PDA

Ver Versão Completa : Temporizador programável

ary nunes
06/01/2012, 18:13
Ola pessoal,

Aqui está um relé temporizador do parabrisa programável de 6 a 45 segundos, psra o Defender. Muitos dirão que é pura frescura mas como revelou-se útil em viagens , estou portando aqui.
A coisa toda se resume em substituir o relé original do temporizador por um KOSTAL KOS 05896880 ou um VW 3B0955531 sendo que a única difernça entre eles é o preço. O KOSTAL custa R$59,09 e o VW R$220,00.
Comprei o KOSTAL em www.eletrocar.drael.com.br e o VW em uma concessionária mediante encomenda que demorou 45 dias para chegar.
Para programar a pausa de varredura liga-se o temporizador e antes que termine a primeira varredura, desliga-se aguardando o tempo de pausa desejada (6 a 45 segundos) e ligando-o novamente.
A maneira prática de regular a pausa é adotando o procedimento acima religando o temporizador quando o parabrisa necessitar outra varredura, desta maneira a pausa estará programamda para as conições do momento. Quando o temporizador for desligado, o tempo de pausa volta ao original (6 segundos).

Espero que este tópicp seja de utilidade para alguém!

Abraço a todos,

Ary
Defender 110 2004

Waldmartins
03/10/2013, 09:59
Hum...:pensativo:

isso me interessa...vou marcar aqui. Tem hora que tenho que ficar ligando e desligando o limpador pq o temporizador (dependendo da chuva) é muito rápido e não há coisa que me incomode mais do que um palheta de limpador passado "na minha fuça"!

Abs

Wald

Icatu
03/10/2013, 17:05
Gostei tb brigadão Ary

Marado
03/10/2013, 23:47
Comprei o KOSTAL ... e o VW em uma concessionária...

Não entendi; para que você comprou dois?

celsorp13
04/10/2013, 01:16
Este recurso tem no kadet. E é muito útil. Valeu pela dica.

Nelson Defender 110
04/10/2013, 12:46
Excelente dica Ary!

Sinto falta também de um temporizador no limpador traseiro. O meu fica ligado direto.

Vai entrar na lista de melhorias...

ary nunes
04/10/2013, 21:12
Boa noite Marado,

Comprei dois porque já havia encomendado o da VW que demoraria 45 dias para chegar quando descobri o da KOSTAL que teria a entrega em dois dias.

Abraço

Ary
Defender 110 2004

MFREITAG
04/10/2013, 21:54
Que legal Ary! Ótima dica, obrigado por postar. :concordo:
Eu também tenho uma 110 2004 e acho o temporizador muito curto, estou sempre desligando o limpador quando esta garoando ou chuva fraca. Vou ver se compro um relê desses já na semana que vêm.

Abraço,

Waldmartins
09/10/2013, 09:38
Pergunta.

Onde fica esse temporizador? Fica perto do motor do limpador (atrás do painel do lado do carona!?!? :?) Espero que não...rs

Abs

Wald

ary nunes
09/10/2013, 13:45
Boa tarde Wald,

O relé temporizador está instalado atrás do painel de instrumentos.
Dá uma olhada no post do Sergio Medeiros em http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/89625-limpador-para-brisa-3.html.

Abraço,

Ary
Defender 110 2004

MFREITAG
09/10/2013, 22:50
Comprei um rele original VW novo no Mercado Livre por R$35,00 e chegou hoje. Final de semana vou abrir o painel e trocar para ver o resultado...depois posto aqui.

Waldmartins
10/10/2013, 10:35
Comprei um rele original VW novo no Mercado Livre por R$35,00 e chegou hoje. Final de semana vou abrir o painel e trocar para ver o resultado...depois posto aqui.

Markus, se der posta a foto do painel aberto mostrando a localização do relé.

Abs

Wald

ocimarpelegrino
10/10/2013, 19:00
Obrigado Ary, por ter postado e obrigado Wald por ter "ressucitado" este tópico. Muito bom mesmo. Abraço

MFREITAG
10/10/2013, 19:21
Markus, se der posta a foto do painel aberto mostrando a localização do relé.

Abs

Wald

Ok Wald, posto sim.....devo fazer isso no domingo.

Abs,

LFB
13/10/2013, 17:09
Ary, muito interessante a dica, valeu! Por várias vezes senti falta de outras opções de tempo como existia na Hilux que tive. Não conhecia essa opção de rele temporizador. Vou adotá-la com certeza.

Markus, procurei no Mercado Livre como você citou, mas não encontrei a mesma especificação que o Ary tinha passado para rele VW. O que você comprou foi diferente? Serviu bem? Se sim, e se puder, nos passe a numeração, por favor. Tentador os R$35,00 em 2013 contra os R$220,00 citados pelo Ary em 2012.

Obrigado,

Leandro

MFREITAG
13/10/2013, 20:56
Hoje de tarde fiz a troca do relê do limpador de parabrisa da minha 110 ano 2004. Nas Defenders mais novas esse relê fica atrás do painel de instrumentos, mas pelo que li em sites estrangeiros nas mais antigas (provavelmente nas inglesas) fica na caixa de fusíveis abaixo do painel e próximo da alavanca de câmbio.

Conforme comentei em post anterior, comprei um rele original da VW pela bagatela de R$35,00 (novo na caixa!). Quem quiser comprar é só procurar pelo relê com os códigos 357955531 (Passat Alemão e Golf) ou 377955531 (Gol bola). Em sites estrangeiros eles costumam utilizar o do Passat/Golf, que funciona da mesma forma, só que não consegui achar pra vender aqui no Brasil.
Abaixo imagem do relê que comprei.

434949

O serviço é muito fácil de fazer e não leva mais do que 10 minutos, é plug-and-play!

Segue abaixo os passos para troca do relê:
1. Soltar os quatro parafusos philips que seguram o painel de instrumentos.
2. Puxar com cuidado o painel para fora tomando cuidado com os fios e empurrar ele um pouco para a direita, facilitando a visualização e o acesso ao rele do limpador.
3. Localizar o rele vermelho e puxá-lo para cima liberando-o do encaixe do suporte no painel, facilitando assim que se segure com uma mão a tomada e a outra o relê.
4. Verificar a posição correta e inserir o relê temporizado VW. Colocar o rele já montado de volta no suporte do painel.
5. Ligar a ignição e efetuar o teste de funcionamento do limpador e da temporização (indicado no início do tópico).
6. Se o teste foi aprovado é hora de colocar o painel de instrumentos no lugar e fixá-lo com os 4 parafusos.

434953 434958
434956 434959
Pronto! Agora tenho um limpador temporizado, minhas palhetas e a alavanca de acionamento vão durar muuuuito mais. :concordo:

Abraços,

ary nunes
13/10/2013, 21:15
Salve Markus,

Show de bola o DIY da substituição do relé temporizador.

Parabéns,

Ary
Defender 110 2004

Carlosmnb
13/10/2013, 22:06
Muito boa esta dica do relé, mas estou procurando uma solução para substituição do relé do pisca alerta o mesmo do sinal de alerta (R6M7) amarelo que na minha defender 110 ano 2001 fica atras do suporte dos fusíveis.

Waldmartins
13/10/2013, 23:09
Massa demais Markus:palmas:

Vou ver se acho um no mercado livre tb...rsrs

Abs

Wald

Waldmartins
13/10/2013, 23:12
Foi nesse anúncio que vc comprou Markus?

Rele Temporizador Do Limpador De Parabrisa 377.955.531 - R$ 35,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-515577314-rele-temporizador-do-limpador-de-parabrisa-377955531-_JM)

Abs

Wald

MFREITAG
14/10/2013, 19:28
Foi nesse anúncio que vc comprou Markus?

Rele Temporizador Do Limpador De Parabrisa 377.955.531 - R$ 35,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-515577314-rele-temporizador-do-limpador-de-parabrisa-377955531-_JM)

Abs

Wald

Sim Wald, foi esse mesmo, inclusive desse mesmo vendedor.

Abs,

Carlosmnb
14/10/2013, 20:08
Boa noite amigos, aguem sabe qual o substituto do relé (R6M7)amarelo que controla as luzes de seta e sinal de alerta? Na defender 110 ano 2001 este relé fica atrás do suporte de fusíveis próximo a alavanca de marcha.

MFREITAG
14/10/2013, 20:25
Boa noite amigos, aguem sabe qual o substituto do relé (R6M7)amarelo que controla as luzes de seta e sinal de alerta? Na defender 110 ano 2001 este relé fica atrás do suporte de fusíveis próximo a alavanca de marcha.

Oi Carlos,

Eu nunca troquei esse rele na Land, mas certamente pode ser trocado por um universal. As funções são as mesmas para todos os carros. Tira o rele do carro e leva em uma boa loja de autopeças para comparar com os modelos disponíveis no mercado. Se achar posta pra gente o resultado, pois procurei no fórum com ajuda do Google e não achei nada sobre esse assunto.

Boa sorte!

ocimarpelegrino
14/10/2013, 20:34
Markus, valeu pelos detalhes e fotos :concordo:

Msrezende
14/10/2013, 21:31

Eu troquei todas as lampadas de seta do meu Defender por Leds e por isso elas agora piscam mais rapido.
Me falaram que a troca do rele por outro resolveria esse problema..Mas qual seria a especificacao deste rele?

Carlosmnb
18/10/2013, 23:04
Vlw MFRETAG, fico agradecido com a dica. Vou olhar isso na segunda feira. Assim que resolver coloco os detalhes aqui no fórum.

Waldmartins
09/11/2013, 19:21
Hoje de tarde fiz a troca do relê do limpador de parabrisa da minha 110 ano 2004. Nas Defenders mais novas esse relê fica atrás do painel de instrumentos, mas pelo que li em sites estrangeiros nas mais antigas (provavelmente nas inglesas) fica na caixa de fusíveis abaixo do painel e próximo da alavanca de câmbio.

Conforme comentei em post anterior, comprei um rele original da VW pela bagatela de R$35,00 (novo na caixa!). Quem quiser comprar é só procurar pelo relê com os códigos 357955531 (Passat Alemão e Golf) ou 377955531 (Gol bola). Em sites estrangeiros eles costumam utilizar o do Passat/Golf, que funciona da mesma forma, só que não consegui achar pra vender aqui no Brasil.
Abaixo imagem do relê que comprei.

434949

O serviço é muito fácil de fazer e não leva mais do que 10 minutos, é plug-and-play!

Segue abaixo os passos para troca do relê:
1. Soltar os quatro parafusos philips que seguram o painel de instrumentos.
2. Puxar com cuidado o painel para fora tomando cuidado com os fios e empurrar ele um pouco para a direita, facilitando a visualização e o acesso ao rele do limpador.
3. Localizar o rele vermelho e puxá-lo para cima liberando-o do encaixe do suporte no painel, facilitando assim que se segure com uma mão a tomada e a outra o relê.
4. Verificar a posição correta e inserir o relê temporizado VW. Colocar o rele já montado de volta no suporte do painel.
5. Ligar a ignição e efetuar o teste de funcionamento do limpador e da temporização (indicado no início do tópico).
6. Se o teste foi aprovado é hora de colocar o painel de instrumentos no lugar e fixá-lo com os 4 parafusos.

434953 434958
434956 434959
Pronto! Agora tenho um limpador temporizado, minhas palhetas e a alavanca de acionamento vão durar muuuuito mais. :concordo:

Abraços,

Markus,

não achei esse relé na minha VTR. Abri o painel e achei um monte de fio...nem parece que abrimos o mesmo lugar!!! :shock:

438654

Consegue enxergar esse relé no meio dessa zona? :(

Abs

Wald

MFREITAG
09/11/2013, 22:22
Oi Wald,

Realmente fica difícil de descobrir alguma coisa ai...:putz: Para descobrir onde esta seu relé faz o seguinte: Afasta os limpadores do parabrisa, liga a chave de ignição sem ligar o motor, liga o limpador em modo temporizado e escuta onde o relé esta acionando. Se tiver outro perto e ficar com dúvida é só colocar a mão e sentir qual estrala.

Pelo que sei as nas inglesas o relé fica na caixa de fusíveis perto do câmbio, mas a sua já é nacional, então deveria ser no mesmo lugar que o meu. Veja se consegue encontrar agora.

O que coloquei na minha 110 ficou perfeito! Usei muito essa semana que choveu aqui.

Boa sorte!

Abs,

GLMedina
09/11/2013, 22:29
[QUOTE=MFREITAG;2022163]Hoje de tarde fiz a troca do relê do limpador de parabrisa da minha 110 ano 2004. Nas Defenders mais novas esse relê fica atrás do painel de instrumentos, mas pelo que li em sites estrangeiros nas mais antigas (provavelmente nas inglesas) fica na caixa de fusíveis abaixo do painel e próximo da alavanca de câmbio.

Hummm, interessante isso!:pensativo:

SergioMedeiros
09/11/2013, 23:14
O rele é o vermelho... era para estar ali.... mas nessa zona tá complicado hein??

438686

Waldmartins
10/11/2013, 00:13
O rele é o vermelho... era para estar ali.... mas nessa zona tá complicado hein??

438686

Pois é...ERA...do verbo não está...seguindo a dica do Markus, não encontrei nada!

Aí resolvi (agora a noite mesmo...de curioso...:lol:) procurar na caixa de fusível e tchannnn!!! Lá está ele!

Voltei aqui pra ler as instruções de como regular :computador: e volto na VTR pra ver se consigo tirar...tá bem apertado e queria tirar sem ter que tirar aquele painel de fusíveis! Depois posto a foto aqui do local.

Waldmartins
10/11/2013, 00:43
438700

olha o relé escondidinho lá no cantinho...rsrs

438701

vai dar trabalho...mas como tô sem sono, vou fazer isso agora...ou pelo menos tentar.

A nota boa do dia é que decidi tentar regular meu watchdog pela enésima vez e FINALMENTE consegui regular o medidor de temperatura :euforico:

Abs

Wald

Waldmartins
10/11/2013, 02:23
Desisti por hoje. Amanhã...ou melhor, hoje eu tento de novo. O problema está em que o relé está muito duro de sair. Aí não sei se faço mais força ou tem alguma manha...sei lá...tem que apertar algo e puxar.

Alguém saberia me dizer?

Abs

Wald

MFREITAG
10/11/2013, 20:56
Desisti por hoje. Amanhã...ou melhor, hoje eu tento de novo. O problema está em que o relé está muito duro de sair. Aí não sei se faço mais força ou tem alguma manha...sei lá...tem que apertar algo e puxar.

Alguém saberia me dizer?

Abs

Wald

Não tem trava nenhuma, é só puxar.

Waldmartins
10/11/2013, 21:47
Não tem trava nenhuma, é só puxar.

Valeu Markus.

Essa troca deu mais trabalho que pensava.:putz:

Primeiro o relé ficava atrás da caixa de fusível (estranho pq a minha vtr é 2001:pensativo:)

Depois, pra tirar o relé antigo tive que fazer muita força e fiquei até com medo de quebrar algo. Aí, qdo coloquei o novo, como tinha tirado o cabo da bateria (gosto de deixar desconectado qdo vou mexer em partes elétricas da VTR), eu comecei a montar a caixa de fusível e quando fui testar (após ter colocado o cabo da bateria de novo). NADA DE FUNCIONAR!!! :shock:

Aí tive que desmontar tudo e descobri que tinha que apertar mais o relé.

Depois foi a luta pra montar a tampa...ufa...e finalmente depois de uma 5 horas (incluindo o tempo que gastei procurando o maldito no painel) troquei o relé.:dance:

Aproveitei pra colar o inversor no cubybox, regular o sensor de temperatura do watchdog, parar o vazamento do fluido de direção (só tive que apertar as abraçadeiras), colar um pedaço que quebrou do painel de instrumentos e ver como vou reclinar mais o banco original (já sei como fazer, mas não tenho a ferramenta. Amanhã vou levar num lugar e pedir pra eles fazerem pra mim). Ufa... :mrgreen:

Abs

Wald

MFREITAG
10/11/2013, 22:33
Que bom que funcionou Wald. Parabéns! Você vai gostar de usar esse limpador programável (eu adorei).
A troca do meu limpador deve ter levado uns 15 minutos, mas no seu caso realmente não tinha como demorar só isso. Que bom que a Land Rover mudou esse relé de lugar, um absurdo onde estava instalado, ali atrás da caixa de fusíveis...

Eu também passo a maioria dos finais de semana fazendo alguma coisinha na minha 110. Adoro um DIY e pra mim é um prazer, ainda mais quando posso postar aqui no fórum e ajudar os amigos. É isso ai, em breve vou postar a instalação elétrica dos meus Hella 1000, que atualmente esta em fase de planejamento.

Abs,

Waldmartins
10/11/2013, 22:49
Que bom que funcionou Wald. Parabéns! Você vai gostar de usar esse limpador programável (eu adorei).
A troca do meu limpador deve ter levado uns 15 minutos, mas no seu caso realmente não tinha como demorar só isso. Que bom que a Land Rover mudou esse relé de lugar, um absurdo onde estava instalado, ali atrás da caixa de fusíveis...

Eu também passo a maioria dos finais de semana fazendo alguma coisinha na minha 110. Adoro um DIY e pra mim é um prazer, ainda mais quando posso postar aqui no fórum e ajudar os amigos. É isso ai, em breve vou postar a instalação elétrica dos meus Hella 1000, que atualmente esta em fase de planejamento.

Abs,

Pois é Markus,

meu divertimento de final de semana (qdo minha namorada não está na área...rsrs) é ficar fazendo alguma coisinha na VTR. Amanhã vou olhar esse negócio do banco e posto lá no tópico pra galera ver.

Semana que vem já combinei com o cara aqui da cidade que faz "adaptações" para uns carros aqui (olha o nome do sujeito: João Gambiarra :shock:) para montar o esquema de içar a barraca de teto. A barraca já chegou:euforico:, agora falta esse esquema. Se eu conseguir, vai ficar muito massa...rsrs

Agora estou esperando chegar minhas lâmpadas de LED para colocar no painel e no farolete, minha chave de farol e outras coisinhas mais...aí mais um DIY pra fazer num fim de semana.:concordo:

Abs

Wald

MFREITAG
10/11/2013, 22:57
Pois é Markus,

meu divertimento de final de semana (qdo minha namorada não está na área...rsrs) é ficar fazendo alguma coisinha na VTR. Amanhã vou olhar esse negócio do banco e posto lá no tópico pra galera ver.

Semana que vem já combinei com o cara aqui da cidade que faz "adaptações" para uns carros aqui (olha o nome do sujeito: João Gambiarra :shock:) para montar o esquema de içar a barraca de teto. A barraca já chegou:euforico:, agora falta esse esquema. Se eu conseguir, vai ficar muito massa...rsrs

Agora estou esperando chegar minhas lâmpadas de LED para colocar no painel e no farolete, minha chave de farol e outras coisinhas mais...aí mais um DIY pra fazer num fim de semana.:concordo:

Abs

Wald

Que legal Wald, quando instalar tudo posta o resultado pra gente ver.

Abs,

LFB
19/04/2015, 18:47
Pessoal,

Reavivando o tópico...

Comprei o relé da VW há muito tempo, mas só acabei instalando hoje. Como o Markus relatou, super simples a instalação. Não deve ter levado 10 minutos.

Agora é esperar pegar uma chuvinha fraca para aproveitar os benefícios do temporizador.

Abraços,

Leandro

marcosobral
19/08/2016, 17:38
Pessoal,

Reavivando o tópico...

Comprei o relé da VW há muito tempo, mas só acabei instalando hoje. Como o Markus relatou, super simples a instalação. Não deve ter levado 10 minutos.

Agora é esperar pegar uma chuvinha fraca para aproveitar os benefícios do temporizador.

Abraços,

Leandro

Instalei o relé, super fácil, mas não temporizou.

ary nunes
20/08/2016, 20:59
Salve Marcosobral,

Se o relé foi corretamente instalado só existem duas possibilidades para não funcionar.
1ª-relé com defeito de fábrica
2ª-a programação de temporização não foi corretamente executada
Verifica a programação no primeiro post deste tópico.

Abraço
Ary
Defender 110 2004

marcosobral
26/08/2016, 09:52
Obrigado.
Vou fazer no fim de semana.

Nelson Defender 110
02/12/2017, 15:12
Ary e Markus,
instalei o meu relé temporizador Kostal.
Estava na lista de melhorias!
Muito legal e util.
Valeu!

ary nunes
02/12/2017, 19:12
Beleza Nelson,agora é só desfrutar do conforto.
Ary

alexsmith
09/02/2021, 14:17
Hoje de tarde fiz a troca do relê do limpador de parabrisa da minha 110 ano 2004.

Este tópico certamente ressuscita de tempos em tempos... Agora é minha vez: acabo de fazer a troca do relé pelo mesmo modelo citado pelo Freitag. Funcionou 100%.

