Powered by vBulletin

Qual relação de coroa pinhão colocar para andar mais.

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro Anterior 12
  • 25/07/2020, 08:38
    Luiz Fernando Viana
    Bom dia pessoal !
    Comprei uma BONANZA 4.1 - Gasolina 1990. A relação que tá nela é 11/43
    O câmbio é 4 marchas a frente.
    Gostaria de deixá-la mais elástica. A primeira marcha é curta demais. Qual a relação que poderia melhorar isso ?
    Desde já agradeço.
  • 29/07/2020, 17:43
    sallespickup
    13x41, porem tem de trocar a caixa satelite tb, ou colocar o cambio 2205 da C20 5 marchas
  • 02/08/2020, 23:09
    Carlosstocco
    Eu tenho um motor Maxion S4 turbinado com intercooler câmbio primeira pra traz relação 3:15.
    Gostaria de alongar para 2:60 vale a pena não fica lerda pra sair ?
    Está em uma veraneio pneus 235/75 r15
  • 04/08/2020, 20:57
    sallespickup
    Citação:

    Postado originalmente por Carlosstocco Ver Post
    Eu tenho um motor Maxion S4 turbinado com intercooler câmbio primeira pra traz relação 3:15.
    Gostaria de alongar para 2:60 vale a pena não fica lerda pra sair ?
    Está em uma veraneio pneus 235/75 r15

    pode fazer sem medo, eu tenho duas com 2.60, ambas com pneus 255/75/15, anda bem e quando precisa de forca a primeira pra traz resolve, continuo saindo de segunda, as minhas turbo intercooler tb, porem perkins, ou quase maxion kkkk
  • 06/08/2020, 04:21
    Carlosstocco
    Eu já tenho a coroa e pinhão tenho que trocar a caixa satélite tb?
  • 09/08/2020, 18:35
    sallespickup
    Citação:

    Postado originalmente por Carlosstocco Ver Post
    Eu já tenho a coroa e pinhão tenho que trocar a caixa satélite tb?

    se a sua ja for pinhão de 13 dentes, só troca coroa e pinhão
  • 19/01/2024, 10:46
    Joilton Pereira
    Olá amigos tenho uma c10 adaptei o motor da d20 perkins q20b tou usando câmbio 260f 4 marchas e diferencial da bonanza relação 11x43
    Trabalho Com passageiros ando com carro pesado tá fraco usando muito a primeira marcha quero informações pra melhorar e não ficar forçando o motor?
  • 22/01/2024, 09:05
    lfschmitz
    Citação:

    Postado originalmente por Joilton Pereira Ver Post
    Olá amigos tenho uma c10 adaptei o motor da d20 perkins q20b tou usando câmbio 260f 4 marchas e diferencial da bonanza relação 11x43
    Trabalho Com passageiros ando com carro pesado tá fraco usando muito a primeira marcha quero informações pra melhorar e não ficar forçando o motor?

    O primeiro passo é verificar se o motor está entregando a potência que deveria. Se bomba e bicos estiverem em dia, o segundo passo é escolher entre trocar a relação por uma mais curta, colocar um câmbio de 5 marchas ou turbinar o motor e abrir a bomba injetora (uma volta num motor desses turbinado já muda muito o cenário).

    Como o teu diferencial é 3,92:1, o passo acima seria o 41x10 (4,1:1), mas pra realmente sentir diferença ao dirigir provavelmente teria de colocar um 41:9 (4,56:1) - editei o post porque achava que precisaria mudar também o porta-satélites, mas na verdade o 3,92 já usa o modelo "caixa alta", para relações reduzidas - é a partir do 3,73 que usa a caixa baixa.

    Tem de observar que, mudando a relação de diferencial, tua última marcha também ficaria mais curta; o trânsito em rodovias seria um porre, com rotação alta e pouca velocidade final.

    A alternativa de uvar um câmbio de cinco marchas exigiria adaptações e não é barato; só vale a pena se na tua realidade precisas de uma primeira bem reduzida pra arrancar (muita carga, aclives acentuados, algo assim).

    Então, me parece que o melhor custo-benefício está em turbinar o motor. Se não me engano, a Embrepoli fabrica também para o Q20B uns kits bem fáceis de instalar - e para motores desse tipo eles usam uma turbina similar à K16, pequena e valvulada. Para ter uma idéia, no MWM 229 da minha picape o manômetro do turbo já começa a subir a 1000-1100rpm, batendo 1,6bar com pé embaixo a 2600-2800rpm. Tem MUITA força em baixa rotação.
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro Anterior 12
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 05:28.
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5
Translated by vB-Brasil.Org
Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.
Search Engine Optimisation provided by DragonByte SEO (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2025 DragonByte Technologies Ltd.
Equipe 4x4 Brasil
Hospedado por Convex Data Center
Grupo ezVoice Telecom
GDPR Privacy Policy