x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 16

Tópico: 4x4 da S-10

  • #1

    Unhappy 4x4 da S-10




    Opa, Bom dia !
    Gente é o seguinte... Voltei de férias sabe e tinha ido passar elas na região de fortaleza.... Bem, eu não poderia deixar de ir nas dunas, lógico (eu tenho uma 4x4 e num vou ??), ée uma s10, num dah pra fazer muita coisa, mais dah pra brincar RSrs...
    Bem, pelomenos dava... Já tive 2 s10, as duas me deram problemas na tração 4x4 e eu num sei pq... Eu pedia opinião de mecânicos e eles falavam que esse tal de acionamento elétrico é meio nojento e que dah muitos problemas.... e é verdade ! Pelomenos comigo.


    Agora meu problema foi o seguinte, eu brinquei muito nas dunas e foi muiito bom, só que tem hora que do nada a tração 4x4 falha e tem lugares que sem ela num vai (como em cima duma duna), aíh no primeiro sintoma ela atolou, ai pensei "é me lasquei, quebrou o 4x4", tentei de tudo quanto é maneira, mais ela nem se quer mexia as rodas dianteiras, a sorte que tinha outra 4x4 láa aih me puxaram....
    Bem desde então ok, eu fiquei triste néh, afinal o 4x4 tinha "quebrado"... Pra voltar pra cidade foi um caus, tava no meio das dunas heuaheau, sem 4x4 é friaa... mais tudo bem, teve uma hora que precisei dele e pensei "vou tentar mais uma vez"... num é de se ver que a bixa funcionou?!

    Okk, noutro dia fomos pra um restaurante na beira da praia, "areião"... e eu confiante no "meu 4x4", aiih pra ir lá nem precisava da tração, mais pra voltar.... éh, tudo alegria, hora de ir embora quem disse que o 4x4 pegava, eu ativei Hi, Low, mais nada prestou, ela colava o diferencial traseiro mais nem mexia as rodas dianteiras... Então me puxaram denovo !!! KK

    Agora pergunto aos amigos, O que acontece com essas traçãoo elétrica, eu ouço elogios sobre elas, mais 80% dos casos é sóh reclamação... Outra S10 que tive teve o mesmo problema, "nem mexia as rodas dianteiras"... Mais o mecânico arrumou, (se não me engano foi uma peça parecida com uma bobina perto do farol dianteiro)...
    Será se é pq faço mal uso dela? Eu num passo nem de 70 km/h quando a uso, num esterço muito a direção, e nem façoo ela fazer aquelas "forças brutas"...
    Afinal, o que acontece mesmo?

  • #2
    Banido
    Entrada
    16/12/2006
    Idade
    45
    Posts
    1,335
    Agradecimentos: 0
    Carlos;

    Voce tem certeza que é o acionamento elétrico da tração ou é o sistema de rodas livres???

    Tem que tomar cuidado pois as vezes, o motor elétrico funciona perfeitamente e as rodas livres não acoplam o sistema, deixando o conjunto inoperante. E ai é a mesma coisa do que não ter acionado (embora no caso da reduzida, ela funcione, pelo menos atrás).

    Verifica isso...

    Outra coisa: A caixa de transferencia da Ranger e da S10 são diferentes: A da Ranger é a Borg Warner 1354 e a da S10 é de outra marca cujo nome nao me recordo. Por isso talvez, a diferença entre uma dar mais ou menos problemas!

    Um grande Abraço!

  • #3

    S- 10 4x4

    E aí, BLZZ!!

    É o seguinte:

    Meu pai tem uma s-10 4x4 99/00, e ele comprou barato, pois estava com caixa de cambio rachada, então para realizar o conserto eu e meu pai desmontamos varias vezes o cambio, acho que foram 5 vezes.

    De tudo o que vimos vou te falar:

    Essa S-10 tem dois cambios, um com 1º,2º,3º e 4º montado numa caixa de ferro fundido; e acoplado a esse o outro com a 5º e ré montado numa caixa de aluminio (esse era o maldito que tava rachado) e acoplado a esse a caixa de transferencia com o motorzinho eletrico que aciona 4x4 e 4x4 reduzida, OK!!

    Já na parte dianteira temos o diferencial, que precisa de acoplar as rodas livres quando é engatado o 4x4, OK!

    Então acho que pode ser aí o seu defeito, no engate das rodas livres.

    Veja só, a maioria dos carros 4x4, tem o engate das rodas livres na própia roda, já a s-10 esse engate e feito no diferencial.Tem que mover uma alavanca de +/- 10cm para engatar.

    Esse sistema teria tudo para ser um dos mais eficientes, mas olha só o que o bendito do engenheiro fez para mover essa alavanca.

    Colocou uma mangueira ( furo de 6mm) de vacuo no hidrovacuo de freio e levou ela pelo chassi até na caixa de transferencia, lá ele colocou uma valvula de vácuo mecanica, que é atuada quando engata 4x4 e de lá colocou outra mangueira e levou até um atuador de vacuo que esta em baixo de bateria, atraz do farol, bom, esse atuador puxa um cabo de aço que move a alavanca do diferencial e engata as rodas livres.

    Uffffa!!!

    Isso é que eu chamo de uma bela burrice!!!!!

    Acho que o defeito pode ser aí !!

    Espero ter ajudado!!


    Se quizer perguntar mais , fique a vontade, OK!!!


    At´´éee!!!

  • #4
    Banido
    Entrada
    16/12/2006
    Idade
    45
    Posts
    1,335
    Agradecimentos: 0
    Boa explicação Tarcisio;

    Apenas uma curiosidade: Qual o modelo de diferencial dianteiro da S10? E da CT???

    Abs!!

  • #5
    Citação Postado originalmente por shimomoto Ver Post
    Boa explicação Tarcisio;

    Apenas uma curiosidade: Qual o modelo de diferencial dianteiro da S10? E da CT???

    Abs!!

    E ai blzz!!


    Não sei te responder, pois nao me lembro, mas vou olhar e para a semana te falo aqui,BLZZ!!

  • #6

    Õlha o vácuo

    Prezado o acionamento da roda livre da S10 se dá por meio de vácuo.
    Tem um conector triangular em cima da caixa de transferencia que tem tres mangueiras entrando nele, geralmente parte ali ou na volta que a mangueira dá na caixa de marcha até chegar na bomba de vácuo que fica atras do farol dianteiro.
    Sem vácuo não há o acionamento do sistema.
    Como detectar ?
    Peça para alguem acionar o sistema parado observa abaixo da porta do motorista se ouve u ruído de ar "vazando ".
    Observe os dampers do sistema de ar condicionado que tambem são a vácuo, se não funcionarem fica jogando ar para o para-brisa tambem é sinônimo de mangueira rachada.
    Em movimento em ambiente silencioso andando de primeira acione a tração e escute o estalo bem discreto que o sistema da quando o diferencial dianteiro passa a produzir tração.
    Sds

  • #7
    Citação Postado originalmente por Tarcisio Pinheiro Ver Post
    E aí, BLZZ!!

    É o seguinte:

    Meu pai tem uma s-10 4x4 99/00, e ele comprou barato, pois estava com caixa de cambio rachada, então para realizar o conserto eu e meu pai desmontamos varias vezes o cambio, acho que foram 5 vezes.

    De tudo o que vimos vou te falar:

    Essa S-10 tem dois cambios, um com 1º,2º,3º e 4º montado numa caixa de ferro fundido; e acoplado a esse o outro com a 5º e ré montado numa caixa de aluminio (esse era o maldito que tava rachado) e acoplado a esse a caixa de transferencia com o motorzinho eletrico que aciona 4x4 e 4x4 reduzida, OK!!

    Já na parte dianteira temos o diferencial, que precisa de acoplar as rodas livres quando é engatado o 4x4, OK!

    Então acho que pode ser aí o seu defeito, no engate das rodas livres.

    Veja só, a maioria dos carros 4x4, tem o engate das rodas livres na própia roda, já a s-10 esse engate e feito no diferencial.Tem que mover uma alavanca de +/- 10cm para engatar.

    Esse sistema teria tudo para ser um dos mais eficientes, mas olha só o que o bendito do engenheiro fez para mover essa alavanca.

    Colocou uma mangueira ( furo de 6mm) de vacuo no hidrovacuo de freio e levou ela pelo chassi até na caixa de transferencia, lá ele colocou uma valvula de vácuo mecanica, que é atuada quando engata 4x4 e de lá colocou outra mangueira e levou até um atuador de vacuo que esta em baixo de bateria, atraz do farol, bom, esse atuador puxa um cabo de aço que move a alavanca do diferencial e engata as rodas livres.

    Uffffa!!!

    Isso é que eu chamo de uma bela burrice!!!!!

    Acho que o defeito pode ser aí !!

    Espero ter ajudado!!


    Se quizer perguntar mais , fique a vontade, OK!!!


    At´´éee!!!
    Valeuu mesmo a explicação... Fiqueii entendidoo desse sistema de tração, e agora sei porque as trações de alavancas (acionamento manual) são melhor e mais resistentes...
    E realmente, o problema é de vácuo... Segundo diz o mecÂnico da concecionária... Agora é com ele láa... RS
    Vlw aíi mano...

  • #8
    Citação Postado originalmente por Bianor Ver Post
    Prezado o acionamento da roda livre da S10 se dá por meio de vácuo.
    Tem um conector triangular em cima da caixa de transferencia que tem tres mangueiras entrando nele, geralmente parte ali ou na volta que a mangueira dá na caixa de marcha até chegar na bomba de vácuo que fica atras do farol dianteiro.
    Sem vácuo não há o acionamento do sistema.
    Como detectar ?
    Peça para alguem acionar o sistema parado observa abaixo da porta do motorista se ouve u ruído de ar "vazando ".
    Observe os dampers do sistema de ar condicionado que tambem são a vácuo, se não funcionarem fica jogando ar para o para-brisa tambem é sinônimo de mangueira rachada.
    Em movimento em ambiente silencioso andando de primeira acione a tração e escute o estalo bem discreto que o sistema da quando o diferencial dianteiro passa a produzir tração.
    Sds
    Bem... eu tava num lugar "discreto", e realmente ele faiz um barulho mesmo quando aciono o 4x4... Detalhe, faz o mesmo barulho de antes, tipo, um estalo (como se fosse um encaixee de uma peça na outra)... Agora, por incrivel que pareça... Sempre que preciso dessa tração ela num funciona... Mais agora por ontem antes do mecânico da chevrolet olhar, ela funcionou beleza, subii um morro akii que vou te falar... Então chegoo a conclusão que num sei de nada... heaueheauh, uma hora ela funfa, outra hora naumm... vai se saber ^^ KKKK
    Vou ver se tiro uma Hilux dessas novas..... Será se é viável? Pode-se comparar uma a outra? Que você acha?

    Desde já, grato... Abraço

  • #9
    Banido
    Entrada
    16/12/2006
    Idade
    45
    Posts
    1,335
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por carlosdiegao Ver Post
    Valeuu mesmo a explicação... Fiqueii entendidoo desse sistema de tração, e agora sei porque as trações de alavancas (acionamento manual) são melhor e mais resistentes...
    E realmente, o problema é de vácuo... Segundo diz o mecÂnico da concecionária... Agora é com ele láa... RS
    Vlw aíi mano...
    Carlos;

    O problema nao foi elétrico (do acionamento da Caixa de transferencia). Foi no acionamento das rodas livre. Mesmo se tivesse uma alavanca de cambio para o engate do 4x4, sua S10 apresentaria este problema pois as rodas livres nao estariam engatando a roda na transmissão dianteira.

    Para evitar esse tipo de coisa, a Ford retirou as rodas livres da Ranger e no caso da F250, colocou a opção de acionamento manual, diretamente na roda, no caso da F250, em caso de falha do sistema a vácuo.

    Nao sei como funcionam outras picapes (L200, Toyota Hilux), mas sei que sao sistema bem confiáveis pois pouco se escuta de problema nas RL's. A Ranger teve muito problema tanto assim que simplesmente tiraram as RL's dela. A GM, a despeito dos problemas no sistema, continua com as RL's

    Abs!

  • #10
    O problema da S10 é a roda livre mesmo, mas é possível colar um cabo pra poder acionar a RL dentro da viatura. No USA a RL da S10 tem a mania de congelar no inverno, então lá existe até um kit com cabo pra resolver esse problema. O Kit montado tem a aprencia do puchador pra abrir o capô...
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #11

    Post

    Citação Postado originalmente por Walter L. L. Casitta Ver Post
    O problema da S10 é a roda livre mesmo, mas é possível colar um cabo pra poder acionar a RL dentro da viatura. No USA a RL da S10 tem a mania de congelar no inverno, então lá existe até um kit com cabo pra resolver esse problema. O Kit montado tem a aprencia do puchador pra abrir o capô...
    E esse RL resolve mesmo o problema? Aqui no brasil será que acha? Estou pensando mesmo é em mudar de carro... Vou ver se pego uma Hilux SRV.... MAs.... AT ou Manual ?! E o sistema de tração 4x4 delas? É bom ? Diz que AT beBe mais neah...

    Desde já, gratoo!

  • #12
    Eu achava que só as antiga como as 99 tinham esse problema, tive uma 2001 e nunca me deixou na mão, as rangers sei que só as mais antigas tinham o sistema a vácuo, eu se pudesse escolher ficaria com o sistema de alavanca, más já tive S10, ranger e troller e nunca tive problemas com o acionamento elétrico, no caso do troller e da ranger já passei bastante em alagados e nunca tive problema, acho que uma boa limpeza externa ajuda a manter o sistema perfeito como também uma utilização periódica!

    []´s.
    WILLYS CJ2-A 1947 ------ S10 CD 2009
    HONDA FOURTRAX ------ RANGERHINDRA CD 2011 (ex troller 2008)

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade