x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 12 de 12
  • #1
    Usuário
    Entrada
    21/02/2023
    Local
    rio claro/SP
    Posts
    2
    Agradecimentos: 0

    Transformar D20 4x2 em 4x4 - preciso de informações, por favor




    Boa noite a todos!

    Sou proprietário de uma D20 1990, motor 3.9 Perkins Q20B turbo

    Gosto muito da "brutona" mas estou sofrendo demais nas estradas de terra sempre que tem chuva, ainda mais nas subidas - o 4x2 não dá conta de empurrar as 2 toneladas da menina e acabo preso na lama

    Acabei encontrando o fórum procurando saber se seria possível transformá-la em uma 4x4

    Encontrei alguns tópicos antigos, mas gostaria de informações atualizadas sobre o assunto, quem puder ajudar, fico muito agradecido:

    - qual seria o custo aproximado dessa conversão?
    - estou no interior de SP, alguém conhece alguma oficina nas proximidades capacitada para realizar o serviço?
    - existe um "kit" já com todos os itens necessários para essa conversão ou é preciso garimpar as peças separadamente?
    - que peças seriam essas? o que seria necessário trocar/adicionar?
    - utilizo a caminhonete para viajar até o sítio - a casa fica no alto e a estrada de terra é bem inclinada, em época de chuva não tem como escapar das atoladas (agora mesmo estou no sítio, rezando pra estrada secar, senão tô lascado pra ir embora )

    sou novato de tudo no 4x4, qualquer informação será muito bem vinda

    Muito obrigado, forte abraço

  • #2
    Usuário Avatar de sallespickup
    Entrada
    23/06/2010
    Local
    sampa capital/SP
    Idade
    48
    Posts
    1,853
    Agradecimentos: 38
    bom dia,

    eu tenho GM desde sempre e tb to sempre no meio do mato, cheguei a cogitar pegar o que existe, mais como o meu pe e pesado na estrada não me serve, poisa camionete fica muito instavel, com o kit engesa, então o que o mercado tinha era isso, que é basicamente a traçao do jeep EE35 militar, é uma eixo de C10 com Munhões (articulações) pra esterçar, isso a grosso modo é claro, o eixo é bom, mais os feixes de molas são curtos não leem bem o terreno, e na estrada não passa segurança pra meter o pe, hoje é bem dificil de ver um kit desses, pois não é só a caixa de transferencia, e o eixo, tem varios reforços que vinham pra proteger e reforçar o chassi, então achar um kit completo, só se ainda tiver montado no veiculo doador, bem complicado, eu tenho ideias pra fazer com eixo e suspençao de troler, porem e coisa a se desenvolver, que leva um certo tempo , entao pra melhorar eu uso pneu 31 mud na trazeira, que apesar do barulho, ajuda bastante, mais longe de resolver, entao ou prepara o bolso, ou compra um 4x4 pra essas situações, eu cheguei a cogitar comprar um lada niva, pois onde vou da 120 km, mais os muds ainda bem que resolveram por enquanto kkkk qualquer coisa da um grito que nos falamos abs carlos sallespickup
    4X4 Brasil Razão: Adequar regra de postagem 2/2.7

  • #3
    Usuário Avatar de jmanzano
    Entrada
    21/12/2014
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    41
    Posts
    32
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Dvinteiro Ver Post
    Boa noite a todos!

    Sou proprietário de uma D20 1990, motor 3.9 Perkins Q20B turbo

    Gosto muito da "brutona" mas estou sofrendo demais nas estradas de terra sempre que tem chuva, ainda mais nas subidas - o 4x2 não dá conta de empurrar as 2 toneladas da menina e acabo preso na lama

    Acabei encontrando o fórum procurando saber se seria possível transformá-la em uma 4x4

    Encontrei alguns tópicos antigos, mas gostaria de informações atualizadas sobre o assunto, quem puder ajudar, fico muito agradecido:

