Conectar

Ver Versão Completa : Porque minha dobradeira de tubos artesanal não funcionou??

Bizuu
07/01/2012, 01:12
boa noite a todos
Entao estou fazendo minha gaiola, e resolvi criar uma dobradeirade tubos, me basieiem um modelo q é hidraulico e tem pra vender no mercado livre que custa perto de 700

Fiz a estrutura em cantoneiras, a matriz para curvar comprei no mercado livre, e os roletes achei no ferro velhor, entao, o tubo quando é dorado ate 30° fica bom, mas depois disso ele se dobra e "quebra"...

onde esta o problema?

Bizuu
07/01/2012, 01:21
327341327339

Dossa
07/01/2012, 06:54
Tua dobradeira nao funcionou por causa que esta matriz é para tudo SCHEDULE ou seja com parede grossa, O que talvez possa dar certo pra vc nao perder o empenho tido ate entao é encher os tubos com areia e fazer um teste numa dessa eles não deformen tanto e quanto mais socada a areia melhor.
Abraço.

propeople
07/01/2012, 12:25
Jah vi uma artesanal,quase todas puxa o cano pro lado comforme vai dobrando...se vc quiser sobrar mais vai ter que mudar essa ponta ali...as que eu vi sao bem mais finas...

propeople
07/01/2012, 12:25
outra se tua ponta tem 45 graus como vc quer dobrar um cano a 90 graus?

Pedrão B.
07/01/2012, 12:43
Pode até colocar barra maciça que não vai dobrar 90° com essa matriz...
[]'s

Bizuu
09/01/2012, 12:43
Mas, e aquela dobradeira do mercado-livre não funciona também?

valdir rainer
10/01/2012, 20:37
Bizuu.da uma olhada nesse video,alem desse tem muitos outros para vc ver.

home-made bender #2 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=6znnrfbbJHU&feature=related)

nicolaslancaster
22/09/2013, 21:36
327341327339

As matrizes das pontas da sua dobradeira são roletes e não estão travando o tubo para que esse se ajuste na matriz central.
No processo de encurvamento do tubo existe um estiramento na parte de fora e uma compressao na parte de dentro a parte do centro longitudinal (o eixo) do tubo não sofre alteração (a não ser o próprio encurvamento ou deformação plástica). O tubo em sua dobradeira está se deslocando para frente ou seja o eixo está saindo da posição durante o processo e assim ele se dobra e não se curva. troque as matrizes das pontas por peças que envolvam o tubo e aumente o atrito nessa parte da dobradeira e o tubo sofrerá um estiramento (esticamento) e se curvará sem problema.
Para termina,r o Dossa (http://www.4x4brasil.com.br/forum/membro-4x4-Brasil/40895.html) tem razão quanto a parede do tubo. Eu já fiz muito encurvamento de tubo de parede fina com a técnica da areia e já coloquei chumbo derretido no interior do tubo e o resultado é excelente no caso do chumbo, no caso da areia depende mais da habilidade do operador. Bom, para retirar o chumbo do interior do tubo e só aquece-lo. Depois de tanto... insisto em sugerir que troque as matrizes como já dito. isso é extremamente importante para tubos de parede fina.

Boa sorte

Sonhador
23/09/2013, 12:20
Normalmente e dificil vc fazer uma curva direta
vc tem de marcar o tubo com intervalos normalmente intervalos do mesmo diametro do tubo normalmente aproximadamente 5 marcas para cada lado a partir de onde considera que sera o centro de sua curva.
A cada marca, apos encostar a matriz , vc da algumas bombadas no macaco por exemplo umas 5 (pode ser mais depende do seu equipamento , ai vc solta e muda para proxima marca , se qdo vc chegar na ultima marca ainda não alcancou a medida , vc faz tudo de novo , tentando dar o mesmo numero e bombadas em cada marca para ficar por igual .
Qto mais grosso o tubo , ou de maior bitola e mais complicado.

XANDÃO POSSE
03/03/2014, 23:44
Boa noite , acabei de comprar uma curvadora da lee tools , também não consegui dobrar perfitamente , aconteceu o mesmo que o seu . vou devolver e trocar por uma outra , mas antes vou tentar a dica de cima que e fazer 5 marcas e amanha informo se deu certo . abraço

XANDÃO POSSE
04/03/2014, 20:04
Boa noite , tentei hoje e não consegui . vou devolver mesmo e fazer um projeto com dobra manual , depois te mando o projeto . Abração

rfdex
14/03/2014, 18:17
Boa noite , tentei hoje e não consegui . vou devolver mesmo e fazer um projeto com dobra manual , depois te mando o projeto . Abração

Existem dobradeiras manuais à venda em lojas pela internet. E funcionam bem, o problema é ter força para curvar o tubo "no braço". Abraços

fabiosouzajr
27/04/2014, 10:24
Eu esqueceria as manuais a nao ser para serviços muito leves (tubos no max 1 pol com paredes finas) pois a força mesmo com uma boa alavanca é grande. Eu fiz uma, terminei esses dias mas superdimensionei tudo (chapa de 1/2, aco 1045 etc). Acabou ficando com mais de 100kg de peso porém sempre dobra perfeitamente. Fiz matriz para tubo de 1 1/2 pol medida mais versátil na minha opinião.

rfdex
27/04/2014, 10:41
Eu esqueceria as manuais a nao ser para serviços muito leves (tubos no max 1 pol com paredes finas) pois a força mesmo com uma boa alavanca é grande. Eu fiz uma, terminei esses dias mas superdimensionei tudo (chapa de 1/2, aco 1045 etc). Acabou ficando com mais de 100kg de peso porém sempre dobra perfeitamente. Fiz matriz para tubo de 1 1/2 pol medida mais versátil na minha opinião.

Eu quero imagens!!!!

edson_alves
23/05/2015, 17:50
para dobra de tubo tem que levar em consideração o raio e o grau se o raio for menor tem que ser tubo com diametro menor se não quebra vi uma resposta para encher de areia da certo se esquentar o tubo e ir trabalhando com ele os escapes 4x2 4x1 opala são feitos assim no caso de fazer com raio menor o tubo tem que ser dobrado com alma para não enrrugar e quebrar como na suas fotos valeu

rural65
31/08/2015, 15:35
as paredes dos tubos tem ser 4mm no minimo