5 Anexo(s)
Auxílio em Diagnóstico de Hi lift
Pessoal, troquei meu carro em um tracker 2006 em uma loja de BH (VIA JAP), na quarta feira. Como já tive l200, conferi o básico, como o estado geral do veículo ,motor, chassis, interior, etc, e estava tudo excelente, pequenos reparos na parte elétrica/vidro a fazer. A suspensão estava toda nova, o que é bom para um carro com 98.000 km, pois estaria na hora de mexer. Não há sequer um ponto de ferrugem ou amassado embaixo do veículo, uma parte foi pintada com manta asfáltica, e foi colocada uma proteção de motor/caixa/tanque. Aparentemente o dono modificou o veículo e não usou em trilhas. Ao sair da loja, troquei o óleo e fui alinhar o carro. O Mecânico na hora verificou que foi feito um hi lift e que havia um problema de cáster que deveria ser corrigido antes de alinhar/balancear. Como já era 18:00, voltei para minha cidade (Viçosa) com o carro, meio chateado com informação, pois gostei do carro. Na quinta vim para Vitória e entrei em contato com a Loja, que ficou de entrar em contato com o dono anterior para saber sobre o hi lift, onde foi feito, quanto foi elevado, se o problema do cáster era do lift, etc. Meu mecânico ainda não viu, verá na segunda, mas me informou que pode ser do lift ou empeno em alguma peça. De uma roda para outra há uma diferença de 1,5°, e o aceitável é até 0,5°, salvo engano. O carro Está com Pneus BF 235/70, só raspou virando a direção totalmente. Então, minas dúvidas que não achei no fórum são diferentes, pois não planejei o hi lift, apenas quero conferir se ficou bom. O carro será para uso diário, incluindo fds em cachoeiras, não faço trilhas, mas a minha cidade tb tem mais buraco que pavimentação:
1 - Como verificar a altura do hi lift que foi feito?
2- Como saber se foi um lift feito com kit ou se foi uma gambiarra?
3- como saber se foi feito apenas na suspa ou tb na cabine?
4 - a partir de qual medida tem que mudar o macaco?
5 - O tracker tem regulagem de cáster?
6 - para reverter o hi lift sai mais caro que para fazê-lo ou o mesmo custo?
Vou postar fotos aqui para ver se alguém pode me ajudar. Estou em Vitória, rodei com o carro um pouco mais de 700 km de quarta até hoje, apresenta uma certa instabilidade mas anda tranquilo, cheguei na estrada várias vezes em 120, uma vez em 130, sem problema. o volante está fora do centro por causa do alinhamento, e com uma pequena folga para a esquerda. O consumo de BH para Viçosa foi de 9 km/l, arrancando com gosto (área montanhosa). De Viçosa para Vitória foi de 9,4 km/l, também forçando um pouco. Todos os casos com o ar condicionado ligado no 2, o tempo todo. Será que gastar muito para resolver esse problema ou será melhor devolver o carro??