Ver Versão Completa : Hi-lift - Como desempenar?
norberto
02/07/2005, 00:29
A barra do meu hi-lift entortou. Alguém sabe dizer qual a melhor maneira de desentortar, pra que ela nâo perca as características de resistência?Tem que ser a quente? Ou a frio mesmo?
[]s
Norberto
A barra do meu hi-lift entortou. Alguém sabe dizer qual a melhor maneira de desentortar, pra que ela nâo perca as características de resistência?Tem que ser a quente? Ou a frio mesmo?
:D Fala Norberto!!!
:o Como vc conseguiu fazer isso??? Tem fotos???
Use uma prensa hidráulica, de umas 40 Ton. Não aqueça. Pode ser à frio.
[]'s
norberto
02/07/2005, 10:47
Levantando um jipe e jogando de lado, a barra pegou no estepe e ... Vou tentar colocar uma foto aqui.
Será que se colocar na prensa, ela não vai voltar um pouco, ficando ainda um pouco torta?
[]s
Norberto
Ela não é de ferro fundido?
Acho que se for, quebra ou fica fragil se tentar deixar reta, se é que já não esta!
norberto
02/07/2005, 20:08
Acho que é de ferro fundido, sim!
Bastou calçar com dois tocos e subir em cima, dando uns pulos, que ela voltou à forma inicial (ou quase). Não esperava que fosse assim tão fácil de dobrar!
Quanto à resistência, nao sei...
[]s
Norberto
Acho que é de ferro fundido, sim!
Bastou calçar com dois tocos e subir em cima, dando uns pulos, que ela voltou à forma inicial (ou quase). Não esperava que fosse assim tão fácil de dobrar!
Quanto à resistência, nao sei...
:D Fala Norberto!!
:o Se entortou fácil assim, desentorta do mesmo jeito, como vc fez. Creio que a liga seja para esse fim mesmo, entortar e não quebrar!
Usando uma prensa hidráulica, vc pode deixá-la extamente como era. Pisando em cima vc não tem muita "precisão" e corre o risco de deixá-la toda torta, fazendo um "S"...
Com a prensa, vc calça ela em pontos mais próximos ao ponto que entortou, fazendo pressão no ponto exato. :wink:
Verifique se há trincas.
[]'s
Levantando um jipe e jogando de lado, a barra pegou no estepe e ... Vou tentar colocar uma foto aqui.
:o Uma prática boa para essa técnica é amarrar uma corda na ponta de cima do Hi-Lift, para o zeca puxá-lo para longe da viatura, enquanto vc empurra para dar o tombo.
[]'s
:shock: :shock:
nossa, num pensei que isso entortasse assim!!!!!!
fala uma coisa cara: esse hi-lift é o original ou é o generico???
( ), admirado e curioso.
leopoldo
05/07/2005, 23:50
Entortou?
Aconselho a pedir informações ao fabricante ..... mas acho que ele vai dizer: já era.
do site: http://www.hi-lift.com/
Steel bar is manufactured of specially rolled extra high carbon steel
portanto é de aço ao carbono (acima de SAE 1030) e o perfil é laminado.
Use uma prensa hidráulica, de umas 40 Ton. Não aqueça. Pode ser à frio.
um metal quando trabalhado à frio cria tensões internas, fica encruado, endurece; quando tenta-se voltá-lo ao lugar, ele muito provávelmente trinca ou fratura.
dependendo do caso, teria de ser a quente. MAS
Para ver se fraturou é fácil: ele terá 2 high lifts na mão :lol:
Para ver se trincou, só fazendo magnaflux, a menos que ele tenha ótima acuidade visual e veja com uma lupa de pelo menos 10X.
:shock:
Usar um high lift trincado é um perigo real e imediato pois o mesmo pode romper em serviço, sob carga. Nem quero estar perto nem ver o resultado no Cidade Alerta.
O manual do proprietário diz: não use um high lift danificado. Substitua as partes danificadas. Não há no manual intruções de reparo além da trocas das peças.
norberto
06/07/2005, 12:09
O meu é o genérico mesmo...
Mas acredito que as características da barra sejam as mesmas do Hi-LIft original, já que a capacidade de carga é de 3000 kg.
Quanto à perda da resistencia, não tenho dúvidas de que aconteceu e tenho consciência do perigo que isto representa.
Minha dúvida agora passa a ser se ainda posso usá-lo em viaturas menores, afinal um Samurai pesa menos da metade da capacidade de carga original, e não há nehum indício de trinca, pelo menos visualmente.
Como não encontrei a página do fabricante (nem sei qual é), fui na da Hi-Lift e tentei enviar uma mensagem, mas não consegui.
Estou esperando o retorno do vendedor.
Valeu, moçada!
Norberto
Repare que a capacidade de carga diminue com a altura.
Bom, eu não confiaria nunca mais neste macaco. Não porque a barra vai quebrar, mas porque pode desengatar o mecanismo...........
Abraços,