Ver Versão Completa : Preciso de uma análise comparativa de manutenção: S-10 x Ranger
Thiago Silva
04/01/2012, 13:24
Olá pessoal,
Estou tentado a adquirir uma dessas picapes seminova, na respectiva versão 4x4 diesel cabine dupla.
Gostaria de esclarecer qual delas tem manutenção mais barata, visto que estou vindo de de carro popular e entrando no mundo 4x4; ainda não possuo condição financeira ideal para arcar com altos gastos de manutenção, embora queira e pretenda realizar todas as manutenções necessárias no novo veículo.
Itens a serem considerados na análise:
Custo de revisões e troca de itens básicos, como pastilhas, amortecedores, lanternas.
Facilidade de encontrar peças e o custo das mesmas (moro no interior de Minas, geralmente aqui as grandes oficinas encomendam peças originais direto de Belo Horizonte, apesar da cidade contoar com algumas concessionárias das marcas mais capilarizadas; tem GM e Ford, por exemplo).
Consumo de combustível.
IPVA.
Seguro.
Se há algum/alguns defeito(s) em especial que eu deva me preocupar nessas duas picates (faixa de ano de fabricação do veículo de 2005 a 2008 mais ou menos).
Durabilidade das peças em geral.
É isso, se lembrar de algo mais adiciono depois.
Desde já agradeço a atenção de todos.
Daniel Reder
04/01/2012, 14:08
Vou tentar ajudar na parte da S-10 pois já tivemos 2, ambas compradas 0Km.
Revisões é bom fugir das CSS, as nossas só foram feitas as revisões no período de garantia, após isso só em mecânicas de confiança.
Troco o óleo e os filtros a cada 5000km, vou passar o preço médio de cada troca de óleo e outras peças.
7,5L de óleo Mobil a granel: R$ 112,00
Filtro de óleo: R$ 56,00
Filtro de combustível: R$ 82,00
Filtro de ar: R$ 30,00
Pastilhas de freio: R$ 90,00
Amortecedor mais ou menos R$ 200,00 cada.
Peças são fáceis de encotrar pois o motor é MWM, então com isso não tem muito com o que se preocupar pois eles tem distribuidores de peças em todo Brasil.
A S-10 com motor eletrônico é mais gastona que nossa antiga 2003 com bomba injetora. A nossa 2008 tem feito uma média de 8 a 9 km/l na cidade e uns 11 na estrada, enquanto que a com B.I. fazia 10 na cidade e até 12.8 na estrada.
Ipva aqui no MT (3% da Fipe): R$ 1.850,00
Seguro varia muito do perfil e local, então é melhor conversar com o seu corretor e pedir para ele cotar.
Os principais defeitos da S-10 são quanto a suspenção dela, que é muito macia e tem que se revisar constantemente. A nossa está com 90K/km e foi feita uma revisão na susp. no meio do ano, tendo gasto uns R$ 1800,00 para revisar tudo.
Se tiver alguma dúvida que não citei é so perguntar.
Pedro-GO
04/01/2012, 14:09
Que tipo de estrada vai ser mais usada?
Thiago Silva
04/01/2012, 14:57
Só posso ter apenas um veículo, por isso terpa que rodar bastante no asfalto, porém o asfalto dentro da minha cidade mais parece uma estrada de chão de tanto buraco e lombada que tem... uma vergonha...
Uso asfáltico, com incursões pontuais em estradas de chão esburacadas e lama, pois gosto muito de ir em cachoeiras e grutas, com as quais Minas Gerais foi abençoada por Deus.
MaurícioBsb
04/01/2012, 18:45
Só posso ter apenas um veículo, por isso terpa que rodar bastante no asfalto, porém o asfalto dentro da minha cidade mais parece uma estrada de chão de tanto buraco e lombada que tem... uma vergonha...
Uso asfáltico, com incursões pontuais em estradas de chão esburacadas e lama, pois gosto muito de ir em cachoeiras e grutas, com as quais Minas Gerais foi abençoada por Deus.
Sei do que está falando, fui para Porto Seguro por estas estradas e o trecho entre Montes Claros e Salinas tá uma vergonha!
Edintruder
04/01/2012, 19:08
Ranger não costuma quebrar, mas quando quebra o custo de manutenção é similar à S-10.
Na Ranger o ponto fraco é o acionamento da embreagem, que quando dá galho fica na casa dos 1200,00 para trocar tudo. O resto é normal com preços idênticos à S-10.
A Ranger tem melhor espaço interno, melhor estabilidade e melhor consumo, porém a S-10 tem melhor revenda e acredito que o seguro seja mais em conta.
O ideal é dizeres qual o $$$ que tens para a compra para termos ideia quanto ao ano que irás pegar. Ranger o ideal é pegar até as 2.8 que não dão sustos na hora da manutenção, e a S-10 o ideal é pegar a com BI que também não dá $urpre$a desagradável.
Ambas tem manutenção muito simples e relativamente baratas. As peças se compra em cartão de crédito parcelado, então basta ter uma reserva de uns 1000,00 para qualquer eventualidade com a picape que está tudo certo. Para comprar pneus que é o item mais dispendioso nas picapes, basta programar uma poupança que não vais perder o sono com isso também.
Não dá para comparar a manutenção de uma picape com um popular, mas não é nada impagável ou que te cause desespero.
Acho que a S-10 pode te servir muito bem.
Vou tentar ajudar na parte da S-10 pois já tivemos 2, ambas compradas 0Km.
Revisões é bom fugir das CSS, as nossas só foram feitas as revisões no período de garantia, após isso só em mecânicas de confiança.
Troco o óleo e os filtros a cada 5000km, vou passar o preço médio de cada troca de óleo e outras peças.
7,5L de óleo Mobil a granel: R$ 112,00
Filtro de óleo: R$ 56,00
Filtro de combustível: R$ 82,00
Filtro de ar: R$ 30,00
Pastilhas de freio: R$ 90,00
Amortecedor mais ou menos R$ 200,00 cada.
Peças são fáceis de encotrar pois o motor é MWM, então com isso não tem muito com o que se preocupar pois eles tem distribuidores de peças em todo Brasil.
A S-10 com motor eletrônico é mais gastona que nossa antiga 2003 com bomba injetora. A nossa 2008 tem feito uma média de 8 a 9 km/l na cidade e uns 11 na estrada, enquanto que a com B.I. fazia 10 na cidade e até 12.8 na estrada.
Ipva aqui no MT (3% da Fipe): R$ 1.850,00
Seguro varia muito do perfil e local, então é melhor conversar com o seu corretor e pedir para ele cotar.
Os principais defeitos da S-10 são quanto a suspenção dela, que é muito macia e tem que se revisar constantemente. A nossa está com 90K/km e foi feita uma revisão na susp. no meio do ano, tendo gasto uns R$ 1800,00 para revisar tudo.
Se tiver alguma dúvida que não citei é so perguntar.
Rapaiz, a 1ª revisão da minha dos 10 mil km eu achei loca de cara, ficou em R$680,00 pra trocar óleo e filtro, alinhar, balancear, trocaram até óleo de câmbio e do diferencial (a Ranger eu andei mais de 200 mil km nela e NUNCA troquei óleo de diferencial, a não ser quando teve que abri porque quebrou uns dentes), achei absurdo o preço e troca óleo de câmbio e do diferencial...carro com 10 mil km....sem comentarios...
BRAVOECONOVEMBER
04/01/2012, 21:39
Rapaiz, a 1ª revisão da minha dos 10 mil km eu achei loca de cara, ficou em R$680,00 pra trocar óleo e filtro, alinhar, balancear, trocaram até óleo de câmbio e do diferencial (a Ranger eu andei mais de 200 mil km nela e NUNCA troquei óleo de diferencial, a não ser quando teve que abri porque quebrou uns dentes), achei absurdo o preço e troca óleo de câmbio e do diferencial...carro com 10 mil km....sem comentarios...
Fubá, revisão em ccs é sempre indecente. Pra carrinho simples como o fiesta da patroa cobraram 350 pila pra trocar óleo, filtro de óleo e filtro de combustível basicamente. O resto que deviam olhar duvido que olharam... também, carro novo é fácil manter né?
Já a revisão de 2 anos quiseram me empurrar... 758 pila de mão de obra!!! Fora de garantia? Deixa que eu mesmo faço... saiu uns 260 pila incluindo geometria, troca de fluido de freio, e mais tudo o que tinha no manual do carro, mais o marido da dona (eu) fazendo o serviço melhor que na minha camionete... Esse serviço foi o que eles disseram que fizeram, né?... trocar óleo do diferencial com 10K é no mínimo sacanagem mesmo. Era item obrigatório? Se não era, devias ter batido o pé e deixado de fazer, pois as revendas fazem o maior charme e tentam empurrar tudo o que não precisa o possível (venderam pra minha mulher aditivo pro óleo do carro na primeira revisão... pode? aditivo pro óleo pra um motor com menos de 10k km?) ah se fosse eu que tivesse lá.
No caso de compra de um veículo mais antigo, esquece concessionária. Peça vem de revendas do distribuidor do motor, da transmissão, ou melhor ainda, importadas com preço de peças de carro normal. Achando uma oficina de confiança, ou podendo fazer tu mesmo, a manutenção preventiva sai o mesmo preço de carro de passeio (tá, pneu é caro mesmo... mas programa um passeio aí nos ermanos...).
Walter L. L. Casitta
04/01/2012, 22:34
Rapaiz, a 1ª revisão da minha dos 10 mil km eu achei loca de cara, ficou em R$680,00 pra trocar óleo e filtro, alinhar, balancear, trocaram até óleo de câmbio e do diferencial (a Ranger eu andei mais de 200 mil km nela e NUNCA troquei óleo de diferencial, a não ser quando teve que abri porque quebrou uns dentes), achei absurdo o preço e troca óleo de câmbio e do diferencial...carro com 10 mil km....sem comentarios...
Eles te enrolaram feio nessa revisão. Se realmente tivessem trocado tudo isso que você listou teria saído mais caro ainda.
Daniel Reder
05/01/2012, 01:23
A CSS te enrolou mesmo, como os outros foristas falaram, pois normalmente nas útlimas páginas do manual do propietário tem uma tabela com tudo o que deve ser revisado e trocado, tenta achar esta tabela e exija somente o que estiver nela para a respectiva KM, isso irá te ajudar a evitar aborrecimentos e economia de $$$ quando voltar a CSS para a próxima revisão.
Um exemplo dessa roubalheira das CSS aconteceu semana passada comigo, pois a GM recomenda a troca do óleo do câmbio, CT e diferencial com 90 mil km, como a nossa S-10 atingiu essa km semana passada liguei lá para cotar quanto ficaria esta troca, tiveram a cara de pau de pedir mais de R$ 500,00 entre óleos e M.O.
Comprei os óleos e aditivos ACDelco em uma distribuidora de peças filiada a GM e mandei trocar no meu mecanico de confiança, gastei R$ 300,00 em tudo, sendo R$ 270,00 nos óleos e R$ 30,00 de M.O. do mecanico, resultando em uma economia de mais de R$ 200,00.
Thiago Silva
05/01/2012, 12:36
Pessoal, poderiam incluir na análise de manutenção também a L200 GL por favor? Pretendo comprar uma picape de ano de fabricação entre 2005 e 2008.
Bravoeconovember...eu sei cara que é um abuso, mas pensei em fazer até uns 50 mil km por questão de não perder a garantia...mas seiláh cara, eu fiquei meio cagaçeado de dá algum problema no motor mais pra frente e estar fora da garantia...seiáh se era item obrigatório, nem olhei em manual nada, só sei que agora não vou fazer mais na concessionária não, troca oleo e filtros no posto mesmo e vou leva num mecânico bão por aqui mesmo e blz cara, pq problema acho que dificilmente dará mesmo...mais pau que a Ranger levo e nunca deu bucha...
Walter...pior que trocaram mesmo cara, pq eu fiquei lá o tempo todo, era mais caro antes, daí eu falei que ia largá mão, é dei uma chorada no desconto, depois de uns 10 minutos me vem o mecânico falando que conseguiram um desconto pra mim, tiraram cento e poucos reais ainda...
É Daniel Reder...eu sei disso cara, o problema é perde a caipora da garantia, supondo que num futuro não tão distante por exemplo de pau numa turbina, e aí cara??? morre quanto p/ comprá uma nova....esse é meu medo entendeu???
Mas que é um estupro esses valores são sim, fazer o que...vou procurar essa tal tabela no manual e ve...talvez leve na próxima e não leve mais em CSS....
Valeu gente...abração
Daniel Reder
05/01/2012, 21:00
Bravoeconovember...eu sei cara que é um abuso, mas pensei em fazer até uns 50 mil km por questão de não perder a garantia...mas seiláh cara, eu fiquei meio cagaçeado de dá algum problema no motor mais pra frente e estar fora da garantia...seiáh se era item obrigatório, nem olhei em manual nada, só sei que agora não vou fazer mais na concessionária não, troca oleo e filtros no posto mesmo e vou leva num mecânico bão por aqui mesmo e blz cara, pq problema acho que dificilmente dará mesmo...mais pau que a Ranger levo e nunca deu bucha...
Walter...pior que trocaram mesmo cara, pq eu fiquei lá o tempo todo, era mais caro antes, daí eu falei que ia largá mão, é dei uma chorada no desconto, depois de uns 10 minutos me vem o mecânico falando que conseguiram um desconto pra mim, tiraram cento e poucos reais ainda...
É Daniel Reder...eu sei disso cara, o problema é perde a caipora da garantia, supondo que num futuro não tão distante por exemplo de pau numa turbina, e aí cara??? morre quanto p/ comprá uma nova....esse é meu medo entendeu???
Mas que é um estupro esses valores são sim, fazer o que...vou procurar essa tal tabela no manual e ve...talvez leve na próxima e não leve mais em CSS....
Valeu gente...abração
A garantia é bom manter mesmo, vai que...
Quanto a tabela, vou escanear ela e postar aqui depois, aí já fica disponível para outros foristas.
Com a tabela em mãos fica fácil fazer o necessário para mater a garantia e evitar a empurroterapia das CSS.
Daniel Reder
05/01/2012, 21:15
A GM ao fazer o face-lift na S-10 em 2009 reduziu o tempo de revisões de 15.000 km para 10.000 km, então copiei apenas a tabela do manual da 2011.
327205327206327207
Edintruder
05/01/2012, 23:33
O problema das CCS com o empurra empurra de peças e serviços é que os mecânicos recebem um salário base baixo e participação em todos os reparos que eles indicarem e forem realizados nos veículos. Por isso fazem tantas trocas de peças desnecessárias.
BRAVOECONOVEMBER
06/01/2012, 09:58
É, enquanto está na garantia tem que morrer mesmo... eles se baseiam que quem comprou carro novo vai pagar e pronto. Se eles pelo menos fizeram os serviços que indicaram já é alguma coisa. Só tem que ficar esperto pra eles não inventarem coisa (já vi de tudo, desde mandar trocar pastilha de freio e amortecedor "preventivamente"... na maior cara de pau).
Pô, eles tão mandando trocar óleo da caixa a cada 50.000km... estranho né? Diferenciais tá lá, verificar, completar, conforme necessário. Mas pra caixa é troca obrigatória, taí uma coisa que eu nunca vi...
Agora, sobre preços: pra teres uma idéia, uma turbina master power pra ranger tá na casa dos 800 pila, isso não seria justificativa pra morrer caro em manutenção programada. Motor quebrar? É... uns 6 conto pra fazer, se quebrar caixa por problema de fabricação, outra facada. Isso é coisa pouco provável de acontecer, mas é pra esse tipo de coisa mais pesada que serve a garantia a meu ver.
Agora tu começa a entender como são bonzinhos aqueles que te oferecem carro com 3 anos de garantia. Ao invés de 1 ano, são 3 anos pagando manutenção em concessionária. Como diria o filósofo: "there's no free lunch..."
Thiago Silva
06/01/2012, 17:46
Pessoal, como a manutenção da L200 e da Hilux se compara à da S10 e Ranger? Muito mais cara? Mesma coisa?
Edintruder
06/01/2012, 18:52
L200 é Kinder Ovo. Sempre te guarda uma surpresa. Se pegar nova ou de boa procedência é uma baita picape, mas se pegar às cegas, vai saber como está. No geral a manutenção da Mit é simples e barata, tudo dura muito, com exceção do motor que é problemático. Se for Outdoor pode comprar descansado, mas entenda que esse motor dificilmente passa dos 200.000km sem retífica.
Thiago Silva
06/01/2012, 19:16
L200 é Kinder Ovo. Sempre te guarda uma surpresa. Se pegar nova ou de boa procedência é uma baita picape, mas se pegar às cegas, vai saber como está. No geral a manutenção da Mit é simples e barata, tudo dura muito, com exceção do motor que é problemático. Se for Outdoor pode comprar descansado, mas entenda que esse motor dificilmente passa dos 200.000km sem retífica.
Obrigado pelas informações, L200 devidamente descartada. :)
Fala Daniel Reder...ví a tal tabela cara...valew ae...
Abração...
Gleison Prieto
28/06/2013, 20:06
E ae rapaziada .... ressuscitando o tópico (e evitando criar outro descenessariamente rs).
Vou pegar um gancho na duvida do colega, no entanto gostaria de especificações dos rangeiros.
Ha um bom tempo venho atras de um pickp, até ja peguei otimas dicas com o PedroPatussi, forista da cidade vizinha aqui.
Depois de pesquisar e ver 1 L200 e 2 ranger, tava desistindo da ideia de ter minha primeira camioneta em virtude de não ter visto nada em boas condiçoes e tbm por saber dos custos dos motores a diesel (ainda mais saindo de um popular) ... eis que em um domingo vi um anuncio particular local e fui ver o veiculo.
Mesmo nao tendo nenhum conhecimento tecnico, a bicinha ja estava bem apresentavel ... uma XLT 2.5 4x2 2000.
Logo na segunda, ja levei em um mecanico (cara de confiança e referencia que mexe no fox mas o forte dele é uns 95% só caminhonete pesada, inclusive meu tio ja ta na 2ª hilux e só leva lá) ... o parecer dele: a ranger ta filé!!!
A situaçao da caminhoneta é a seguinte (por incrivel que pareça =) ): unico dono, tirou zerada na ford aqui da cidade, rodava 80% cidade e o restante em viagem pra casa do filho e um rancho que só tem asfalto, 147000 km, por prevenção ja foi feita revisao da bomba injetora e suspensao, 2 pneus novos bf sendo q os outros 2 o cara disse que embora com pouca vida ainda sao originais (da pra acreditar?!), nao fazia uso da cacamba pra cargas pesadas, abastece sempre em postos de procedencia e usando lubrificante ... e o q mais me deixou impressionado foi que todos os documentos desde o ano que a pckp foi tirada estao com ele (nota fiscal, todos as cartas da SEFAZ que chegam no inicio do ano, todos os CRLV, CRV, notas fiscais de alguns serviços e peças trocadas, etc).
Pode parecer mentira, mas é fato rsrs ... tbm, o cara é um senhor com vida estável que trbalha no ramo imobiliario.
O que me dizem? Raridade/reliquia ou uma pckp que futuramente exigira manutenção mais pesada? (lembrando que meu uso será apenas pra cidade, pra ir trabalhar e ver os velhos ... to tentando realizar o sonho da pckp =D e manter ela comigo por um bom tempo)
Claro que todas peças tem la seu tempo de vida util ... mas mesmo estando em otimo estado como relatei, será que em um futuro proximo eu terei gastos pesados? (com excecao de 2 pneus).
Valeu galera.
Gleison Prieto
28/06/2013, 20:10
Obs.: negociacao na faixa de uns 31500 .... to tentando menos ... grana ta meio engatilhada, mas como iniciante no meio dos motores a diesel, to recuado pra fechar com medo de futuras despesas pesadas =/
Gleison Prieto
28/06/2013, 20:26
Agora é pra acabar rsrs ... tava esquecendo de alguns pontos.
Mesmo nao conhecendo tecnicamente, sei do questionamento e dos varios entendimentos sobre "2.5 é bom?" ... ocorre que com a grana disponivel, é o que apareceu em melhores condições.
Nao quero levantar essa questao do 2.5 ... apenas gostaria de uma posicao dos colegas sobre futuros custos que uma ranger nesse estado e ja com 13 aninhos pode dar pro meus queridos bolsos kkkk.
Quais manutençoes (alem das corriqueiras), uma ranger pode exigir?
Agora sim ... fim de papo rsrs ...
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