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norberto
02/07/2005, 00:29
A barra do meu hi-lift entortou. Alguém sabe dizer qual a melhor maneira de desentortar, pra que ela nâo perca as características de resistência?Tem que ser a quente? Ou a frio mesmo?

[]s
Norberto

Giovani
02/07/2005, 00:52
A barra do meu hi-lift entortou. Alguém sabe dizer qual a melhor maneira de desentortar, pra que ela nâo perca as características de resistência?Tem que ser a quente? Ou a frio mesmo?

:D Fala Norberto!!!

:o Como vc conseguiu fazer isso??? Tem fotos???
Use uma prensa hidráulica, de umas 40 Ton. Não aqueça. Pode ser à frio.

[]'s

norberto
02/07/2005, 10:47
Levantando um jipe e jogando de lado, a barra pegou no estepe e ... Vou tentar colocar uma foto aqui.

Será que se colocar na prensa, ela não vai voltar um pouco, ficando ainda um pouco torta?

[]s
Norberto

Wallace
02/07/2005, 14:06
Ela não é de ferro fundido?
Acho que se for, quebra ou fica fragil se tentar deixar reta, se é que já não esta!

norberto
02/07/2005, 20:08
Acho que é de ferro fundido, sim!
Bastou calçar com dois tocos e subir em cima, dando uns pulos, que ela voltou à forma inicial (ou quase). Não esperava que fosse assim tão fácil de dobrar!
Quanto à resistência, nao sei...

[]s
Norberto

Giovani
02/07/2005, 22:19
Acho que é de ferro fundido, sim!
Bastou calçar com dois tocos e subir em cima, dando uns pulos, que ela voltou à forma inicial (ou quase). Não esperava que fosse assim tão fácil de dobrar!
Quanto à resistência, nao sei...

:D Fala Norberto!!

:o Se entortou fácil assim, desentorta do mesmo jeito, como vc fez. Creio que a liga seja para esse fim mesmo, entortar e não quebrar!
Usando uma prensa hidráulica, vc pode deixá-la extamente como era. Pisando em cima vc não tem muita "precisão" e corre o risco de deixá-la toda torta, fazendo um "S"...
Com a prensa, vc calça ela em pontos mais próximos ao ponto que entortou, fazendo pressão no ponto exato. :wink:
Verifique se há trincas.

[]'s

Giovani
02/07/2005, 22:25
Levantando um jipe e jogando de lado, a barra pegou no estepe e ... Vou tentar colocar uma foto aqui.


:o Uma prática boa para essa técnica é amarrar uma corda na ponta de cima do Hi-Lift, para o zeca puxá-lo para longe da viatura, enquanto vc empurra para dar o tombo.

[]'s

Tatão
05/07/2005, 16:56
:shock: :shock:

nossa, num pensei que isso entortasse assim!!!!!!

fala uma coisa cara: esse hi-lift é o original ou é o generico???

( ), admirado e curioso.

leopoldo
05/07/2005, 23:50
Entortou?

Aconselho a pedir informações ao fabricante ..... mas acho que ele vai dizer: já era.

do site: http://www.hi-lift.com/

Steel bar is manufactured of specially rolled extra high carbon steel

portanto é de aço ao carbono (acima de SAE 1030) e o perfil é laminado.



Use uma prensa hidráulica, de umas 40 Ton. Não aqueça. Pode ser à frio.

um metal quando trabalhado à frio cria tensões internas, fica encruado, endurece; quando tenta-se voltá-lo ao lugar, ele muito provávelmente trinca ou fratura.

dependendo do caso, teria de ser a quente. MAS

Para ver se fraturou é fácil: ele terá 2 high lifts na mão :lol:

Para ver se trincou, só fazendo magnaflux, a menos que ele tenha ótima acuidade visual e veja com uma lupa de pelo menos 10X.
:shock:

Usar um high lift trincado é um perigo real e imediato pois o mesmo pode romper em serviço, sob carga. Nem quero estar perto nem ver o resultado no Cidade Alerta.

O manual do proprietário diz: não use um high lift danificado. Substitua as partes danificadas. Não há no manual intruções de reparo além da trocas das peças.

norberto
06/07/2005, 12:09
O meu é o genérico mesmo...
Mas acredito que as características da barra sejam as mesmas do Hi-LIft original, já que a capacidade de carga é de 3000 kg.
Quanto à perda da resistencia, não tenho dúvidas de que aconteceu e tenho consciência do perigo que isto representa.
Minha dúvida agora passa a ser se ainda posso usá-lo em viaturas menores, afinal um Samurai pesa menos da metade da capacidade de carga original, e não há nehum indício de trinca, pelo menos visualmente.
Como não encontrei a página do fabricante (nem sei qual é), fui na da Hi-Lift e tentei enviar uma mensagem, mas não consegui.
Estou esperando o retorno do vendedor.

Valeu, moçada!
Norberto

Wallace
06/07/2005, 19:15
Repare que a capacidade de carga diminue com a altura.

billj
06/07/2005, 21:06
Bom, eu não confiaria nunca mais neste macaco. Não porque a barra vai quebrar, mas porque pode desengatar o mecanismo...........

Abraços,