Fieis amigos, da mesma forma que vocês "TODOS" me ajudaram a conhecer melhor o meu "Suv"(Blazer 4.3 V6 DLX 1997), quero poder compartilhar com experiências que tive com a mesma.
Á algum tempo venho tendo problemas com o alternador, e seguindo opniões de vários eletricistas, acabei gastando mais do que devia por tanto, vou citar aqui os sintomas apresentados e a solução tomada:

SINTOMA: Multimetro do painel consta carga de 12" Volts com motor desligado e 14"Volts com motor funcionando, porém, quando ultilizado farol, som, limpador de parabrisas ou qualquer outro dispositivo, a carga de energia diminui, chegando a ponto de apagar o motor.

SINTOMA: Motor rateando em rotação superior a 3.000 rpm e falta de força do motor de vêz em quando.

Os procedimentos que tomei, foram vários, como trocar bomba de combustível (Primeira coisa que exigem os eletricistas), trocar regulador de voltagem enfim...

A SOLUÇÂO: Troquei o quite do alternador (Regulador de Voltagem, Diodos e escovas = R$ 185,00 em Brasília-DF) e o problema foi sanado! tanto o multimetro do painel não orcilou mais quanto o motor parou de ratear, pois, a orcilação da energia estava fazendo com que a bomba de combustível não desse a pressão necessária. OBS. não adianta trocar sómente 1 dos 3 ítens do alternador(Regulador de Voltagem, Diodos e escovas). a troca de um só acarreta na queima dos outros.

Espero que com este post eu possa ajudar qualquer dos amigos!