Ver Versão Completa : Substituição do retentor..será que resolve?
Luiz Fernando de C
08/01/2012, 16:26
Boa tarde pessoal, desculpe se o tópico está se repetindo mas sou novo aqui e então fico meio perdido na procura....Então estou na iminência de substituir o retentor dianteiro do diferencial do meu Jeep que é um willys CJ5 1966....ao completar o óleo do diferencial no outro dia amanheceu um rio de óleo embaixo do mesmo...tenho dúvidas em relação a montagem e pre carga no rolamento..pois para desmontar todo santo ajuda né, mais para montar é que são elas...
antonio umino
08/01/2012, 16:29
Luiz,....... vc desmontou e montou........ Vc não montou o retentor do lado errado.....?????O correto é deixar a parte lisa para fora... O retentor está certo?.... um abraço
4X4GARAGE
08/01/2012, 17:31
Boa tarde pessoal, desculpe se o tópico está se repetindo mas sou novo aqui e então fico meio perdido na procura....Então estou na iminência de substituir o retentor dianteiro do diferencial do meu Jeep que é um willys CJ5 1966....ao completar o óleo do diferencial no outro dia amanheceu um rio de óleo embaixo do mesmo...tenho dúvidas em relação a montagem e pre carga no rolamento..pois para desmontar todo santo ajuda né, mais para montar é que são elas...
coloca umas fotos pra gente ter uma noção do seuviço!
[]s
Luiz Fernando de C
08/01/2012, 18:08
coloca umas fotos pra gente ter uma noção do seuviço!
[]s
Então eu apenas limpei o local ainda, não comecei a desmontagem mas pelo que ja andei sondando no site mesmo devo retirar eixo, a porca que fixa o flange no pinhão mas tenho dúvida se o flange é de rosca ou de estria no eixo pinhão..
Agora quanto as fotos não consegui postar alguém sabe como fazer?
A foto anexa foi tirada antes da limpeza do local....
4X4GARAGE
08/01/2012, 18:11
vc tem que ir em avançados e colocar como anexos!
Luiz Fernando de C
08/01/2012, 18:25
Ok fiz isso consegui...tae a foto inclusive do óleo indo embora pelo retentor...
Pablo.pinto2007
08/01/2012, 18:39
Cara... eu já tentei trocar eu mesmo o retentor e não consegui... a porca simplesmente não saiu... e muitos mecânicos tem uma chave que trava a parte de fora (o eixo) para poder afrouxar a porca... tem que ver o sentido da rosca para não acabar acochando ao invés de afrouxar... eu deixei essa tarefa para o mecânico...
Mas o que eu entendi é que está vazando muito e que não foi você quem montou, ou seja, vc está pesquisando para poder fazer o serviço você mesmo... até onde me lembro, vc não precisa se preoculpar com o rolamento...
Dá uma verificada se é realmente pelo retentor... eu já passei por situações que era simplesmente o bujão que estava aparentemente acochado e na verdade estava "dando passagem"... também verifique se não é pela tampa... para vazar bastante eu suspeitaria de outra coisa... principalmente se o vazamento for de uma hora pra outra... e se não fez trilha nenhuma... pois no meu caso o que estraga os retentores, principalmente o traseiro é mato que enrosca no cardã e corre para o rententor e acaba danificando... e quando vaza não é essas coisas todas... até por que o diferencial dianteiro fica parado... e o retentor é pra impedir que o óleo que é jogado pra cima (pra todo lado) quando o carro anda vaze pra frente... ou seja o nível de óleo não alcança o retentor, aliás nenhum deles...
Forte abraço!
Guilherme Kyrillos
08/01/2012, 18:40
Companheiros, saudações.
Recente, o retentor do diferencial dianteiro do meu CJ5 com Dana44 vazou.
Desmontei, e além de trocar o retentor foi preciso ainda retificar com uma luva a flange que se encaixa no pinhão e onde trabalhará o retentor novo.
Isso foi preciso pois a área estava desgastada ao ponto de mesmo com novo retentor haver vazamento.
