
Postado originalmente por
Juka Bala
Oi André, o que eu posso te dizer é que trocar um carro "normal" pra uma caminhonete é um choque bem grande. Pra alguns um choque muito positivo, fato que nunca mais os faz voltar pra carros "normais", e muito negativos pra outros, que acabam vendendo e nunca mais comprando. É claro que aqui no Forum você só vai achar os que adoraram a mudança, tanto que até de associaram ao Forum pra trocar experiencias e ajudar/ser ajudado. Esse último é meu caso, eu vim de 3 sedãs grandes (jetta, camry e passat) e não me arrependo de forma alguma em ter trocado por caminhonete. Não há como comparar os dois veículos, pois ambos tem pontos positivos e negativos. Normalmente quem compra caminhonete é porque gosta desse estilo de vida, mesmo que não use pra carregar nada, mas que gosta de ir pro campo, pescar, sitio, chácara, o que for, e qualquer lama ou barro já deixa empolgado passar. Não sei exatamente qual foi seu pensamento quando cogitou comprar uma caminhonete, mas se cogitou, deve ser porque já tem esse estilo de vida e gosta de carros altos e que permitem passar por estradas alternativas, imagino eu.
Em relação ao IPVA, como é uma taxa % a única coisa que vai influenciar é o valor da tabela FIPE. Em SP paga-se 4% em cima do valor da tabela FIPE, se no RJ também são 4% é só entrar no site FIPE e você já saberá quanto pagaria se fosse hoje.
O seguro depende muito do lugar. Não sei se roubam muita caminhonete no Rio, mas meu cunhado que morava no Rio e tinha uma saveiro pagava bem mais barato que aqui em SP, então acho que não vai ser nenhuma surpresa muito grande pra ti. Faz uma simulação com um corretor e já saberá o valor também.
Se eu acho uma boa troca? Sem dúvida alguma sair de um Celta e ir pra uma S10 te farão uma pessoa bem mais feliz, mas tome muito cuidado com caminhonetes semi-novas e veja com muito criterio se as manutenções estão em dia, se o carro é de procedência e qual foi o uso a que foi submetido pra não ter surpresas muito desagradáveis lá na frente.
2 pontos que você precisa ver certinho: Quando eu ia pro Rio de caminhonete eu me ferrava porque não acha lugar pra parar (no meu caso eu ficava na Zona Sul Leblon), eu rodava as vezes 30 min pra achar uma vaga que coubesse e me deixava meio puto. Muitas vezes eu largava ela no AP e ia de taxi só pra não ter que ficar rodando pra parar, então não sei se você sofreria com esse tipo de coisa, mas já é algo a se considerar. Outra coisa é se sua mulher toparia dirigi-la, pois minha mulher não passa nem perto da minha caminhonete, e tem pavor só de pensar em ter que pegar no volante dela. Por isso eu tive que comprar um outro carro pra ela. Pense nisso.
Abraço