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Ver Versão Completa : 4x4 Com ou sem roda livre?



Edgar Caldeira
05/01/2012, 08:41
Bom dia pessoal, andando na rua hoje vi alguns 4x4 e veio aquela duvida rss

Diversos 4x4 como troller 2002 para cima vem com roda livre e o pessoal condena os abaixo de 2002 que não usa roda livre. Por que?

Ate onde eu sei 4x4 com roda livre automática o cardãn dianteiro gira junto com o veiculo. A coroa e o pinhão giram também com o 4x4 desligado? Outra duvida o sistema de RL automatica de 1 pajero TR4 é igual a de um troller 2000? Os dois cardãns giram e etc?

Se a galera que mete o pau nos 4x4 sem RL por que as TR4, Hilux , Savana, Cheroke e etc vem sem a roda livre?


Se eu comprar um troller 2001 sem roda livre diessel 2.8 só pelo fato de não ter roda livre vai "andar" menos que os com roda livre?

Muitas duvidas :chorandoderir:

Natan Felli
07/01/2012, 00:31
Lá vai! Com RL vc tem a vantagem de optar pelo funcionamento do difa! Ex uma viagem longa vc deixa as RL na posição free assim vc tera o difa imovel sem desgaste, porem o carda(espiga e luva) sofrera um desgaste no mesmo ponto devido ao jogo da suspenção!
Sem RL o difa estara sempre rondando mesmo que vc não esteja com a palanca na posição 4x4!
sacou!!
A e em veiculos com RL não acione o 4x4 em movimento se ela (RL) estiver na posição free!
Meio embaralhado..hehhe
abrss

mauromosc
10/01/2012, 20:15
Eu já vi muita gente com problema na triha por causa da roda livre e particularmente não vejo necessidade. Na toyota que estou reformando vou colocar flange e esquecer esse negocio de ficar descendo toda hora para ligar e desligar.
E fora que penso que roda livre automática é lenda, aciona automaticamente quando precisa? Eu sei que desliga quando você mais precisa dela.

Walter da Camper
10/01/2012, 23:33
O fato de não existir o botão giratório no cubo da roda não significa que o carro não tenha roda livre. Os modelos mais modernos (incluindo SUVs e Pickups) tem sistema automático de RL e se ele estiver funcionando corretamente, a transmissão dianteira (diferencial e cardan) fica parada, assim como nos jeeps com RL manual.
A TR4, por exemplo, utiliza váculo do coletor para engatar a RL.
Para aplicações pesadas o sistema manual é mais confiável.
Veiculos 4x4 full time (Land, Niva, Subaru...) não utilizam RL, já que a tração é permanente.

Edgar Caldeira
12/01/2012, 08:56
O fato de não existir o botão giratório no cubo da roda não significa que o carro não tenha roda livre. Os modelos mais modernos (incluindo SUVs e Pickups) tem sistema automático de RL e se ele estiver funcionando corretamente, a transmissão dianteira (diferencial e cardan) fica parada, assim como nos jeeps com RL manual.
A TR4, por exemplo, utiliza váculo do coletor para engatar a RL.
Para aplicações pesadas o sistema manual é mais confiável.
Veiculos 4x4 full time (Land, Niva, Subaru...) não utilizam RL, já que a tração é permanente.


O Troller 2000 fica como? full time? ou part time?

Ate onde eu sei ele gira o cardan e o diferencial dianteiro mesmo em 4x2.

Confere?

Walter da Camper
12/01/2012, 12:03
Os primeiros Troller realmente não possuem roda livre. Mas o sistema é part-time (para ser full-time teria que ter um diferencial central).
De fato ele gira tudo o tempo todo (pontas de eixo, diferencial, cadan e a saída da cx de transferência onde ocorre o engate do 4x4). Isso, em tese causa um desgaste desnecessário em todo o sistema de transmissão dianteira, além de gastar uma certa energia para girar desnecessariamente, mas acho que esse peso é quase imperceptivel no consumo ou na performance do carro.
Quanto ao desgaste não sei até que ponto é significativo, mas uma coisa é certa: um rolamento parado dura bem mais que um rolamento que gira 100% do tempo mesmo sem carga (sem estar puxando o peso do carro).

Walter da Camper
12/01/2012, 12:08
Eu não deixaria de comprar um Troller 2001 apenas pela ausência da roda-livre, caso o carro estivesse conservado e com preço justo.
Também não gastaria de início os 2.500 dinheiros (segundo um rápida pesquisa no forum) que custa uma RL adaptável a ele.
Eu esperaria o momento de trocar alguma coisa por desgaste ou quebra e aí sim incluiria a RL para conservar as peças novas.

RevS
13/01/2012, 02:52
Nao deixaria de comprar se tiver bom preço e conservado pois nao acredito que isso influencie tanto assim... logico que com RL seria melhor mas deixar de comprar por causa disso nao deixaria nao....

Yuri Trevisol
13/01/2012, 05:20
cara simples, com rl voce vai ter uma vida mais longa as coisas na dianteira, sem, perde em desgaste mas e bem mais forte. visto que os veiculos de competição 4x4 e tudo canela seca. senao quebra.

mali9ski
13/01/2012, 17:00
cara simples, com rl voce vai ter uma vida mais longa as coisas na dianteira, sem, perde em desgaste mas e bem mais forte. visto que os veiculos de competição 4x4 e tudo canela seca. senao quebra.

se o preço estiver bom compra roda livre é facil de trocar qualquer coisa se não gostar depois troca, mas para trilhas é a melhor...

estou fazendo o 4x4 do meu brinquedo e até tinha um par de rodas livres do toyota para adptar mas achei desnesseçario já que iria rodar principalmente em trilhas e os deslocamentos não serão muito longos, e fiz direto mesmo

automatica e trilhas nem pensar........numa willys que tinha aqui chegou com rodas livres automaticas e já saiu com as flanges do jeep antigo.....melhor direto que entarrado sem poder usar a tração

valew

Edgar Caldeira
14/01/2012, 17:44
cara simples, com rl voce vai ter uma vida mais longa as coisas na dianteira, sem, perde em desgaste mas e bem mais forte. visto que os veiculos de competição 4x4 e tudo canela seca. senao quebra.


Olá Yuri. O que seria canela seca?

Edgar Caldeira
14/01/2012, 17:47
Nao deixaria de comprar se tiver bom preço e conservado pois nao acredito que isso influencie tanto assim... logico que com RL seria melhor mas deixar de comprar por causa disso nao deixaria nao....

Obrigado por tantas respostas!

Então... Talvez apareça um 2001 diessel impecaval porem 2001... AI ficou a duvida se realmente a roda livre atrapalha ou não,

O meu troller 2000 não tem e nunca senti falta de uma...

Atualizando os preços, O kit roda livre para troller 2000 gasolina está 1.800 reais. Já o 2001 não existe.

Agora não sei se eu coloco um turbo no motor ap do meu troller e quem sabe instalo uma roda livre ou dou um jeito de arranjar 10.000 reais e dou o meu mais a diferença no 2001 diessel....

GUTOGALDEANO
17/01/2012, 03:32
Ola pessoa, pegando uma carona no topico, comprei uma pajero gls-b top 98 3.5 aut. E alguem sabe se ela tem roda livre ? Como posso ver se tem ou nao? Quando coloco a reduzida ela perde força, acelero em um barranco e ela nao sobe, nem o giro sobe. Sera que tem alguma coisa a ver ou nao ?

Edgar Caldeira
17/01/2012, 10:00
Ola pessoa, pegando uma carona no topico, comprei uma pajero gls-b top 98 3.5 aut. E alguem sabe se ela tem roda livre ? Como posso ver se tem ou nao? Quando coloco a reduzida ela perde força, acelero em um barranco e ela nao sobe, nem o giro sobe. Sera que tem alguma coisa a ver ou nao ?

Ate onde eu sei ela tem roda livre só que automática. Não fica na roda é so engatar o 4x4 e pronto. assim como no meu troller 2000.

Cara alguma coisa está muito errada pois a reduzida ela tem ficar um tratorzinho... Ela não anda nada porem você sente o carro pesado.

Agora se acelerar em um barranco ela não subir e ainda o giro também não alguma coisa está muito errada.

As 4 rodas patinam ao tentar subir ou ela não tem força mesmo?

Renato Froes
17/01/2012, 13:42
Ola pessoa, pegando uma carona no topico, comprei uma pajero gls-b top 98 3.5 aut. E alguem sabe se ela tem roda livre ? Como posso ver se tem ou nao? Quando coloco a reduzida ela perde força, acelero em um barranco e ela nao sobe, nem o giro sobe. Sera que tem alguma coisa a ver ou nao ?


GUTOGALDEANO


Perde Força ou Perde Velocidade?
Com a reduzida acionada seu jipe deveria perder velocidade, mas ganhar força!

Não tenho certeza, mas acredito que o giro não sobe muito devido ao comportamento do cambio automático.

Certa vez, subi um barranco com uma cherokee V8 automática emprestada, mesmo acelerando fundo percebi que o giro não passava dos 2 mil, mesmo assim ela subiu o barranco com elegância! Sem derrapar nada.

Renato Froes
17/01/2012, 14:46
Agora não sei se eu coloco um turbo no motor ap do meu troller e quem sabe instalo uma roda livre ou dou um jeito de arranjar 10.000 reais e dou o meu mais a diferença no 2001 diessel....



Fala Edgar

Eu também já pensei assim.


Mas analise esse pensamento:


1 - O Troller RF é bom de trilha e ágil no trânsito.:karate:

2 - O Troller 2001 parece ser o mais frankstein possível, nos primeiros meses foi fabricado com motor AP, depois foi utilizado o motor 2.8 diesel pela primeira vez, onde surgiram "inconvenientes" que foram corrigidos nas versões posteriores.:parede:

3 - Nos modelos 2001 (ou 2002 se eu não me engano) houveram diferenças entre os veículos fabricados, falam até em troller fase 1, fase 2, etc... Essas diferenças são estruturais e dificultam a identificação de peças para reposição.:discordo:

4 - Enxergo o modelo 2003 como a primeira versão estável do troller como motor diesel, é um ótimo modelo.

5 - Em 2004 e 2005 houveram mudanças significativas como embreagem mais macia, e também melhorias no câmbio.

6 - Se eu não me engano, o troller 2005 já possui eixo traseiro flutuante, o que eu considero muito importante pois se o diferencial quebrar numa trilha, a roda não cai. E ainda facilita muito a manutenção.:euforico:

7 - Em 2006 saiu o troller com o motorzão 3.0, muito mais forte e econômico.




Então resumindo:

Acho que só vale a pena vender um Troller RF que funciona perfeitamente para comprar um outro Troller se for um modelo T4 Diesel 2003 em diante.

Sendo que a cada ano mais novo, o troller melhora muito.



Talvez simplesmente a falta de uma roda livre não seja motivo para trocar um troller 2000 por um 2001, que apesar de possuir roda livre, traz outros probleminhas junto com ele.

Já pensou, trocar o RF 2000 por um T4 Diesel 2001 devido à falta de roda livre, e depois querer trocar novamente por um 2005 por causa de eixo flutuante ou embreagem mais macia? :parede::parede::parede:

Edgar Caldeira
17/01/2012, 15:12
Fala Renato.

o troller 2001 não tem roda livre tambem, a diferença dos nossos RF para o 2001 é o painel por dentro e o motor diessel 2.8.

Seguinte, o que me incomoda no 2000 é que o motor AP é muito fraco na estrada(PNEUS MUD 33), é um sacrificio passar nos 100 km/h e quando tem subida é terceira marcha a 60 km/h.... Consumo eu nem acho muito pois ele faz 7 a 8 na cidade e 10 a 12 na estrada. Para mim está bom.

A roda livre é o de menos!!

E uma correção a partir de 2002 já vem com eixos flutuantes... Embreagem eu não ligo quem dirige os RF dirige ate niva ou willys numa boa hehehehe

Abraços

:torcendo:

Renato Froes
17/01/2012, 15:45
Concordo com você, meu troller também não anda muito.
Faço viagens com "velocidade de cruzeiro" variando entre 90 e 110km/h.


Penso em colocar uma turbina pequena no meu troller.


Abraço!

Edgar Caldeira
18/01/2012, 07:49
Concordo com você, meu troller também não anda muito.
Faço viagens com "velocidade de cruzeiro" variando entre 90 e 110km/h.


Penso em colocar uma turbina pequena no meu troller.


Abraço!


Bom dia!

Ontem fui no meu mecanico trocar os retentores e perguntei para ele da turbina.

Uma turbina pequena APL200 com mão de obra e tudo mais incluso sai de 2600 a 3100 reais.

O que me desanimou para colocar turbina foi os seguintes fatos e também fica a pergunta:

A turbina em trilha que tem trechos alagados não presta pois como o caracol esquenta muito ela pode trincar facinho... Porem os diessel não tem turbina também? é diferente?

Se turbinar o carro vai ter que ser alcool.... Não da zica isso não? E o consumo vai cair para 5-6 km .. Acho muito pouco...


Abraços

GUTOGALDEANO
18/01/2012, 08:01
OLHA, REALMENTE NA TRAÇAO 4X4 NORMAL, ELA NAO PASSA DE 2000 GIROS, MAS SUBIU O BARRANCO SEM PATINAR, MESMO COM O PÉ ATOLADO. ONTEM ESTAVA NA TRILHA E FIZ MAIS TESTES. REALMENTE DEVE TER ALGO DE ERRADO NA REDUZIDA PORQUE QUANDO ENGATO ELA , ACENDE A LUZ NO PAINEL, A ALAVANCA PARECE QUE ENGATOU ALGO, MAS NAO MUDA NADA NO CARRO , O COMPORTAMENTO É O MESMO DO 4X4 NORMAL, NAO ALTERA EM NADA, SEI QUE DEVERIA TER UMA REDUÇAO GRANDE, MAS NAO TA REDUZINDO NAO. O QUE PODERIA SER ? SERA QUE O GARFO ESCAPOU ? mas se o garfo escapor iria engatar o 4x4 normal?

GUTOGALDEANO
18/01/2012, 08:04
Sou de marilia-sp e desconheço mecanico que seja especialista em pajero, tenho medo de começar a abrir essa cx e depois nao dar conta de arrumar.

GUTOGALDEANO
18/01/2012, 08:08
Alguem sabe se abrir so a parte de cima desta cx, onde esta a alavanca ja da pra ver o defeito ou teria que abrir ela toda? Agora que eu achei um lugar legal pra fazer trilha com rio, comprei a pajero e ela nao funciona!!!!!!!!!! Sera que alguem pode me dar uma luz?

Edgar Caldeira
18/01/2012, 08:33
Alguem sabe se abrir so a parte de cima desta cx, onde esta a alavanca ja da pra ver o defeito ou teria que abrir ela toda? Agora que eu achei um lugar legal pra fazer trilha com rio, comprei a pajero e ela nao funciona!!!!!!!!!! Sera que alguem pode me dar uma luz?

Bom dia!

É cara eu sei como é a frustação.... O meu 3 meses depois que comprei estourou os 02 diferencial...6 K de prejuízo!!

Eu iria falar como eu testo a reduzida porem o seu carro é AT.

No meu para testar eu engato a reduzida e solto a embreagem com o carro em 1 marcha... Ele da um tranquinho e não morre.. Ai levemente pressiono o freio e o carro da uns trancos de força monstro... Fora que da para ouvir direitinho aquele barulho de tração tipo de trator...

A galera aqui tem muitooooooooo mais experiencia... Tenta postar lá no tópico que só tem caros da sua marca... Certeza que o pessoa ajuda numa boa!

Abraços e boa sorte

GUTOGALDEANO
18/01/2012, 09:29
Obrigado, vou la, preciso arrumar isso logo. Fiquem com deus.

Renato Froes
18/01/2012, 10:48
Bom dia!

Ontem fui no meu mecanico trocar os retentores e perguntei para ele da turbina.

Uma turbina pequena APL200 com mão de obra e tudo mais incluso sai de 2600 a 3100 reais.

O que me desanimou para colocar turbina foi os seguintes fatos e também fica a pergunta:

A turbina em trilha que tem trechos alagados não presta pois como o caracol esquenta muito ela pode trincar facinho... Porem os diessel não tem turbina também? é diferente?

Se turbinar o carro vai ter que ser alcool.... Não da zica isso não? E o consumo vai cair para 5-6 km .. Acho muito pouco...


Abraços



Edgar.

Posso estar errado, mas acredito que a questão da turbina trincar depende muito da marca da turbina. Com certeza existem turbinas que aguentam calor e água.

É possível turbinar e continuar abastecendo com gasolina, isso apenas limita a bastante pressão a ser utilizada pela turbina. Acho que assim o funcionamento do motor fica mais "original".

Um motor AP turbo bem afinado é muito gostoso de pilotar, e tem desempenho impressionante!

Precisa ser bem feito para não gerar muita manutenção e quebras...


Vou turbinar meu troller assim que eu comprar outro carro para andar no dia a dia.

GUTOGALDEANO
18/01/2012, 14:32
pessoal , obrigado pela atençao, deu tudo certo, o problema era com o motorista. era so empurrar a alavanca com bastante força. o sistema é mecanico e nao eletronico. att gutogaldeano.

Edgar Caldeira
18/01/2012, 15:39
pessoal , obrigado pela atençao, deu tudo certo, o problema era com o motorista. era so empurrar a alavanca com bastante força. o sistema é mecanico e nao eletronico. att gutogaldeano.

Putz!!! hahaha eu ri eim...

Faz parte, eu apanho ate hoje do meu também rsss

Edgar Caldeira
18/01/2012, 15:40
Edgar.

Posso estar errado, mas acredito que a questão da turbina trincar depende muito da marca da turbina. Com certeza existem turbinas que aguentam calor e água.

É possível turbinar e continuar abastecendo com gasolina, isso apenas limita a bastante pressão a ser utilizada pela turbina. Acho que assim o funcionamento do motor fica mais "original".

Um motor AP turbo bem afinado é muito gostoso de pilotar, e tem desempenho impressionante!

Precisa ser bem feito para não gerar muita manutenção e quebras...


Vou turbinar meu troller assim que eu comprar outro carro para andar no dia a dia.

É Renato já vi que não vale a pena, um turbo muito bem afiado e etc morre muito mais que 3k...

Vou juntar e trocar quando der, sem pressa pois o Rf nas trilhas vai muito bem só é foda a velocidade de cruzeiro rss

Renato Froes
19/01/2012, 09:31
Contribuindo mais um pouco:

Meu Troller RF ganha bastante performance quando removo o cardan dianteiro, ou seja, acredito que a instalação da roda livre também poderia fazer uma boa diferença.


Edgar,

Só para não estragar a imagem dos RF:

Em relação ao Troller com motor AP perder velocidade nas subidas, isso está diretamente relacionado ao tamanho dos pneus.
Antes de colocar pneus maiores, meu Troller não :discordo: perdia velocidade nas subidas. Subia e descia do mesmo jeito.


Num futuro próximo também devo trocar meu RF, mas quando esse dia chegar quero fazer um upgrade para um 2008, ou mais novo.



Abraço!

Edgar Caldeira
19/01/2012, 13:40
Contribuindo mais um pouco:

Meu Troller RF ganha bastante performance quando removo o cardan dianteiro, ou seja, acredito que a instalação da roda livre também poderia fazer uma boa diferença.


Edgar,

Só para não estragar a imagem dos RF:

Em relação ao Troller com motor AP perder velocidade nas subidas, isso está diretamente relacionado ao tamanho dos pneus.
Antes de colocar pneus maiores, meu Troller não :discordo: perdia velocidade nas subidas. Subia e descia do mesmo jeito.


Num futuro próximo também devo trocar meu RF, mas quando esse dia chegar quero fazer um upgrade para um 2008, ou mais novo.



Abraço!

Putz, como eu "tiro" o cardan? Rola um passo a passo ae? ia ser muito bom pois durante a semana rodava com ele sem o cardam e quando fosse fazer trilha ajustava novamente!

Jamais estragar a imagem!! O RF dá pau em muito carro. Eu não troco por nada ... Só se for troller mais novo!

Walter da Camper
19/01/2012, 22:16
Tirar o cardan é muito fácil.
Basta deitar embaixo do carro e desparafusar os grampos das cruzetas. São 4 parafusos em cada ponta do cardan.
Se é possível sentir a diferença no rendimento do carro, então provavelmente influenciará também no consumo. Isso indica que vale a pena investir numa roda-livre.

Edgar Caldeira
20/01/2012, 07:52
Tirar o cardan é muito fácil.
Basta deitar embaixo do carro e desparafusar os grampos das cruzetas. São 4 parafusos em cada ponta do cardan.
Se é possível sentir a diferença no rendimento do carro, então provavelmente influenciará também no consumo. Isso indica que vale a pena investir numa roda-livre.

Correto Walter, a torr tem kit de roda livre a 1900 reais.

Por diversas vezes eu quase comprei rsss