percebi hj que minha tracker não acende luz qdo está na reserva o combustível... na partida da chave não aparece esse marcador, confere?
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percebi hj que minha tracker não acende luz qdo está na reserva o combustível... na partida da chave não aparece esse marcador, confere?
Aqui também, não acende no painel nem marca o nível da reserva.
Quanto ao tópico, uma Tracker 2008 é, sim, uma boa compra. O único grande ponto a prestar atenção, na minha opinião, são os tensores da corrente, um defeito de projeto. A partir de 60.000 km uma grande porcentagem das Tracker apresenta esse problema, é um ruído característico no motor da corrente roçar nos apoios laterais sem carga (marcha lenta).
http://www.4x4brasil.com.br/forum/su...r-tracker.html
É uma manutenção relativamente cara, entre 1200 reais a mais de 2500 reais, dependendo do lugar, para trocar o conjunto corrente/tensores.
À parte isso o carro tem muito poucos detalhes a apontar. Um deles é o comportamento dinâmico, é recomendável sempre manter a suspensão em bom estado senão ele balança muito e fica mole demais, pelo projeto ter priorizado o conforto (as molas da Grand Vitara II, que é praticamente o mesmo carro, são mais firmes e usa amortecedores KYB, enquanto o Tracker (ou "a Tracker", conforme o gosto) usa amortecedores TurboGás apresentam elevada perda de desempenho em uso mais prolongado. Então a sugestão é trocar as molas (traseiras) quando começar a ficar molenga, e os amortecedores pelos KYB (à venda na Suzucar ainda por cerca de R$460). O vão livre não é grande, mas é melhor manter original pela estabilidade (como li em algum lugar no fórum, este "jipe" parece uma lagartixa presa ao chão, de tão firme e bem projetado).
Também é sensível a gasolina "menos boa". Usar uma gasolina comum faz o motor produzir um barulho (e rendimento) diferente de usar uma gasolina comum "boa" com 10% de gasolina Podium. Pode parecer contraditório, mas o custo por km/l fica sensivelmente mais baixo e o motor mais forte.
A minha, também 2008, é até hoje muito mais "carro" (em conforto e satisfação) que a grande maioria dos novos modelos lançados seis anos depois.
Estou fazendo a manutenção e tratando de detalhes estéticos porque vou vender para comprar um Jimny japonês (agora só ando sozinho) num futuro próximo e me surpreendi pela pouca quantidade de coisas a resolver.
Olá, Nomad, tudo bem? Interessante sua observação. Uma coisa q tem me incomodado é o balanço da tracker por ser mole demais,ela fica copiando as imperfeições da pista. Mas no fórum, vi que a maioria soluciona esse problema com o Kit de suspensão de 2", ou seja, trocam amortecedores e molas. Contudo, vejo soluções para quem vai fazer lift, mas pra quem vai manter original ou fazer lift de 1", não vi bem detalhado ainda. Alguém saberia dizer quais molas e amortecedores são indicados para melhorar a estabilidade da tracker:
1. Original?
2. 1" de calço ou de mola?
3. 2" de calço ou de mola? pelo que falam no fórum seria dianteira 2" de calço mais KYB + a traseira molas de opala e amortecedor de suprema turbogás 1024.
Obrigado a todos!
Para manter original eu apenas trocaria a suspensão original a cada 60.000 km (mais ou menos, dependendo de quanto foi estrada e quanto em cidade) substituindo apenas os amortecedores pelos KYB, principalmente na traseira. Apesar da mola traseira ser pouco firme, compensa pelo conforto e para manter esse conforto é importante manter a mola original. Para ter um comportamento ainda melhor em estrada mas perdendo conforto principalmente de quem vai atrás (e levantando cerca de 1" atrás como efeito colateral) a mola original da Grand Vitara é bastante mais grossa e o carro passa a devorar curvas com segurança.
Para ter 1" (que na minha opinião é o ideal) basta manter as molas e amortecedores originais+KYB à frente com calço de 1" na mola e substituir as molas traseiras pelas da Grand Vitara+KYB. Ao levantar o carro, mesmo que seja em 1", já é importante ter uma traseira mais firme, quanto mais alto o carro mais ar entra embaixo e pode passar a ter comportamentos imprevisíveis.
Posso publicar fotos do carro com mola original e mola da Grand Vitara, além das duas lado a lado. Troquei anteontem aqui em casa porque quero levar a uma oficina de suspensão para saber o que precisa ser trocado à frente, se as molas ou os amortecedores, já a Tracker está com a frente "cansada". Pus as molas originais porque as reforçadas mascaram e de certa forma compensam o sintoma, dificultando a avaliação.
Tinha um Civic LXL 2011 Automático e troquei por uma Tracker 2007/2008 a gasolina a pouco mais de um ano. Quando comprei a Tracker tinha 48 mil km rodados e hoje está chegando nos 70 mil km. Não me arrependi em momento algum da troca.
Carro muito confortável e espaçoso, levando em conta que se trata de um jeep.
Assim que comprei o carro, mandei fazer a revisão geral nele e gastei menos de 400 reais. Tive que trocar apenas pastilhas de freios, correia do alternador e uma borracha da barra estabilizadora q estava batendo. Carro ficou novinho!!!
Uso no dia a dia em meio urbano e algumas vezes faço uns passeios pela praia e brinco subindo algumas dunas.... Nunca me deixou na mão.
De la pra cá a manutenção foi só com troca de óleo a cada 5 mil km. Coloquei velas de Iridium e um filtro de ar K&N que eu mesmo limpo em casa.
Quando ando em praia, tenho cuidado sempre de lavar o carro por baixo após os passeios e aplico Pulveroil pra evitar corrosão pela maresia.
Minha dica é que tente comprar uma pouco rodada e, se possível, que conheça a procedência... O resto é colocar gasolina, fazer manutenção preventiva em dia e ser feliz !!!
NOMAD, obrigado pelas dicas!
Meu objetivo é fazer lift de 1" tb, então suas fotos me serão bastante úteis! Se puder postar, ficaria agradecido.
Então resumindo:
Lift 1":
Dianteira = molas originais + amortecedor KYB ( Offshox tb compensa?)
Traseira = mola do Grand Vitara ( mola de Opala 4cc cortada um elo para elevar 1" tb vale a pena?) + amortecedor KYB ( amortecedor GLB 1015 é tb viável?)
Achei os KYB meio salgainho, sempre bom ter uma segunda opção , hehehe
Valeu! E to curtindo bastante o carro. Na semana Santa devo ir para a Chapada com ele e posto fotos tb.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/at...a-dsc_0534.jpghttp://www.4x4brasil.com.br/forum/at...-dsc_0532s.jpghttp://www.4x4brasil.com.br/forum/at...a-dsc_0533.jpg
Em cima a altura original com molas cerca de 60.000 km e embaixo molas da Grand Vitara. A terceira foto mostra as molas lado a lado.
Quanto ao restante, eu nunca usei amortecedores Offshox mas há relatos de fragilidade e baixa durabilidade. Pelo preço eu passaria longe. Também não posso dar opinião sobre molas e amortecedores de outros carros, já que não usei. Os amortecedores KYB na Suzucar estão em estoque no momento em que escrevo. Também entrei em contato com um vendedor que traz de Foz e aguardo resposta.
Abraço!
LegaL, NOMAD! Só fiquei na dúvida pq não colocou molas do grand vitara na frente tb com 1 " a mais?
Estou querendo comprar na alternativa as 4 molas de grand vitara reforçada com 1 " a mais
Mola Dianteria Grand Vitara - Reforçada Com 1 Polegada + Alt - R$ 188,00 no MercadoLivr
Obrigado pelas fotos!
Na época o meu problema era com a traseira, que raspava com facilidade com o carro carregado. Hoje penso em trocar as dianteiras caso trocar só o amortecedor não resolva. Se resolver mantenho assim por enquanto (na foto a dianteira parece mais baixa do que é porque o carro está caindo levemente para a direita).
As molas que mandou parecem ótimas.
Abraço!
Nomad, resolvi trocar os pneus hj e desempenar as rodas,fazer cambagem, alinhamento etc. O carro virou outro!! Está muito mais estável e seguro, estou impressionado. Comprei o firestone destination 225/70/16 aqui em Brasília. Estou olhando agora de comprar os Cofap turbo gás dianteiros e traseiros para testar um tempo. Os KYB ainda não consigo arcar vou testar outros mais baratos antes.
Já estou desistindo da mola, caso o carro já se estabilize bem na pista apenas com os amortecedores.
Fotos abaixo da troca de pneu e dos amortecedores ( vazando um pouco de óleo já)
http://www.4x4brasil.com.br/forum/at...d=525089&stc=1
http://www.4x4brasil.com.br/forum/at...d=525095&stc=1http://www.4x4brasil.com.br/forum/at...d=525096&stc=1
Excelente escolha!
Tenho exatamente esses pneus nas medidas originais e posso atestar que duram muito. Muito mesmo. São bem firmes lateralmente e isso ajuda na estabilidade. A borracha é macia o suficiente para agarrar bem o asfalto, mas o fato de serem um pouco mais altos que os originais deve influenciar um pouco no velocímetro (e odômetro), confira nos quebra-molas eletrônicos se mudou alguma coisa perceptível.
Sem dúvida amortecedores novos, mesmo que sejam Cofap Turbo Gás, são sempre bem-vindos.
Acho que ficará satisfeito por um bom tempo. E manter a suspensão original é garantia de conforto mesmo que à custa de uma direção mais firme e esportiva ou, no caso do aumento da altura, vão livre e estética.
Não demore a trocar esses amortecedores!
Abraço!