PDA

Ver Versão Completa : Projeto de Lei cria incentivo para troca de veículos com mais de 15 anos de uso



Maurício Fernandes
09/01/2012, 08:03
A Câmara analisa do Projeto de Lei 2513/11, do deputado Ronaldo Nogueira (PTB-RS), que institui o Programa Nacional de Renovação da Frota de Veículos Automotores (PNRF). O objetivo é retirar de circulação veículos com tempo de uso superior a 15 anos, criando incentivo para a substituição. Pelo texto, o Poder Público oferecerá linha de crédito para compra do veículo novo.

O projeto prevê que os veículos usados serão aceitos como parte do pagamento do financiamento e encaminhados ao órgão estadual de trânsito, para serem leiloados como sucata.

“Programas como esse já foram implantados de maneira eficaz em muitos países”, afirmou Nogueira. “O Brasil precisa fazer sua parte, criando mecanismos para financiar e operacionalizar a renovação de sua frota.”

Segundo a proposta, o financiamento será oferecido a todos os proprietários de veículos com mais de 15 anos de uso, mas ao completar 10 anos, eles poderão ser submetidos a inspeção para avaliar se já estão aptos a participar do programa.

Para o autor, a medida vai resultar em melhorias no trânsito, na segurança de motoristas e pedestres, e no controle da emissão de gases poluentes e ruídos.

O deputado aponta que, de acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), a frota brasileira de veículos automotores de quatro ou mais rodas, em 2011, chegou a 47 milhões de unidades. O tempo médio de uso da frota era de 12,2 anos em 2009.

Tramitação
O projeto será analisado, de forma conclusiva, pelas comissões de Viação e Transportes; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Íntegra da proposta:

PL-2513/2011

fonte: Proposta cria incentivo para troca de veículos com mais de 15 anos de uso - Agência Câmara de Notícias (http://www2.camara.gov.br/agencia/noticias/TRANSPORTE-E-TRANSITO/207691-PROPOSTA-CRIA-INCENTIVO-PARA-TROCA-DE-VEICULOS-COM-MAIS-DE-15-ANOS-DE-USO.html)

Desnickadu
09/01/2012, 09:08
muito bom!!
agora só falta diminuir os impostos pra carros novos e aumentar pra carros velhos....

Maurício Fernandes
09/01/2012, 10:00
A carga tributário no brasil é vergonhosa.
Acabei de vir do Chile e lá se compra o Grand Vitara por R$40.000,00 zero.