Agora o motivo de eu ressuscitar o tópico não é apenas agradecer. Eu reparei que a pinagem do relé do limpador traseiro é compatível com a do dianteiro. Porém o traseiro não tem a opção de ficar intermitente. Será que adaptar para ter a mesma funcionalidade desse temporizador no dianteiro é algo complexo?

ary nunes
10/02/2021, 20:34
Salve alexsmith
Ajudando a desenterrar o defunto.Se tiveres sucesso na adaptação do relé no limpador traseiro não esquece de postar aqui.
Abraço

alexsmith
10/02/2021, 20:43
Legal, Ary! Olha, eu andei dando uma pesquisada e tenho uma suspeita de que seja só o caso de colocar o relé certo (igual ao que vai no limpador da frente) e estender a ligação de 12V para mais um dos pinos. Mas por enquanto é só uma suspeita do amador aqui. Se der certo, eu aviso e posto como fiz, sem dúvida. Abração!

alexsmith
12/02/2021, 21:47
Funcionou! :)

Para instalar um relé com temporizador no limpador traseiro, basta retirar o original (Ford 93BG13A025A1B / DNI0115), trocar pelo relé programável e alterar um único pino.

Essa é a pinagem do relé traseiro original:

575526

Essa é a pinagem do relé com temporizador:

575527

Como a pinagem é compatível, simplesmente trocando o relé, o "85" estaria conectado no "T", cuja função é dar aquelas limpadas quando se aciona o esguicho do limpador dianteiro. Deixando assim, também funciona, mas o que queremos é ter um limpador intermitente, então uma pequena modificação se faz necessária.

Para isso, vamos desconectar o pino "85" do soquete e conectar no pino "I". Vai ser necessário crimpar o cabo novamente (ou fazer alguma gambiarra), pois o pino "I" tem tamanho menor.

Pronto! Relé intermitente funcional no limpador traseiro! :)

Agora quero testar se funciona corretamente com o relé programável, mas não vejo razão para não funcionar.

alexsmith
13/02/2021, 11:40
Instalei o relé, super fácil, mas não temporizou.

Salve Marcosobral,

Se o relé foi corretamente instalado só existem duas possibilidades para não funcionar.
1ª-relé com defeito de fábrica
2ª-a programação de temporização não foi corretamente executada
Verifica a programação no primeiro post deste tópico.

Abraço
Ary
Defender 110 2004

Também pode ser que o modelo do relé não é exatamente o mesmo. Alguns são compatíveis em termos de funcionalidade e pinagem, mas não têm o temporizador programável. A exemplo do original Land Rover (AMR 2341), que tem temporizador fixo.

Acredito que o modelo da DNI (DNI0317 – Rele do Limpador de Para–brisa com Lavagem – 12V | DNI - Condutores Eletricos (https://www.dni.com.br/pt/dni-0317-rele-de-limpador-de-para-brisa.html)) também não seja programável. Nessa página constam vários modelos compatíveis (veja abaixo). Não sei se existe alguma forma de pesquisar se são programáveis ou não.

Fabricante
Modelos

Agrale
6007011027009

Fendt
X830250015

Ford
191955531
191955531A
305955531
325955531-1 (3)
4C4517C499AA
4C4517C499BA
547955531
TJG955531
ZBC955531A (2)

Marcopolo
10543135

Scania
8553463

Troller
8RRE20N-151

Valmet
31543010

Volvo
32017246

VW / Audi
357955531
377955531 (1)
3B0955531
431455531
431955531
547955531
TJG955531
ZBC955531
ZBC955531A (2)
191955531
1HM955531
1HM955531A
1HM955531B
2P0955531
305955531
321955531
3259555311 (3)
330955531

(1) Sabidamente possui temporizador programável.
(2) Fui informado por vendedor do ML que também é programável.
(3) Fui informado por vendedor do ML que não é programável.

alexsmith
23/02/2021, 20:29
(2) Fui informado por vendedor do ML que também é programável.

Mas não é. Mandei vir um e testei. Não é programável. É fixo em ~5 segundos.

Lacer
17/03/2021, 22:05
Gostaria de agradecer por esse post. Com as informações obtidas aqui, instalei o relê alemão 357…. na minha quadradinha, que mal limpava no lento e rápido. O resultado é mágico! É triste constatar que o ‘equivalente’ nacional dni0317 exclui a beleza de ser programável.

alexsmith
18/03/2021, 08:19
[...] relê alemão 357…. [...]

Olá, Lacer! Você pode confirmar o código do relé que instalou? É o 357955531? Legal que funcionou! Abraço!

alexsmith
15/07/2022, 19:01
Agora quero testar se funciona corretamente com o relé programável, mas não vejo razão para não funcionar.

A função de programação não funcionou só alterando o pino. Vou ter que estudar mais... :)

ary nunes
15/07/2022, 20:47
Oi Alexsmith
O problema da instalação do temporizador trazeiro é a posiçãodo botão de acionamento que está longe da direção o que na hora de programar tem que prestar a atenção no limpador e na posiçãodo botão.
Se houvesse uma maneira de colocar a chave de comando junto a direção facilitaria muito.
Ary

alexsmith
15/07/2022, 21:15
Este modelo da Bosch também é programável: 0 986 335 058 (0986335058 ou 986335058)

Fonte: Defender Programmable wiper relay install - YouTube (https://youtu.be/SbvvzXgaBvU)

alexsmith
15/07/2022, 21:44
Oi Alexsmith
O problema da instalação do temporizador trazeiro é a posiçãodo botão de acionamento que está longe da direção o que na hora de programar tem que prestar a atenção no limpador e na posiçãodo botão.
Se houvesse uma maneira de colocar a chave de comando junto a direção facilitaria muito.
Ary

Hmmmm... Até não acho que a localização do botão no painel chegue a complicar... Pra mim, a questão é que o circuito vai ter que ser diferente para que a funcionalidade de programação funcione como no limpador dianteiro. Enfim, veremos como termina essa novela.

ary nunes
16/07/2022, 21:23
Já estou preparando a pipoca para assistir a novela até o fim.

alexsmith
16/07/2022, 21:49
Já estou preparando a pipoca para assistir a novela até o fim.

hehehehehe pior que vai ser uma novela mesmo. Hoje dei uma estudada no circuito original e o fato da chave liga/desliga do limpador traseiro cortar o terra e não o positivo complica tudo... Mas não desisti ainda. Aguarde cenas do próximo capítulo. 😂

alexsmith
22/07/2022, 21:29
A duras custas, mas deu certo instalar o relé de temporizador programável no limpador traseiro. Assim que possível eu posto aqui o que tive que fazer. Mas já adianto que não basta tirar o original e colocar o outro. Fazendo isso, no máximo se consegue um intermitente básico. Pra fazer programável, tive que alterar mais coisas. Em breve posto aqui.

alexsmith
25/07/2022, 19:31
Boa noite!

Bom, pra início de conversa, como comentei nos posts anteriores, o limpador traseiro funciona diferente do dianteiro. No dianteiro, o interruptor corta o positivo, enquanto que, no traseiro, o interruptor corta o negativo. Isto inviabiliza simplesmente trocar o relé por um temporizável.

ATENÇÃO: se for fazer a mesma coisa que eu fiz, recomendo desligar a bateria e retirar o relé do limpador traseiro ANTES de começar a função.

O que eu fiz foi inverter essa lógica da chave liga/desliga do limpador traseiro para que, ao invés de cortar o aterramento, passasse a cortar o positivo. Para isso, emprestei um positivo da chave de acionamento do esguicho traseiro e fiz com que o fio que antes era aterramento se transformasse em alimentação +12V para o relé. Vejam o condutor vermelho na foto:

579413

Um problema nesta abordagem é que o LED de iluminação da chave liga/desliga faz uso do aterramento para se ligar. Então minha alternativa foi trocar o atual pino de aterramento para o pino 5, desconectar a perna negativa do LED e reconectar ela no pino 5. Deu o tamanho exato que eu precisava.

Assim era o original:

579414

Assim ficou depois da alteração:

579415

Feito isso, foi hora de refazer a pinagem do porta-relé que fica logo abaixo do motor do limpador traseiro.

Assim é o circuito do relé original:

579416

E assim é o que eu fiz:

579417

(perdoem o desenho tosco... hehehe)

Bom, olhando pro circuito, é possível notar que foram apenas duas alterações:

1. O pino 1 (31 no relé intermitente) - que antes ia até a chave liga/desliga e, em seguida, ia para o terra - passou ser terra direto. Fiz isso ligando ele no aterramento que vai até o park switch (fio preto do conector de 3 pinos acima do motor).

2. O pino 2 ("T" do relé intermitente) ficou vazio e o fio que conectava nele (fio que vem da chave liga/desliga) passou a ser conectado no pino "I" do relé.

Pronto!

Tudo testado e funcionando melhor que a encomenda! 👍

Espero ajudar algum outro nerd por aí. :news-coffee:

Abraços!