x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 3 de 3
  • #1
    Usuário
    Entrada
    15/01/2021
    Local
    Presidente Venceslau/SP
    Idade
    30
    Posts
    2
    Agradecimentos: 0

    Melhor óleo de motor para o duramax 2.8 / Troca a cada 5mil KM? / Quais os utilizados




    Olá galera, queria a ajuda de vocês para tirar uma duvida.

    A alguns meses meu pai e eu trocamos de veiculo, passamos de uma hilux diesel 2006 para a s10 diesel 2015 e estou incomodado com o que esta recomendado no manual da s10 (óleo acdelco 05w30), ja que recomenda-se trocar o óleo a cada 5 mil quilômetros caso a camionete de maneira severa e nos a usamos para o trabalho.
    Nossa antiga hilux tinha como especificação trocar o óleo depois de que ele passasse a atingir certa temperatura, o que acontecia próximo aos 20mil quilômetros (com o uso de aditivo). Outro diferencial é que o manual da hilux dava uma variedade de óleos a serem a usado, ficava a critério do dono.

    Ao fazer essa comparação eu perdi o interesse de mantê-la rodando com o óleo original. Tentei entrar em contato com a MWM para saber as especificações e por enquanto so me sugeririam utilizar o óleo original MWM (ainda estou pesquisando sobre ele e prometo trazer respostas).

    Como quilometragem é um parâmetro utilizado mais para veículos de passeio e carros pequenos quero adotar a temperatura como indicativo para troca de óleo, o mesmo que fazia com a hilux. Por isso gostaria de sugestões de marcas e tipos de óleo que usam nesse motor.

    Anexei a fotos dos respectivos manuais que usei para comparar.
    Agradeço desde já

    -s10-1.jpg-s10-2.jpg-hilux.jpg

  • #2
    Usuário Avatar de RicardoFLN
    Entrada
    31/10/2014
    Local
    Águas Mornas/SC
    Idade
    45
    Posts
    676
    Agradecimentos: 36
    Citação Postado originalmente por Caio Herrera Ver Post
    Olá galera, queria a ajuda de vocês para tirar uma duvida.

    A alguns meses meu pai e eu trocamos de veiculo, passamos de uma hilux diesel 2006 para a s10 diesel 2015 e estou incomodado com o que esta recomendado no manual da s10 (óleo acdelco 05w30), ja que recomenda-se trocar o óleo a cada 5 mil quilômetros caso a camionete de maneira severa e nos a usamos para o trabalho.
    Nossa antiga hilux tinha como especificação trocar o óleo depois de que ele passasse a atingir certa temperatura, o que acontecia próximo aos 20mil quilômetros (com o uso de aditivo). Outro diferencial é que o manual da hilux dava uma variedade de óleos a serem a usado, ficava a critério do dono.

    Ao fazer essa comparação eu perdi o interesse de mantê-la rodando com o óleo original. Tentei entrar em contato com a MWM para saber as especificações e por enquanto so me sugeririam utilizar o óleo original MWM (ainda estou pesquisando sobre ele e prometo trazer respostas).

    Como quilometragem é um parâmetro utilizado mais para veículos de passeio e carros pequenos quero adotar a temperatura como indicativo para troca de óleo, o mesmo que fazia com a hilux. Por isso gostaria de sugestões de marcas e tipos de óleo que usam nesse motor.

    Anexei a fotos dos respectivos manuais que usei para comparar.
    Agradeço desde já

    -s10-1.jpg-s10-2.jpg-hilux.jpg
    Parceiro, parece que tu estás fazendo confusão! O gráfico aí é pra fazer a escolha da viscosidade do óleo dependendo de qual é o intervalo de temperatura em que o veículo vai ser utilizado. Temperatura não é um indicador pra decidir quando trocar o óleo!! Viscosidade, acidez, basicidade seriam mais apropriadas, mas como pra fazer isso só tendo conhecimento e material laboratorial específico, só te resta fazer a troca do óleo monitorando a quilometragem.
    Fazer trocas em picape média a cada 20.000 km, só se fosse veículo exclusivo de uso em estrada de funcionamento quase que contínuo.
    E se tu faz essa confusão com a temperatura, eu não ficaria surpreso de que não saibas a diferença entre veículo em uso normal e/ou severo. Tem gente que acha que colocar a capacidade de carga próximo da máxima e andar na estrada em velocidade de cruzeiro o dia inteiro é severo, ao passo que os mesmos acreditam que andar sem nada de carga, na cidade, a baixa velocidade, no anda e para do transito pesado, ligando e desligando o motor várias vezes ao dia, tendo percorrido nem mais que 50km nisso tudo é leve!! Quando na verdade é bem ao contrário.

    Sds.
    Ranger XL CE 4x4 Diesel 2000/2001
    Maxion 2.5 transformado 2.8+TGV

  • #3
    Usuário
    Entrada
    15/01/2021
    Local
    Presidente Venceslau/SP
    Idade
    30
    Posts
    2
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por RicardoFLN Ver Post
    Parceiro, parece que tu estás fazendo confusão! O gráfico aí é pra fazer a escolha da viscosidade do óleo dependendo de qual é o intervalo de temperatura em que o veículo vai ser utilizado. Temperatura não é um indicador pra decidir quando trocar o óleo!! Viscosidade, acidez, basicidade seriam mais apropriadas, mas como pra fazer isso só tendo conhecimento e material laboratorial específico, só te resta fazer a troca do óleo monitorando a quilometragem.
    Fazer trocas em picape média a cada 20.000 km, só se fosse veículo exclusivo de uso em estrada de funcionamento quase que contínuo.
    E se tu faz essa confusão com a temperatura, eu não ficaria surpreso de que não saibas a diferença entre veículo em uso normal e/ou severo. Tem gente que acha que colocar a capacidade de carga próximo da máxima e andar na estrada em velocidade de cruzeiro o dia inteiro é severo, ao passo que os mesmos acreditam que andar sem nada de carga, na cidade, a baixa velocidade, no anda e para do transito pesado, ligando e desligando o motor várias vezes ao dia, tendo percorrido nem mais que 50km nisso tudo é leve!! Quando na verdade é bem ao contrário.

    Sds.
    Boa tarde Ricardo. As condições severas que eu citei são apenas as ditas no manual, que segundo ele, estou atuando em condições severas, mas de qualquer forma são veículos de trabalho, rodam em media dia 10mil quilômetros por mês, sendo quase metade em estradas de terra.

    Sim, você esta certo quanto a tabela da hilux, cada óleo possui uma faixa de temperatura para trabalhar e nessa mesma faixa de temperatura tem seu máximo e mínimo, sua variação ocorre de acordo com seu uso, ou seja, quando novo atua em temperaturas baixas e quando estava próximo de atingir sua temperatura máxima o veiculo tinha rodado cerca de 20mil quilômetros com o uso de aditivo.

    Sobre a troca de óleo de acordo com a temperatura, é na verdade uma das maneiras utilizadas na indústria quando se trata de maquinários, outra forma muito utilizadas também é a saber a idade do óleo de acordo com a hora rodada do motor (esta é maneira mais utilizada em tratores, colheitadeiras, escavadeiras entre outros maquinários semelhantes) porque alguns equipamentos não "rodam o bastante" em quilometragem.

    No momento ainda não achei um óleo substituto e estou fazendo trocas entre 8mil a 10mil quilômetros.

    Agradeço sua resposta, estou a disposição.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 36
      Última resposta: 07/10/2019, 08:11
    2. Troca de óleo motor
      Por marceloexplorer no fórum Ford
      Respostas: 0
      Última resposta: 22/07/2019, 22:11
    3. Códigos utilizados para comunicação via rádio
      Por Luiz Claudio no fórum Comunicação via Rádio
      Respostas: 52
      Última resposta: 04/01/2018, 10:31
    4. Qual o melhor óleo para motor, câmbio e diferenciais?
      Por joao paulo spinola no fórum Mitsubishi
      Respostas: 1
      Última resposta: 01/01/2017, 11:58
    5. troca do oleo do motor
      Por Luca Remy no fórum Jeep Willys
      Respostas: 7
      Última resposta: 20/07/2008, 13:53

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade