Foi com grande decepção que recentemente constatei que a carroceria da minha S10 (2009) estava rachando.

Pois é fato. Hoje mesmo levei na concessionária e o mecânico observou as rachaduras (dois dois lados, uma começa nas soldas das latas na parte superior frontal direita e a outra parte das proximidades da fixação do Santo Antonio na lateral esquerda da carroceria.
Ele ainda observou que o Santo Antonio havia sido fixado com 4 parafusos e que ele pessoalmente havia constatado e recomendava o uso de 6 (3 de cada lado) para uma melhor fixação, visto que o novo Santo Antonio original GM (o preto com exterior de plástico) era muito pesado e que a vibração causada pelo trânsito em estradas de terra viria a danificar a carroceria.

Ironicamente, poucos dias antes um primo comentou comigo sobre não instalar um Santo Antônio na S10, pois ele fora proprietário de uma e ela tbm rachou algum tempo depois de ele instalar um SA.
Eu até ri da afirmação dele, pois nunca havia visto uma S10 rachada na carroceria, muito menos uma S10 tão nova.

Vale observar que minha S10 Tornado 4x4 tem aproximadamente 7 meses de uso, com pouco mais de 18 mil kilometros, a maioria em estrada de terra, não carrega muito peso (viagens eventuais com no máximo 350Kg como arames, tonéis e etc...).

O único incidente além do normal até agora foi um evento durante uma campereada ha uns 3 meses em que a roda dianteira caiu em um buraco suficientemente fundo para que o para-choque dianteiro sofresse um impacto de baixo para cima, necessitando de reparos. A carroceria em sí nunca sofreu impactos, nem abuso de carga e muito menos torções violentas.

Quando agendei oficina na concessionária, a funcionária responsável observou os danos e comentou que isso era problema crônico da S10 e que constava na "lista negra" de problemas e que não era novidade.
Disse que devido a isso, a garantia poderia cobrir os custos do conserto, ou seja, que seria preciso soldar, reforçar e repintar.

Hoje fui levar a pick-up, fui recebido por outro funcionário do atendimento, comentei sobre o problema referente ao Santo Antonio como provável causador dos danos e ele achou estranho o fato que, embora seu outro colega do atendimento e o próprio mecânico confirmaram.

Resta a dúvida. Em quem podemos confiar?????

Você compra uma S10 4x4 diesel cabine dupla, à vista, com menos de 20 mil KM ela apresenta duas rachaduras na carroceria, muito provavelmente causadas pelo trabalho da lataria sob o peso do Santo Antonio (original GM)e a GM se propõe a soldar, remendar, tapear um veículo novo???

Se houvesse consideração e respeito pelo cliente, acho q no mínimo deveriam dar uma carroceria nova nesses casos.

Sou grande fan da S10 (tive outra por 10 anos) especialmente por sua maciez incomparável em estradas ruins e tbm acho ela bonita, mas temo que devido aos fatos aqui expostos, minha próxima pick-up não será uma S10. Se Deus quiser...