x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 8 de 8
  • #1
    Usuário
    Entrada
    28/03/2019
    Local
    Santa Maria/RS
    Posts
    5
    Agradecimentos: 0

    Post Troca de óelo D20 Perkins Q20B Turbo




    Boa tarde senhores. Tenho uma D20 90 cabinada com o Perkins Q20B turbinado. Ando pouco, ando alguns km umas 2 vezes por semana, devo fazer uns 3 a 4 mil km por ano. Tenho trocado o óleo a cada 10 meses, um ano, por ai. Não baixa óleo entre as trocas. Perguntei para alguns mecânicos e pesquisei, mas não encontrei nenhuma informação oficial sobre a recomendação de troca do óleo do motor e filtros. Já li que a validade do óleo é de 6 meses, mas ai terei rodado uns 1.500 km apenas. Sempre troco o filtro lubrificante e do diesel incluindo o pré-filtro. Diante das informações variadas, pergunto como vocês fazem a manutenção do Q20B e no geral da D20. Grato pela ajuda.

  • #2
    Usuário
    Entrada
    03/01/2019
    Local
    Maringá/PR
    Posts
    60
    Agradecimento: 1
    Bom, pra começar o Q20B não saiu turbinado de fábrica, isso foi uma adaptação.
    Qual óleo vc está usando?

  • #3
    Usuário Avatar de sallespickup
    Entrada
    23/06/2010
    Local
    sampa capital/SP
    Idade
    48
    Posts
    1,853
    Agradecimentos: 38
    cara poe ursa 40 que é de boa procedencia, e mais barato, e troca nos 6 meses, pois oleo muito velho vira uma graxa

  • #4
    Usuário
    Entrada
    28/03/2019
    Local
    Santa Maria/RS
    Posts
    5
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por alx1001 Ver Post
    Bom, pra começar o Q20B não saiu turbinado de fábrica, isso foi uma adaptação.
    Qual óleo vc está usando?
    Boa tarde. Não veio aviso de resposta no e-mail, por isso só vi hj. Bem, claramente foi turbinada, mas já comprei ela assim e acho que pouco é usado o turbo, umas vez que a relação dela é curta, dá no máximo 115/120 e arranca no plano em 3ª sem problema. Atualmente tenho usado o Lubrax Top Turbo 15w40 Diesel.

    E o filtro de ar tem um interno e outro externo, isso? Sei que depende do local e tipo de estrada. Ando praticamente na cidade sem pegar estrada de chão, devo trocar o filtro a cada qto tempo/km?

  • #5
    Usuário
    Entrada
    28/03/2019
    Local
    Santa Maria/RS
    Posts
    5
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por sallespickup Ver Post
    cara poe ursa 40 que é de boa procedencia, e mais barato, e troca nos 6 meses, pois oleo muito velho vira uma graxa
    Salles, esse Ursa 40 é parecido com o Lubrax Top Turbo 15w40? Vou ver se acho aqui na província o Ursa 40.

    Como perguntei sobre o filtro de ar pro alx1001, trocar a cada quantos kms ou tempo? E tem diferença de marcas? Achei da FAM (mais barato), MAM e ACDELCO (mais caros, bem mais caros).

    Quanto a velocidade máxima de 120 que relação será que tá nela, será a original? Pra cidade é boa, arranca em 2ª a subir inclusive e sobe a serra aqui de Santa Maria/RS em 5ª toda ela (mesmo reduzindo para 40km no posto da PRF ela consegue retomar em 5ª mesmo, mas para esticar um pouco sofre com o barulho. Que relação daria uns 100km/h a 1500 rpms? e trocando a relação troca só pinhão e coroa ou tem de troca mais coisas?

    Obrigado!

  • #6
    Usuário Avatar de sallespickup
    Entrada
    23/06/2010
    Local
    sampa capital/SP
    Idade
    48
    Posts
    1,853
    Agradecimentos: 38
    Citação Postado originalmente por eclises Ver Post
    Salles, esse Ursa 40 é parecido com o Lubrax Top Turbo 15w40? Vou ver se acho aqui na província o Ursa 40.

    Como perguntei sobre o filtro de ar pro alx1001, trocar a cada quantos kms ou tempo? E tem diferença de marcas? Achei da FAM (mais barato), MAM e ACDELCO (mais caros, bem mais caros).

    Quanto a velocidade máxima de 120 que relação será que tá nela, será a original? Pra cidade é boa, arranca em 2ª a subir inclusive e sobe a serra aqui de Santa Maria/RS em 5ª toda ela (mesmo reduzindo para 40km no posto da PRF ela consegue retomar em 5ª mesmo, mas para esticar um pouco sofre com o barulho. Que relação daria uns 100km/h a 1500 rpms? e trocando a relação troca só pinhão e coroa ou tem de troca mais coisas?

    Obrigado!
    o oleo que usa é excelente, só citei o 40, que não é multi viscoso, por ser bem mais barato, e assim troca sempre, ja que o carro anda pouco, filtro é inspeção visual, se ta limpo anda mais, see não poe novo, e fram é excelente, ja o diferencial, deve estar o original, que é 13x41, se ai tem serra forte, eu não trocaria, porem o up que daa pra fazer, é o 15x39, ai em reta anda livre, porem deve ter de subir de 4 em serra, confirma antes que o seu é 13x41, em sendo é só coroa e pinhão

  • #7
    Usuário
    Entrada
    28/03/2019
    Local
    Santa Maria/RS
    Posts
    5
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por sallespickup Ver Post
    o oleo que usa é excelente, só citei o 40, que não é multi viscoso, por ser bem mais barato, e assim troca sempre, ja que o carro anda pouco, filtro é inspeção visual, se ta limpo anda mais, see não poe novo, e fram é excelente, ja o diferencial, deve estar o original, que é 13x41, se ai tem serra forte, eu não trocaria, porem o up que daa pra fazer, é o 15x39, ai em reta anda livre, porem deve ter de subir de 4 em serra, confirma antes que o seu é 13x41, em sendo é só coroa e pinhão
    Salles, obrigado pelos esclarecimentos. Não lembro direito sobre a relação do diferencial, mas a alguns anos quando foi aberto para trocar o óleo quando comprei ela, me parece que era essa relação. Ai sobre trocar o mecânico disse que provavelmente teria de troca se não me engano a caixa satélite também. Então se for 13x41 para 15x39 não precisa, correto? Ai se for ver a troca pesquiso bem antes de fazer. O objetivo é no médio prazo fazer mais viagens e ai seria bem vindo, ter uma velocidade de uns 90 a 100 km/h em 1500 rpms estaria ótimo, atualmente deve dar uns 70 km/h nessa rotação do 1500 rpms. Mas atualmente está muito bom para o pique dentro da cidade que não é muito plano. O filtro lubrificante achas recomendável trocar a cada troca de óleo mesmo não passando dos 3.000 km a cada troca? Verifiquei o filtro de ar e tá bem limpo, porém não encontrei o filtro interno (aquele que me parece vai dentro do maior), achas recomendável colocar? Novamente, grato pela sabedoria.

  • #8
    Usuário Avatar de sallespickup
    Entrada
    23/06/2010
    Local
    sampa capital/SP
    Idade
    48
    Posts
    1,853
    Agradecimentos: 38
    Citação Postado originalmente por eclises Ver Post
    Salles, obrigado pelos esclarecimentos. Não lembro direito sobre a relação do diferencial, mas a alguns anos quando foi aberto para trocar o óleo quando comprei ela, me parece que era essa relação. Ai sobre trocar o mecânico disse que provavelmente teria de troca se não me engano a caixa satélite também. Então se for 13x41 para 15x39 não precisa, correto? Ai se for ver a troca pesquiso bem antes de fazer. O objetivo é no médio prazo fazer mais viagens e ai seria bem vindo, ter uma velocidade de uns 90 a 100 km/h em 1500 rpms estaria ótimo, atualmente deve dar uns 70 km/h nessa rotação do 1500 rpms. Mas atualmente está muito bom para o pique dentro da cidade que não é muito plano. O filtro lubrificante achas recomendável trocar a cada troca de óleo mesmo não passando dos 3.000 km a cada troca? Verifiquei o filtro de ar e tá bem limpo, porém não encontrei o filtro interno (aquele que me parece vai dentro do maior), achas recomendável colocar? Novamente, grato pela sabedoria.
    sim de 13x41 vai pra 15x39 só com coroa e pinhão, filtro lubrificante, uma troca sim e uma não, e o elemento interna nem esquenta

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. VENDO MOTOR PERKINS Q20B turbo intercooler completo EM RIO DAS OSTRAS
      Por BIOCOM no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 2
      Última resposta: 11/02/2014, 19:44
    2. Troca de turbina da d20 motor Perkins q20b
      Por tompedroso no fórum Chevrolet - GM
      Respostas: 3
      Última resposta: 09/07/2012, 11:53

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade