x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 8 de 8
  • #1
    Usuário
    Entrada
    24/06/2016
    Local
    Belem/PA
    Posts
    3
    Agradecimentos: 0

    Tracker 2009 - Problema recorrente com Sensor de Posição da Borboleta TPS




    Pessoal,
    sou novo no fórum e também no mundo 4x4
    Comprei há 6 meses uma tracker 2009 com 77000km, gostei muito do carro, já fiz uma viagem boa com ele, peguei trechos de terra e o 4x4 se comportou muito bem. Já fiz a revisão dos 80000. Fiquei muito satisfeito mesmo com esse carro.

    Mas, mês passado começou a acender a lâmpada do motor, e o carro começou a falhar na aceleração, acelerava e desacelerava constantemente em movimento, então levei no mecânico e ele usando o scanner, detectou problema no sensor de posição da borboleta (TPS), como aqui onde moro está difícil achar peças para o carro, precisei comprar pela Internet.

    Após verificar preços em alguns sites, acabei comprando no mercado livre um por 190,00. Assim que chegou levei no mecânico, ele trocou e o carro ficou ótimo novamente. Só que a alegria durou menos de uma semana. A luz acendeu novamente e os problemas de aceleração voltaram.

    Acabei levando em outro mecânico aqui na cidade, que trabalha muito com carros 4x4. Expliquei a situação e ele me disse que infelizmente algumas peças genéricas não duram muito tempo e após a explicação dele acabei comprando outro sensor Original Suzuki na suzucar por 950,00. Após a troca tudo foi felicidade, o carro ficou perfeito, só que alegria de pobre dura pouco e mais ou menos 15 dias depois o carro começou a desacelerar e acelerar novamente em movimento, fiquei logo desesperado, e de repente a lâmpada do motor acendeu novamente. Voltei no mecânico, e usando o scanner ele verificou que era o sensor da posição da borboleta de novo. O mecânico me mostrou no scanner que o sensor não estava gerando tensão suficiente, nem com o acelerador na posição zero, nem quando o acelerador era acionado.

    Estou em processo de troca por garantia com a suzucar, e para não ficar sem carro, acabei comprando outro no mercado livre, para rodar enquanto não recebo a outra da suzucar.
    Troquei eu mesmo a peça, e o carro ficou bom por 6 dias, de repente a luz acendeu de novo e o problema voltou novamente. Adivinhem o que é? O tal sensor de novo.

    Minha dúvida é, será que o problema é mesmo esse sensor? Já coloquei 3 sensores, sendo que um era original e o problema sempre volta. Pode haver outro problema no carro que esteja danificando o sensor ou fazendo ele funcionar de forma incorreta?

    Gostei mesmo desse carro e não queria ter que me desfazer dele. Alguém pode me dar uma luz que não seja a do motor acendendo no painel de novo?

    Desculpem a descrição muito grande, mas estou realmente chateado com esse problema.

  • #2
    Usuário Avatar de Arildo MT
    Entrada
    02/10/2013
    Local
    interior/MT
    Posts
    1,698
    Agradecimentos: 30
    Seja bem vindo Alexandre, a não ser que esteja muito azarado, tem alguma zica ai que esta causando isso, pois a anos lendo milhares de relatos na net, fórum e nem me lembro de alguém ter relatado defeito nesta pç, eu começaria checando os chicotes, aterramentos do motor/chassis/carroceria, conectores, desliga a bateria, aguarda uns 5 minutos, fecha curto entre os cabos desconectados da bateria + e - pra resetar a ecu, desplugar cada sensor, passar limpa contato, replugla, inclusive na ecu que fica atrás do porta-luva, religa bateria, da partida, deixa funcionando uns 15 minutos sem ligar nenhum acessório (ar, ventilador, farol, luzes, etc. td desligado) assim a ecu vai ler todos os sensores e se ajustar aos parâmetros, verifica também se alternador esta carregando corretamente, se a bateria esta boa, deve ter algo que esta causando isso, talvez até algo simples como um mau contato, em não resolvendo, se tiver concessionaria mitsubishi leve lá pra avaliar, a ecu é mit, a souza ramos representa a mit e a suzuki que é fabricante da tracker, boa sorte.
    ARILDO
    TRACKER 2008: excelente CUSTO X BENEFICIO (99% original, + 1'' e perfumaria)
    EX: UNO, SAVEIRO, GOL, FIORINO, BAND, KOMBI, L200, F75, CJ3, CJ5

  • #3
    Usuário
    Entrada
    24/06/2016
    Local
    Belem/PA
    Posts
    3
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Arildo MT Ver Post
    Seja bem vindo Alexandre, a não ser que esteja muito azarado, tem alguma zica ai que esta causando isso, pois a anos lendo milhares de relatos na net, fórum e nem me lembro de alguém ter relatado defeito nesta pç, eu começaria checando os chicotes, aterramentos do motor/chassis/carroceria, conectores, desliga a bateria, aguarda uns 5 minutos, fecha curto entre os cabos desconectados da bateria + e - pra resetar a ecu, desplugar cada sensor, passar limpa contato, replugla, inclusive na ecu que fica atrás do porta-luva, religa bateria, da partida, deixa funcionando uns 15 minutos sem ligar nenhum acessório (ar, ventilador, farol, luzes, etc. td desligado) assim a ecu vai ler todos os sensores e se ajustar aos parâmetros, verifica também se alternador esta carregando corretamente, se a bateria esta boa, deve ter algo que esta causando isso, talvez até algo simples como um mau contato, em não resolvendo, se tiver concessionaria mitsubishi leve lá pra avaliar, a ecu é mit, a souza ramos representa a mit e a suzuki que é fabricante da tracker, boa sorte.
    Arildo, valeu pela resposta.
    Vou tentar fazer esses procedimentos, o problema é que ainda estou aprendendo aos poucos essa mecânica básica, mas vou tentar assim mesmo.

    Se alguém mais tiver alguma sugestão tô aceitando

  • #4
    Usuário
    Entrada
    24/06/2016
    Local
    Belem/PA
    Posts
    3
    Agradecimentos: 0
    Com relação ao sensor, o original da suzucar é este aqui
    http://suzucar.com.br/loja/media/catalog/product/cache/1/image/9df78eab33525d08d6e5fb8d27136e95/1/4/1473.jpg
    Como dá pra ver a marca é Mikuni e não Suzuki. Aí fiquei na dúvida se essa realmente é original. Alguém que tenha a tracker, poderia tirar uma foto do seu sensor, só pra eu comparar com este que comprei?

  • #5
    Usuário Avatar de Arildo MT
    Entrada
    02/10/2013
    Local
    interior/MT
    Posts
    1,698
    Agradecimentos: 30
    Originalmente a maior parte dos componentes da ignição e injeção/sensores da tracker é mitsubishi, boa sorte na solução e retorne sempre, depois nos relate a solução, tem muitos tópicos aqui da tracker, de uma pesquisada talvez ache alguma solução ou resposta em outros tópicos, abraço.
    ARILDO
    TRACKER 2008: excelente CUSTO X BENEFICIO (99% original, + 1'' e perfumaria)
    EX: UNO, SAVEIRO, GOL, FIORINO, BAND, KOMBI, L200, F75, CJ3, CJ5

  • #6
    Usuário Avatar de Arildo MT
    Entrada
    02/10/2013
    Local
    interior/MT
    Posts
    1,698
    Agradecimentos: 30
    Em tempo, as pçs originais suzuki vem em embalagem col logo SGP SUZUKI GENUINE PARTS.
    ARILDO
    TRACKER 2008: excelente CUSTO X BENEFICIO (99% original, + 1'' e perfumaria)
    EX: UNO, SAVEIRO, GOL, FIORINO, BAND, KOMBI, L200, F75, CJ3, CJ5

  • #7
    Usuário
    Entrada
    07/01/2024
    Local
    JUNDIAÍ/SP
    Idade
    55
    Posts
    2
    Agradecimentos: 0
    Boa tarde comprei uma Tracker turbo Diesel ano 2002 com 430.000km muito bonita e bem cuidada pelo antigo proprietário, fui viajar com ela no natal, para Minas Gerais e espírito santo. Começou a limitar a aceleração e nao passava de 120 por hora, perdendo a potencia . Gostaria de ajuda para resolver esses problemas.

  • #8
    Moderador Avatar de xibiu!!!
    Entrada
    15/01/2012
    Local
    Londrina/PR
    Posts
    10,461
    Agradecimentos: 114
    "Para mim não basta ter quatro rodas.É preciso ter tração em todas!!!"

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 7
      Última resposta: 09/03/2016, 12:14
    2. Alternador L200 apresenta problema recorrente
      Por Tch3l0 no fórum Mitsubishi
      Respostas: 3
      Última resposta: 16/05/2014, 01:56
    3. Potenciometro(Sensor de posição de borboleta)
      Por rodrigooc no fórum Suzuki
      Respostas: 2
      Última resposta: 05/05/2010, 16:58
    4. Sensor Da Borboleta
      Por roberto carlos e. no fórum Jeep Wrangler/Cherokee
      Respostas: 1
      Última resposta: 24/07/2008, 00:52

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade