x
Convex Datacenter
Página 1 de 8 12345678 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 95
  • #1
    Usuário Avatar de cthorell
    Entrada
    11/02/2004
    Idade
    44
    Posts
    15
    Agradecimentos: 0

    4x4 não engata na S10




    Olá pessoal,

    Estou com um problema no acionamento da 4x4 HI no meu jipe, que tem motor e transmissão da s10 98. Acontece que a 4x4 HI não engata mais, somente 4x2 e 4x4 LOW (reduzida). Ao acionar a 4x4 HI no interruptor, ouço um barulho do motor elétrico da caixa de transferência porém não dá o 'clank' típico de quando engata a tração (como se alguma coisa estivesse trancando o motor ou se ele já estivesse na posição correta). Caso eu esteja em 4x4 LOW e acione 4x4 HI, ele passa direto para 4x2...
    Minha primeira suspeita foi o módulo de controle da tração, porém fiz a substituição por outro (usado) e o problema continua o mesmo. Conversando com um técnico da concessionária Chevrolet, ele falou que o problema poderia ser ou no módulo, ou no motor, que envia sinais para o módulo informando a posição do garfo.

    Alguém ja teve problema semelhante? Alguém teria o esquema elétrico da caixa de transferência da s10 ou saberia me explicar melhor o funcionamento dela?

    Ja ouvi falar de problemas de acionamento da 4x4 devido à falta de vácuo para acionar a roda livre, o que não é o meu caso pois uso a roda livre original do jipe.

    Abraços,
    Cláudio

  • #2
    Junto ao motor deve existir um conjunto de chaves, que informa ao módulo de controle qual posição esta a CT (4x2, 4x4H, ou 4x4L). De acordo com as informações que vem dessa chave e a seleção feita nos botões de controle no painel, o modulo determina quando ligar ou desligar o motor bem com o sentido de rotação.
    Provávelmente, o problema esteja nessa chave. (switch position)
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #3
    Banido Avatar de ojaneri
    Entrada
    01/07/2004
    Idade
    42
    Posts
    1,945
    Agradecimentos: 0
    Se fosse roda livre nao engataria a reduzida.

    Faça o seguinte, tire o motor eletrico e com um alicate posicione no modo 4x4. Se nao me engano as posições são 9 horas - 4x2 , 12 horas - 4x4HI e 15 horas - 4x4LOW. Se engatar a 4x4 manualmente e funcionar, cheque o modulo de controle. Senao pode ser o engate na caixa de transferencia que nao esteja travando em 4x4 HI.

  • #4
    Usuário Avatar de cthorell
    Entrada
    11/02/2004
    Idade
    44
    Posts
    15
    Agradecimentos: 0
    Obrigado pelas dicas!

    Retirei o motor elétrico e consegui acionar manualmente o engate da 4x4, ou seja, o problema não é mecanico... O interessante é que ele passa direto pela posição 4x4 HI, que é a intermediária (aquelas posições que vcs me passaram estão corretas).
    Fiquei com duas alternativas, ou o problema é no módulo ou no sensor de posição. O sensor de posição é uma peça de plástico lacrada e eu não tenho ideia que tipo de sensor pode ser... Não consegui medir nenhum tipo de resistência (potenciômetro) ou continuidade (switch)...
    O próximo passo será refazer toda a instalação elétrica e, caso o problema continue, terei q comprar um módulo novo ($1800) ou o sistema de motor/sensor ($2800, essa peça da foto abaixo)...

    (A vontade que eu tenho é arrancar toda a parte eletrônica e instalar uma alavanca no lugar... )

    Abraços,
    Claudio
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -dscn0827_117.jpg   -dscn0828_867.jpg  

  • #5
    Prezado aconteceu comigo de tentar trocar o modulo que voce mostrou na foto por um outro que comprei no ferro velho, não funcionou e devolvi.
    Resolvi comprar um novo na consecionaria e fui observar a instalação.
    Depois de colocado tudo no lugar foi desconectado o modulo eletronico que fica do lado do passageiro embaixo do painel por 15 minutos para que o sistema tivesse o seu reset. Sem isto o modulo eletronico não reconhece o motor novo e não o aciona, acho que tem haver com a memória de falha do sistema, se não me engano se voce desconectar a bateria por algumas horas tipo a noite tambem funciona.
    Bom pra descobrir isto paguei R$2000 e ainda tenho o conjunto antigo o qual pedi pra desmontar numa auto-eletrica pensando que fosse o motor, mas este estava ok foi uma engrenagem que quebrou os dentes impedindo o funcionamento. Estou esperando alguem que faça engrenagem sob medida ou pegar um outro conjunto para tirar esta peça.
    Sds tracionadas

  • #6
    Usuário Avatar de cthorell
    Entrada
    11/02/2004
    Idade
    44
    Posts
    15
    Agradecimentos: 0
    Bianor, acho que o meu problema é parecido com o seu... Resolvi abrir a peça da foto acima e encontrei vários dentes quebrados... Apesar disso ela continua girando normalmente... abrimos também peça plástica que contém o sensor de posição e descobri várias trilhas queimadas la dentro (talvez tenham queimado devido à quebra dos dentes, o que pode ter emperrado momentaneamente as engrenagens e gerado uma sobre corrente...).

    Agora vou ter que comprar esta peça e rezar para que o módulo não tenha queimado junto...

    []s,
    Claudio
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -dscn0835_100.jpg   -dscn0836_159.jpg   -dscn0833_865.jpg   -dscn0832_570.jpg  

  • #7
    Bom eu acho que levarmos as engrenagens quebradas para alguem que trabalhe com isto pode ser feito uma igual por encomenda, agora é só descobrir quem nos ajudara ?
    Sds

  • #8
    É, nda como a boa e velha alavanca da Hilux...
    Já ví diversas mensagens de companheiros com problemas nos motores elétricos do acionamento da 4x4 ou ressecamento das mangueiras de acionamento a vácuo da roda livre. Não seria o caso de se voltar ao arcaico sistema de alavancas?
    Na minha opinião, esses motores elétricos ficam em uma posição ingrata, debaixo do carro, sujeitos à lama, água etc...
    Até mais
    Fernando Figueiredo

  • #9
    Usuário Avatar de tecnica
    Entrada
    28/07/2004
    Local
    Sao Paulo/SP
    Idade
    53
    Posts
    164
    Agradecimento: 1
    Senhores,

    Tenho acompanhado este tópico. Eu passei pelo problema da mangueira de vácuo, que não acionava as rodas livres.

    Meu cunhado tem uma mecânica de ferramentaria em S. André, gostaria da permissão de vcs para enviar a ele as fotos e verificar a possibilidade de usinar essas peça (inclusive ele mesmo tem uma Blazer 4x4).

    Como eu possuo um site sobre os utilitários GM, gostaria de convidar os senhores para escrever uma matéria sobre esse problema, ou novamente, pedir a permissão dos senhores para utilizar fotos e textos (obviamente, citando a fonte).
    PicapesGM Website: http://www.picapesgm.com.br
    Engesa FII - GM 151 turbo megasquirted

  • #10
    Citação Postado originalmente por Fernando Figueiredo
    É, nda como a boa e velha alavanca da Hilux...
    Já ví diversas mensagens de companheiros com problemas nos motores elétricos do acionamento da 4x4 ou ressecamento das mangueiras de acionamento a vácuo da roda livre. Não seria o caso de se voltar ao arcaico sistema de alavancas?
    Na minha opinião, esses motores elétricos ficam em uma posição ingrata, debaixo do carro, sujeitos à lama, água etc...
    Até mais
    Fernando Figueiredo
    Bom se voce observou em ambos os casos não foi o motor elétrico que deu problema e sim as engrenagens que ao meu ver estão subdimensionadas, ou seja se voce tem uma S-10 ou Ranger não use a tração para qualquer caso e sim quando precisar mesmo ok

  • #11
    Usuário Avatar de cbridi
    Entrada
    12/10/2004
    Local
    PORTO ALEGRE/RS
    Idade
    52
    Posts
    1,071
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Fernando Figueiredo
    Não seria o caso de se voltar ao arcaico sistema de alavancas?
    Talvez, mas...
    Acredito que Ranger/Explorer e Blazer/S10 usem o sistema elétrico pois são projetos ou derivadas de projetos de picapes americanas. Essas picapes, na sua maioria, são com câmbio automático na coluna de direção, nesse caso ficaria estranho uma alavanca no assoalho para acionar a tração se não há a alavanca de câmbio... Por motivo econômico ou escala de produção, devem ter aproveitado os mesmos componentes para os modelos equipados com câmbio manual no assoalho...
    Bridi
    Ranger SuperCab 00/00 BF31" 2002 -> 2010 | L200 GLS Outdoor 07/07 BF265/70R16 2010 -> 2013 | Ranger XL 2.2 CD 13/14 2014 -> ...

  • #12
    Desculpem, mas sei como fazer a citação... vai entre aspas mesmo.

    "Bom se voce observou em ambos os casos não foi o motor elétrico que deu problema e sim as engrenagens que ao meu ver estão subdimensionadas"

    Está certo, neste caso não foi o motor... mas, dei uma ohada em tópicos anteriores e há relatos de companheiros com problemas nos motores elétricos.

    "ou seja se voce tem uma S-10 ou Ranger não use a tração para qualquer caso e sim quando precisar mesmo ok"

    Pagar mais para ter tração total e só poder usar de vez em quando porque é subdimensionada....
    Sempre que pego uma estrada de chão aciono a tração. O carro gruda no chão e fica mais seguro, pelo menos a frente não fica a deriva
    Fora que o manual da toyota diz para acionar a tração pelo menos 16 km por mês

    Até mais
    fernando Figueiredo

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade