Sobre o boletim técnico, perguntei ao mecânico que me atendeu a respeito do assunto e o mesmo confirmou que minha camionete estava enquadrada. Após a troca de óleo, o técnico veio com um carrinho com um PC e um módulo para conectar na entrada OBD-II da S10, que fica localizado em baixo do volante. Em cima do carrinho estava o Boletim Técnico propriamente dito, que é um manual de passo a passo de como fazer a atualização. Esse boletim técnico trata-se do Boletim Técnico IT-037/2013 e recomenda três ações nas S10 e TrailBlazers. 1- Atualização do software do módulo do motor; 2- Vedação dos terminais de aterramento do módulo (não lembro qual); 3- Colocação de separador de óleo na entrada de ar (ou saída, não sei) da turbina pro filtro de ar.
O caso é que essa função do separador de óleo, nem o técnico sabia e nem iria fazer, se não fosse eu ter olhado o material que ele tinha disponível na bancada. Questionei a ele o que era aquilo e ele disse que iria se informar. Voltou dizendo que era necessário fazer e que se tratava de um separador de óleo que deveria ser colocado para impedir a passagem de óleo do motor para a turbina. De fato, enfiei o dedo na mangueira e a mesma estava bem suja de óleo. A peça trata-se de uma peça de metal parecida com uma escova de aço, que é colocada na mangueira fina de ar que sai do motor e leva para o filtro de ar (ou ao contrário, não sei).
Procedimento feito, não vi diferença alguma na camionete até o momento. Notei que o técnico atualizou o módulo da caixa de transferência (AT) também, mas acho que isso foi de "brinde" pois nem constava no Boletim Técnico.