Em seguida vazou os dois retentores na T-Case onde trabalham o eixo cardã dianteiro e traseiro, e foi preciso fazer a mesma retificação.
Conclusão, é preciso verificar o estado das peças antes de trocar os retentores, sob pena de continuar vazando.
[ ] s
Pablo.pinto2007
08/01/2012, 18:49
Companheiros, saudações.
Recente, o retentor do diferencial dianteiro do meu CJ5 com Dana44 vazou.
Desmontei, e além de trocar o retentor foi preciso ainda retificar com uma luva a flange que se encaixa no pinhão e onde trabalhará o retentor novo.
Isso foi preciso pois a área estava desgastada ao ponto de mesmo com novo retentor haver vazamento.
Em seguida vazou os dois retentores na T-Case onde trabalham o eixo cardã dianteiro e traseiro, e foi preciso fazer a mesma retificação.
Conclusão, é preciso verificar o estado das peças antes de trocar os retentores, sob pena de continuar vazando.
[ ] s
Falou tudo o companheiro... geralmente vazamentos além do que seriam normal pelo retentor... no caso do amigo de formar um "rio"... deve ter alguma coisa errado!!! possa ser que precise "encher" o eixo para o retentor poder fazer a sua função...
Luiz Fernando de C
08/01/2012, 21:39
Pessoal obrigado pelas informações, mas ressalto antes de mais nada que estou a pouco tempo com o Jeep e pelo que indica o antigo dono não tinha muito carinho com a máquina...quando fui verificar o nível de óleo do diferencial dianteiro, não havia nenhuma gota de óleo no mesmo e completei a noite, então pela manhã havia vazado muito óleo...se os senhores repararem na foto anexa a mensagem, o óleo vaza justamente pelo retentor na parte que fica em contato com o eixo, tentei verificar se havia muita folga radial mas realmente não existe a ponto de detonar o retentor.....
Jones Ronaldi
08/01/2012, 22:31
Estou com esse mesmo problema no meu CJ5 1958, desmontei tudo faz umas duas semanas mais ainda não tive tempo de montar, acontecia bem o que vc falou quando eu completava no outro dia uma poça de óleo mais agora vai ficar filé... boa empreitada, não consegui visualizar a foto que vc postou. abraço...
antonio umino
08/01/2012, 23:10
Todo mundo viu a foto. do diferencial com o retentor no lugar.
Esta frange vem com uma proteção (chapa), e esta frange está sem ela.... Com certeza como o retentor está visivel, deve ter enroscado alguma coisa e danificado o retentor.......... E como disseram acima tem que desmontar pra ver o que aconteceu....
Um abraço.
Luiz Fernando de C
09/01/2012, 01:05
Ok Sr Antônio, mais uma vez agradeço pela força com o meu problema enfim, ja andei lendo algo sobre e realmente o retentor está sem a chapa de proteção, em algum tópico aqui mesmo ou se não me falhe a memória disseram que o diferencial dianteiro não vem com essa chapa de proteção do retentor ja o traseiro realmente o retentor não fica visível, fica protegido por uma chapa que vem junto ao flange.
Hoje mais a tarde prosseguirei a desmontagem assim que conseguir encontrar o retentor em alguma loja aqui da minha cidade.
Pablo.pinto2007
09/01/2012, 09:19
Não vi qual sua cidade, mas quando for procurar, caso não encontre ou não tenha lojas especializadas em jeep (eles sempre cobram mais caro), vá numa dessas lojas de rolamento mesmo, tipo, aqui na nossa cidade tem lojas SKF, NGK... que também vendem retentores, e normalmente são muito mais baratos e o melhor de qualidade indiscutível... normalmente um retentor desse por aqui tá na faixa dos 10 a 12 pilas, na casa de rolamento... já na loja de peça... deve estar muito mais caro, com certeza.
antonio umino
09/01/2012, 09:29
Este retentor do pinhão. acha em lojas de mecanicas de tratores.... O retentor é usado em roçadeiras, e em outras maquinas agricolas.
Se na sua cidade tem loja de peças de tratores. é so levar o velho e dizer que precisa de um igual.... mas se falar que é de jeep. cobram mais caro....
Para tirar o frange do pinhão...... retire o cardan pelos grampos, tomando cuidado com as castanhas da cruzeta.
Retirado o cardan, vai aparecer uma porca, girando no sentido horario aperta.. no sentido de atrazar desaperta...
Como o pinhão gira fica dificil de desatarrachar, com o uso de uma chave de cano na frange, e com chave de pito na medida da porca, apoie o cabo da chave de cano no chão, se ficar curta faça uma extenção em ambas as chaves e faça força com certeza soltará.....e com umas pancadas para traz o frange sairá, e com uma chave de fenda retire o retentor.
Ok..... abçs
Luiz Fernando de C
09/01/2012, 22:58
Srs Antônio e Pablo, realmente tudo para Jeep acaba sendo mais caro, então estive olhando em minha cidade (Conselheiro Lafaiete - Minas Gerais) e com muito custo achei em duas lojas, sendo que uma delas a medição que me passaram não corresponde com a que retirei do eixo pinhão hoje através de um paquímetro analógico.Encontrei 39,5 mmm e o nominal do retentor da loja era de 40 mm. Mas em outra loja realmente me disseram sobre o retentor usado em roçadeiras que por sinal é o BRGE 02155 o mesmo Willys, sendo assim levarei o meu e farei a comparação antes de montar.
Abraço.
Pablo.pinto2007
10/01/2012, 02:14
Srs Antônio e Pablo, realmente tudo para Jeep acaba sendo mais caro, então estive olhando em minha cidade (Conselheiro Lafaiete - Minas Gerais) e com muito custo achei em duas lojas, sendo que uma delas a medição que me passaram não corresponde com a que retirei do eixo pinhão hoje através de um paquímetro analógico.Encontrei 39,5 mmm e o nominal do retentor da loja era de 40 mm. Mas em outra loja realmente me disseram sobre o retentor usado em roçadeiras que por sinal é o BRGE 02155 o mesmo Willys, sendo assim levarei o meu e farei a comparação antes de montar.
Abraço.
Era exatamente isso que ia te falar... quando for comprar não compra pelo carro, ou seja, quero o retentor do pinhão do diferencial do jeep willys, leva a amostra e pede pelo retentor em casas de rolamento que quase sempre eles têm... Mas como é no interior e, pelo aqui nos interiores daqui, é mais fácil encontrar pela peça do carro, pois lojas de rolamento específico não tem...
Compara as medidas e caso não encontre, terá que mandar encher a luva (que é onde pega o retentor). Estive hoje na oficina e vi como é o sistema do retentor... bem simples o trablaho é só afrouxar a porca da luva....
Forte abraço e boa sorte na troca.
Rafaminc
10/01/2012, 08:32
Abraço.
Só uma dica: Verifique como está o estado da pista onde os labios do retentor trabalham. Se estiver oxidado ou muito fundo, só trocar o retentor não vai adiantar.
Algumas vezes é possível deslocar 2 ou 3 mm o retentor, para que ele fique na parte boa do eixo.
Se estiver muito ruim, vai precisar embuchar, ou adaptar um retentor com diâmetro interno menor se ainda tiver material para usinar.
Dá uma olhada neste site que tem umas tabelas interessantes:
BH Vedações (http://www.bhvedacoes.com.br/downloads.php)
O retentor do pinhão do diferencial é o mesmo nos FORD/WILLYS
JEEP/F75/RURAL DIANTEIRO E TRASEIRO
F1000/F100
39.4 X 80.2 X 6.4 MM
Procura pelo da F-1000...... mais barato e mais fácil de encontrar!!!!
Abraço
Muitas vezes pelos catálogos conseguimos encontrar peças intercambiáveis...
http://www.sabogroup.com.br/2010/arquivos/catgeralleveutilitarios.pdf
Luiz Fernando de C
10/01/2012, 19:46
Boa tarde senhores então retirei o retentor que estava com problema e acabei por comprar o similar, mas pelo que indica não é o mesmo. Alguém que conhece o material pode me informar qual dos dois realmente é o correto para o uso?
Caro Luiz,
O da esquerda(novo) parece ser o correto, acho que o véio num parece ser igual porque além de estar desbeiçado e detonado aparentemente está sem a mola de contenção estou correto?
Abraço.
Luiz Fernando de C
11/01/2012, 21:30
Tuna, o correto realmente é o da direita que parece ser ainda o original de fábrica...andei pesquisando muito e aprendi um pouco sobre retentores e acabei descobrindo que o retentor vendido como similar (o da direita) usado em roçadeiras não é correto. Ele é do tipo BR e os usados nos jeeps são do tipo BRGE,que modifica quanto a vedação também contra poeira (não presente no BR), além dos lábios (superfície que vai de contato no eixo e faz a vedação contra poeira) serem maiores.
Por sinal o retentor é o mesmo da F1000, F250..etc..como foi citado acima e sua referencia é BRGE 01898 sendo que o willys é BRGE 02155.
O que difere um do outro é apenas o diâmetro externo de 80.25 da F1000 e 80.10 para o Jeep.
Então comprei um paralelo e custou 12,00 sendo que o da marca Sabó custava 45,00...bem que merece,mas por enquanto não posso me dar o luxo.
Abraço amigo!
Luiz,
Beleza então :concordo:!
Senta a pua e põe o bichão pra rodar...
[]´s
Amigos,
O meu também está vazando.
Esse é o retentor que devo comprar?
Retentor do Pinho ( 1660 ) Retentor do Pinho do Jeep Willys ( diferencial Dana 44) (http://www.garra4x4.com.br/garra4x4/interface/product.asp?template_id=2&partner_id=2&utm_source=www.Garra4x4.com.br&departamento=&produto=Retentor+do+Pinhao++Dana44+%28+1660+%29&dept_id=135&pf_id=rr084)
Obrigado.
Jonas
Pablo.pinto2007
16/01/2012, 12:50
Amigos,
O meu também está vazando.
Esse é o retentor que devo comprar?
Retentor do Pinho ( 1660 ) Retentor do Pinho do Jeep Willys ( diferencial Dana 44) (http://www.garra4x4.com.br/garra4x4/interface/product.asp?template_id=2&partner_id=2&utm_source=www.Garra4x4.com.br&departamento=&produto=Retentor+do+Pinhao++Dana44+%28+1660+%29&dept_id=135&pf_id=rr084)
Obrigado.
Jonas
Aparentemente é esse sim, mas como diz em alguma parte do site, imagem meramente ilustrativa, portanto não vá achando que aquele é o retentor ao vivo e a cores...
Mas retentor do pinhão só tem um... e o preço tá camarada por ser sabó...
Pra mim retentor é retentor, e marca é nome... se veda eu coloco o paralelo mesmo, desde que seja nas medidas originais, até porque vira e meche estamos trocando, então, não adianta, no meu caso não compensa comprar um retentor caro, pra de ano em ano estar trocando... sempre depois das trilhas de lama que temos por aqui, faço uma revisão e sempre o retentor está na lista...
Forte abraço!
Pablo
Luiz Fernando de C
16/01/2012, 19:58
Aparentemente é esse sim, mas como diz em alguma parte do site, imagem meramente ilustrativa, portanto não vá achando que aquele é o retentor ao vivo e a cores...
Mas retentor do pinhão só tem um... e o preço tá camarada por ser sabó...
Pra mim retentor é retentor, e marca é nome... se veda eu coloco o paralelo mesmo, desde que seja nas medidas originais, até porque vira e meche estamos trocando, então, não adianta, no meu caso não compensa comprar um retentor caro, pra de ano em ano estar trocando... sempre depois das trilhas de lama que temos por aqui, faço uma revisão e sempre o retentor está na lista...
Forte abraço!
Pablo
Então senhores, Pablo quando fui comprar no caso era o dianteiro encontrei um similar que é o da F 1000. Ele custou 12,00 e nem me lembro a marca. A referencia sabó é BRGE 02155 para o dianteiro e BAGE 01660 para o traseiro.
Mas se voce buscar pelo da F1000 que é mais fácil de ser encontrado, serve também e o numero de referencia para ele é BRGE 01898 isso para o dianteiro.
Abraço e espero ter ajudado.
Jones Ronaldi
22/01/2012, 21:30
Pessoal eu procurei esse sabó é BRGE 02155 mais achei muito caro ae comprei um da EUREKA mesmo paguei menos da metade do preço.. e ficou muito bom não vasa nadinha... abraço....
Luiz Fernando de C
22/01/2012, 22:13
Então...o meu foi da marca Arco e custou 12,00..mas ainda não foi colocado a prova.
Este retentor do pinhão. acha em lojas de mecanicas de tratores.... O retentor é usado em roçadeiras, e em outras maquinas agricolas.
Se na sua cidade tem loja de peças de tratores. é so levar o velho e dizer que precisa de um igual.... mas se falar que é de jeep. cobram mais caro....
Para tirar o frange do pinhão...... retire o cardan pelos grampos, tomando cuidado com as castanhas da cruzeta.
Retirado o cardan, vai aparecer uma porca, girando no sentido horario aperta.. no sentido de atrazar desaperta...
Como o pinhão gira fica dificil de desatarrachar, com o uso de uma chave de cano na frange, e com chave de pito na medida da porca, apoie o cabo da chave de cano no chão, se ficar curta faça uma extenção em ambas as chaves e faça força com certeza soltará.....e com umas pancadas para traz o frange sairá, e com uma chave de fenda retire o retentor.
Ok..... abçs
Amigo,
Qual o tamanho dessa porca. Tentei tirar hoje, mas com chave estriada não dá. é muito apertado....pensei em comprar uma chave biela na medida...acredito ser 1.1/16 mas gostaria de confirmar para não comprar errado.
Abraços,
Jonas
Luiz Fernando de C
28/01/2012, 23:10
Então lá é uma chave soquete...(ou como vc diz ae..Chave biela) 1 1/8" (uma polegada e um oitavo de polegada).Da mais ou menos 28,575 mm...!
antonio umino
28/01/2012, 23:50
jdutra...
Tem que ser tirado com a chave de pito.. (chave soquete). coloca uma chave de cano grande na frange, e apoia no chão, e com a chave soquete com extensão. gira (olhando de frente. para a frange no sentido horario aperta e no antihorario desaperta). a medida da chave soquete já passaram aí em cima. Ok..
Um abraço.
Legal,
Esse final de semana tirei um tempinho e troquei o retentor da minha Rural. Um pouco de trabalho pois foi a primeira vez, mas é simples.
No manual do mecânico manda trocar o porca utilizada para apertar a flange do pinhão, eu como não tinha na hora acabei utilizando a mesma e quanto ao torque entre 200 e 230lbspés, tinha um torquimetro que ia apenas até 120lbspés, então fui até esse máximo dele e finalizei na mão mesmo, no olhômetro.
Próximas compras outro torquímetro para trabalhos mais pesados.
Aliás, se for comprar outro parafuso que aperta a flange do pinhão é fácil achar aquele modelo?
Valeu galera pelas dicas que foram muito úteis.
Abraços,
Jonas
antonio umino
27/02/2012, 13:10
Ferramenta é bom ter..... Mas tem ferramentas que é melhor emprestar (vai e volta).... Pois uma destas não sai por menos de R$500,00........ E não se usa constantemente.......Ok... Olhometro é melhor... Depois de um certo tempo é bom fazer uma revisão no aperto da porca... é ela que prende o pinhão e a regulagem do mesmo... se soltar dá zica.....
Ok....até mais.
fabiosurf
12/02/2017, 15:45
Boa tarde Luiz Fernardo.
Estou com dificuldades pra achar esse retentor e pra piorar o retentor que tirei nao se parece com nenhum desses e nao achei nada na internet. As medidas aproximadas (medi sem paquimetro) sao: 80mm externo, 42mm interno, 6mm de parede.
Minha pergunta é se posso colocar um retentor obedecendo essas medidas sem que seja obrigatoriamente no formato (conforme as fotos) da original que retirei. Obrigado!
Obrigado
543381543382
Boa tarde senhores então retirei o retentor que estava com problema e acabei por comprar o similar, mas pelo que indica não é o mesmo. Alguém que conhece o material pode me informar qual dos dois realmente é o correto para o uso?
Sydney66
12/02/2017, 18:05
Fabio, por favor me informe de onde você retirou esse retentor? É do pinhão do diferencial?
fabiosurf
12/02/2017, 21:16
exatamente...diferencial dianteiro... e dentro dele nao tinha mais nada...somente aquela mola.
fabiosurf
12/02/2017, 21:30
Veja em anexo. Willys 58. Eu achei esse retentor no formato original nesse site Pinion Shaft Oil Seal Fits 41-71 Jeep & Willys (https://www.kaiserwillys.com/pinion-shaft-oil-seal-fits-41-71-jeep-willys)
543388
Boa tarde Luiz Fernardo.
Estou com dificuldades pra achar esse retentor e pra piorar o retentor que tirei nao se parece com nenhum desses e nao achei nada na internet. As medidas aproximadas (medi sem paquimetro) sao: 80mm externo, 42mm interno, 6mm de parede.
Minha pergunta é se posso colocar um retentor obedecendo essas medidas sem que seja obrigatoriamente no formato (conforme as fotos) da original que retirei. Obrigado!
Obrigado
543381543382
Boa tarde amigos!
Hoje tive mesma experiência, fui trocar o retentor do pinhao da tração dianteira, comprei o Sabo 01660 e fui retirar o antigo, quando me deparei com isso também. A pergunta é a mesma do Fabiosurf. Alguém ja colocou esse Sabo 1660 na dianteira e deu certo? Ou alguém achou essa peça, que olhando no catálogo parece mais um guada po?
Fabio, por favor me informe de onde você retirou esse retentor? É do pinhão do diferencial?
Sydney66, respondendo a pergunta que fez ao amigo, no meu caso é do pinhão dianteiro sim.572046572046572047
parece ser o item 17
Sydney66
16/04/2020, 20:17
Boa noite Jumpe;
Sim fiz a pergunta porque são diferentes o do pinhão e da flange da CT, esse é sim, a foto ficou um pouco desfocada mas é o 17 sim.
Com relação ao código Sabó eu tenho os códigos desse retentor, mas (a velha desorganização) eu sei que tenho mas não sei agora onde anotei, eita cabeça, por isso vou pedir um tempo para procurar e depois confirmar ok?
Grato.
Sydney66
Obrigado mais uma vez. Se puder postar o código, seria ótimo poder montar a viatura amanha mesmo. Abraço
Caros colegas
A título de informação, retirei a luva e levei no torneiro para corrigir o desgaste e montei com o retentor antigo, pois não tinha retirado, e até o momento não tive problemas com vazamentos.
Aristides Jr
21/04/2020, 15:06
Olá Pessoal!
Vou deixar aqui o relato da minha experiência, é muito chato vazamento! Mas felizmente este consegui resolver e foi até fácil!
Jeep CJ3A, 51, no diferencial, inicialmente o traseiro vazava muito, derramava óleo, 1 litro a cada 300km!
Substitui o retentor e não adiantou!
Percebi que na luva, no local onde corre o retentor o desgaste chegava a 1mm de profundidade, um friso que nem um rebaixo.
Fiz o serviço em casa mesmo, na luva com a máquina de solda elétrica, eletrodo encapado normal, corria um trecho de 2cm e esperava esfriar, reiniciava no lado ao contrário, até completar a volta.
Esmerilhei com cuidado, desgastando apenas onde havia solda, depois desbastei com uma lima reta (do tipo que se usa em enxada), ao final com uma tira de pano fui circulando com uma lixa, pronto ficou perfeito!
Aconteceu que antes a luva corria até folgada, depois do serviço, tive até que bater para entrar foi um tanto (usei um pedaço de madeira para proteger), e o restante a porca puxou!
Se algum dia precisar tirar talves tenha que sacar! (Nada demais)
Fazem uns 7 anos não pingou nem uma gota!
Foram umas 5 a 6 horas de diversão!
- Máquina de solda,
- Esmeril,
- Lima k&F,
- Lixas para ferro.
Abraço a todos Aristides Júnior
Luiz Fernando de C
29/11/2020, 22:45
Olá Pessoal!
Vou deixar aqui o relato da minha experiência, é muito chato vazamento! Mas felizmente este consegui resolver e foi até fácil!
Jeep CJ3A, 51, no diferencial, inicialmente o traseiro vazava muito, derramava óleo, 1 litro a cada 300km!
Substitui o retentor e não adiantou!
Percebi que na luva, no local onde corre o retentor o desgaste chegava a 1mm de profundidade, um friso que nem um rebaixo.
Fiz o serviço em casa mesmo, na luva com a máquina de solda elétrica, eletrodo encapado normal, corria um trecho de 2cm e esperava esfriar, reiniciava no lado ao contrário, até completar a volta.
Esmerilhei com cuidado, desgastando apenas onde havia solda, depois desbastei com uma lima reta (do tipo que se usa em enxada), ao final com uma tira de pano fui circulando com uma lixa, pronto ficou perfeito!
Aconteceu que antes a luva corria até folgada, depois do serviço, tive até que bater para entrar foi um tanto (usei um pedaço de madeira para proteger), e o restante a porca puxou!
Se algum dia precisar tirar talves tenha que sacar! (Nada demais)
Fazem uns 7 anos não pingou nem uma gota!
Foram umas 5 a 6 horas de diversão!
- Máquina de solda,
- Esmeril,
- Lima k&F,
- Lixas para ferro.
Abraço a todos Aristides Júnior
Aristides, boa noite. Esse procedimento é bem comum na verdade. Aqui quando a luva está muito desgastada levamos ao torneiro e ele usina levemente até deixar a superfície homogênea, e logo em seguida monda uma espécie de luva sobre ela e usina na medida original. Acho mais seguro dessa maneira do que soldar e usinar. O porém é que um bom torneiro por aqui está cobrando quase o mesmo preço de uma luva nova pra fazer esse serviço.
Aristides Jr
30/11/2020, 18:17
Olá Luiz Fernando!
Sei que o método não é o melhor!
Existe um medo que na realidade tem algum fundamento em aplicar solda e calor em peças forjadas!
Depois que escrevi meu depoimento, me lembrei que na minha luva já havia uma bucha destas feitas por torneiro, daí que com muito cuidado acabei preenchendo/trabalhando praticamente na bucha! foi muito pouco calor na luvas, não queimei nem a trava química!
Faria novamente? A resposta é Sim!
Tenho paciência para soldar com máquina elétrica comum!
E o investimento é bem baixo!
É uma pena que não tenho torno!
Se pensar que o remendo é mais caro que uma peça de qualidade, realmente não vale a pena!
Enfim tenho que dizer que adorei meu concerto caseiro!
Me diverti!
Não Ga$tei quase nada!
Está funcionando perfeitamente sem problemas!
Este é o tipo de reparo que traz orgulho para a maioria dos Jeepeiros!
Abraço Aristides Júnior
pipoca p
08/01/2021, 14:52
Exato amigo estava ressecado o retentor ou as vezes a luva gasta acontece as vezes a gente usa a roda livre na dianteira o carda fica parado quando usa o 4x4 ai as vezes da vazamento retentor ta ums 35 40 reais ja fica bom.