x
Convex Datacenter
Página 3 de 7 PrimeiroPrimeiro 1234567 ÚltimoÚltimo
Resultados 25 a 36 de 74
  • #25

    Thumbs up




    Citação Postado originalmente por linuxhellmaster Ver Post
    Entao.... pode ser (a ranger faz isso) q seja conjugado o sensor de velocidade do carro ao sensor de velocidade das rodas traseiras (ou ABS)... parece bem logico...

    Mesmo pq nao conheco nenhuma ranger q nao tenha ABS (e quando soh tem 1 abs, eh atras).. faz muito sentido em usar um sensor soh.... e se for muito antiga a ranger... ae no caso soh possui o sensor de velocidade mesmo..

    Claro que na S10 pode nao ser igual, mas pelo q voce falou... eh sim....

    Sabe, como voce parece ser uma pessoa legal... vou dar mais uma dica...
    Caso voce nao consiga q o mecanico verifique do jeito que eu sugeri... e voce nao conheca ninguem q tenha um osciloscopio automotivo (ou comum mesmo).... Voce pode puxar pela internet um programa de osciloscopio e usar a sua placa de som como entrada do sinal.... jah q o sinal do sensor de ABS eh bem compativel com os niveis tolerados pela placa som..

    Mas veja q eh mais complicado q isso... nao vai ligar la na entrada de mic direto... o ideal eh incorporar uma protecao (pode ser um diodo zener de 5.3v x 1w em paralelo com a entrada) de modo a nao foder com a placa de som "caso voce ligue aonde nao deve".... assim vai poder ver a forma de onda e nivel.. e comparar.... oq jah vai ser facilitado pois voce jah achou a fiacao e modulo do ABS...

    Quanto as informacoes... estamos ae pra ajudar... cada um colabora como pode.. uns mantem o site no ar... outros conseguem anunciantes pro site.... e essa eh minha colaboracao, tentar ajudar dentro do possivel (e as vezes do impossivel)... sendo assim, caso precise de outras informacoes, detalhes ou sugestoes... eh soh gritar.

    cheers

    He-he-he-he... Valeu!
    Se minha placa tocar as 4 estações de Vivaldi em três rodas e um pagode em uma, e depois explodir, já saberei onde está o erro, KKK
    Obrigadão Linux, vc leva o espírito de um forum como deve ser, paciente, solícito e desprendimento em ajudar com seus vastos conhecimentos.
    Faz com que todos nós, por estarmos aqui convivendo com pessoas como vc, estejamos de parabéns.

  • #26
    Banido
    Entrada
    16/06/2009
    Idade
    46
    Posts
    398
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Thiago Pereira Ver Post
    Obrigado, realmente por esse preço não deve ser uma maravilha, mas pela sua aula, acho vai me atender sim, minha ideia é apenas monitorar os parametros da ECU. Tenho um projeto de montar um CarPC, com intenet, gps, um sistema de entretenimento, parametros do motor e mais uma gadgets que aparecerem.

    Quanto a alteração de parametros, para ser sincero nem sabia que isto era possivel via scanners, se tiver disposição e não for atrapalhar fale mais!!!

    Esse scanner esta em Hong Kong e é enviado via airmail, mas com certeza o valor dele esta embutido no frete, já comprei diversos produtos que usam essa "malandragem", eu imaginava que era apenas uma maneira de aparecerem no topo da lista, pois normalmente os de menor preço aparecem antes, mas essa ideia de diminuir a comissão faz todo mais sentido.

    Mais uma vez obrigado.
    Ehehehehe, bem... se quer ouvir umas coisas a mais...

    Espero que o amigo criador do topico nao se encomode.. nem algum moderador... porem se acharem q esta desviando d+, pode ficar a vontade e mover p/ algum outro topico mais apropriado.

    A ideia do carPC eh legal, eu estou desenvolvendo o meu proprio... com LCD de 7" (2 din) touchscreen... pra encaixar certinho no painel da ranger... por enquanto vai ter as seguintes funcoes.

    - mp3/mp4.etc..etc.. pra poder ver videos e ouvir qualquer formato de midia.
    - cd/dvd, vou instalar um dvd slim dual layer, por tras do LCD.
    - interacao com o sistema de som original da ranger (usando o amp q a minha tem original de fabrica.. externo ao radio)
    - gps conectado internamente
    - bluetooth p/ receber/fazer ligacoes com callerid e tmb p/ tocar o som do fone no carro... (a2dp)
    - rasteador... 1/2 embutido no chicote original e 1/2 no carpc (caso roubem o carpc, continua funcionando)
    - acesso a rede de cell/3g/wifi (leia o item acima), pra puxar musicas.. acesso ao cddb..etc..etc..etc..
    - gerador de graficos on board... p/ fazer filmes de eu dando role com o carro e adicionar graficos tipo tacometro..forca G..etc..etc. no video.
    - conexao com cameras frente/tras e sensor de estacionamento
    - monitoracao de todos os sitemas do carro... ECU...airbag.. abs.... incluso alarmes e protecoes (baixa pressao de oleo.. temperatura.. mistura....)
    - operacao/integracao com meu linelock e o sistema de oxido nitroso (ainda trabalhando nessa instalacao)
    - milhares de outras pequenas coisas q to esquecendo.

    Voltando um pouco ao topico do obdII,

    Todos os modulos do carro se comunicam atravez de uma ou mais redes de dados.... alguns modulos na rede PWM jpw... outros na rede ISO.... isso varia de carro p/ carro.. fabricante p/ fabricante.... uma vez q voce consegue se conectar ao modulo X, voce pode executar varias acoes... entre elas reprogramar alguns dos modulos.... por exemplo... no modulo de airbag.. voce consegue consultar os dados.. resetar as DTC's e realizar testes... q vao atuar nas saidas do airbag.. (podendo inclusive disparar os mesmos)...

    No caso do ABS... voce consegue reprogramar o modulo atravez dessa rede... sem tirar o mesmo do carro... alem de verificar e resetar DTC's... o mesmo pro A/C e ECU.

    A ECU eh um caso um pouco mais a parte.... pois voce pode FLASHEAR a ECU atravez dessas conexoes a rede de dados.... no caso da ranger em especifico... voce fornece uma tensao X (me desculpe estou sob NDA em relacao a essas informacoes) no conector odbII, e o modulo entra em um modo de operacao diferente.... sendo possivel voce entao fechar uma sessao de comunicacao segura com o ECU (uma especie de handshake cripto com dados cripto... infelizmente bato no NDA denovo se eu der mais informacoes), podendo entao reprogramar partes ou totalmente a ECU....

    Totalmente seria pro caso de voce estar fazendo um tunning nas suas curvas e modificacoes do tipo.... parcialmente seria pro caso de voce querer desligar um limitador de rotacao ou velocidade... ou entao desligar os testes do sistema de EGR ou evaporacao.... (ae voce pode tirar os sensores fora e nao acende a MIL no painel)....

    Ou seja, aquele conector q eu postei a foto nao tem simplesmente 1 conexao... em geral ele possui conexoes p/ todas as redes que sao de protocolos diferentes no seu carro, e ainda algumas conexoes q sao dependente do fabricante (como aonde voce enfia a tensao p/ mudanca de modo da ECA).... mas em geral eh tudo identido p/ uma mesma linha de carro e modelo de ECU.... por exemplo.. no caso das rangers.. todas com EEC-V tem conexoes iguais e falam protocolos iguais....

    porem as com EEC-IV jah nao tem nada a ver.... porem ambas suportam o obdII (ou I) e sendo assim sao compativeis nesse aspecto.... isso vale p/ carros de outras marcas tmb.... todos compativeis com obdII...

    bem, acho q eh isso... nao vou falar mais pq esta fora do topico, e acho sacanagem ficar postando kilos e kilos de coisas offtopic.

    se quiser continuar o papo.. cria um topico separado e pede p/ algum moderador mover a(s) msg(s)... acho que seria mais consideracao com o amigo que criou esse aqui.

    cheers

  • #27
    Usuário Avatar de igominati
    Entrada
    30/06/2009
    Local
    Piratuba/SC
    Posts
    89
    Agradecimentos: 0
    A minha silverado também arrastava as rodas de trás nas primeiras freiadas geralmente em dias mais frios, e estas rodas deveriam ter assistência do ABS, aí alguém me disse que era para ligar o motor e dar umas pisadas no freio que o ABS se regulava e na maioria das vezes até que funcionava, só que muitas vezes até passei vergonha pois só na ameaça de pisar no freio a bicha arrastava e vazia o maior gritedo, levei em vários mecas, troquei pastilhas e nada, mas, já vendi senão iria tentar fazer o que o linuxhellmaster orientou.
    Chevy - Scheila
    Pajero - Gerusa
    Ex S10 - Generosa / Silverado - Patrola

  • #28
    Banido
    Entrada
    16/06/2009
    Idade
    46
    Posts
    398
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por João Pedro Ver Post
    He-he-he-he... Valeu!
    Se minha placa tocar as 4 estações de Vivaldi em três rodas e um pagode em uma, e depois explodir, já saberei onde está o erro, KKK
    Obrigadão Linux, vc leva o espírito de um forum como deve ser, paciente, solícito e desprendimento em ajudar com seus vastos conhecimentos.
    Faz com que todos nós, por estarmos aqui convivendo com pessoas como vc, estejamos de parabéns.
    Obrigado.

    Caso voce precise, segue um esquema simples p/ voce ligar na tua placa de som.

    Canto esquerdo = plug p2 compativel com tua entrada de mic na placa de som.

    --|<|-- = diodo zener 5.3v com 500mw ou 1w de dissipacao
    --|/\/\/|-- = resistor de 1k

    -----
    -| |--------------|---|\/\/\|-----<
    -----_______ |
    | |--|<|-|
    | |--|>|--|
    |---------------------|----------<

    Bem simples o funcionamento... o resistor limita a corrente caso voce ligue aonde nao deve.... e os 2 diodos eh pq o sinal eh AC (o sensor abs eh uma bobina) e se usasse 1 diodo soh a protecao seria em um sentido da corrente.

    Com esse treco ae, voce consegue entrar sinais de ate 5.3 volts de maneira segura na tua placa de som...

    Ae roda um programa qualquer q mostra o sinal de audio... nao importa os valores exatos... pois voce vai apenas comparar (lado bom, com lado ruim)

    bem, espero q voce nao precise dessa gambi toda...

    cheers

  • #29
    O Linux! O tópico foi eu que criei, não me sinto incomodado, muito ao contrário. Apesar de não estar no espectro do meu radar seus conhecimentos não como não captar uma ou duas linhas, isto é informação e não há porque achar ruim quando ela nos vem de quem sabe o que diz.
    E caso alguém necessite sanar outras dúvidas sobre o ABS, eu mesmo por exemplo, basta postar e tenho a certeza que, dentro do possível, vc irá colaborar.
    Portanto, por mim, vc pode e deve continuar.

  • #30
    Banido
    Entrada
    16/06/2009
    Idade
    46
    Posts
    398
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por igominati Ver Post
    A minha silverado também arrastava as rodas de trás nas primeiras freiadas geralmente em dias mais frios, e estas rodas deveriam ter assistência do ABS, aí alguém me disse que era para ligar o motor e dar umas pisadas no freio que o ABS se regulava e na maioria das vezes até que funcionava, só que muitas vezes até passei vergonha pois só na ameaça de pisar no freio a bicha arrastava e vazia o maior gritedo, levei em vários mecas, troquei pastilhas e nada, mas, já vendi senão iria tentar fazer o que o linuxhellmaster orientou.
    Eh.. oxidacao isso....gruda as lonas no tambor... o lance eh sentar o peh mesmo... ae ele remove a capa de oxido e tudo volta ao normal...

    Nao existe isso do ABS se regular... inclusive se teu pneu de tras tiver medida diferente do da frente.... o bicho fica louquinho.

    cheers

  • #31
    Citação Postado originalmente por linuxhellmaster Ver Post
    eu nao sou fa de carros GM, na minha familia soh entra carro FORD... entao me desculpe nao poder lhe ajudar mais.

    Na minha opniao o ABS tem um uso muito limitado e mais causa acidentes/danos do que impede.... caso voce seja um motorista com habilidades medianas voce pode facilmente controlar melhor o carro do que o ABS q vem nos nossos carros.... (jah viu aqueles videos de super batidas/engavetamentos nos EUA?, pois eh... culpa dos ABS q nao deixam o peao frear/travar as rodas)... mas eh claro q isso eh minha opniao apenas....
    não vai mais querer comprar um gurgel motomachine para andar pelado dentro? ia ser engraçado, mas só pq é na família dos outros

    ja viu que o fiesta mk3 xr2 tinha um sistema de abs mecânico que desarmava automaticamente a 2km/h?
    4X4 Brasil

  • #32
    Banido
    Entrada
    16/06/2009
    Idade
    46
    Posts
    398
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por cRiPpLe_rOoStEr Ver Post
    não vai mais querer comprar um gurgel motomachine para andar pelado dentro? ia ser engraçado, mas só pq é na família dos outros

    ja viu que o fiesta mk3 xr2 tinha um sistema de abs mecânico que desarmava automaticamente a 2km/h?
    LOL, mas ae voce tem q considerar q nao seria "um carro" , talvez um 1/2 carro ? e tmb seria soh pra brincar por ae.. ate explodir ou dar PT.

    nah, nunca vi um fiesta desses na vida... sou muito suspeito em relacao a gosto p/ carro.... desses carros mais atuais ( > 1977) eu me prendo ao taurus, as rangers americanas... os cougars... etc..etc..


    eh cara, aqui se nao for FORD... nem na garagem eu deixo estacionar (;

    que fique na rua!!!

    bem, gosto eh gosto neh... e esse eh o meu.

    cheers
    4X4 Brasil

  • #33
    Citação Postado originalmente por igominati Ver Post
    A minha silverado também arrastava as rodas de trás nas primeiras freiadas geralmente em dias mais frios, e estas rodas deveriam ter assistência do ABS, aí alguém me disse que era para ligar o motor e dar umas pisadas no freio que o ABS se regulava e na maioria das vezes até que funcionava, só que muitas vezes até passei vergonha pois só na ameaça de pisar no freio a bicha arrastava e vazia o maior gritedo, levei em vários mecas, troquei pastilhas e nada, mas, já vendi senão iria tentar fazer o que o linuxhellmaster orientou.
    lembra que as últimas d20 tinham um sistema de abs mecânico nas rodas traseiras (aquelas com o adesivo abs-t)? a silverado por acaso usa o mesmo sistema???

  • #34
    Usuário Avatar de Thiago Pereira
    Entrada
    23/12/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    40
    Posts
    2,194
    Agradecimentos: 21
    Citação Postado originalmente por linuxhellmaster Ver Post
    Ehehehehe, bem... se quer ouvir umas coisas a mais...

    Espero que o amigo criador do topico nao se encomode.. nem algum moderador... porem se acharem q esta desviando d+, pode ficar a vontade e mover p/ algum outro topico mais apropriado.

    A ideia do carPC eh legal, eu estou desenvolvendo o meu proprio... com LCD de 7" (2 din) touchscreen... pra encaixar certinho no painel da ranger... por enquanto vai ter as seguintes funcoes.

    - mp3/mp4.etc..etc.. pra poder ver videos e ouvir qualquer formato de midia.
    - cd/dvd, vou instalar um dvd slim dual layer, por tras do LCD.
    - interacao com o sistema de som original da ranger (usando o amp q a minha tem original de fabrica.. externo ao radio)
    - gps conectado internamente
    - bluetooth p/ receber/fazer ligacoes com callerid e tmb p/ tocar o som do fone no carro... (a2dp)
    - rasteador... 1/2 embutido no chicote original e 1/2 no carpc (caso roubem o carpc, continua funcionando)
    - acesso a rede de cell/3g/wifi (leia o item acima), pra puxar musicas.. acesso ao cddb..etc..etc..etc..
    - gerador de graficos on board... p/ fazer filmes de eu dando role com o carro e adicionar graficos tipo tacometro..forca G..etc..etc. no video.
    - conexao com cameras frente/tras e sensor de estacionamento
    - monitoracao de todos os sitemas do carro... ECU...airbag.. abs.... incluso alarmes e protecoes (baixa pressao de oleo.. temperatura.. mistura....)
    - operacao/integracao com meu linelock e o sistema de oxido nitroso (ainda trabalhando nessa instalacao)
    - milhares de outras pequenas coisas q to esquecendo.

    Voltando um pouco ao topico do obdII,

    Todos os modulos do carro se comunicam atravez de uma ou mais redes de dados.... alguns modulos na rede PWM jpw... outros na rede ISO.... isso varia de carro p/ carro.. fabricante p/ fabricante.... uma vez q voce consegue se conectar ao modulo X, voce pode executar varias acoes... entre elas reprogramar alguns dos modulos.... por exemplo... no modulo de airbag.. voce consegue consultar os dados.. resetar as DTC's e realizar testes... q vao atuar nas saidas do airbag.. (podendo inclusive disparar os mesmos)...

    No caso do ABS... voce consegue reprogramar o modulo atravez dessa rede... sem tirar o mesmo do carro... alem de verificar e resetar DTC's... o mesmo pro A/C e ECU.

    A ECU eh um caso um pouco mais a parte.... pois voce pode FLASHEAR a ECU atravez dessas conexoes a rede de dados.... no caso da ranger em especifico... voce fornece uma tensao X (me desculpe estou sob NDA em relacao a essas informacoes) no conector odbII, e o modulo entra em um modo de operacao diferente.... sendo possivel voce entao fechar uma sessao de comunicacao segura com o ECU (uma especie de handshake cripto com dados cripto... infelizmente bato no NDA denovo se eu der mais informacoes), podendo entao reprogramar partes ou totalmente a ECU....

    Totalmente seria pro caso de voce estar fazendo um tunning nas suas curvas e modificacoes do tipo.... parcialmente seria pro caso de voce querer desligar um limitador de rotacao ou velocidade... ou entao desligar os testes do sistema de EGR ou evaporacao.... (ae voce pode tirar os sensores fora e nao acende a MIL no painel)....

    Ou seja, aquele conector q eu postei a foto nao tem simplesmente 1 conexao... em geral ele possui conexoes p/ todas as redes que sao de protocolos diferentes no seu carro, e ainda algumas conexoes q sao dependente do fabricante (como aonde voce enfia a tensao p/ mudanca de modo da ECA).... mas em geral eh tudo identido p/ uma mesma linha de carro e modelo de ECU.... por exemplo.. no caso das rangers.. todas com EEC-V tem conexoes iguais e falam protocolos iguais....

    porem as com EEC-IV jah nao tem nada a ver.... porem ambas suportam o obdII (ou I) e sendo assim sao compativeis nesse aspecto.... isso vale p/ carros de outras marcas tmb.... todos compativeis com obdII...

    bem, acho q eh isso... nao vou falar mais pq esta fora do topico, e acho sacanagem ficar postando kilos e kilos de coisas offtopic.

    se quiser continuar o papo.. cria um topico separado e pede p/ algum moderador mover a(s) msg(s)... acho que seria mais consideracao com o amigo que criou esse aqui.

    cheers
    A ideia do CarPC é bem essa, a diferença é que vc está a muitos passos na minha frente...hehehe, mas já peguei o espirito da coisa!!!!
    Acabando o meu Karmann Ghia 1969 inicio esse projeto na S10.

    Minha ideia do CarPC surgiu qdo vi aquele netbook da asus a uns anos q usa memoria flash ao inves de um hd, ai procurei na net e vi que muitos tiveram essa ideia antes que eu
    Hj já existe muita coisa pronta como as telas de LCD touchscreen 2DIM, gabinetes compactos, fontes 12V, ou seja, acaba não valendo a pena desenvolver mta coisa, exceto pelo prazer/lazer da coisa.

    Quanto a programação da ECU não imaginei que seria possivel direto pelo conector OBDII, pensava ser necessario abrir o modulo.
    Sobre a NDA entendo perfeitamente...

    Mais uma vez obrigado pela aula.
    Abraço,
    Thiago
    Mudar de ideia é prerrogativa de quem pensa!

  • #35
    Banido
    Entrada
    16/06/2009
    Idade
    46
    Posts
    398
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Thiago Pereira Ver Post
    A ideia do CarPC é bem essa, a diferença é que vc está a muitos passos na minha frente...hehehe, mas já peguei o espirito da coisa!!!!
    Acabando o meu Karmann Ghia 1969 inicio esse projeto na S10.

    Minha ideia do CarPC surgiu qdo vi aquele netbook da asus a uns anos q usa memoria flash ao inves de um hd, ai procurei na net e vi que muitos tiveram essa ideia antes que eu
    Hj já existe muita coisa pronta como as telas de LCD touchscreen 2DIM, gabinetes compactos, fontes 12V, ou seja, acaba não valendo a pena desenvolver mta coisa, exceto pelo prazer/lazer da coisa.

    Quanto a programação da ECU não imaginei que seria possivel direto pelo conector OBDII, pensava ser necessario abrir o modulo.
    Sobre a NDA entendo perfeitamente...

    Mais uma vez obrigado pela aula.
    Compra uma Nano-ITX e usa o conversor DC-DC, works like a charm.

    Voce pode rodar linux ou freebsd... seu maior trabalho vai ser desenvolver o software.. que se comunica com tudo.. mostra tudo.. e ainda trabalha legal com o touchscreen.

    Outro ponto importante.. toma cuidado com as coisas q voce compra.. pq muitas delas precisa de um driver especifico (aquele scanner q voce mostrou parece ser um deles) e ae fica ruim p/ voce implementar o sistema... (a nao ser q voce va rodar windows nele....) no caso esse q eu tenho, funciona como se fosse (pro computador/sistema operacional) um adaptador usb <-> porta serial. Sendo muito simples trabalhar com ele (soh precisa lidar com a porta serial... e nao drivers e coisas usb)



    cheers
    4X4 Brasil

  • #36
    Usuário Avatar de Thiago Pereira
    Entrada
    23/12/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    40
    Posts
    2,194
    Agradecimentos: 21
    Citação Postado originalmente por linuxhellmaster Ver Post
    Compra uma Nano-ITX e usa o conversor DC-DC, works like a charm.

    Voce pode rodar linux ou freebsd... seu maior trabalho vai ser desenvolver o software.. que se comunica com tudo.. mostra tudo.. e ainda trabalha legal com o touchscreen.

    Outro ponto importante.. toma cuidado com as coisas q voce compra.. pq muitas delas precisa de um driver especifico (aquele scanner q voce mostrou parece ser um deles) e ae fica ruim p/ voce implementar o sistema... (a nao ser q voce va rodar windows nele....) no caso esse q eu tenho, funciona como se fosse (pro computador/sistema operacional) um adaptador usb <-> porta serial. Sendo muito simples trabalhar com ele (soh precisa lidar com a porta serial... e nao drivers e coisas usb)



    cheers
    Vlw, vou procurar mais info sobre o nano-itx.

    Agora o OS vai ter q ser Windows mesmo, no slackware q tenho na empresa o maximo que consigo fazer é logar e dar um halt para desligar a maquina.
    Abraço,
    Thiago
    Mudar de ideia é prerrogativa de quem pensa!

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 21
      Última resposta: 01/11/2007, 20:33

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade