Conectar

Ver Versão Completa : Volante Absorve Imperfeições da Pista, Não é Shimmy !!!!!

Admilson
08/01/2012, 12:24
Colegas do forum, talvez um de vocês já tenha vivido o mesmo problema que eu.
Tenho no meu jeep Willys, pneus 35" Mudzilla e caixa de direção de Santana ( não hidráulica ), amortecedor de direção de Toyota.
Antes de instalar o amortecedor de Toyota meu jeep tinha Shimmy, com o amortecedor o shimmy parou porém agora eu sinto todas as insperfeições do asfalto no volante :sad:, dependendo do tamanho do buraco, o carro toma o volante da minha mão.
Agradeceria se alguém do forum pudesse ajudar-me a obter uma solucão para meu problema.

Grande abraço,

Admilson

M-Beltrame
08/01/2012, 12:46
Eu já tive esse problema! No meu jeep era a barra de direção q liga a caixa ate a roda muito curta, a barra ia da caixa ate a roda do passageiro e a solução foi passar essa barra para o lado do motorista, para diminuir a inclinação dela.
Tem um tópico q fala sobre isso:http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys-cjs/872-diferencas-de-instalacao-de-direcao-vw.html~

T+

Ronaldo B.
08/01/2012, 13:12
Colegas do forum, talvez um de vocês já tenha vivido o mesmo problema que eu.
Tenho no meu jeep Willys, pneus 35" Mudzilla e caixa de direção de Santana ( não hidráulica ), amortecedor de direção de Toyota.
Antes de instalar o amortecedor de Toyota meu jeep tinha Shimmy, com o amortecedor o shimmy parou porém agora eu sinto todas as insperfeições do asfalto no volante :sad:, dependendo do tamanho do buraco, o carro toma o volante da minha mão.
Agradeceria se alguém do forum pudesse ajudar-me a obter uma solucão para meu problema.

Grande abraço,

Admilson

Admilson,

Amortecedor de direção não elimina shimmy, ele mascara o problema. Shimmy normalmente é originado por desgaste ou desajuste na suspensão. O problema que vc cita ao passar em buracos ou ondulações não é shimmy, ele é conhecido como bumpsteer e tem vários tópicos no fórum que explicam esse sintoma, suas causas e como solucionar, começando pelo link abaixo:

Bumpsteer - O Segundo da Série (http://www.4x4brasil.com.br/forum/hardcore-4x4/66-bumpsteer-o-segundo-da-serie.html)

[]´s

4X4GARAGE
08/01/2012, 17:33
eu verificaria primeiro o caster do jeepao!
[]s

Admilson
08/01/2012, 21:12
Ronaldo,

Obrigado pela informação, visitei o topico que vc indicou, sensacional.

Meu Jeep possui coluna de direção adaptada, quero dizer, a coluna entra pelo painel do carro obviamente sai dentro do cofre através da parede corta fogo.
Um eixo sai praticamente da parede corta fogo e vai até a caixa de direção instalada lá na frente perto da grade dianteira.
Esse eixo, com articulação nas duas extremidades está montado nem na horizontal como vertical ( +/- 45 graus ), será que é isso que faz absorver o movimento da suspenção e feixe de molas ?
Sendo assim, o que é recomendado fazer, alterar a posição do eixo que vai da parede corta fogo até a caixa ?

Você acha que se eu colocar direção hidráulica acabará com o Bumpsteer ? Os mecânicos que fizeram a adaptação não sabem o que fazer.

abraço,

Admilson

Charles_Curitiba
08/01/2012, 22:06
Admilson, o que o 4x4Garage falou é mais provavel, eu estive na estrada neste fim de semana e em muitos pontos de mini ondulações tipo batata Ruffles ia direto pro volante, mas não é shimmi. Uma coisa que eu faço é baixar a pressão do pneu um pouco, uso 17 a 18 libras na dianteira para pegar asfalto, estou com pneus 31" Firestone ATX. No meu caso ainda, recentemente mandei gabaritar o eixo dianteiro para diminuir o camber original dele onde a inclinação original do pino mestre é de 8°, ficou com uns 2 ou 3° agora e melhorou muuuuuito. Obviamente o shimmi também esta relacionado com o alinhamento já percebi se eu deixo mais ou menos fechado os pneus ele volta a dar. Terminais ruins, folga exagerada do rolamento de roda....

Rafaminc
10/01/2012, 14:09
Ronaldo,

Obrigado pela informação, visitei o topico que vc indicou, sensacional.

Meu Jeep possui coluna de direção adaptada, quero dizer, a coluna entra pelo painel do carro obviamente sai dentro do cofre através da parede corta fogo.
Um eixo sai praticamente da parede corta fogo e vai até a caixa de direção instalada lá na frente perto da grade dianteira.
Esse eixo, com articulação nas duas extremidades está montado nem na horizontal como vertical ( +/- 45 graus ), será que é isso que faz absorver o movimento da suspenção e feixe de molas ?
Sendo assim, o que é recomendado fazer, alterar a posição do eixo que vai da parede corta fogo até a caixa ?

Você acha que se eu colocar direção hidráulica acabará com o Bumpsteer ? Os mecânicos que fizeram a adaptação não sabem o que fazer.

abraço,

Admilson

Será que o que vc está sentindo não é a diferença entre o jogo da carroceria / chassi?
Quando montei meu setor do santana, comprei uma barra de direção telescópica (se não me engano era do corcel), pois assim, se existir algum jogo entre a carroceria e o setor, a barra absorve esse movimento axial.

Admilson
10/01/2012, 23:39
Esse é o grande mistério, qdo passo em qualquer buraco, o volante gira de tomar ele da minha mão. Estou acreditando que é o tal do fenomeno BUMPSTEER.
Vou conversar com os mecânicos para efetuar mais uma tentativa, agora acho que vou tentar mudar o angulo da barra que sai da caixa de direção para a roda, segundo um artigo do forum, esse angulo deve ser o menor possivel.
Se alguem mais tiver idéias, favor postar.

Grande abraço.

Admilson

Rafaminc
11/01/2012, 09:00
Se ele está girando, é sinal que alguma barra está formando uma alavanca quando a suspensão sobe/desce. Provavelmente com os amortecedores antigos (mais duros) a suspensão não jogava tanto e vc não sentia o problema.
Coloca uma foto de como está a ligação entre o setor/munhões...

Admilson
12/01/2012, 01:04
Vou postar fotos aqui, talvez alguém pode ajudar visualizando o que esta errado.

vavarusso
14/01/2012, 08:12
Deixe eu dar meu pitaco: Acho que deve ser a angulação da coluna, os 45%. Aproveitando pra perguntar: No máximo qts cruzetas se pode usar numa coluna????

Charles_Curitiba
14/01/2012, 09:16
Deixe eu dar meu pitaco: Acho que deve ser a angulação da coluna, os 45%. Aproveitando pra perguntar: No máximo qts cruzetas se pode usar numa coluna????

Ola Vavarusso, eu tenho um amigo que trabalha numa empresa chamada Fuji Autotec, segundo ele me falou na epoca que eu estava fazendo a minha que, quanto menos melhor mas disse isso mais em função do risco maior de quebra de cruzeta, segundo ele na engenharia de montagem dos carros não se fala em, por exemplo, mais de 3 cruzetas.

vavarusso
15/01/2012, 13:50
Ola Vavarusso, eu tenho um amigo que trabalha numa empresa chamada Fuji Autotec, segundo ele me falou na epoca que eu estava fazendo a minha que, quanto menos melhor mas disse isso mais em função do risco maior de quebra de cruzeta, segundo ele na engenharia de montagem dos carros não se fala em, por exemplo, mais de 3 cruzetas.

Obrigado Chales! Vc sempre pronto a ajudar.

Admilson
16/01/2012, 23:37
Galera, o caso é o seguinte.

Conversei com o mecânico sobre as possiveis causas do bumpsteer no meu jeep, analisamos a montagem da caixa de direção e barras e parece tudo estar ok.

As barras de direção tanto as que ligam as duas rodas como a que sai da caixa até umas das rodas parece estar na posição certa, com pouquissima inclinação.

O mecânico tem muuuita experiencia nessa configuração de montagem ( caixa de santana ), estou simplesmente sem imaginar o que está causando o bumpsteer.

Se alguém tiver mais alguma idéia de como eliminar os trancois no volante por favor colaborem.

pergunta: Será que se eu montar direção hidráulica os trancos no volante somem ?

Abraço.

Admilson

4X4GARAGE
17/01/2012, 09:41
bom dia
1º cade as medidas do alinhamento?
2º qtas libras estao nos pneus?
3º que pneus são?
4º cade as fotos?
????
ai fica dificil né?!?!?
[]s

Admilson
19/01/2012, 21:53
Amigos, finalmente consegui umas fotos para postar.

Apersar de não dar para ver, existe uma caixa de Santana lá.

--> Pressão dos pneus: +/- 20 lbs

--> Pneus: Mudzilla 35"

--> Alinhamento: não faço idéia

Favor comentarem.

329018

M-Beltrame
20/01/2012, 00:12
E essa caixa inclinada ai em???
como esta a fixação dela?
Da uma olhada nisso.

T+

4X4GARAGE
20/01/2012, 08:38
Amigos, finalmente consegui umas fotos para postar.

Apersar de não dar para ver, existe uma caixa de Santana lá.

--> Pressão dos pneus: +/- 20 lbs

--> Pneus: Mudzilla 35"

--> Alinhamento: não faço idéia

Favor comentarem.

329018

bom dia,de cara o amortecedor de direção esta no lugar errado,ele vai no diferencial com a barra de baixo,pois vc tem que amortecer a vibração da roda e nao da cx de direção!
[]s

M-Beltrame
20/01/2012, 10:54
Mas não acaba dando na mesma, por que esta tudo ligado pelas barras de direção :idea:.
O meu meca instalou o amortecedor de direção na caixa e esta dando um pouco de shimmy em altas velocidades, mas eu acho q é porque o amortecedor é do gol.
Qual é o problema q pode ser causado se colocar o amortecedor na caixa e não nas barras? ]

T+

4X4GARAGE
20/01/2012, 14:40
primeiramente boa tarde,partindo do principio que a vibração vem do pneu,aonde deve estar o amortecedor????claro que o mais proximo dele!
sobre amortecedor de gol,ele é muito pequeno para a alavanca do pneus,aconselho o de s10/toy/d20 pois sao mais robustos e a troca de calor do oleo é mais eficiente
[]s

Admilson
20/01/2012, 15:22
Admilson,

Amortecedor de direção não elimina shimmy, ele mascara o problema. Shimmy normalmente é originado por desgaste ou desajuste na suspensão. O problema que vc cita ao passar em buracos ou ondulações não é shimmy, ele é conhecido como bumpsteer e tem vários tópicos no fórum que explicam esse sintoma, suas causas e como solucionar, começando pelo link abaixo:

Bumpsteer - O Segundo da Série (http://www.4x4brasil.com.br/forum/hardcore-4x4/66-bumpsteer-o-segundo-da-serie.html)

[]´s

Ronaldo,

Primeiramente obrigado por responder minha pergunta, a partir da sua resposta iniciei minha pesquisa e entendí realmente o problema do meu jeep, só não estou com a solução clara em mente.

Postei uma foto na ligação caixa/amortecedor/barramento, por favor, me diz o que você acha que está de errado nisso.

Se puder, envie uma foto de um exemplo de montagem.

Abraço.

Admilson
20/01/2012, 15:31
Por favor, mais comentários são bem vindos !!!!

Abraço.

Admilson
20/01/2012, 15:34
bom dia,de cara o amortecedor de direção esta no lugar errado,ele vai no diferencial com a barra de baixo,pois vc tem que amortecer a vibração da roda e nao da cx de direção!
[]s

Bom dia !!!!

Muito boa dica, eu acho que faz sentido isso que você tá falando, quando o amortecedor iniciar o amortecimento a caixa se move junto também, sem dizer que como o amortecedor é resistente, a propria força do amortecedor já move a caixa antes do amortecedor fazer a função dele.

Você tem alguma foto de um exemplo de montagem para eu utilizar como exemplo.

Você acha que alterando a posição do amortecedor irá resolver os "sulavancos" no volante ?

Você acha que direção hidráulica resolve nessa mesma configuração que eu tenho ?

Abraço.

Marcio Rossetto
20/01/2012, 16:46
329084 329083
Amigo, essa forma que foi adaptada a direção gera um efeito alavanca , ou seja quando o pneu passa num buraco, ele move o braço ligado a caixa que por sua vez dá um tranco na haste da caixa( pois esta em ángulo com a haste) e, essa caixa do santana não foi projetada para suportar cargas , horizontais ou verticais , muito menos trancos fora dos padrões de um pneu pequeno . Imagina vc com esse pneu 35. Inclusive há histórico de capotamentos de jipe por ruptura da carcaça da caixa . A foto acima mostra um suporte que eu fiz para meu jipe para por caixa do santana, baseado na experiencia desse forum. A guia ou barramento na frente da caixa , evita que forças de alavanca incidam diretamente na caixa . Quando o pneu pega um buraco, o tranco da barra/pneu é suportado pelo barramento de aço/guia deslizante e, não diretamente para a caixa.

Dessa forma a caixa de direção sofre apenas ação da força axial , para qual ela é projetada .

Esse suporte eu fiz para meu jipe .
SDS

M-Beltrame
20/01/2012, 19:48
primeiramente boa tarde
Boa noite.
Opa esqueci de usar a milha educação:parede: mas como o post foi de manha não espere muito de mim:mrgreen::mrgreen:

Eu sempre achei o meu amortecedor pequeno mesmo, mas como eu mandei alinha o jeep de novo vou fazer o teste.
Admilson esse esquema de amortecedor de direção q o 4x4garege falou pode ser comprado em kits e ai é só instalar.

T+

Charles_Curitiba
20/01/2012, 21:31
Pneu 35¨ não é meio largo demais? Lembra os big foot americanos, a forma como eles pulavam?