Ver Versão Completa : TR4 - Puxando para direita ao acelerar; Puxando para a esquerda ao tirar o pé.
rodrigoscf
06/01/2012, 07:51
Bom dia pessoal !
Comprei uma TR4 2003. Está com 79.000 KM.
Tem lift, pneus BF A/T 225/75 R16, amortecedores procomp.
O meu problema:
Desde 50 km/h e aumentando de intensidade com a velocidade, ficando TENSO aos 120 km/h.
Ao pisar no acelerador, mesmo que de leve o carro puxa consideravelmente para a direita. Ao tirar o pé o carro puxa para a esquerda.
A direção fica imóvel. Seguro firme e reparo que ela não faz força para puxar. Mas acelerou o carro dá um puxadão pra direita.
Se estiver no embalo (engrenado ou em ponto morto) o carro é estável. Reparei que puxa um pouco para a direita, mas, nesse caso, parece ser deslinhamento normal mesmo, pq somente vai pra direita quando solto o volante.
Ao freiar o carro freia reto.
Outra coisa é que ele está meio bobo ao passar em remendos e ondulações no asfalto. Ele chacoalha, meio que sambando.
Vou levar o carro para verificar alinhamento. A TR4 tem alinhamento traseiro? Será que é alguma bucha que está alterando a geometria da suspensão e quando acelera, a inercia faz as rodas abrirem e ao tirar o pé elas fecham?
Desci a serra no 4X2 e achei o carro bem estável, colado. Mas não é uma experiência legal tirar o pé ou acelerar nas curvas, pois ele puxa bem...
Exemplo... Curva para esquerda. Eu acelero e o carro puxa para a direita quase ultrapassando a faixa.
Agora... se estiver acelerando, pode entrar que ela faz a curva firme! Ou então reduzindo... O importante é não acelerar e se tiver acelerando não tirar o pé para não ter esse efeito.
O que pode ser?
Alguém tem noção? Já passaram por isso?
O LIFT da suspensão pode ter alterado algo? Amortecedores estão bons... o carro fica firme. O efeito é mais quando acelera...
Agora imaginem... Cidade... 60 km/h... Trechos cheios de remendos e ondulações e vc acelerando e tirando o pé e tomando cuidado com os buracos... Nesse toca no pedal e tira, toca e tira ela fica doidona :shock: .... igual bonecão do posto !!! kkkkkk :???:
Obrigado pela ajuda!
Carlos A. C. Azevedo
06/01/2012, 21:13
Rodrigo, quase certeza de bucha da bandeja lascada..
Leo Maluf
06/01/2012, 22:45
.....Minha Pajero Sport puxa para esquerda....Pode ser cisma minha ou desnivel das estradas que geralmente tem caimento para dentro em direção ao canteiro central.Já levei em varios lugares e nada foi constatado de errado na suspensão ou alinhamento/cambagem.
Já me disseram que a Pajero Sport tem alinhamento traseiro mas eu desconheço.Por pura ignorancia.
Costalonga
06/01/2012, 23:15
A Full tem alinhamento no eixo traseiro, ou melhor, na balança traseira.
Tem como acertar a convergencia e a cambagem.
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
cleitonl200
07/01/2012, 14:43
vou te dar minha opnião. tenho uma tr4 2010 e tava com o mesmo problema, fiz alinhamento, balanceamento, carter e coluna e cotinou puxando pra esquerda e direita. é um defeito meio que crônico da tr4. olharam a barra de direção que fica embaixo do protetor de carter e ela deslizava. então colocaram uma borracha de pneu por debaixo de cada braçadeira e resolveu o problema. talvez seja o mesmo problema.
rodrigoscf
09/01/2012, 22:02
Pessoal...
A caixa de direção está muito justa, perfeita podemos dizer.
Pedi para procurarem pelas buchas e nada... Então fui eu verificar junto com o mecânico da loja... Ele nem tinha visto que tinham buchas nos bracinhos... São 2 de cada lado, na traseira, que prendem no eixo. De um lado estão RUINS e do outro COMPLETAMENTE ESTOURADAS, o que pode justificar.
Ao acelerar, a inercia empurra o eixo, fazendo girar e o carro puxar para um lado... ao tirar o pé ele volta para o lugar, mas com o atrito do asfalto, a tendência é a redução, fazendo com que o eixo se desloque no sentido oposto e puxe para o outro lado.
Acho que faz sentido, principalmente pelo carro ser tração traseira.
Já encomendei as buchas no ML - R$ 280 o jogo completo, com as 8 buchas.
Vou trocar e retorno para vocês...
Um abração e obrigado pela força...
No mais, se puderem me ajudar no problema de vazamento por baixo na conexão caixa de marcha/motor... Além disso estou com a minha caixa de transferência trincada... alguém apertou DEMAIS o parafuso por onde se coloca óleo e TRINCOU!
Descobri hoje...
O tópico:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/99992-tr4-2003-vazamento-de-oleo-pelo-volante-do-motor-e-caixa-de-transferencia.html
Mais uma vez obrigado...
rodrigoscf
09/01/2012, 22:08
Na dianteira estão OK...
As da traseira já passaram da hora faz tempo... Vou trocar as 8 das travessas e retorno para dizer se parou...
Abração !!!!
Rodrigo, quase certeza de bucha da bandeja lascada..
rodrigoscf
04/02/2012, 13:42
RESOLVIDO !!! Trocadas as tais buchas e ficou tudo OK. Mesmo com o Lift, o alinhamento ficou 100% e o carro agora está muito seguro e estável... Faz curvas perfeitamente bem...
Foram 8 buchas ao todo e gastei R$ 280,00 comprando na internet mais R$ 160,00 de mão-de-obra na Four by Four...
Obrigado a todos !
Rafael Descio
18/02/2014, 11:56
RESOLVIDO !!! Trocadas as tais buchas e ficou tudo OK. Mesmo com o Lift, o alinhamento ficou 100% e o carro agora está muito seguro e estável... Faz curvas perfeitamente bem...
Foram 8 buchas ao todo e gastei R$ 280,00 comprando na internet mais R$ 160,00 de mão-de-obra na Four by Four...
Obrigado a todos !
Por favor, poderia me informar o nome das buchas que você comprou, porque o meu carro também está desta forma, acelero joga para direita, paro de acelerar volta para esquerda, parece que bobo....
Fico no aguardo.
Obrigado.
Rafael.
rodrigoscf
18/02/2014, 18:38
Olá!
O problema fica nas buchas dos tensores traseiros (ou braços superiores e inferiores da suspensão traseira). São 2 braços superiores e 2 inferiores (1 de cada lado). Cada braço tem 1 bucha em cada ponta sua, fazendo um total de 08 buchas do conjunto completo.
Essas buchas dos posts acima resolveram o problema, porém rapidamente ele voltou. Tive que trocar em 2 meses.
Optei pelo kit de PU (Poliuretano) do fornecedor abaixo. Se não fizer offroad, tem a opção das originais na MIT... Quase R$ 1.000,00 o conjunto na época. Mas paralela nunca! Ou MIT ou PU! Sendo que as de PU resistem mais que as da MIT.
Na época, no fornecedor abaixo, o custo total ficou em R$ 480,00 e as buchas estão até hoje, mesmo após algumas trilhas.
:::AJ BuchasEspeciais::: (http://www.ajbuchasespeciais.com/)
Meu mecânico inclusive elogiou muito e adotou como fornecedor...
As da Pajero, com o tempo, se usar offroad, dão rangido... tem que lubrificar periodicamente. Mas o importante é que não dão mais folga... Nunca mais mexi com isso... Alinhamento batendo 100% e carro firme até hoje!
Vai resolver seu problema.
Abraços !!!
Olá pessoal, é bom ter estes relatos aqui, Estou com o mesmo problema, numa Sorento 2007, realmente igualzinho o problema. Vou pedir pra olhar estes bracinhos.
Infelizmente meu mecanico nao acredita ser na traseira, mas a frente está tudo firminho.... mas não tem como ser na dianteira, esse problema. o Carro é mais suscetivel a fazer isso com a traseira ruim, mesmo.
Darei meu relato aqui qd arrumar.
Bom dia pessoal !
Comprei uma TR4 2003. Está com 79.000 KM.
Tem lift, pneus BF A/T 225/75 R16, amortecedores procomp.
O meu problema:
Desde 50 km/h e aumentando de intensidade com a velocidade, ficando TENSO aos 120 km/h.
Ao pisar no acelerador, mesmo que de leve o carro puxa consideravelmente para a direita. Ao tirar o pé o carro puxa para a esquerda.
A direção fica imóvel. Seguro firme e reparo que ela não faz força para puxar. Mas acelerou o carro dá um puxadão pra direita.
Se estiver no embalo (engrenado ou em ponto morto) o carro é estável. Reparei que puxa um pouco para a direita, mas, nesse caso, parece ser deslinhamento normal mesmo, pq somente vai pra direita quando solto o volante.
Ao freiar o carro freia reto.
Outra coisa é que ele está meio bobo ao passar em remendos e ondulações no asfalto. Ele chacoalha, meio que sambando.
Vou levar o carro para verificar alinhamento. A TR4 tem alinhamento traseiro? Será que é alguma bucha que está alterando a geometria da suspensão e quando acelera, a inercia faz as rodas abrirem e ao tirar o pé elas fecham?
Desci a serra no 4X2 e achei o carro bem estável, colado. Mas não é uma experiência legal tirar o pé ou acelerar nas curvas, pois ele puxa bem...
Exemplo... Curva para esquerda. Eu acelero e o carro puxa para a direita quase ultrapassando a faixa.
Agora... se estiver acelerando, pode entrar que ela faz a curva firme! Ou então reduzindo... O importante é não acelerar e se tiver acelerando não tirar o pé para não ter esse efeito.
O que pode ser?
Alguém tem noção? Já passaram por isso?
O LIFT da suspensão pode ter alterado algo? Amortecedores estão bons... o carro fica firme. O efeito é mais quando acelera...
Agora imaginem... Cidade... 60 km/h... Trechos cheios de remendos e ondulações e vc acelerando e tirando o pé e tomando cuidado com os buracos... Nesse toca no pedal e tira, toca e tira ela fica doidona :shock: .... igual bonecão do posto !!! kkkkkk :???:
Obrigado pela ajuda!
ferdinandoccj
26/05/2019, 10:26
Bom dia, tenho um problema semelhante com o meu Troller 2009; sem o 4x4 ligado, quando acelero puxa para a direita, quando solto o acelerador volta para a esquerda, quando freio puxa para a direita, quando solto volta para a esquerda; em velocidades mais elevadas o carro fica instável, principalmente nas curvas para a esquerda.
Já revisei a suspensão dianteira e troquei a maioria das buchas. Este problema começou de repente; poderia ser problema com amortecedor?
Obrigado
Pessoal.
Minha TR4 estava boazinha. Andava a 120km/h sem problemas. Daí, depois de uma trilha, onde ela deu um estalo forte numa subida de barranco, agora acima de 90km/h fica muito instável, balança de um lado pro outro, faz medo até perder o controle e tombar. Quando acelero puxa bem pra direita, que foi de onde veio o estalo. Pesquisei pelo provável problema e vi vários relatos semelhantes apontando para essas buchas da suspensão traseira. Mês que vem, quando eu tiver tempo (dindin), vou trocá-las e digo aqui se ficou 100%. Mas pelo que já li no fórum vai ficar blz de novo.
Aproveitar pra perguntar, alguém indica alguma marca pra essas buchas?
AirtonLieuthier
31/05/2019, 13:05
Bom dia, tenho um problema semelhante com o meu Troller 2009; sem o 4x4 ligado, quando acelero puxa para a direita, quando solto o acelerador volta para a esquerda, quando freio puxa para a direita, quando solto volta para a esquerda; em velocidades mais elevadas o carro fica instável, principalmente nas curvas para a esquerda.
Já revisei a suspensão dianteira e troquei a maioria das buchas. Este problema começou de repente; poderia ser problema com amortecedor?
Obrigado
Olá, boa tarde. Eu faria como os colegas e verificaria as buchas traseiras também...
Digo que amortecedor não costuma fazer o carro puxar, é mais provável ser as buchas mesmo.
Qto ao carro puxar para um lado ao frenar, pode-se verificar os pneus tbem (se estiverem um mais gasto que o outro, pode ocorrer)...e também pode ser até os pinos da pinça de freio, que podem fazer a pinça trabalhar com dificuldades e fazer o carro puxar no momento da frenagem para um lado...
Abraços a boa sorte.
Jorginho4100
03/11/2019, 09:25
Alguém aqui já usou as bandejas dianteiras vendidas pela SJM Parts? O que acharam? São boas?
Jorginho4100
30/11/2019, 19:25
E as buchas em PU, alguém usa? Onde comprou? O que estão achando?
AirtonLieuthier
07/12/2019, 11:01
E as buchas em PU, alguém usa? Onde comprou? O que estão achando?
Desde à época do meu Civic, o povo já falava sobre essas buchas de PU...
O problema é que elas sofrem mais do que as de borracha aqui no nosso país...
Eu, como antigo mecânico (com orientação voltada pra suspensão, freios) não recomendaria...
Jorginho4100
09/12/2019, 21:19
Desde à época do meu Civic, o povo já falava sobre essas buchas de PU...
O problema é que elas sofrem mais do que as de borracha aqui no nosso país...
Eu, como antigo mecânico (com orientação voltada pra suspensão, freios) não recomendaria...
Pq Airton? Em que elas seriam "prejudiciais" ao carro?
diogofalcomer
09/12/2019, 21:33
Pq Airton? Em que elas seriam "prejudiciais" ao carro?
Pq buchas são feitas para serem de certo ponto "macias" e absorver impacto, e as buchas de PU são bem mais resistentes que as buchas normais, logo o impacto pode passar para a peça de metal. Fora que buchas de PU rangem muito, pelo fato de serem bem duras.
Tem buchas boas de TR4 por ai, R-flex e mobesani por exemplo são baratas e dura bem. Mas ainda são piores que as buchas originais.
AirtonLieuthier
10/12/2019, 15:23
Pq buchas são feitas para serem de certo ponto "macias" e absorver impacto, e as buchas de PU são bem mais resistentes que as buchas normais, logo o impacto pode passar para a peça de metal. Fora que buchas de PU rangem muito, pelo fato de serem bem duras.
Tem buchas boas de TR4 por ai, R-flex e mobesani por exemplo são baratas e dura bem. Mas ainda são piores que as buchas originais.
Não teria respondido melhor....
é por aí, Jorginho4100... a bucha, assim como toda a parte de suspensão, servem para amenizar as imperfeições do solo e transmitir mais suavidade aos ocupantes do carro...
Se ela for mais dura, no caso das de PU, quem sofrerá são os ocupantes... e as ferragens da suspensão tbem...
Recomendo as de borracha mesmo, homologadas, etc...
Abraços
Jorginho4100
23/12/2019, 21:09
Não teria respondido melhor....
é por aí, Jorginho4100... a bucha, assim como toda a parte de suspensão, servem para amenizar as imperfeições do solo e transmitir mais suavidade aos ocupantes do carro...
Se ela for mais dura, no caso das de PU, quem sofrerá são os ocupantes... e as ferragens da suspensão tbem...
Recomendo as de borracha mesmo, homologadas, etc...
Abraços
Obrigado Airton e Diogo. Por enquanto estou tentando as bandejas chinesas. Vamos ver se vão durar...