    - qual seria o custo aproximado dessa conversão?
    - estou no interior de SP, alguém conhece alguma oficina nas proximidades capacitada para realizar o serviço?
    - existe um "kit" já com todos os itens necessários para essa conversão ou é preciso garimpar as peças separadamente?
    - que peças seriam essas? o que seria necessário trocar/adicionar?
    - utilizo a caminhonete para viajar até o sítio - a casa fica no alto e a estrada de terra é bem inclinada, em época de chuva não tem como escapar das atoladas (agora mesmo estou no sítio, rezando pra estrada secar, senão tô lascado pra ir embora )

    sou novato de tudo no 4x4, qualquer informação será muito bem vinda

    Muito obrigado, forte abraço
    Tarefa bem difícil. Como citado pelo camarada, os eixos engesa não mais existem e tinham bastante limitação. A picape perdia o conforto que as molas helicoidais dianteiras proporcionavam. Então tens duas saídas:
    1 - Encontrar uma D-20 4x4, que foram fabricadas no final da década de 1980 e rapidamente sairam de linha. Isso será muito difícil, acho que nem existem mais. Poderia encontrar alguma em um depósito e aproveitar o sub chassi, mas saiba que a reputação do sistema 4x4 dela não é das melhores. Muitas quebras nas cruzetas (não tilizavam homocinéticas).
    2 - Mais plausível é fazer uma adaptação. Mais aí é loucura total. Teria de refazer tudo, criar um munhão novo, modificar a posição da mola para passar o semi-eixo, achar um lugar para diferencial entre o motor e a longarina do chassi, adaptar uma caixa de transferência.... em suma, quase impossível

    Acho mais fácil trocar para uma F-1000 4x4. Mais fácil de encontrar e tão bruta quanto.

    Nos mantenha informado do andamento.
    T4 - 2011, Band BJ55LP 2BL - 1997, D-20 Custon S - 1993, Eco 4WD - 2011
    A procura de F-1000 4x4!

  • #4
    Usuário
    Entrada
    26/01/2012
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    78
    Posts
    381
    Agradecimentos: 12
    Citação Postado originalmente por Dvinteiro Ver Post
    Boa noite a todos!

    Sou proprietário de uma D20 1990, motor 3.9 Perkins Q20B turbo

    Gosto muito da "brutona" mas estou sofrendo demais nas estradas de terra sempre que tem chuva, ainda mais nas subidas - o 4x2 não dá conta de empurrar as 2 toneladas da menina e acabo preso na lama

    Acabei encontrando o fórum procurando saber se seria possível transformá-la em uma 4x4

    Encontrei alguns tópicos antigos, mas gostaria de informações atualizadas sobre o assunto, quem puder ajudar, fico muito agradecido:

    - qual seria o custo aproximado dessa conversão?
    - estou no interior de SP, alguém conhece alguma oficina nas proximidades capacitada para realizar o serviço?
    - existe um "kit" já com todos os itens necessários para essa conversão ou é preciso garimpar as peças separadamente?
    - que peças seriam essas? o que seria necessário trocar/adicionar?
    - utilizo a caminhonete para viajar até o sítio - a casa fica no alto e a estrada de terra é bem inclinada, em época de chuva não tem como escapar das atoladas (agora mesmo estou no sítio, rezando pra estrada secar, senão tô lascado pra ir embora )

    sou novato de tudo no 4x4, qualquer informação será muito bem vinda

    Muito obrigado, forte abraço


    Já pensou em pneus borrachudos ? Correntes nas duas rodas traseiras ? Um segundo carro com tração e redução ?
    D-20 tracionada considero utopia
    Alvaro Angelo
    Band CD-95 / Band CS-82 / Band Jipe 96 / WILLYS 83 / SW4 98 e 2010/ Hilux srv 2015 e Tracker 2008
    Ex Pampa 94 4x4 e Hilux srv 2006

  • #5
    Usuário Avatar de lfschmitz
    Entrada
    07/12/2008
    Local
    Indaial/SC
    Idade
    43
    Posts
    306
    Agradecimentos: 7
    Citação Postado originalmente por ALVARO ANGELO Ver Post
    Já pensou em pneus borrachudos ? Correntes nas duas rodas traseiras ? Um segundo carro com tração e redução ?
    D-20 tracionada considero utopia
    Alvaro Angelo

    De fato, o termo utopia me parece bem apropriado...


    Uma sugestão que faltou, na minha opinião: bloqueio de diferencial. Uma picape dessas com pneus recapados de perfil agressivo e diferencial blocado consegue sair da maioria dos enroscos do dia-a-dia.

    Mas atenção: esses pneus agressivos recapados são ruins de balancear e não são indicados para uso rodoviário acima de 100km/h, principalmente em situações que os façam esquentar muito (longos trechos em alta velocidade, carro carregado, dias quentes, estrada com muitas curvas...), porque eles podem sofrer deformação.

    As D20 desse ano vinham, se não me engano, com pneus 245/75R16 e rodas com tala 6". Se realmente forem rodas de tala estreita, não convém usar pneus muito largos. Medidas comuns, como 265/70R16, já exigem pelo menos 7" para não ficar com a dirigibilidade comprometida (pneus muito largos em rodas estreitas deixam a direção "boba", com respostas lentas e oscilam muito em rodovia). Talvez desse pra arriscar 255/70R16, mas tem poucas marcas nessa medida e ainda seria além do ideal.

    Por isso, vale a pena considerar os 235/85r16. Têm vários modelos e marcas.
    Ex-Tritons 2011 (Jabiraca) e 2015 (Jabiraca II)
    L200 Triton HPE 3.2 AT 2017 (Jabiraca III)
    F100 1978 (Jurema)
    - MWM 229-4 à espera de um milagre

  • #6
    Usuário Avatar de Sonhador
    Entrada
    15/07/2012
    Local
    Santos/SP
    Posts
    958
    Agradecimentos: 16
    Como disseram Pode sair mais Barato a troca da D20 por um veuculo ja com 4x4 .... Porem existem adaptações Que podem não Ficar Boas , Mas Hj em dia existem oficinas e peças proprias para adaptação ...

    Tenho visto No Youtube um projeto que estao fazendo em uma F250 chamado ex esposa da tonimek e uma das parcerias e com o Penna off Road ...que fara a conversao para 4x4 , ali ja vai ajudar a ter uma ideia do trabalho que seria uma transformacao dessa ,

    Tambem tem uma empresa no sul do pais chamada DSTRAC que fabrica componentes novos para esse tipo de transformação , caixa , eixos, etc....

    Fizeram sugestoes de usar peças militares .... parece que o museu militar que fica la em panambi tem peças para vender .... mais ai vc tem de pensar bem no projeto , achar um mecanico para montar e definir qual as peças ...

    Acredito que o povo logo dara receitas caseiras de como fazer uma mudança dessas ...veiculos que podem ser doadores...


    Ja pensou em comprar uma Rural 4x4 e deixar em algum lugar no caminho ? ai so troca a carga de veiculo.... e faz o caminho ruim com ela ....
    EX .Toyota Hilux Sw4 97 "Ambulância"

  • #7
    Usuário
    Entrada
    26/01/2012
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    78
    Posts
    381
    Agradecimentos: 12
    Citação Postado originalmente por Sonhador Ver Post
    Como disseram Pode sair mais Barato a troca da D20 por um veuculo ja com 4x4 .... Porem existem adaptações Que podem não Ficar Boas , Mas Hj em dia existem oficinas e peças proprias para adaptação ...

    Tenho visto No Youtube um projeto que estao fazendo em uma F250 chamado ex esposa da tonimek e uma das parcerias e com o Penna off Road ...que fara a conversao para 4x4 , ali ja vai ajudar a ter uma ideia do trabalho que seria uma transformacao dessa ,

    Tambem tem uma empresa no sul do pais chamada DSTRAC que fabrica componentes novos para esse tipo de transformação , caixa , eixos, etc....

    Fizeram sugestoes de usar peças militares .... parece que o museu militar que fica la em panambi tem peças para vender .... mais ai vc tem de pensar bem no projeto , achar um mecanico para montar e definir qual as peças ...

    Acredito que o povo logo dara receitas caseiras de como fazer uma mudança dessas ...veiculos que podem ser doadores...


    Ford tinha F1000, F4000, e F250 já tracionadas.
    Fabricar caixa, eixos, etc, o preço compensaria /
    Ja pensou em comprar uma Rural 4x4 e deixar em algum lugar no caminho ? ai so troca a carga de veiculo.... e faz o caminho ruim com ela ....

    Ford tinha F1000, F4000, e F250 já tracionadas, portanto...plug and play.
    Fabricar caixa, eixos, etc, o preço compensaria ?
    Uma rural no meio da estrada ? Na minha região invadem até as garagens fechadas...
    Alvaro Angelo
    Band CD-95 / Band CS-82 / Band Jipe 96 / WILLYS 83 / SW4 98 e 2010/ Hilux srv 2015 e Tracker 2008
    Ex Pampa 94 4x4 e Hilux srv 2006

  • #8
    Usuário Avatar de lfschmitz
    Entrada
    07/12/2008
    Local
    Indaial/SC
    Idade
    43
    Posts
    306
    Agradecimentos: 7
    Citação Postado originalmente por ALVARO ANGELO Ver Post
    Ford tinha F1000, F4000, e F250 já tracionadas, portanto...plug and play.
    Fabricar caixa, eixos, etc, o preço compensaria ?
    Uma rural no meio da estrada ? Na minha região invadem até as garagens fechadas...
    Alvaro Angelo

    O preço, como quase tudo no Brasil, seria bem elevado. Em termos de adaptação, quase tudo é possível, mas há algumas regras:

    - se for bom, provavelmente será bem caro.
    - se for barato, dificilmente será bom.

    Particularmente, se a necessidade é realmente uma picape grande com tração 4x4 (e uma 4x2 com bloqueio de diferencial e pneus para lama não resolve), a melhor alternativa seria procurar trocar por uma F1000. Por melhor que seja a D20, a transformação em 4x4 ou custará uma fortuna, ou ficará uma gambiarra.
    Ex-Tritons 2011 (Jabiraca) e 2015 (Jabiraca II)
    L200 Triton HPE 3.2 AT 2017 (Jabiraca III)
    F100 1978 (Jurema)
    - MWM 229-4 à espera de um milagre

  • #9
    Usuário
    Entrada
    26/01/2012
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    78
    Posts
    381
    Agradecimentos: 12
    Citação Postado originalmente por lfschmitz Ver Post
    O preço, como quase tudo no Brasil, seria bem elevado. Em termos de adaptação, quase tudo é possível, mas há algumas regras:

    - se for bom, provavelmente será bem caro.
    - se for barato, dificilmente será bom.

    Particularmente, se a necessidade é realmente uma picape grande com tração 4x4 (e uma 4x2 com bloqueio de diferencial e pneus para lama não resolve), a melhor alternativa seria procurar trocar por uma F1000. Por melhor que seja a D20, a transformação em 4x4 ou custará uma fortuna, ou ficará uma gambiarra.

    Aproveitando a dúvida do colega me detive mais um tempo na questão, para aprofundamento.
    Tenho uma fazenda a cerca de 40 anos e a estrada continua de terra e com problemas nas épocas de chuva.Vou dizer da minha experiência no intuito de clarear as dúvidas para o colega. Não sei o grau de dificuldade. Então...

    1-Inicialmente usava FUSCA com pneus lameiros, corrente nas rodas, pranchas e enxadas além de um guincho frontal e FUNCIONAVA. Na época não tinha grana para comprar uma caminhonete 4x4.
    2-Lama continuamente, você acaba fazendo seu próprio aprendizado e virando expert como minha esposa virou.
    3-Minha experiência com adaptações não é boa, tem que ser bem pensada e com pessoa gabaritada que vai lhe cobrar uma grana, porque ele sabe das questões envolvidas. Já fiz reformas e adaptações que chegaram a custar o preço do veículo.
    4-Bloqueio de diferencial para mim sempre funcionou bem para sair do enrosco.

