x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 30
  • #1
    Usuário Avatar de Rodrigo Medeiros
    Entrada
    24/03/2004
    Local
    Florianópolis/SC
    Posts
    58
    Agradecimentos: 0

    Motor GM 4.3 V6 Vortec - presta ?




    Alguem poderia me dar maioires informações sobre esse motor ?
    Ouço falar muito bem do desempenho dele, mas dizem que a manutenção é um facada, quase inviável...

  • #2

    Sim!!!

    Encontrei esse tópico do fórum quando fazia uma busca sobre outro assunto. Fã que sou do VORTEC, ao encontrar uma pergunta dessa sem resposta, desde maio de 2008, não consigo deixar de responder :
    Sim é um excelente motor, para 600 mil milhas com troca de velas apenas com 100.000 milhas. Tão confiável que uma empresa canadense o utiliza em aviões ( http://www.beltedair.com/ ).
    Sua longa duração vem do exagero, quase desperdício, de sua construção. Aos 1000 rpm o motor já entrega 70 cv. Hoje motores como o VORTEC V6 são bem menores e mais econômicos, vide o da CAPTIVA V6, que embora de menor torque, tem potência específica bem mais alta.
    Recebe bem o GNV e com Kits de conversão de última geração, e mesmo o de terceira geração, a perda de potência é bem pequena e chega a fazer 10 km com um m3 de gás. A taxa de compressão é baixa para o uso de álcool, mas há vários relatos de sucesso com o uso de álcool.

    Quanto aos custos de manutenção, não sei dizer pois até agora só gastei com filtros (ar e óleo) e os preços são os normais de mercado e ainda faltam 10.000 para a troca das velas (R$ 26,00 cada). É um motor muito popular e comum nos USA, com uma imensa base instalada, e lá os preços das peças são bem em conta.

    Dados do VORTEC: Seis cilindros em V (a 90º), a gasolina, com comando de válvulas único no bloco e acionado por corrente, duas válvulas por cilindro, injeção eletrônica multiponto sequencial centralizada (na BLAZER 99), arrefecido a água. Diâmetro x curso: 101,6 mm x 88,4 mm. Cilindrada: 4.299 cc. Taxa de compressão: 9,2:1. Potência/rpm: 180cv/4.200 rpm. Torque/rpm: 34,7 kgfm/2.600 rpm. Potência específica: 41,8 cv/litro.

    4X4 Brasil
    Milton Quadros
    www.milpesca.com.br
    Toyota Hilux SW4 3.0 D 2008

  • #3
    Milton

    Realmente esse motor é monstruoso! infelizmente creio que ele e o da F-1000 gasolina (4.9i), tenham sido os últimos 6 cilindros de grande cilindrada

    A propósito, esta semana fiquei com a Blazer para meu uso diário em Mgá, tanto na ida qto na volta para Pvaí, notei como sobra motor neste veículo.

    Eu como não costumo guiá-la regularmente, e minha Vmédia na estrada é em torno de 100 km/h, notei que em algumas situações a 4º parecia ser mais que suficiente!

    A folga do motor era tamanha que por vezes esquecia da existência da 5º! e olha que o motor parecia nem sentir falta.

    O melhor, foi o consumo aparente, pois não enchi nem fui rigorosamente meticuloso para fazer a medição, mas antes de sair mandei R$ 20,00 de "gasosa" (R$ 2,45/L) e a marquinha do indicador do tanque voltou no mesmo ponto qdo cheguei em Mgá (75 km).

    Bom, pelas minhas contas o consumo foi de algo em torno de 9 km/L! para um 6 cilindros de 180 cv, acho que está de bom tamanho, né?

  • #4
    Sim, Dieselboy, a 100 km/h na Blazer V6 a rotação do motor está entre 1900/2000 giros (meu pneus são maiores). Acho que dessa folga vem a longevidade que o motor alcança.
    Milton Quadros
    www.milpesca.com.br
    Toyota Hilux SW4 3.0 D 2008

  • #5
    Usuário
    Entrada
    28/04/2008
    Local
    Londrina/Parana/PR
    Posts
    32
    Agradecimentos: 0
    Eu tive uma blazer 98 4.3 4x4 automatica por 5 longos anos, daria um livro as dificuldades apresentadas, infelizmente os prazeres a gente num lembra qndo as piores coisas acontecem, troquei 3 compressores do ar condicionado, 2 filtro dessecante, 2 esticadores de correia, 1 bomba de agua, 3 correias planas, 4 bombas de gasolina (estava trabalhando no alcool desde o começo), 1 jogo de vela e cabos, 2 limpezas de bicos por ano, pelo menos, solda do chassis, 3 conjuntos braço pitman+auxiliar, 1 conjunto de engate da traçao dianteira, bom mas se quer saber do motor, vamos la, ele é potente em torque, moderado em cavalaria, pesado no conjunto, aranha q da encrenca (sistema de injeção multiponto com valvula terminal q frequentemente trava) acho q 2002 ou 3 saiu motor com flauta e bico no coletor, masi facil de implementar o alcool, nunca vi esse motor. Se a correia chia suspeitando de rolamento, mandava pra oficina e trocavam correia (melhor goodyear) parava o barulho, dificil achar o compressor de ar condicionado, e qndo acha é caro, tive a infelicidade de pegar tecnico de ar ruim tbem, esse bloco não aceita retifica, perdeu ja era, entao fazer veneno nele é arriscado, colocar gas é possivel, mas vc perde porta-malas q ja é pequeno, esse carro é bom de arrancada, ruim de final, pessimo em curvas principalmente se tiver buracos, bom de lama,tanque com alcool da pouca autonomia, 450km/75 litros, sempre sobra um pouco no tanque... prescisa por reservatorio gasolina para partida no frio, verifique no apoio posterior do braço da bandeja inferior da suspensao dianteira se não tem marcas de solda ou se não tem trincas. Indico a colocação de uma barra transversal nos pontos de reforço ligando os dois lados, na versao a diesel ele tem esta barra. e verifique fixacao dos peitos de aco q frequentemente perdem os parafusos.

  • #6
    Citação Postado originalmente por stfuruie Ver Post
    Eu tive uma blazer 98 4.3 4x4 automatica por 5 longos anos, daria um livro as dificuldades apresentadas, ....(estava trabalhando no alcool desde o começo), 1 jogo de vela e cabos....
    Caro Amigo, álcool com taxa de apenas 9,2:1 de compressão não é recomendável. Para vc ter uma idéia o CORSA 1000 tem taxa de 12,6:1 (fonte: http://www2.uol.com.br/bestcars/comp2/1000-1400-11.htm ). Mesmo assim noto por seu relato que não houve nenhum problema no motor mesmo. Os problemas no sistema de alimentação (bombas bicos, etc) são os decorrentes do uso de álcool, de sua opção e não de projeto da GMC.

    Quanto ao conjunto da Blazer, é um carro PROJETADO para velocidades de cruzeiro de 120 km/p e que exige as manutenções normais de um carro de quase duas toneladas. Se quer usá-lo também para velocidades maiores e uso mais pesado, em trilhas médias e leves, o meu caso, são necessárias algumas modificações. Veja em http://www.picapesgm.com.br/forum/viewtopic.php?p=54049#54049

    Agora minha assertiva quanto ao uso do álcool fica assim: Há relatos de problemas nos sistemas de injeção e ignição por uso do álcool por 5 anos.
    4X4 Brasil
    Milton Quadros
    www.milpesca.com.br
    Toyota Hilux SW4 3.0 D 2008

  • #7
    Usuário Avatar de Paulo_CW
    Entrada
    19/04/2006
    Local
    Curitiba/PR
    Posts
    2,785
    Agradecimentos: 5
    Caro amigo... eu Vejo este motor como um dos melhores e mais confiaveis q já vi por aí...
    Ja estou na segunda Blazer 4.3 q ando pela empresa... a primeira 98 foi vendida com 220mkm e nunca foi feito absolutamente nada no motor, a segunda 2004 com qual ainda ando, esta com mais de 250mkm e na mesma situação... é impressionante como é bom, resistente e confiável este motor e tbm aproveito para elogiar a caixa...
    Quanto ao custo de manutenção não tenho como responder pois ela nunca fiz nada em nenhuma delas... já foi feitas outras coisas em suspensão, alternador e até diferencial, mas no "V6" nunca foi tocado e olha q o uso deste veículo é somente para viajens e com o pé embaixo... a unica manutenção q o motor sofre é óleo sintético a cada 8mkm aprox.
    O único senão fica por conta do consumo... mas querer um V6 com um puta desempenho e pensar q esta num Uno mile... não dá né...
    Wrangler JKU > SL 3" TR /JKS / E-Locker / Zeon 12k / Bilsten / Mickey Thompson 35"/ e verão sem capota...

  • #8
    prezado amigo
    tenho um v6 desses pra colocar no meu jipe

    na minha opnião é o MELHOR motor pra usar em jipe
    ele é curto, leve e com muuuuito torque

    peças, tras dos USA... muito barato lá..
    exemplo: pistão original: 9 dolares cada... é isso mesmo.. procure na summit racing

    o meu eu fiz a retifica dele tudo com peças trazidas de lá

    to muito feliz com esse motor

    obs: o meu é um 2002, que não usa os injetores tipo "aranha"... essa porcaria de aranha realmente foi uma pisada de bola da GM......

    vo usar ele no alcool.. troquei os pistões, coloquei um jogo de hipereutéticos cabeçudos... a taxa foi pra 10,5:1 ainda não é grande coisa, mas no meu caso, tambem coloquei um supercharger eaton M112............


    o carter desse motor tambem é um item excelente pra jipe, ja que ele é bem fundo e fica na traseira do motor... da pra botar o jipe quase de pé sem faltar oleo...

    bom.. é isso aí...

    viva o vortec.. se for comprar um, compre de 2001 pra frente... que não usa as merdas de aranha..

    abraços.

  • #9
    Mais algumas informações sobre o motorzinho !

    180 cv até 2001. (aranha)
    192 cv 2002 em diante. (bicos individuais)


    []'s
    JCJ
    Motor GM 4.3 V6 Vortec - presta ? Arquivos Anexos
    CJ5 - V6 4.3 Vortec
    Quando eu era pequeno tinha medo de injeção, hoje tenho medo de carburador !

  • #10
    Usuário Avatar de banumsei
    Entrada
    26/05/2009
    Local
    Nova Mutum/MT
    Idade
    45
    Posts
    18
    Agradecimentos: 0

    v6 vortech

    e ai Serga!!!

    cara qual é o procedimento para trazer essas peças de la?

    digamos o pistão é 9 dolares, ele chega aqui em que preço?

    valeu cara!!

  • #11
    Usuário Avatar de Giuliano MO
    Entrada
    05/06/2006
    Local
    Pelotas/RS
    Idade
    47
    Posts
    180
    Agradecimento: 1
    Peças dos EUA o cálculo é fácil:
    Por exemplo - U$100,00 de peças + U$50,00 de frete = U$150,00

    Imposto de U$150,00:
    Converte esses U$150,00 pra reais (U$1,00 = R$2,00 hipótese), depois 60% neles = R$480,00

    Em alguns estados cobra-se além dos 60% de imposto de importação o ICMS, então pega-se esses R$480,00 e calcula mais o ICMS (aqui no RS é 18% se não me engano), ficaria então um total de R$566,40

    Tem q se informar bem sobre os tipos de frete, são várias as possibilidades, melhor seria o priority mail da USPS o mais barato, demora algo em torno duns 20 dias, só tem q ver o tipo de peça, peso, etc, muita coisa eles só mandarão por EMS ou DHL.

    As vezes, eu digo, as vezes, passa batido na fiscalização e você pode ser dispensado do imposto, mas vindo dos EUA é 99% de chance a tarifação nos termos da lei!!

    Grande abraço.

  • #12
    Usuário
    Entrada
    14/01/2010
    Idade
    52
    Posts
    2
    Agradecimentos: 0

    peças do motor

    GOSTEI! mas como peço essas peças? para quem? que site(em português)?
    obrigado.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade