Pessoal, permitam-me discordar um pouco de alguns de vcs;
acredito que o volume de peso(em ordem de marcha), não seja algo tão significativo assim p/ se andar em areia fofa e/ou Dunas(ah não ser se for uma grande diferença de peso como um bugre); mas sim, a distribuição do peso do carro como um todo, como relatado por alguns nesse tópico, que influencia. Uma prova disso é que como disse o colega "Vitor_Fortaleza", que a sua Pajero Full andava muito bem na areia.
Se estivessemos nos referindo a Lama, aí sim, o peso em ordem de marcha influenciaria bastante, pois um carro muito pesado aí afunda mais fácil na lama(mesmo parado), porém nas Dunas não(ela cava qdo tracionado, é diferente); ah não ser que seja aquele tipo de areia movediça encontrada em algumas Dunas...mas aí já é outra história.
P/ se andar em areia fofa potência(qte de cavalos) tb não é tão crucial assim, o que é mandatório nesse caso é o torque(força). Potência te permite uma boa arrancada e velocidade final, porém escalar Dunas o que conta é o torque.
Vejam esse exemplo, quando eu tinha a TR4 e na época que estava original tinha 131cvs de Pot e 18kgfm de torque com 1450 kilos e em algumas Dunas maiores daqui de Natal(no bairro San Vale) p/ subir eu tinha que pegar um embalo bem grande p/ conseguir subir, isso com 18lbs de pressão nos pneus. Já com a Pajero Sport que tem 125cvs e 1925 kilos, subo essas mesmas Dunas sem precisar pegar um grande embalo e com apenas 24lbs de pressão nos pneus.
Qual o segredo então ? O torque que é de 30kgfm na Pajero Sport, ou seja, quase o dobro da TR4.
Logo p/ andar na areia fofa a receita é: boa distribuição do peso do carro, os pneus Sem serem muito agressivos e com a pressão adequada e um bom torque do motor.
Um abraço, atenciosamente, Francisco de Freitas...