthoniusnikos Ver Post
    Olá Hugo.

    É só remover o cardan dianteiro e o módulo 4WD(caixa preta, atrás do rádio lado esquerdo nas Ranger, o da direita é do GEM). O sistema a vácuo pode ficar como está.

    Anthon

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