    Agora a questão da grana, começando do mais barato:
    1-Começaria com pneus lameiros, corrente nas rodas, pranchas e enxadas.
    2-Depois bloqueio de diferencial e um guincho elétrico.
    Somente depois pensaria em trocar de carro, e aí ficaria para o gosto e o bolso do freguês.
    Particularmente não iria de f-1000 (não vou listar os motivos, lembrar apena que a Ford já saiu do Brasil) cada um tem suas experiências para contar.
    Se o trecho até a fazenda for pequeno (30/40 km) iria procurar bastante até achar uma bandeirante. Dentro de uma fazenda é insubstituível. Tendo possibilidades financeiras iria de HILUX (2006/2015) EM BOAS CONDIÇÕES.
    Agora se sua estrada é uma verdadeira trilha vai precisar de carro 4x4, com redução, bloqueio traseiro e dianteiro, guincho, pranchas de desatolamento, corrente nas rodas,etc. Coloquei aqui minhas experências de vida.Espero que outros também contribuam para trazer sugestões aos nossos colegas.

    E finalmente um Girico MF 4275 tracionado, com rebocador, baseado na fazenda para avisar ao caseiro quando não conseguir sair do enrosco. (Essa ultima parte é brincadeira, foi para distensionar).
    ALVARO ANGELO
    Band CD-95 / Band CS-82 / Band Jipe 96 / WILLYS 83 / SW4 98 e 2010/ Hilux srv 2015 e Tracker 2008
    Ex Pampa 94 4x4 e Hilux srv 2006

  • #10
    Usuário Avatar de sallespickup
    Entrada
    23/06/2010
    Local
    sampa capital/SP
    Idade
    48
    Posts
    1,853
    Agradecimentos: 38
    bloqueio, nas GM so trocando eixo todo por algo parrudo de verdade, nao me falem em dana 44,46,60, entao o que seria com relacao pelo menos 3.15?, eu nao conheco e olha que mexo com isso desde 90, entao 4x4 tb nao [e uma otima opcao, pois tb nao teria bloqueio, parece que se for trilha pesada e trocar de carro mesmo infelismente, me olha que as minhas de uso sao GMs

  • #11
    Usuário
    Entrada
    15/07/2021
    Local
    Niteroi/RJ
    Posts
    88
    Agradecimentos: 2
    Concordo com os amigos, não vale a pena adaptar essa picape para 4x4. Eu conheci um senhor uma vez que gastou mais de 2 anos mexendo numa e não ficou bom, e ele tinha muito conhecimento técnico e fazia tudo com o maior capricho.
    Eu acho que vale a pena entrar numa picape média mais moderna, se ela te atender. Além de já vir pronta, você também vai ganhar mais segurança, porque pneus de barro em picapes antigas deixam elas bem perigosas.

  • #12
    Usuário
    Entrada
    30/11/2017
    Local
    Batatais/SP
    Posts
    33
    Agradecimentos: 0
    Bom dia meus amigos. Uma duvida. Escutei que as d20 4x4 tem o sistema de pivos montado diferentes dos das d20 4x2. Sendo mais dificil cair a roda com a quebra do pivo. Isso é verdade?. Se for o caso, gostaria de saber se existe como colocar algum outro sistema de pivo igual o da 4x4 caso nao encontre o da d20 4x4. Obrigado

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Alguém de gravataí rs preciso de um favor.
      Por Inner no fórum Toyota Bandeirante
      Respostas: 2
      Última resposta: 27/09/2014, 23:43
    2. preciso de um favor de quem tiver rexton
      Por lmbap no fórum SUV's (Sport Utility Vehicles)
      Respostas: 0
      Última resposta: 04/08/2011, 03:45
    3. Por favor preciso de Ajuda!!! com meu Niva
      Por Leandro Carvalho no fórum Niva
      Respostas: 17
      Última resposta: 11/12/2005, 09:32
    4. Preciso de informações sobre o 90
      Por tyndaro de menezes neto no fórum Land Rover
      Respostas: 28
      Última resposta: 06/08/2004, 00:08

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade