x
Convex Datacenter
Página 3 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 25 a 36 de 37

Tópico: S10 na areia!!!

  • #25
    Usuário Avatar de freitasjr
    Entrada
    01/08/2005
    Local
    Natal/RN
    Idade
    50
    Posts
    1,698
    Agradecimentos: 2



    Pessoal, permitam-me discordar um pouco de alguns de vcs;

    acredito que o volume de peso(em ordem de marcha), não seja algo tão significativo assim p/ se andar em areia fofa e/ou Dunas(ah não ser se for uma grande diferença de peso como um bugre); mas sim, a distribuição do peso do carro como um todo, como relatado por alguns nesse tópico, que influencia. Uma prova disso é que como disse o colega "Vitor_Fortaleza", que a sua Pajero Full andava muito bem na areia.
    Se estivessemos nos referindo a Lama, aí sim, o peso em ordem de marcha influenciaria bastante, pois um carro muito pesado aí afunda mais fácil na lama(mesmo parado), porém nas Dunas não(ela cava qdo tracionado, é diferente); ah não ser que seja aquele tipo de areia movediça encontrada em algumas Dunas...mas aí já é outra história.

    P/ se andar em areia fofa potência(qte de cavalos) tb não é tão crucial assim, o que é mandatório nesse caso é o torque(força). Potência te permite uma boa arrancada e velocidade final, porém escalar Dunas o que conta é o torque.

    Vejam esse exemplo, quando eu tinha a TR4 e na época que estava original tinha 131cvs de Pot e 18kgfm de torque com 1450 kilos e em algumas Dunas maiores daqui de Natal(no bairro San Vale) p/ subir eu tinha que pegar um embalo bem grande p/ conseguir subir, isso com 18lbs de pressão nos pneus. Já com a Pajero Sport que tem 125cvs e 1925 kilos, subo essas mesmas Dunas sem precisar pegar um grande embalo e com apenas 24lbs de pressão nos pneus.
    Qual o segredo então ? O torque que é de 30kgfm na Pajero Sport, ou seja, quase o dobro da TR4.

    Logo p/ andar na areia fofa a receita é: boa distribuição do peso do carro, os pneus Sem serem muito agressivos e com a pressão adequada e um bom torque do motor.

    Um abraço, atenciosamente, Francisco de Freitas...
    ATUAL Grand Vitara 2016 4SPORT AT
    EX S10 4X4 Diesel AT 2013-EX Grand Vitara 2009AT e 2013AT
    EX Pajero TR4 2009AT 2005 AT EX Pajero Sport 2.8 2002 AT

  • #26
    Usuário
    Entrada
    20/02/2005
    Idade
    66
    Posts
    10
    Agradecimentos: 0
    Sigo estas regras e sempre dá certo uma única vez tive que parar, estavamos em fila e eu com uma Blazer 4x2, enquanto estavamos em movimento tava tudo certo, aí o primeiro da fila foi parar, eu ainda fui diminuindo devagar e buzinando, não dava para desviar, mas ele nem se tocou e aí já viu vc sente que vai afundar.
    Caros amigos
    Em viagens pelo Nordeste tive oportunidade de usar uma Blazer 2.4 - 4x2 na areia em alguns trechos como de Jijoca a Jeriquaquara via Preá (acesso pela praia e por dunas). Baixei a pressão para 15 lbs, levei o borracheiro como guia para travessia dos riachos que cruzam a praia (o maior perigo). Um único carro, família a bordo, peso da bagagem, com cuidado e certa dose de risco fui e retornei tranqüilo.
    Gostaria de comentar que o equilíbrio Torque X Velocidade X Sensibilidade de quem conduz faz a grande diferença, óbvio se o objetivo é chegar inteiro ao destino e não descarregar adrenalina.
    No forum geralmente vale mais a emoção que a razão!!!! Ainda bem........
    Não existe viatura perfeita para tudo o segredo é adequar ao uso, forma de pilotar e lógico ao bolso eheheheh.....
    Abraço
    Marcio Filgueiras

  • #27
    Se for pela distribuição de peso, há lógica nisto, a S10 vira Szero.
    60% do seu peso está na frente, que ainda por cima tem aquela carão enterrado e que vai cavando ainda mais se tracionada.
    Brinquei com a minha em areia de Búzios e não tive problemas. Nem rápido demais nem parando, e só 4x4 sem reduzida. Mas nada de subidas, nem pensar

  • #28
    Na areia pode ser melhor andar em 4x2 que 4x4...

  • #29
    Banido Avatar de ojaneri
    Entrada
    01/07/2004
    Idade
    42
    Posts
    1,945
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Wallace
    Na areia pode ser melhor andar em 4x2 que 4x4...

    Taí uma coisa dificil de acreditar!

    E pelo menos de areia a gente entende por aqui...

  • #30
    Usuário
    Entrada
    20/02/2005
    Idade
    66
    Posts
    10
    Agradecimentos: 0
    Na areia pode ser melhor andar em 4x2 que 4x4...
    Wallace
    Como vc é da turma que conhece, estica um pouco mais este comentário.
    Abraço
    Marcio Filgueiras

  • #31
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Na areia fofa 4x2 nem pensar, pois os pneus dianteiros vão enterrando e os traseiros patinando e afundando. Em areia firme sem dúvida 4x2!
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #32
    O problema da areia é afundar certo.
    Afunda pela tração certo.
    Se conseguir tração para andar em 4x2 pode ser melhor que andar em 4x4, justamente porque vai ser mais dificil a frente, que normalmente é mais pesada, a cavar.

  • #33
    Usuário
    Entrada
    20/04/2006
    Idade
    50
    Posts
    47
    Agradecimentos: 0

    andando na areia

    Srs,

    Andar na areia vai ter sempre relacao entre peso e area, ou seja, quanto mais leve o veiculo e maior area de contato, melhor ele vai andar. Observe-se sempre que potencia demais pode significar enterrar ate encostar o eixo na areia, ai ja era.
    Por experiencia propria, posso dizer que ate fusca anda na areia, mas com uma pessoa dentro e um pneu bem largo, com pressao reduzida. Um 4x4 vai andar melhor que um 4x2, obedecendo o aspecto da area de contato, ou seja, quanto mais largo os pneus, melhor desempenho, sem duvida, mas com pressao reduzida. Eu ando na boa com 225/75/15 mas com +-15 lbs, sem ter que usar a reduzida.
    Mas e claro que quem anda na areia sabe que nao da pra fazer curva fechada, pois ou destalona ou enterra na areia. Eh claro que um 255 vai fazer diferenca e a questao de 4x4 enterrar mais que 4x2 remete de novo ao ponto da potencia, ou pe pesado, pois se comecar a atolar, nao insista, desca do carro e alivie um pouco mais a pressao. Ja cansei de ajudar a desenterrar buggy , caminhonete, jipe e outros com o eixo na areia, pois o incauto ia tentando sair (andando com pneu muito cheio) e atolando cada vez mais. ANdo a 80/90 na areia com 225 e 15lbs na boa (sem ter que usar a reduzida), ciente de que com um pneu melhor daria pra andar muito mais tranquilo. Vale lembrar que as S-10 por terem a cara arriada, podem tender a querer enterrar a frente, ai vem o artificio de levantar um pouco a frente .

    SDS,

  • #34
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Em relação a dianteira cavar, só se estiver parado, mas se estiver andando em 4x2 a frente finca direto, e se 4x4 a frente não cava e reduz muito a tendência de afundar pois fica sempre subindo na areia.
    Em relação a S-10, o que falta na areia são pneus mais largos mesmo, pois o 225 não distribuem o peso em uma área muito grande o que dificulta para andar na areia fofa. Eu nunca me atolei em dunas aqui na praia, mas depois que coloquei os 33" melhorou bastante pois só afunda se parar. Já tirei uma S-10 atolada até o chassis na beira da lagoa Mirim em dunas pequenas formadas pelo vento, pois o cara vinha em 4x2 e os pneus não ajudaram nada pois eu mesmo com os originais 235 manobrei por trás da S-10 e puxei para trás por uns 3 metros, o suficiente para subir na areia de novo, mas claro, a S-10 com 4x4 acionado.
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #35
    Usuário
    Entrada
    22/09/2021
    Local
    pocone/MT
    Posts
    2
    Agradecimentos: 0
    Bom dia. Sou novo no site e acabei de descobrir que é melhor pesquisar de fora para dentro dele. Mesmo assim não encontrei o que procurava. Espero ajuda para a seguinte questão: trabalho com apicultura, tenho uma s-10 4x2 gas/ gnv, ficando a maior parte no pantanal. Água não é problema, corrente resolve. O problema é fazer migratória para cerrado, na seca, em estrada de fazenda com 50 cm de areia. Esvaziar pneu não é opção, estou no mato. Corrente ajuda alguma coisa...? Aquelas fitas presas ao pneu com ferro, resolvem..? Não é para desatolar . É para andar e circular por kms. Agradeço a ajuda.
    4X4 Brasil

  • #36
    Usuário Avatar de Walter da Camper
    Entrada
    25/11/2011
    Local
    Bragança Paulista/SP
    Idade
    55
    Posts
    2,059
    Agradecimentos: 56
    Corrente na areia não ajuda nada. É preferível usar pneus mais largos. Quanto à questão de não querer murchar pneus por estar no mato, a solução é um bom compressor de ar 12V. Entenda-se que "bom" se aplica àqueles compressores de suspensão a ar que custam 1000 dinheiros e não aquele do camelô que custa 100. De resto, tente colocar o peso da carga na parte de trás da caçamba.
    Se isso não resolver, significa que necessitas de uma pick-up 4x4 para essa atividade.


    Citação Postado originalmente por S-10 2003 Ver Post
    Bom dia. Sou novo no site e acabei de descobrir que é melhor pesquisar de fora para dentro dele. Mesmo assim não encontrei o que procurava. Espero ajuda para a seguinte questão: trabalho com apicultura, tenho uma s-10 4x2 gas/ gnv, ficando a maior parte no pantanal. Água não é problema, corrente resolve. O problema é fazer migratória para cerrado, na seca, em estrada de fazenda com 50 cm de areia. Esvaziar pneu não é opção, estou no mato. Corrente ajuda alguma coisa...? Aquelas fitas presas ao pneu com ferro, resolvem..? Não é para desatolar . É para andar e circular por kms. Agradeço a ajuda.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. L200: Motorista atola carro na areia da Praia da Barra
      Por Murillus no fórum Mitsubishi
      Respostas: 49
      Última resposta: 30/01/2014, 12:01
    2. Niva na Areia
      Por jiuliano no fórum Niva
      Respostas: 10
      Última resposta: 25/04/2010, 17:34
    3. Areia!
      Por Digão Rios no fórum Troller
      Respostas: 26
      Última resposta: 13/01/2009, 10:31
    4. Novato - motor esquentando na areia!
      Por Dittz no fórum Técnicas de Condução e Navegação Off-Road
      Respostas: 6
      Última resposta: 26/03/2008, 20:56

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade