Olá pessoal,
acabo de adiquirir uma Montana e como já havia observado ela é meio baixinha , alguém saberia me dizer como levantá-la ao menos uns 10 ou 15 cm, na frente, pois ando batendo em baixo até na cidade.
o carro eh monobloco ne? vc vai ter que mexer na suspensão colocando calços nos amortecedores ou coisa parecida. E para alcançar a altura desejada vc também terá que colocar pneus maiores.
Pelo que estive lendo no endereço acima que o Du colocou, ela é quase inteira original, mas houve mudanças exatamente onde eu quero mudar a suspensão, lá eles dizem que ela é a mais alta da categoria, porém não o suficiente na minha opinião, principalmenteno que diz repeito no angulo de entrada e saída, tambem fala lá que em uma competição a Montana foi a única que chegou ao fim...
Pelo que entendi, os 15 cm são só referência, o que o Bona deseja é levantar o máximo possível, mas sem reiventar o carro, afinal de contas é zero bala.
Ele não deixou claro, mas o uso diário é uns 50km de Anhanguera e uns 20km de terra (canavial), mas sabem como é, chuva e caminhão de cana, sempre complicam o caminho.
po, entra na www.rc4x4.com.br e procura informações la.
Ve se da pra fazer isso. Mas concordo com o rafael, acho que vc tah com o carro errado. Se vc quiser levantar um pouco o carro para participar de rally de regularidade, acho que 15cm eh coisa demais. Coloca so outros pneus e pronto. Mas de qualquer forma entre nesse site.
Acho que a desvantagem de ter comprado um carro recém lançado, foi esta falta de informação.
Penssando em um carro qualquer, a idéia seria os calços de mola mesmo, o problema vai ser o tamanho. Quer dizer, descobrir qual o tamanho seria legal. Quer dizer o ideal seriam molas mais compridas, mas com as características bem próximas, mas aí é melhor gastar a sorte na loteria. Estou assumindo que as 4 molas são helicoidais.
Os amortecedores é o seguinte, depois dos calços no lugar, com o carro ainda sem amortecedores, precisa ir levantando uma roda (não pelo eixo), isto para simular uma rampa, vai levantando esta roda até a outra roda do mesmo lado ameaçar sair do chão, agora dá para medir o tamanho máximo (esticado) do amortecedor nesta roda levantada e na outra roda do eixo medir o tamanho mínimo (encolhido). Agora com estas informações, pegue o amortecedor original na mão, vá até uma loja de amortecedores e procure um outro que tenha os mesmos tipos de fixação, o tamanho mais aproximado com as medidas que fez, e que geralmente seja usado em um carro com aproximadamente o mesmo peso que o seu. Pode ser que não exista, mas também pode ser que exista. Faça tudo isto, agora no outro eixo.
Agora sem muito cálculo, e sem conhecer a suspensão do seu carro, acho que um calço de 5 a 8 cm e depois no futuro pneus com 1 ou 2 polegadas maior, já vai fazer uma boa diferença.