Ver Versão Completa : Troca de graxa e água do filtro.
Senhores, qual frequência que vocês trocam a graxa de suas Toyotas? Onde lavo o carro o cara troca e diz que deve ser feita pelo menos de 15 em 15 dias ou em toda lavagem. Só pra trocar a graxa ele cobra 10 reais e a lavagem completa ele cobra 50.
Ele também indicou que toda vez que for lavar todo o carro (motor, parte de baixo, lataria e limpeza interna) deveria usar 1l de óleo hidráulico pra conservar a parte de baixo do carro. Segundo ele conserva inclusive as borrachas (bonito fica, o carro fica com apecto bem melhor).
Outra questão é a drenagem da água do filtro de diesel. De quanto em quanto deve ser feita? E como deve ser feita? Vi que tenho que usar alguma ferramenta pra drenar a água, pois o filtro fica bem perto do chassi do carro.
jorge.duarte
04/01/2012, 22:25
Senhores, qual frequência que vocês trocam a graxa de suas Toyotas? Onde lavo o carro o cara troca e diz que deve ser feita pelo menos de 15 em 15 dias ou em toda lavagem. Só pra trocar a graxa ele cobra 10 reais e a lavagem completa ele cobra 50.
Ele também indicou que toda vez que for lavar todo o carro (motor, parte de baixo, lataria e limpeza interna) deveria usar 1l de óleo hidráulico pra conservar a parte de baixo do carro. Segundo ele conserva inclusive as borrachas (bonito fica, o carro fica com apecto bem melhor).
Outra questão é a drenagem da água do filtro de diesel. De quanto em quanto deve ser feita? E como deve ser feita? Vi que tenho que usar alguma ferramenta pra drenar a água, pois o filtro fica bem perto do chassi do carro.
Dordef,
Se não me falha a memória, no manual, recomenda de 6 em 6 meses...não tenho certeza, amanha certifico. Quanto a pulverizar, o chassis com oleo hidraulico, acho furada!! esse coisa que não ataca borracha, sei não. Se quer pulverizar com algo, compre o produto especifico para chassis, que você encontra em loja de oleos e/ou posto de gasolina onde tem lubrificação de caminhões. Agua no filtro de Diesel, no meu caso, nunca encontrei agua quando drenei. Não precisa de nenhuma ferramenta especial, somente com a mão você abre o dreno em baixo do filtro.
Abs
AlexandreStudart
04/01/2012, 23:17
Conterrâneo Dorderf, tem certeza que ele disse óleo hidráulico?
Esse óleo é usado no freio, embreagem, ele derrete quase tudo, certamente derreterá várias borrachas, capa de fios, partes pintadas, plásticos, etc.! Faz uma esperiência, pinga um pouco do óleo do freio da sua viatura em algum metal pintado, que não tenha serventia. No outro dia a tinta estará derretida ou queimada.
Lave só com água sob pressão.
Abraço
Caro Alexandre, disse óleo hidráulico sim (de direção hidráulica). Comprado em posto.
AlexandreStudart
05/01/2012, 00:10
Não entre nessa! Faz o teste que eu disse e veja o resultado.
Vc deve estar se perguntado pq a embalagem plástica do óleo não derrete? Resp.: a química da embalagem foi desenvolvida para aceitar o óleo, como também o recipiente da direção hidráulica e do freio, assim como a acetona não derrete a embalagem, mas derrete o acrílico.
dorderf,
Esse cara que te recomendou pulverizar o chassis com óleo hidráulico é LOUCO !!!
Ouça o que o Alexandre te disse...
A propósito, eu utilizo o óleo "Protetor Super", da Ipiranga, desenvolvido específicamente para o uso em chassis.
E a graxa nos cardãns e cruzetas, coloco a cada 5.000 Km.
Um abraço, Delfim.
Óleo hidráulico no chassis, tua viatura vai pro saco, além do risco de incêndio, vai derreter tudo, graxa tb troco a cada 5.000km como o amigo Delfim, abraço.
Eduardo Schaefer
05/01/2012, 10:14
Tchê, posso estar enganado, mas oleo hidraulico não afeta borrachas não,sempre usamos em carros aqui de casa, no meu ex jeep (tive por 12 anos) e agora na SW ( a 2 anos e pouco que tenho ela) e nunca tive problema com borrachas , chassis ou algo do genero, uso o oleo hidraulico 68 (mais barato e é usado em ordenhadeiras ), o que eu sei que derrete tinta é liquido de freio, que sim é usado em embreagens hidraulicas. Só uso esses oleos hidraulicos para pulverizar, pela facilidade que sai com a lavagem se precisar fazer algum conserto.Sei que esses oleos especificos para pulverização de chassis são bem melhores, mas não gosto daquela "crosta" que a maioria deixa por serem mais grossos.
Eu engraxo mensalmente ou depois de pegar um barro ou alagado.
Aproveitando o tópico, qual a graxa devo usar e quais pontos do carro recebem a graxa? (Algum manual esquematizado?).
Tô pensando em comprar uma engraxadeira e eu mesmo fazer o serviço.
dorderf,
Utilize graxas à base de sabão de lítio ou bissulfeto de molibdênio.
Fuja das graxas utilizadas nos postos de lavagem, pois são à base de sabão de cálcio e se liquefazem rapidamente com o calor.
Devem ser engraxados todos os bicos das cruzetas e eixos cardãns (dianteiro e traseiro) e, se for o caso, os pivôs de suspensão.
Ocorre que nem todas as SW4 possuem graxeiros nos pivôs, vai depender do ano de fabricação da sua viatura.
Sugiro que vc compre uma engraxadeira manual e a graxa recomendada, fazendo vc mesmo o serviço ou pedindo para algum mecânico fazer.
Seguem anexadas algumas ilustrações. Um abraço, Delfim.
Valeu, Delfim! Vou pra baixo do carro pra achar esses pontos.
Agora pelo que entendi na segunda foto, só precisa trocar a graxa a cada 5000 k km em situação extrema. Ou diariamente se pegar muita água.
jorge.duarte
05/01/2012, 21:17
Valeu, Delfim! Vou pra baixo do carro pra achar esses pontos.
Agora pelo que entendi na segunda foto, só precisa trocar a graxa a cada 5000 k km em situação extrema. Ou diariamente se pegar muita água.
Dordef,
Dê preferencia a engraxadeira com tubo flexivel, pois tem algumas conexões que tubo rigido não tem angulo para entrar. Se quiser tenho um link de onde comprar o modelo igual a minha, Delfim também tem uma. O modelo é legal pois é manual e pneumática, caso vc tenha um compressor em casa.
Abs
José Tito de Lima Neto
05/01/2012, 21:45
È isso aí meus amigos, recentemente comprei uma bomba manual para fazer eu mesmo a manuteção da minha japa 98, estou me saindo mt bem, estou utilizando uma graxa a base de abão de lítio, com uma bombinha manual com uma manguera flexível, facilita bastante o serviço. Na verdade cansei de chegar em postos e o pessoal fazer corpo mole para engraxar transmissão. De fato são aqueles graxeiros postados pelo Delfim.
Abraços Tito
Dordef,
Dê preferencia a engraxadeira com tubo flexivel, pois tem algumas conexões que tubo rigido não tem angulo para entrar. Se quiser tenho um link de onde comprar o modelo igual a minha, Delfim também tem uma. O modelo é legal pois é manual e pneumática, caso vc tenha um compressor em casa.
Abs
Jorge, manda o link pra mim. Realmente pelo que vi tem pontos que só com mangueira flexível pra acessar. Vou comprar a engraxadeira e a graxa (onde compro esse tipo de graxa?) e levar no meu mecânico pra aprender direitinho como fazer.
jorge.duarte
05/01/2012, 22:21
Jorge, manda o link pra mim. Realmente pelo que vi tem pontos que só com mangueira flexível pra acessar. Vou comprar a engraxadeira e a graxa (onde compro esse tipo de graxa?) e levar no meu mecânico pra aprender direitinho como fazer.
Dordef,
Segue o link:
Engraxadeira Pneumatica e Manual 450 ml - R$ 100.70 na LojadoMecanico (http://www.lojadomecanico.com.br/produto/19610/11/156/engraxadeira-pneumatica-e-manual-450-ml)
Tem vários tópicos falando sobre esse tipo de graxa. Eu uso graxa "AZUL", recomendado por uma especializada em rolamentos, mas tem outros tipos que vc pode usar. Não precisa ir no mecanico, é super fácil de fazer, coloca graxa na engraxadeira, engata o tubo nos bicos e aperta o gatilho até sair graxa pelos mancais!! Sobre o tipo de graxa, acredito que o importante é engraxar, o resto é o resto!!!
Abs
Senhores, comprei essa engraxadeira citada pelo colega Jorge (Engraxadeira Pneumatica e Manual 450 ml - R$ 87.77 na LojadoMecanico (http://www.lojadomecanico.com.br/produto/19610/11/156/engraxadeira-pneumatica-e-manual-450-ml)). Mas, ela tb é pneumática... queria facilitar a minha vida e comprar um compressor. Mas, não queria que servisse só para me ajudar a engraxar, queria que servisse tb para, por exemplo, inflar os pneus (se tivesse algum compressor de 12 V para isso seria o céu). Alguém pode indicar algum? Ou pra esse tipo de trabalho só aqueles compressores gigantes de oficina?
jorge.duarte
07/08/2012, 22:17
Senhores, comprei essa engraxadeira citada pelo colega Jorge (Engraxadeira Pneumatica e Manual 450 ml - R$ 87.77 na LojadoMecanico (http://www.lojadomecanico.com.br/produto/19610/11/156/engraxadeira-pneumatica-e-manual-450-ml)). Mas, ela tb é pneumática... queria facilitar a minha vida e comprar um compressor. Mas, não queria que servisse só para me ajudar a engraxar, queria que servisse tb para, por exemplo, inflar os pneus (se tivesse algum compressor de 12 V para isso seria o céu). Alguém pode indicar algum? Ou pra esse tipo de trabalho só aqueles compressores gigantes de oficina?
Cara,
Eu tenho um da Shultz, que é Hobby. O modelo é Compressor de Ar 8,5/25 Schulz Air Plus.
É muito bom, pode pintar até carro, com pistola de baixa/alto volume.
Não é caro, e vale muito a pena!
Abs