x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 15
  • #1
    Usuário
    Entrada
    08/10/2012
    Local
    presidente prudente/SP
    Idade
    41
    Posts
    71
    Agradecimentos: 0

    lubrificante do diferencial: afinal, precisa ou nao ser trocado?




    muito se fala na lubrificação do diferencial

    alguns falam que o oleo do diferencial foi feito pra nao ser trocado, a nao ser em condiçoes severas, como por exemplo passar em trechos alagados que chegam a cobrir o diferencial etc
    outros falam que o oleo deve ser trocado como diz no manual, independente do uso

    no manual da s10 (a minha é um modelo 06/06) diz que o oleo deve ser trocado a cada 30km
    peguei a pickup usada, com 70mil km, hoje ela esta quase 130km, ou seja, quase 60km rodados e até agora nao troquei o olho do diferencial, como diz no manual
    pra falar a verdade, eu nao sabia que o oleo do diferencial tinha que ser trocado, por isso andei todo esse tempo achando que estava tudo ok, mas agora bateu uma preocupaçao e levarei no mecanico segunda-feira pra ver isso

    e, apesar de nao trocar o oleo até hoje, aparentemente, nao houve problema algum... apenas ouço um "estalo" de vez enquando, mas segundo o proprio manual e alguns usuarios do forum, esse estalo é normal devido ao sistema do trac lock


    mas voltando ao assunto da lubrificaçao do diferencial.... o que vcs dizem a respeito disso?

  • #2
    Usuário
    Entrada
    07/07/2012
    Local
    Montes Claros/MG
    Posts
    632
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por reefox Ver Post
    muito se fala na lubrificação do diferencial

    alguns falam que o oleo do diferencial foi feito pra nao ser trocado, a nao ser em condiçoes severas, como por exemplo passar em trechos alagados que chegam a cobrir o diferencial etc
    outros falam que o oleo deve ser trocado como diz no manual, independente do uso

    no manual da s10 (a minha é um modelo 06/06) diz que o oleo deve ser trocado a cada 30km
    peguei a pickup usada, com 70mil km, hoje ela esta quase 130km, ou seja, quase 60km rodados e até agora nao troquei o olho do diferencial, como diz no manual
    pra falar a verdade, eu nao sabia que o oleo do diferencial tinha que ser trocado, por isso andei todo esse tempo achando que estava tudo ok, mas agora bateu uma preocupaçao e levarei no mecanico segunda-feira pra ver isso

    e, apesar de nao trocar o oleo até hoje, aparentemente, nao houve problema algum... apenas ouço um "estalo" de vez enquando, mas segundo o proprio manual e alguns usuarios do forum, esse estalo é normal devido ao sistema do trac lock


    mas voltando ao assunto da lubrificaçao do diferencial.... o que vcs dizem a respeito disso?

    Amigo, sempre troquei da minha S10, pode fazer na concessionaria, vão te cobrar de 50-60 reais. É melhor prevenir do que remediar...
    Roberto Caldeira
    Ex: Strada Adventure CD 15/16, S10 LT 4x4 At 12/13, S10 Tornado 07/08

  • #3
    Olá,

    A vida util das engrenagens e rolamentos do diferencial esta relacionada a troca do óleo lubrificante no intervalo recomendado.
    Toda trabalho de engrenagem tem desgaste gerando residuos que ficam "flutuando" no oleo. A longo prazo o efeito é o mesmo que lavar as maos com um pouco de areia misturada a agua e acelera em muito o desgaste das peças. Além do oleo lubrificante vencer com o tempo também.

    Sai mais barato trocar os fluidos do que trocar os rolamentos e/ou engrenagens do diferencial por desgaste. O mesmo vale para o cambio.

    [s]
    Fernando - "RR"
    Bonanza 94 - Navistar

  • #4
    Usuário
    Entrada
    12/05/2013
    Local
    Campo grande/MS
    Idade
    39
    Posts
    16
    Agradecimentos: 0
    Olá

    Alguém já experimentou furar e colocar um bujão de sangria na tampa do diferencial ou comprar como anunciam em alguns sites 4x4 que já vem com com sangria além de mais reforçado?

    Detalhe para mim levar na concessionária é froids, muito longe e sem tempo... então eu mesmo trocaria,....
    S-10 EXEC 2.8 4X4 06/06


  • #5
    Usuário
    Entrada
    07/07/2012
    Local
    Montes Claros/MG
    Posts
    632
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Marcio_ts Ver Post
    Olá

    Alguém já experimentou furar e colocar um bujão de sangria na tampa do diferencial ou comprar como anunciam em alguns sites 4x4 que já vem com com sangria além de mais reforçado?

    Detalhe para mim levar na concessionária é froids, muito longe e sem tempo... então eu mesmo trocaria,....

    Amigo, furar a tampa porque? La no diferencial traseiro tem uma tampinha, pode arrumar uma seringa grande com uma mangueirinha e sugar o oleo. Se na sua cidade tiver algum posto de combustivel com aquela troca de oleo a vacuo é so utilizar para sugar o oleo e colocar o novo.
    Roberto Caldeira
    Ex: Strada Adventure CD 15/16, S10 LT 4x4 At 12/13, S10 Tornado 07/08

  • #6
    Usuário Avatar de juleymar73
    Entrada
    23/07/2011
    Local
    Governador Valadares/MG
    Idade
    46
    Posts
    782
    Agradecimentos: 0
    Ola amigos , minha S10 4x2 quando ligo ela de manhã e saio nos primeiros 5 klm ela arranha a marcha quando reduzo da terceira pra segunda , e depois de 5 klm mais ou menos ela fica normal ,eu tenho ela a 4 anos e nunca traoquei oleo de cambio, ela tem 130 000 klm rodados e nao sei se o antigo dono tinha trocado , o que acham , esses arranhoes seriam por causa do oleo ?? ou pode ser problema no sincrinisador ?

  • #7
    Usuário
    Entrada
    12/05/2013
    Local
    Campo grande/MS
    Idade
    39
    Posts
    16
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Robertorcv Ver Post
    Amigo, furar a tampa porque? La no diferencial traseiro tem uma tampinha, pode arrumar uma seringa grande com uma mangueirinha e sugar o oleo. Se na sua cidade tiver algum posto de combustivel com aquela troca de oleo a vacuo é so utilizar para sugar o oleo e colocar o novo.
    Hehehe, obrigado pela info . Sogrão acabou de trocar a dele e teve que tirar a tampa mesmo . Vou experimentar a seringa msm valeus.
    4X4 Brasil
    S-10 EXEC 2.8 4X4 06/06


  • #8
    Usuário
    Entrada
    07/07/2012
    Local
    Montes Claros/MG
    Posts
    632
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Marcio_ts Ver Post
    Hehehe, obrigado pela info . Sogrão acabou de trocar a dele e teve que tirar a tampa mesmo . Vou experimentar a seringa msm valeus.

    Quando for colocar o novo, coloque e deixe "derramar". Encha o diferencial e deixe o excesso escorrer dando assim nivel correto.
    Roberto Caldeira
    Ex: Strada Adventure CD 15/16, S10 LT 4x4 At 12/13, S10 Tornado 07/08

  • #9
    Usuário Avatar de william_1966
    Entrada
    09/07/2012
    Local
    Maringá/PR
    Posts
    254
    Agradecimentos: 0
    Colegas, qual o melhor óleo pro diferencial (s10 2008) e cambio? Motul gear FF (Motul Gear FF Competition 75W140 (LSD) - 100% Synthetic Ester, R35 Nissan GT-R, Motul_823511) pro dif? e pro cambio?
    1966 - Jeep Willys
    2008 - S10
    2015 - Trailblazer

  • #10
    Usuário Avatar de Juka Bala
    Entrada
    29/05/2013
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    40
    Posts
    501
    Agradecimentos: 0
    Amigos, a periodicidade para troca do óleo do Diferencial é a cada 100mil km. Informação recebida na concessionária e inclusive colocada no selo no parabrisa.

