No manual da S-10, na secao das revisoes do carro, faz-se uma referencia ao item correia dentada (tambem nos motores diesel). O MWM 2.8 tem realmente correia dentada? Nos motores a gasolina a dita cuja move o eixo do comando de válvulas (quando no cabecote). E nesse motor diesel? Essa correia dentada, se existe, move que dispositivo? Ou e apenas uma errata no manual? (S-10 2.8 mwm turbo intercooler 2001 - 4x4)
Na primeira observacao foi isso que pensei, mas como nao tinha certeza perguntei. Entao e mesmo uma errata no manual? Sera que este item referia-se ao antigo 2.5 e nao revisaram o manual? Ou sera que generalizaram e colocaram este item? Apesar de que entre parenteses esta la como sendo item do motor diesel...
O mais estranho e que e o manual original do carro... Bom, de qualquer forma por nao ter trabalhado antes com turbo/ intercooler, fico receoso com os cuidados a serem tomados em termos de manutenção preventiva. Acredito, de acordo com o que li no forum sobre limpeza de bicos, que este item tbem esta descartado?... O meu MWM esta igual um reloginho, oleo de carter, mais caixa, reduzida e diferenciais idem. Com o que mais eu deveria me preocupar?
O que é importante é o intervalo de troca do óleo e filtro. Mais importante ainda é o estado do líquido de arrefecimento. Ele deve apresentar as características do aditivo usado e o nível não pode baixar nunca. Use no mínimo 50% de aditivo.
Se estiver com aquela cor amarelada, cor de ferrugem a bomba dágua já poderá estar comprometida. Você deverá providenciar a limpeza do sistema imediatamente.
Se estiver baixando o nível é porque existe vazamento em algum lugar.
A maioria dos motores que tiveram a vida encurta. Tiveram por algum problema no sistema de arrefecimento.
Nao esqueça da regulagem de valvulas desse motor..
É de suma importancia.Aqui na minha regiao, ja vi muitas s-10 da concessionaria de energia com motores mwm fundindo com 150 mkm por falta de regulagem nas valvulas....ai trinca cabeçote e vai tudo embora!!
abraços
Quanto aos fluidos em geral eu cuido bem de perto, inclusive troquei tudo. So falta substituir a agua, apesar de ainda estar legal. Vou trocar assim mesmo pois acabei de adquirir o carro e carro usado ja sabe: nao podemos precisar como o antigo dono tratava a preciosa... Mas ta tudo bonitao. Mas essa regulagem ai nao inclui aquela esmerilhada nas sedes das valvulas pra tirar a carbonizacao, inclui?
E esse recurso de abrir a Waste Gate? Nao encurta a vida do motor?
Eu mesmo mexia nos meus carros a gasolina, mas agora com diesel ficou mais complicado. Mas tenho compulsao em fazer eu mesmo, tipo limpar o intercooler e checar o estado da turbina. Creio que vou fazer com um mecanico diesel especializado conhecido meu, ficar de olho e na proxima faco eu mesmo (apesar do meu background de gasolina/alcool e tendo todo ferramental em casa...) manometro do lado esquerdo que vai de 0 a 800 bar e do turbo ou pressao do oleo como diz o manual? O mesmo manual diz que deve sempre mostrar estar pressurizado com o motor ligado. E se ligado ele nao mostrar pressao sob esforco (rpm) minimo (sem acender a luz de alarme)? Nao sei se e defeito ou algo mais grave mas ja vi outras que o manometro so mostrava pressao (fora do zero) com o motor ligado quando vinha-se de uma condicao de cruzeiro (pouco esforco no motor) e diminuia-se a marcha ou pisando no acelerador requerendo mais forca...
aproveitando o tópico sobre o mwm 2.8 o meu está com 50mil km rodados e desde a ultima troca c/ 45mil km ele consumiu aprox. 1 litro de óleo.
Parece normal ou o consumo de óleo está muito elevado?