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  • #1

    Exclamation Motor S10 2.4 Flexpower




    Olá amigos, tenho uma s10 2008 flex com 16.000 km rodados. Vinha abastecendo somente com álcool, porém, esta semana resolvi abastecer com 100% gasolina e o resultado não foi nada animador. Além da considerável perda de potência (o carro não responde as pisadas), nas saídas ela tipo "engasga" e logo em seguida dá um pulo lá na frente. Isso acontece quando você precisa sair mais rapidamente (se você sair com BASTANTE CALMA ela não faz isso). Outro problema é quando você pisa fundo no acelerador o motor faz um barulho estranho (tipo assim "TOOOMMM") e apresenta uma vibração forte. Não sei se isso é defeito ou normal, mas espero que alguém possa me ajudar.

    Quando abastecido com álcool, não acontece nada do que foi descrito acima, ela se comporta divinamente bem, com bastante potência e torque, responde instantaneamente as pisadas e apresenta um bom consumo (400 km com o tanque cheio 100% álcool).

  • #2
    Tenta soltar a embreagem um pouco mais devagar que melhor bastante...
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #3
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    Davi, a perda do desempenho ja era esperada, este motor tem uma boa taxa de compressao que aproveita bem as qualidades do alcool, ja a engasgada se for nos primeiros km rodados com gasolina da para entender a central leva algum tempo para se adequar aos novos parametros quando a mudança de combustivel e de 100%, se nao for o caso vale dar uma checada no autorizada, creio que esteja na garantia. Quanto ao barulho normalmente o motor se torna mais ruidoso quando abastecido com alcool, em funçao principalmente do ponto mais adiantado. Por fim voce deve ter sido vitima de combustivel adulterado que e muito mais comum na gasolina do que no alcool, no alcool so vale a pena batizar com agua mas e mais facil de perceber portanto menos usado, na gasolina qualquer coisa vale a pena ate mesmo o proprio alcool ou qualquer tipo de porcaria que queime.

    Abraçao alexandre

  • #4
    Caro amigo ALEXANDREO, o barulho e a forte vibração no motor se dá somente quando o carro está abastecido a gasolina e quando eu piso fundo no acelerador. Quando abastecido com álcool ele não apresenta nenhum problema, nem vibração, nem barulho. Em relação ao engasgamento, ao tirar o pé da embreagem demasiadamente devegar, ele não apresenta problema.

    A garantia de fábrica acabou mês passado, e acreditem se quiser, me cobraram R$1.020,00 para fazer a revisão de 1 ano, um ABSURDO, já que a manutenção deveria ser mais em conta por conta do veículo ser flex.

  • #5
    Usuário Avatar de Marcelo-HPE
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    David . esse barulho e essa vibração pode ser detonação da gasolina dentro dos cilindros , (famosa batida de pino ) . mande ver a injeção eletrônica,e tb se há algum sensor anti- detonação que não esta funcionando .
    boa sorte.
    L200 TRITON SAVANA 3.2 200cv 2017 AT -PANZER 4X4
    JEEP CHEROKEE XJ 4.0 MANUAL 1998 -JAGUNÇO DA TRILHA PESADA

  • #6
    Usuário Avatar de Daniel.Shimomoto
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    Davi;

    Tem que ver bem esse "toooooom" porque esses motores da GM, acima do 2.0 tem bielas curtas para o tamanho do deslocamento do pistão. Esses motores tem 100mm de curso e um conjunto de bielas de 143mm, o que é um tanto exagerado. Apenas para ilustrar, o 2.0 tem curso de 86mm para o mesmo tamanho de bielas. E ele deve vibrar sim. Faz parte do fenomeno bielas curtas x curso longo. Quem nunca viu um AP2.0 jogar de um lado para o outro quando acelera.

    Tivemos um Vectra 2.2L 8 valvulas que ao pisar fundo no acelerador e o motor estando em baixa rpm, ele também fazia um ruído semelhante.

    Abs!!!
    Ford F-1000 XLT 4x4 1998/1998 - BF Goodrich A/T 31x10.5 e RL AVM - "Efão"
    VW Fusca 1983 - 1600 - "Galaxie 500"
    Ex. Ford Ranger XLT 3.0 - "Centenária"

  • #7
    Boa noite pessoal.
    Então temos que nos adaptar aos trancos provocados pelos motores mais evoluidos ou pelos 25% de álcool na gasolina+solvente de borracha+etc. Então os AP 1.6 e 1.8 (Autolatina) foram excelentes motores, mesmo ainda carburados. Esses motores só davam pipoco quando a gasolina era muito adulterada.
    Sobrou para os flex a adulteração multiplicada por 2.
    Experimente abastecer gasolina em outros postos que inspiran mais confiança. Se melhorar, é porque os sensores e módulo da IE estão calibrados.
    Acelerador é para ser pisado, a embreagem soltada, e o motor responder suavemente ou queimar pneus, mas não sair pipocando feita carroça puxada à jumento.
    Nota10: Valeu a aula Daniel.
    Att
    Tio Balú
    4X4 Brasil

  • #8
    Pessoal, valeu pelos esclarecimentos prestados.

    Acho que não deve ser problema de combustível adulterado pois já abasteci em vários postos diferentes e o veículo apresentou o mesmo problema. O único combustível que ainda não testei foi a PODIUM da petrobrás, pois o preço do litro aqui em Fortaleza está em R$3,30.

    Acho que existe a possibilidade de isso acontecer por conta da taxa de compressão da s10 ter subido de 9,6:1 para 11,5:1 que propicia a pré-detonação na gasolina comum e explica por que não acontece quando abastecido com álcool, que possui 110 octanas contra 87 octanas na gasolina comum, adaptando-se melhor à compressão elevada.

    Com o que foi exposto aqui, irei fazer uma limpeza nas velas e fazer a regulagem eletrônica para ver se o problema é resolvido.

    Obrigado a todos que contribuíram para esse tópico.

  • #9
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    A minha tb

    Citação Postado originalmente por davifreire Ver Post
    Olá amigos, tenho uma s10 2008 flex com 16.000 km rodados. Vinha abastecendo somente com álcool, porém, esta semana resolvi abastecer com 100% gasolina e o resultado não foi nada animador. Além da considerável perda de potência (o carro não responde as pisadas), nas saídas ela tipo "engasga" e logo em seguida dá um pulo lá na frente. Isso acontece quando você precisa sair mais rapidamente (se você sair com BASTANTE CALMA ela não faz isso). Outro problema é quando você pisa fundo no acelerador o motor faz um barulho estranho (tipo assim "TOOOMMM") e apresenta uma vibração forte. Não sei se isso é defeito ou normal, mas espero que alguém possa me ajudar.

    Quando abastecido com álcool, não acontece nada do que foi descrito acima, ela se comporta divinamente bem, com bastante potência e torque, responde instantaneamente as pisadas e apresenta um bom consumo (400 km com o tanque cheio 100% álcool).
    Eu tenho uma CD 2011 2.4l e tenho certeza que o problema é no filtro de ar... ´pois estes dias eu troquei o filtro na revisão e continua fazendo este barulho principalmente nas retomadas, mas apos a troca o barulho mudou... na concessionaria falaram que não tinha nenhuma anormalidade .... se alguem souber resolver este problema publique...

  • #10
    Usuário Avatar de Leonardo Dic
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    Experimenta fazer uma aprendizagem de combustivel, numa boa oficina. Tem essa função no scanner, as vezes o sistema não fica tao flex assim e teima em queimar a gasolina como se fosse alcool.
    Ja fizemos varios GM com esse problema.
    Leonardo Diccini
    Blazer "Chalana"
    Exs: Land Cruiser HDJ80, Hilux CD 95 TDI, Band 14B TDI, JPX 2.5TDI Mit, Niva 1.8AP

  • #11
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    Descobri o que estava acontecendo com a minha... tenho uma 2011 2.4l executive e sempre fez este tooim... e semana passada piorou e o carro ficou com um enorme trepidação ao acelerar... levei na chevrolet Dutra aqui em SP e eles teimavam em dizer que era normal.... depois de tanto insistir e procurar achamos o problema... os parafusos do coxinho do motor soltaram e o motor desceu encostando o motor na barra... achamos que eles fotam se soltando aos poucos causando o barulho. .. o gerente da concessionária disse que isso acomtece devido a alta trepidação do motor e que e comum nesses carros vou pegar o carrp na segunda dia 24.02 e volto a postar se o problema foi resolvido.

  • #12
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    Esse problema nas s10 flex, tive uma 2008, consegui resolver somente com o remapeamento do chip, aí ficou bom na gasolina e melhor no etanol.

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