    Abraço

  • #11
    Usuário Avatar de rfdex
    Entrada
    20/06/2005
    Local
    Brasilia/DF
    Idade
    41
    Posts
    2,340
    Agradecimentos: 17
    Antes, quando utilitários eram feitos para durar, os diferenciais tinham bujão para escoamento do óleo. Não só isso. O próprio parafuso era imantado, de modo a atrair as limalhas de ferro para si e não ficar em meio ao óleo gerando desgaste nos componentes internos. Não faz mal usar sempre óleo em boas condições, ou seja, você estabelecer um período menor de troca (a cada 20 mil kms, por exemplo). Essa recomendação da concessionária em trocar a cada 100 mil kms pode até ter justificativa técnica, mas eu não acredito e tampouco sigo. É como trocar óleo de carro de passeio a cada 15 ou 20 mil kms. Na minha opinião enorme absurdo, que também não sigo. A última S-10 que tive só não furei a tampa do diferencial para adaptar um bujão porque a vendi antes. Por essas e por outras utilitários antigos - D20s, F1000s, D10s, Bandeirantes, etc - deixam essas porcarias atuais longe quando o assunto é rusticidade, simplicidade e durabilidade. Vejo como exemplo a minha atual pickup (Hilux japonesa 1995). Tem diversos pontos de lubrificação nos componentes móveis, fazendo com que você possa prolongar a vida útil dos mesmos. Para quem compra veículo zero, usa, usa e vende no ano seguinte essa regra não vale. Mas não é meu caso. Ao contrário, afinal não acho dinheiro no lixo ou em árvore para ficar ostentando veículos zero todo ano e perdendo com desvalorização. Sou da opinião que fico com um utilitário o maior tempo possível, de modo que você conheça o carro que tem. Se tratar bem não terá problema. Tratar mal pode esperar o rombo! Talvez o único utilitário real à venda no Brasil atualmente seja o Agrale Marruá. São as minhas considerações. Saudações
    4X4 Brasil
    Raphael - PU2BIG
    Ford Truck

  • #12
    Usuário Avatar de rfdex
    Entrada
    20/06/2005
    Local
    Brasilia/DF
    Idade
    41
    Posts
    2,340
    Agradecimentos: 17
    Citação Postado originalmente por juleymar73 Ver Post
    Ola amigos , minha S10 4x2 quando ligo ela de manhã e saio nos primeiros 5 klm ela arranha a marcha quando reduzo da terceira pra segunda , e depois de 5 klm mais ou menos ela fica normal ,eu tenho ela a 4 anos e nunca traoquei oleo de cambio, ela tem 130 000 klm rodados e nao sei se o antigo dono tinha trocado , o que acham , esses arranhoes seriam por causa do oleo ?? ou pode ser problema no sincrinisador ?
    Amigo, o arranhão pode ser anel sincronizado desgastado, mas pode ser também a embreagem que não está funcionando 100%. Pode ainda ser a viscosidade do óleo usado no câmbio. A primeira providência é trocar o óleo pelo recomendado pelo fabricante. Não resolvido, veja a embreagem (sismtema completo) e ainda assim não resolva, verifique o câmbio internamente. Mas independente de tudo isso, não espere um câmbio de utilitário como câmbio de veículo de passeio ok! Vez ou outra terá a sensação de a marcha estar dificíl de engatar mesmo. Pode ser até o jeito, posição de alavanca, jeito de cambiar, etc. Tive problema semelhante na F1000 que tive. O câmbio usava originalmente um óleo X, porém o antigo dono usou óleo Y. Assim que comprei, identifiquei o problema. Foi só trocar o óleo que virou uma seda a troca de marcha. Saudações
    Raphael - PU2BIG
    Ford Truck

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Diferencial dianteiro Grand Cherokee limited 5.2 1998 qual é afinal?
      Por Enrico SP no fórum Jeep Wrangler/Cherokee
      Respostas: 4
      Última resposta: 10/01/2012, 10:25
    2. Flange do diferencial traseiro precisa de ajuste ???
      Por orkerom no fórum Toyota Bandeirante
      Respostas: 1
      Última resposta: 07/01/2010, 19:11
    3. Óleo Lubrificante p/ Diferencial e Motor!
      Por Paulinho Araujo no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 0
      Última resposta: 18/09/2006, 14:39
    4. ALGO RELATADO SOBRE DIFERENCIAL TROCADO???
      Por TRARBACH no fórum Jeep Willys
      Respostas: 6
      Última resposta: 09/03/2004, 23:19

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade