To precisando de um auxilio numa dúvida. Minha S10 não baixa óleo, motor está muito bom, sem fumaça, redondinho....mas tem uma coisa me deixando com a pulga atrás da orelha.
Quando o motor está em operação "normal" ou seja em percursos curtos a pressão do óleo fica normal, algo em torno de 230 a 280....porém quando viajo e o motor passa a uma rotina de trabalho mais "puxada" numa média de 100 a 120km de constância a pressão do óleo cai chegando a marca do vermelho do marcador e começa a acender a luz do óleo indicando falta de lubrificação.
Deixando claro que isso ocorre quando por exemplo vou parar em algum local e o carro fica em ponto morto. Mas durante a aceleração marca pressão normal e não acende a luz.
Troco o óleo a cada 5 mil km, mais filtros e etc e o comportamento é o mesmo. Tenho a impressão que quando ocorre a situação é pq o óleo fica mais quente e talvez mais fino, sei lá.
Já pensei em bomba de óleo, mas tbm me disseram que pode ser cebolinha do óleo....
O duro é que se tiver de trocar a bomba, ouvi dizer que precisa tirar o motor do lugar ?!?!?! é isso mesmo??? pois o carter está bem na direção do eixo....tsc tsc tsc
Estou usando LUBRAX CF40 turbo mais o Bardal B12 e troco o óleo a cada 5.000. A Válvula termostática preciso conferir, mas onde ela poderia influenciar no óleo?
Valvula termostatica que é responsável por manter o motor numa temperatura padrão de funcionamento. Esse óleo CF40 é monoviscoso, certo? Tente usar um 15W40 para motor turbo diesel e veja o comportamento. Tire também o aditivo do óleo no teste (ou seja, na próxima troca de óleo). Abraço
Informando que resolvi o ploblema. Depois de trocar o óleo (não era o motivo) conferir parte elétrica e painel (descartados ) medir pressão do motor ( novo ) descobri que a cebola de pressão do óleo era o problema, além de ser paralela, não marcava corretamente.
Solução comprei uma nova cebola ( R$ 200,00 original) troquei e tudo voltou ao normal !!